Usar o Insert do canal da mesa como saida do pré, FÁCIL

natan069

New Member
Não sabia dessa dica!!
Bem mais fácil q fazer um cabo próprio pra isso. :D


[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HZSHlo9GzZE[/youtube]
 
Em 99% dos casos, o conector INSERT será escolha melhor do que o DIRECT OUT, por utilizar apenas o pré da mesa de som, não tendo interferências ou ruídos do equalizador ou até o fader do canal, quando estiver gravando ao vivo com a banda sendo mixada na mesma mesa de som, e alterando o que se está gravando.
Esta ligação é indispensável por exemplo, para placas de áudio que não tem pré de microfone, como a M-Audio 1010LT (que na verdade tem 2 de mic mas não são bons).
No caso de os prés da interface de gravação serem melhores que os da mesa de som disponível, é melhor utilizar cabos "Y" e dividir os sinais como se faz para mesa de PA e mesa de MONITOR.

Para ilustrar, também podemos utilizar esta saída para monitor, como escrevi em outro tópico:

sydsom disse:
Fernando, podemos utilizar o conector de saída do subgrupo para tirar o som de um instrumento (ou mais) e enviar à um canal do HA4700 no AUX IN e mixar este intrumento no HA4700 com toda a banda que entra pelos conectores MAIN L e MAIN R do HA4700. Da mesma foma como a saída do subgrupo, também podemos utilizar a saída DIRECT OUT ou o conector INSERT do canal deste instrumento desejado. Para utilizar o conector INSERT como Direct Out, você coloca o plug P10 mono (TS) até o primeiro click, não até o final (o plug ficará um pouquinho para fora mesmo), pois se você colocar até o final normalmente, o som do canal será "cortado".
images
 
Não tem risco, inclusive essa dica consta em alguns manuais de mesas.

Sent from my GT-S5300B Using ForumTouch for Android
 
Eu tenho uma mesa Wattsom AMBW 12 e fiz o teste com essa entrada de INSERT funcionou, então testei ela plugando um fone diretamente nessa entrada e consegui ouvir no fone sem nenhum amplificador de fones, minha pergunta é tem algum problema usar essa entrada assim? pode dar problema no fone??

Att,
 
jhonatan_icm, você ouviu nos dois lados do fone, e o som ficou alto sem distorcer ? Se o som não estiver muito alto no fone, não tem risco para o fone, mas pode ter risco para a mesa de som, pois a impedância do fone é baixa para este ponto do circuito da mesa. Além do mais você ouvirá apenas um único instrumento. Por estas razões ninguém utiliza este conector para fone.
 
Na 01V96 funciona sim, como descrito nas imagens. Deve funcionar em qualquer mesa onde o INSERT SEND e RETURN são através de um único conector Stereo.
Como o Cameraelvis escreveu, também funcionará em qualquer mesa deste tipo, mas aí você tem que inserir o plug completamente.
 
Eu tenho uma 01v96, já testei, a entrada é invertida, diferente da mackie, se vc encaixar só a 1ª metade só libera a entrada para a mesa, não a saida.
 
Ok Cameraelvis, entendi. É que tem um plug ligado no insert da 01V96 e no Powerplay lá na Igreja, mas então não deve estar funcionando. Vou verificar amanhã. Valeu.
 
Back
Topo