Os adventistas com a palavra

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Gerson Araújo

New Member
Há um tópico, aqui no SAV, sobre um evento educacional na área de sonorização em igrejas. Curiosamente, ele está programado para um sábado. Assim sendo, uma pessoa (adventista), cogitou aos organizadores, a possibilidade do evento acontecer também, em um outro dia, que não um sábado.

Claro, não cabe aqui, nem é minha intenção, discutir a fé, a interpretação bíblica, o costume, ou as práticas de cada igreja. Mas cabe respeito.

Agora, a situação criada no episódio citado acima, levantou uma dúvida; e nada melhor do que os próprios adventistas para, com toda a propriedade, explicarem a situação. Acho que essas informações podem ajudar em outras situações semelhantes a termos a participação preciosa dos adventistas.

A pergunta é a seguinte: em que situações os adventistas podem participar de algo (evento, curso, culto, festa, confraternização, trabalho voluntário beneficente, etc) no sábado?

a) Há alguma diferença se a atividade for remunerada? E se for voluntária sem remuneração?
b) Se for um curso pago? Se o treinamento for gratuito?
c) Um adventista pode lecionar aos sábados? Se for algo ligado à atividade da igreja? E se for gratuito o treinamento ministrado?
d) Há alguma restrição ao uso da internet aos sábados?
e) Assim como os judeus, há alguma especificação de horário?
f) Como saber se algo está contra indicado para o sábado, afinal de contas, imagina-se que se alimentar, ir ao banheiro, arrumar a casa (ou a cama) seja possível.

Desculpem-me se as perguntas forem infantis demais para vocês. Mas não as são para nós. Às vezes, estamos pensando um certo evento, na maior inocência, mas na realidade, um absurdo para vocês.

A minha intenção com este tópico, não é requerer prova cabal de nada. Aliás, não precisa provar nada. Mas seria muito bom se vocês, dentro do contexto da fé de vocês, pudessem explicar um pouco mais esse assunto. De forma bem prática, nada muito prolixo: isso pode, isso não pode. Fiz algumas perguntas, mas pode ir além e explicar outras situações.

Desde já, como disse antes, com muito respeito, agradeço.
 
Olá Gerson, muito boa sua pergunta. E de cara já peço desculpas pela demora em responder, é que acabei passando alguns dias longe do fórum, mas sem mais demora vamos lá.

Nós guardamos o sábado conforme o mandamento em Êxodo 20:8-11
"Lembra-te do dia de sábado para o santificar..."

Aqui e em tantas outras passagens D-s pede manda que seu povo separe este dia como um memorial da criação de D-s, assim como a própria Bíblia relata que Ele mesmo descansou ao finalizar sua obra.

Mas aquilo que todo mundo lembra quando trata nesse assunto "Mas Jesus trabalhou no sábado!". Sim Jesus efetuou atividades, bem como os discípulos, mas jamais em favor de sí mesmo e sim do próximo. Sendo assim, a fómula é simples:

É PRA MIM MESMO? Então não deve ser feito...
É EM FAVOR DA OBRA DE D-S E/OU DO PRÓXIMO? Então não só pode como deve!

A questão não é a ação em sí mesma(como os fariseus pregavam), mas com que propósito isso era feito.

Lembra quando Jesus curou um cego cuspindo no chão pra fazer lama e passando nos olhos dele? Isso foi escandaloso justamente porque era classificado como "trabalho"...

Então em favor próprio não recebemos remuneração aos sábados, mas em favor da obra nossos hospitais e redes de comunicação funcionam sim aos sábados. Mas isso pelo fato que todas as instituições da igreja tem um único propósito, propagar a mensagem do evangelho. Por outro lado é interessante que se você acessar a loja virtual da Rede Novo Tempo aos sábados o site(um computador, automático...) não efetua vendas neste dia...

Quanto ao horário o sábado começa quando o sol se põe na sexta-feira até que se ponha novamente no sábado, iniciando o domingo. Como era nos tempo bíblicos, afinal 1/2 noite é invenção humana, e bem recente compara a história deste mundo criado pelo Senhor.

Não sei se fui suficiente para responder mas, podem perguntar o que desejar.
 
Olá, Gerson. Obrigado por sua pergunta. Realmente esse é um assunto que sempre gera muitos questionamentos por parte dos não-adventistas. Apenas complementando o que o Bruno já escreveu, gostaria de adicionar um ponto de vista que acredito ser pertinente nesse momento, porque tenho certeza de que quando lerem esse post, muitos irão indagar: "mas você estará fazendo um treinamento justamente para atender a obra do Senhor, para aperfeiçoar seu ministério, etc...". Com muita freqüência, esse argumento é usado inclusive por muitos adventistas para justificar determinadas atividades no sábado. O fato é que o sábado foi instituído para que o homem separasse um tempo ESPECIAL e EXCLUSIVO para a comunhão com Deus, justamente porque Deus sabia que o homem se esqueceria do seu Criador em meio às atividades do dia-a-dia. Não que o homem jamais se lembraria de Deus, mas Deus achou oportuno que fosse separado um tempo para uma comunhão mais íntima com ele, um tempo em que todas as outras coisas, digamos "seculares", não desviassem a atenção do homem daquilo que realmente importa, ou seja, do contato íntimo e pessoal com Deus. E, sejamos sinceros, em um treinamento ou qualquer outra atividade "secular", nosso foco não será a comunhão com Deus e sim as características técnicas do que estamos aprendendo, ainda que seja com o objetivo de utilizar na pregação do evangelho. Nada de errado na atividade em si. Porém, vale lembrar que a palavra de Deus nos orienta de que há tempo para tudo. E, sendo assim, há tempo específico para uma comunhão mais íntima, focada em Deus. E é assim que entendemos o sábado. Um tempo, um espaço para tudo o que nos aproxima de Deus e nos afasta das coisas do mundo.
Não temos a pretensão de esgotar o assunto, nem de criar qualquer tipo de discussão doutrinária porque sei que muitos não aceitam essa doutrina. Mas espero que, ao menos, seja suficiente para compreenderem a visão ADVENTISTA sobre essa questão.

Abraço.
 
Bom, acredito que não precisamos acrescentar mais nada com o vídeo que nosso amigo Bruno (meninodosom) enviou! Abraço a todos!!
 
Considerando que o sol se põe em horários diferentes dependendo do fuso e da estação do ano, temos:

Sábado, às 19h (sem horário de verão), no meridiano de Brasília, está "liberado"?
Sexta à noite, no mesmo horário acima, não está "liberado"?
(essa palavra "liberado" não cabe bem, mas é apenas para facilitar o entendimento de quem não é adventista)

Com a localização geográfica da cidade, combinada com a estação do ano, e ainda com o chamado horário de verão, o dia do sábado adventista muda de situação para situação, isto é, pode ser sábado para uma pessoa e para outra não ainda?
 
Por favor, não pensem que estou buscando "brechas na lei". O assunto não é muito obvio para quem é de fora do contexto litúrgico/teológico da igreja adventista. Quero apenas, com respeito, entender. Não discutir, nem criticar. Apenas entender um pouco mais.

Ainda não está muito claro (para mim) o que, na prática, se pode fazer, ou não. Vi que algumas coisas pode. Isso pode variar de adventista para adventista?
 
Talvez seja bom parar por aqui. Talvez.
Não quero criar confusão, animosidades, ou desconforto para ninguém.
Acho que meu momento busca o respeito pelas diferenças. Sem elocubrar muito.
Claro, é algo muito particular meu.
Não que não tenha minhas próprias opiniões. Todos temos nossas convicções.
E nem todas são iguais a todo mundo.
Em respeito a ambas as posições, que tal nos apegarmos ao que nos une em nossa fé?
Ao menos aqui, no SAV.
 
Wagner, não vou comentar teologia no fórum.

C'est fini

***

Gerson, sua dúvida é boa, vou responder já que muita gente tem dúvidas:

Bem, em cada região o sol se põe em uma certa hora, e observamos dessa maneira. Cada lugar tem seu horário.

E conforme andam as estações, essa hora muda, olha um site onde você pode consultar:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.iasdmoema.org.br/pordosol.html">http://www.iasdmoema.org.br/pordosol.html</a><!-- m -->

Seleciona uma cidade perto de você, e aí você já tem ideia mais ou menos.

Então o sábado começa (por exemplo) as 17:53 (como foi nessa sexta 26/04/2013) e termina ao Sábado no mesmo horário.

Ainda não está muito claro (para mim) o que, na prática, se pode fazer, ou não. Vi que algumas coisas pode. Isso pode variar de adventista para adventista?
Bem, geralmente não varia não... hehe
Não trabalhamos - como regra geral - apenas profissionais de saúde em seus plantões -> e geralmente abrem mão de seu salário no sábado.
Tiramos o dia para comunhão com Deus, com a família; de forma que esse dia seja especial

Não compramos, vendemos, ou fazemos nada do gênero. Entendemos que Deus separou esse dia como sendo Dele, e dessa forma o tratamos - deixamos nossos assuntos de lado para nos apegarmos mais com Deus

O Sábado é um dia diferente depois que você começa a guardar - como tiramos a agitação do dia a dia da cabeça, se torna bem diferente. Diferente de um domingo onde apenas não trabalho.

Bem, se tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade pra me adicionar no MSN ou email.

Abraços
 
Pessoal.

Com todo o respeito que tenho a vcs, preciso dizer que o forum não é lugar para este tipo de discussão e ela está completamente fora de contexto. Gostaria que vcs, se quiserem, continuassem a conversa em PVT, ok? A partir de agora o tópico está trancado.

[]'s
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Back
Topo