Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pequen

Som ao Vivo

New Member
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pequenos.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=257">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=257</a><!-- m -->

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"Este artigo foi inspirado pelos inúmeros casos de locais fechados e/ou pequenos, em especial igrejas, em que vemos amplificadores de instrumento (mais conhecidos como cubos) mal utilizados, sejam pelo sub ou superdimensionamento, por estarem absolutamente mal posicionados, mal regulados, etc. Em suma, erros que fazem com que percam desempenho, cumpram mal sua função..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br">http://www.somaovivo.mus.br</a><!-- m -->
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Ainda não li ele inteiro, mas acho que houve um erro nas imagens, a segunda está igual à primeira quando o texto diz outra coisa.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Até que enfim um artigo novo. :D


"Por essas e outras, já me peguei em diversas ocasiões sugerindo a utilização de cubos, mesmo onde, a princípio, parece uma péssima escolha."

Sim, é aquela velha história de que cada caso é um caso. A minha igreja, por exemplo, é pequena e nosso PA não responde abaixo de 100Hz (Não temos sub). Trabalhamos com o baixo em um cubo próprio e resolve bem.


"Se o cubo é a única fonte sonora do instrumento no ambiente, é importante que esteja posicionado de frente para a plateia"

Uma observação: o inevitável desalinhamento entre o PA e o cubo certamente será responsável por problemas de fase. Aliás, quanto mais fontes sonoras, mais problemas com diferença de fase.


Bom trabalho Gabriel, :wink:

Fale um pouco mais sobre não posicionar o cubo de costas para o público e de frente para o músico.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

andrecorrea disse:
"Se o cubo é a única fonte sonora do instrumento no ambiente, é importante que esteja posicionado de frente para a plateia"
Uma observação: o inevitável desalinhamento entre o PA e o cubo certamente será responsável por problemas de fase. Aliás, quanto mais fontes sonoras, mais problemas com diferença de fase.
André, se o cubo é a única fonte sonora daquele instrumento, ou seja, tal som não está saindo nos PAs, não haverá problemas de fase.
Para haver cancelamento, o som deveria estar sendo reproduzido em ambas as caixas.
No máximo, você terá uma pequena defasagem de tempo, mas na prática é imperceptível.

andrecorrea disse:
Fale um pouco mais sobre não posicionar o cubo de costas para o público
A utilização de lado é muito mais estética!
Além do que, de frente, podem ocorrer problemas de realimentação, muito comuns em guitarras quando utilizando distorção.
E, dependendo da sala, possivelmente vocês sofram de maior volta para a platéia, pela reflexão direta na parede do fundo do palco, e aí sim começar a ter problemas de fase.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Tem também o fato de que muitos cubos (principalmente os de guitarra), são abertos atrás, então não adianta nada virá-los de costas!
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

rafaellerm disse:
Tem também o fato de que muitos cubos (principalmente os de guitarra), são abertos atrás, então não adianta nada virá-los de costas!
Bem lembrado!
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Graça ePaz (SAV'S), muito bom vou colocar em pratica aqui na igreja ja que nao consigo vencer os estrelas, ops digo, os musicos e seus cubos, so uma duvida, existe uma distancia minima entre um cubo e outro?,pois aqui usamos o baixo e a guitarra em lados opostos no ALTAR e ficariam um cubo de frente para o outro..............
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Gostei do assunto, embora seja um dos adeptos de quantos menos melhor, mas com a sua colocação sobre os cubos foi bem didático.
Mas como você mesmo deixa transparecer existe caso e casos, eu mesmo sou testemunha que um guitarrista chegou em nossa igreja, colocou o cubo no 11 e ainda exigia que colocássemos um mic para mandar para a mesa. Precisa explicar mais alguma coisa?
Teve só uma vez que um trouxe um cubo de baixo, mesmo esse colocou o retorno direto para a canela dele, ou seja o som como é grave ficava todo embolado e ele não escutava nada e a igreja fica com um som horrível.
Gabriel gostei da sua mensagem, inclusive me ajudou em uma questão, e eu vou tentar resolver essa parte, pois não temos cubos para o baixo, mas para guitarra ainda continuo avesso totalmente a ideia, mesmo pq não tenho uma sala separada para fazer isso.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

kkkkkkkkkkkkkk,,,,,
mas falei para voces terem uma ideia do que são capazes essas pessoas.
Há para voces terem uma noção eles ainda ficam estirando o corpo e colocando uma das mãos no ouvido para ver se estão saindo nas caixas, dá para enterender? e ainda fico na dúvida se eles tiram a mão do instrumento para fazer uma concha no ouvido, o que eles irão ouvir? um sustain? kkkkkkkkkkkk
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Muito bom o Artigo Gabriel, parabéns.
Vou acrescentar um detalhe que acontece muito em nossas Igrejas (Assembleia de Deus).
Muitas congregações não tem som adequado e nem compram cubos decentes, ficando por conta do instrumentista comprar seu próprio cubo. Neste ponto, por ser dono do seu cubo, se acham no direito de utiliza-lo como querem dentro da Igreja. Caso ocorra um questionamento, simplismente o colocam debaixo do braço junto com seu instrumento e vão embora.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Olá Sav's acompanho site a bastante tempo e tenho algumas duvidas:
Nossa igreja é pequena 10x20 aproximadamente, mas temos um ministério de louvor abençoado
A igreja decidiu comprar caixas novas pro PA, que infelizmente foram CSR 4000 Ativa+Passiva (na concepção deles: mais barata, melhor)
O que acontece é que quando vai ter um evento maior onde se tem mais louvores chega uma hora em que as "caixas" distorcem muito(coisa feia mesmo)
Acho que por que ligado a ela temos: 5 Mics, 2 Teclados, Baixo, Guitarra e Violão, ai como dito no artigo não temos equipamento pra dar conta do recado...
Agora minhas Duvidas: se eu utilizasse cubos para os instrumentos e deixasse as "caixas" só para as vozes diminuiria o risco de acontecer distorções?
Como a igreja em si não tem condições quero convencer os músicos a adquirirem por conta própria os seguintes equipamentos:

AMPLIFICADOR STANER KS150 140W RMS - TECLADO
AMPLIFICADOR STANER BX200 140W RMS - BAIXO
AMP. METEORO NITROUS GS100 100W RMS - GUITARRA
AMP. METEORO ACOUSTIC V.70 70W RMS - VIOLÃO

Com Relação a potencia deles (questões de proporção) são uma boa escolha?

Se puderem me ajudar ficarei grato, será um investimento bem alto pra cada musico - não quero induzi-los a fezer nenhuma besteira

Desde já agradeço...

Obs.: a substituição das CSR é inviável - infelizmente
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Bismayck,
No seu caso, a aquisição do cubo de contra-baixo é bacana sim.
No caso da guitarra, eu daria uma olhada no equipamento atual do guitarrista.
Se for um cojunto bacana (instrumento e pedais), ainda tentaria mantê-lo em linha.
O violão e teclado, também em linha.

Agora, você citou as marcas e modelos dos cubos que pensou... Quanto custará tudo isso?
Com esse MESMO valor, vocês compram um PA bacana para a igreja!
E ainda, "de brinde", terão um avanço de qualidade nos cantores, na voz do pastor, etc!

Aproveita, e também leva o artigo para os músicos lerem! Tenho certeza que abrirá a mente de vocês, e dará base para uma discussão saudável de possibilidades.

Agora, seja com os cubos ou com o PA novo, não abusem do equipamento durante os eventos.
NUNCA trabalhe com as caixas no vermelho!
Não adianta querer ter o Rock'n Rio dentro da igreja, pois só vão prejudicar cada vez mais o material de vocês.
Infelizmente, bandas convidadas não estão nem aí se alguma coisa ficou danificada após o evento...

Essas CSR são realmente horríveis! Deveriam ser proibidas.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Gabriel,
Sendo assim, quanto antes tentarei convencer o baixista a comprar Cubo (por sorte ele tem mais condições)
Quanto a comprar outras caixas pro PA é mais difícil pois, faz poucos meses que a igreja comprou as CSR...
Achei que seria boa a ideia dos cubos pois, seria um investimento pessoal de cada musico,

No ministério eu mesmo toco teclado, faço parte do back vocal e ao mesmo tempo tenho que cuidar do som, eu pretendia comprar o cubo para o teclado também, é uma boa?
Meus músicos são bem educados após a regulagem eles não mexem sem minha autorização e tocam até mesmo sem ouvir nada. O problema é que quando vem outros
músicos ou cantores, eles querem aquilo que não posso dar: volume.

Acredito que, deixando no PA e na caixinha de retorno (uma oneal - multiuso, que a igreja ganhou) somente as vozes e cordas, ficaria melhor de atender a todos
Se estiver errado me corrija.

Grato
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Nem li a matéria mas só pelo tópico já fico feliz pois sei que vai me ajudar.

Grato e Deus abençoe a todos
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Ótimo artigo, com uma abordagem muito legal sobre o assunto, realmente pertinente.
Como é comum, também temos essa questão na igreja. Vou levar essas informações e tentar melhorar as nossas práticas.

Obrigado.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Parabéns meio atrasado Gabriel, já tinha lido a artigo logo que foi postado , mas não tinha comentado. Bem vou relatar um pouco da minha própria experiencia. Quando comecei a trabalhar no som da igreja tínhamos cubos de baixo e guitarra, teclado e violão na mesa (se é que se pode chamar aquela Ciclotrom de mesa), a guitarra sempre ficava mais alto que tudo. Ai trocamos mesa, PA e retornos, e veio a decisão por parte de quem estava nos ase sorando de tirar todos os cubos e usar fones para todos os músicos (confesso que cometi um erro grave aqui, mais por inexperiência mesmo, fizemos isso sem conversar com os músicos, e hoje afirmo, não pode ser feito assim, criamos um problema que até hoje, dois anos depois não conseguimos resolver por completo), a principio fiquei fã da ideia e comprei ela como a melhor solução, ainda mais juntando com a bateria eletrônica, ai ficou maravilha o único instrumento que produzia som no altar era o violão, ou seja o sonho de todo operador. Mas com o tempo vi que não é bem assim, primeiro porque os músicos não gostam de fone, segundo porque alguns instrumentos principalmente a guitarra a meu ver soam muito melhor micro fonada com um bom cubo claro. Mas hoje continuamos na igreja sem os cubos, compramos uma pedaleira Line 6 POD LIVE, que simula amplificadores, e usamos o resto tudo em linha com DI, e as vezes consigo que o baixista e o baterista usem fones. Desculpem pelo tamanho do comentário rssssss.
 
Re: Uso e Posicionamento de Cubos em Locais Fechados e/ou Pe

Olá pessoal, sim eu estava sumido, mas mantive a leitura dos tópicos, sempre que possível.
Já havia listo esse artigo anteriormente, e enviado para alguns da igreja, mas agora mandei para todos os envolvidos no ministério de louvor da igreja, vou aguardar para ver o que acontece.
Em nossa igreja, quem quiser dar uma olhada, segue o tópico com fotos, <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1793">viewtopic.php?t=1793</a><!-- l -->, temos bons equipamentos, e entendo que o caminho que estamos fazendo, embora tantos outros já estejam lá na frente, deverá ser percorrido com nossos próprios pés!
Digo isso, para esclarecer que as experiências precisam fazer parte do conhecimento de cada usuário, cada usuário precisa saber lidar com seu equipamento, seja um instrumento comprado, ganhado, emprestado ou natural, por exemplo: Guitarra, bateria ou a sua própria voz!
Aprendi algo aqui que na prática me ajuda muito, que é: MENOS É MAIS!
Fico feliz por perceber o quanto o SAV tem ajudado e sempre tem alguém pronto para dar àquela ajuda!
Fiquem com Deus e até a próxima.

Parabéns ao idealizador do tópico acho que ficou completo!
 
Back
Topo