Ajuda em relação ao posicionamento das caixas

jhonatan_icm

New Member
APDSJ pessoal do SAV,

Lendo dois artigos aqui no forum, o "A "Lei dos Inversos dos Quadrados" e o Áudio" e o "Dicas para a sonorização de ambientes muito reverberantes", fez eu entender mais sobre o assunto de posicionamento das caixa tudo, mas estou com duvida em algumas coisas.

A minha igreja é um lugar alugado com poucas janelas como pode ser visto nas fotos, com um sistema simples de caixas um par de caixas(ativa+passiva) CSR 770a para PA e dois retornos Work, um para o teclado e o outro para guitarra e violão. Fora esses instrumentos temos baixo que é ligado em um sistema independente, flauta e violino que são microfonados, sax e bateria acustica (não tem sido problema pois o baterista sabe se controlar..kk).

minha duvida está no posicionamento das caixas do PA, são duas para toda igreja como pode ser visto
P1020821_zps040a944b.jpg


A partir da ideia de uns dos artigos que falam que o publico tem ver o alto falante da caixa e as paredes não,
fiz algumas considerações sentei no ultimo banco e tirei essa foto abaixo, onde consegue ver claramente os altos falantes, por mais que esteja longe
P1020815_zps39304a9e.jpg


Apliquei um zoom na câmera para melhor ver
P1020816_zps0005778d.jpg


Depois tirei uma foto a partir da parede, onde se da para ver também os altos falantes
P1020817_zps00927b7e.jpg


Com isso conclui que a posição estava muito ruim, pois o som estava indo muito para parede

Então virei um pouco as caixas para o publico e a visão do ultimo banco ficou desse jeito, percebi que consigo ouvir mais o som da caixa do outro lado da igreja do que essa
P1020823_zps4b999f3f.jpg


aplicando o zoom
P1020825_zpsdb8f7172.jpg


foto a partir da parede, pode se notar que da para ver menos o alto falante
P1020822_zpsc953b1d2.jpg


uma outra coisa é que pode ser visto na próxima foto é que na posição normal das caixas, ela não abrange o primeiro banco da igreja aonde fica o teclado e seu respectivo retorno virado p igreja
P1020829_zps987ee8b9.jpg


quando eu virei a caixa começou a abranger o primeiro banco como pode ser visto
P1020827_zps075b89c0.jpg


Conclui então que essa posição novas da caixa não esta abrangendo muito o fundo da igreja, assim o som de traz fica bem mais fraco que o da frente.

gostaria de saber se é viável colocar mais um par de caixas, para dai abranger o fundo da igreja ou se tem como deixa ela para abranger toda igreja sem mandar muito som para a parede?
Gostaria de sugestões de como melhorar o posicionamento das caixas do retorno também se possível.

Att,
 
é realmente o som do teclado acaba ficando mais forte nesse retorno do que no PA mesmo, é viável deixar o som só no retorno e tirar ele do PA??
 
o que você pode fazer é deixar só uma referencia nos PAs, outra coisa que eu me arriscaria a fazer é fazer um cluster central com essas caixas, pois quem senta nos primeiros bancos no corredor não tem cobertura nenhuma e pra quem senta nos ultimos bancos perto da parede ou não tem cobertura ou o som chega com cancelamentos
 
Minha antiga igreja era maior que essa, nunca joguei o som do teclado no PA, sempre aproveitei o volume do monitor.
Faça esse teste e veja como fica.
Durante o culto deixe o PA zerado e vai aumentando somente SE necessario.
 
exatamente isso, deixar o monitor como um cubo de teclado e o PA como "monitor" só uma nuvem de som do teclado, derrepente dando uma enfase na frequencia que está faltando no monitor, vá fazendo testes

numa das igrejas que trabalho eu faço isso, o cubo do teclado é virado para a igreja e o tecladista lasca volume e o som fica muito grave ai eu tiro do PA as frequencias que está sobrando no cubo e realso o que está faltando no PA.

faça varios testes, pois cada um tem o seu pulo do gato, descubra qual fica melhor na sua igreja
 
como eu falei no poste anterior, eu testaria elas em cluster central, pois pelas fotos da pra reparar lugares sem cobertura e outro sem chegar algumas frequencias
 
Gostei bastante dessa sua ideia, acho q ficaria otima, mas como eu disse o lugar é alugado e o pessoal la está querendo um terreno para construir, eles não apoiariam eu colocar as caixas no teto da igreja.
 
APDSJ Pessoal SAV,

Estou ressuscitando esse tópico, pois eu consegui realizar a sugestão que nossos amigos deram de fazer um cluster central la na minha igreja. Só que o cluster foi feito com um suporte próprio feito por um irmão, ao invés de cabo de aço. Ficou ótimo senti uma pela diferença no som, acho que só falta um equalizador para dar uma melhorada ainda mais. Abaixo segue fotos de como ficou e podem comentar, sugerir, perguntar e criticar a vontade.

Abraços







 
Quando isso acontece comigo, eu simplesmente vou tirando o teclado até chegar a um volume que não atrapalhe o meu PA.
JAMAIS sacrifico o PA apenas para satisfazer os músicos.
AS VEZES deixo um pouco mais alto para o back, dai sobra bem pouco, mas “preencho a cama” com o PA até disfarçar o retorno, se não conseguir fazer isso eu tiro um pouco do retorno até o PA ser predominante...

Eles não gostam muito disso, mas fazer o que?
kkkkkkkkkkkkkkk
 
pTjz disse:
Quando isso acontece comigo, eu simplesmente vou tirando o teclado até chegar a um volume que não atrapalhe o meu PA.
JAMAIS sacrifico o PA apenas para satisfazer os músicos.
AS VEZES deixo um pouco mais alto para o back, dai sobra bem pouco, mas “preencho a cama” com o PA até disfarçar o retorno, se não conseguir fazer isso eu tiro um pouco do retorno até o PA ser predominante...

Eles não gostam muito disso, mas fazer o que?
kkkkkkkkkkkkkkk
Eu faço assim tb. Acho, no meu caso, uma heresia deixar o som das Leacs e O`neal do retorno "matar" o timbre das EV 115P do PA. Mas o tecladista tenta... :evil: :twisted: :evil: :twisted:
 
Back
Topo