Ajuda em projeto de sonorização em Igreja

Amigo David Fernandes, qual caixa você me recomenda com angulo horizontal de 60º?

E a respeito do acordeon, o som natural dele não vai ficar intenso nas primeiras fileiras?
 
Nathanael Gomes disse:
Amigo David Fernandes, qual caixa você me recomenda com angulo horizontal de 60º?

Nathanael.

Dê uma procurada entre os melhores fabricantes. Talvez vc não encontre com 60°, pq é difícil, mas com 75° já ajuda muito.

Nathanael Gomes disse:
E a respeito do acordeon, o som natural dele não vai ficar intenso nas primeiras fileiras?

Acredito que não, mas tudo é questão de testes. Ponha o mic e teste... se ficar bom, ótimo; senão, tentemos outra coisa.

[]'s
 
pTjz disse:
Nathanael Gomes disse:
Quanto gastarei em um sistema de monitorização por fones para 5 fones?
Depende do sistema e fones que vai comprar...
O mais comum é o powerplay + Portapro/414kp, se for esta configuração você deve gastar algo em torno de 1300-1700 reais.


Se tiver facil acesso ao paraguay ou alguém que possa trazer, na Tropical Music tenho comprado varios eletrônicos e todos originais, batem o preço de todas as demais lojas.

Powerplay HA4700, 4 entradas/saídas - us 130.00 (aproximado)
Este modelo, tem misturador L e R e controle de agudos e graves

PowerPlay HA8000, 8 entradas/saídas - us 150.00 (aproximado)
Este modelo não tem o misturador L e R e nem controle de agudos e graves, somente volume.
Sou mais o HA4700 pelos recursos, mesmo gastando o dobro para ter 8 canais, mas cada um é cada um.

Precisa analisar bem a diferença entre ambos para ver se usará as opções a mais do HA4700 ou não, considerando que o custo é bem similar mas o numero de saídas não.

Fones:
PortaPro KOSS - us 40.00 cada
AKG 414 - us 37.00 cada (indicado para bateras e baixistas)

Custo no py para um HA8000 e 5 portapro = US 350, hoje R$ 735,00

Boa sorte !
Abração
Deig
 
Nathanael Gomes disse:
E se eu fosse usar caixas passivas, compensaria?


Precisa realmente orçar alguns projetos passivos e ativos, onde o ativo sempre sai mais caro, porque as caixas já são amplificadas, bastará enviar o sinal num cabo XRL mais um cabo com o sinal da energia, já nas passivas, precisa além de comprar as caixas, comprar também as potências compatíveis ao sistema, onde precisará enviar apenas o sinal do cabo potência x falante (na bitola específicada para a potência utilizada), vai de cada um.

já vi muitos defenderem as passivas, onde ocorre um defeito na potência, bastará a troca por uma potência auxiliar de backup, e não perderá a caixa, já numa ativa se der pane, para tudo, e até vir do conserto não tem o que usar, e por aí vai, existem vantagens e desvantagens.

No meu modo de pensar, se tratando de sistemas fixos, eu usaria passivas, mas iria atrás de caixas de fabricantes bons, idem a fabricantes de potência bons, em se falando de som móvel, as ativas agilizam e muito a montagem.

Não vi ninguém comnetar contigo de subs, graves, eu não consigo imaginar caixas de 10"ou 12" trabalhando sem um sub sequer seja qual for o tamanho do templo, ainda mais com baixo e uma bateria(eletronica ou não), indico o uso de subs reforçando os graves de qualquer caixa que venha a usar, até mesmo para não forçar demais as caixas altas que venha a usar. Mesmo as caixas estando em fly o melhor lugar dos subs é no chão mesmo, onde o grave se dispersa facilmente.

Resumindo: Se tiver recursos vai de ativas, tanto para as caixas altas quanto as Sub, e se o recurso for limitado vai de passivas.

Os mestres do SAV que me corrijam por favor se estiver equivocado.

Boa Sorte
Abração
Deig
 
Nathanael Gomes disse:
Amigo David Fernandes, qual caixa você me recomenda com angulo horizontal de 60º?

E a respeito do acordeon, o som natural dele não vai ficar intenso nas primeiras fileiras?

Sou acordionista, e tudo realmente depende do ambiente e do braço do sanfoneiro, em se falando de um instrumento de fole, onde quanto mais forte se abre e fecha o fole mais alto sai o som do instrumento.
O sanfoneiro agradecerá se tiver um ótimo retorno, onde exigirá um esforço mínimo para ele mesmo se ouvir, é a mesma regra que se usa nos monitores dos bateristas (sou baterista também), se não se escutar, vai descer o braço, mas se tiver um excelente retorno mesmo com pressão, vai tocar tranquilo mesmo com pegada, com o sanfoneiro não muda, se não se ouvir, vai arrepiar na abertura do fole, e cansar em poucos minutos, e tornar a musica desgastante, mas não se preocupe, que a altura máxima de um acordion nada se compara ao volume de uma bateria acústica e dificilmente atrapalhará com o seu volume natural ao máximo, desde que não use cubo ou monitor e sim fones, outra que alguns acordions possuem um abafador, caso o gaitero seja daqueles realmente com braço forte....hehehe.

Abração
Deig
 
Caro amigo Deig

Obrigado por responder!

O som vai ser fixo, então estou pensando seriamente em usar caixas, retornos e sub passivas(os).

Vou montar meu projeto e colocar aqui tudo explicadinho pra vocês avaliarem!

Fiquem com Deus!
 
Qual seria um bom nível desejado para utilizar na fórmula de calculo de potencia (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=181">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=181</a><!-- m -->)?
 
Nathanael.

Depende do evento. Há bandas que pedem, por exemplo, 105 dB SPL na house mix. Nas nossas igrejas fica bom algo em torno de 90 dB SPL na posição do último ouvinte.

[]'s
 
A Paz amados,

Estou aqui, revivendo esse tópico, para informar a "quase" conclusão do nosso templo.. DEMOROU MUITO MAIS QUE O PREVISTO (7 a 8 meses).. Agora está entrando em fase de acabamento do acabamento.. E como eu disse a uns meses, vou colocar o projeto da sonorização para os irmãos avaliarem antes que eu envie para o pastor.

Templo - Largura: 8,5 mts
Altura: 5 mts
Comprimento: 22 mts

Galeria - Largura: 8,5 mts
Altura (do chão): 3 mts
Comprimento: 7,5 mts

Materiais - Chão: Piso normal (antiderrapante)
Cobertura: Metal
Forro: PVC
Paredes - Esquerda: Rebocada e pintada, sem janelas; Direita: Rebocada e pintada, janelas blindex bem altas;
Fundo (atrás do altar): Grafiato na parede inteira; Entrada: Rebocada e pintada, janelas blindex bem altas.

Projeto: Mesa: Yamaha MG 206C
Caixas: Attack VRF 1550A + Attack VRF 1530 (Estava pensando em ir de Samson Auro D415A, mas creio que será difícil de achar na loja que a igreja vai comprar)
Retornos de palco (altar): 2x Oneal OPM 620 TI
Retorno dos músicos: 1 x Oneal OPM 620 TI
Retorno Grupo de Louvor: 1 x Oneal OPM 620 TI

Agora as dúvidas: Qual microfone comprar na faixa de R$200,00 a R$300,00?
Já que pretendemos usar caixas ativas, o equalizador da Yamaha MG 206C dá conta do recado na equalização das caixas?

Aberto a sugestões..

No aguardo de respostas
 
Bem como toda igreja projetada por um pastor vi que a sua ficou um espelho em relação ao som, forro em PVC, piso comum, janelas blindex, em questão de acústica só te desejo boa sorte.

O que eu recomendo mesmo é que compre boas caixas, importadas de preferência, e coloque fone nos músicos, uma boa caixa é praticamente tudo do sistema, você pode ter uma ótima mesa, ótimos microfones mas se a caixa de som não der conta o som não vai sair legal, pense bem , você está gastando mais com caixas do que se colocasse uns porta pro como monitoramento, tá certo que pro pastor tem que ser caixa pequena mesmo (talvez , na minha opinião uma Art408).

Sobre o equalizador da MG, uma coisa que sempre aprendi é que existem 2 equalizadores possíveis no sistema, 1 é um equalizador que corrige a resposta da caixa de som e do ambiente e deixa o som mais "flat", esse é o equalizador gráfico, e existe o da mesa (seja ele de shelving ou paramétrico), que serve para formar o timbre (mais artístico), ou seja um equalizador do canal não substitui um equalizador gráfico, enfim eu recomendaria uns 2 Behringer DEQ2496 se for pra manter essa configuração de caixas ou 1 só se for usar fone e caixas importadas (leia RCF).

Sobre os microfones de 200R$ a 300R$, bem tem o AT MB3K, abaixo de 300, por uns 350R$ aqui no Brasil você consegue algum Sennheiser E835 ou AKG D5.
 
Temos Selenium, Staner, Attack, StudioR, Cilotron, Antera. O preço varia de acordo com a qualidade. Indicar caixas "importadas" só pq são importadas é um tanto qt insano e preconceituoso. Tem MUITA coisa por ai além de RCF.
Em igrejas "normais" temos a banda composta por Baixo, Guitarra, Bateria, Teclado, Violão... Agora imagina, colocar isso tudo em uma caixinha só? Eu sugiro trocar por monitoração por fones de ouvido. E essa messa tem poucos auxiliares pra uma monitoração eficiente, ao meu ver. Indico-lhe uma com no mínimo 4 auxiliares pre fader. Talvez yamaha, Mackie...
Um equalizador de 31 bandas, mas nao conheço bons modelos...
Pela sua galeria, alguém ficará prejudicado e precisará de reforço, a depender da posição das caixas principais, ou embaixo da galeria ou em cima...
Os microfones indicados por nosso amigo ai em cima são bons, apoio.
Não se esqueça, dos cabos( ligação entre equipamentos, multicabo) e dos direct's se os instrumentos forem ligados à mesa.
 
Nathanael Gomes disse:
A Paz amados,

Projeto: Mesa: Yamaha MG 206C
Retornos de palco (altar): 2x Oneal OPM 620 TI
Retorno dos músicos: 1 x Oneal OPM 620 TI
Retorno Grupo de Louvor: 1 x Oneal OPM 620 TI

Vá de retorno por fones, creio que vai gastar menos e terá muitas vantagens, músicos tocando mais baixinho e menos spl onde eles estiverem.

Pesquise por: Ha 8000 ou Ha 4700 (amplificador de fones) dependendo da quantidade de músicos.
Koss porta pro ou AKG 414p (Headphone) são os mais conhecidos e de boa qualidade.
 
Deluna disse:
E essa messa tem poucos auxiliares pra uma monitoração eficiente, ao meu ver. Indico-lhe uma com no mínimo 4 auxiliares pre fader. Talvez yamaha, Mackie...

Mas a Yamaha MG 206C não tem 4 auxiliares e + 2 estéreos totalizando 6?
 
Emerson Silva disse:
Vá de retorno por fones, creio que vai gastar menos e terá muitas vantagens, músicos tocando mais baixinho e menos spl onde eles estiverem.

Pesquise por: Ha 8000 ou Ha 4700 (amplificador de fones) dependendo da quantidade de músicos.
Koss porta pro ou AKG 414p (Headphone) são os mais conhecidos e de boa qualidade.

Eu tenho um Power Click F-10 e um AKG 414p que eu uso pra retorno.. Também tenho um Koss Porta Pro, mas o AKG na minha opinião é melhor.. Só que eu tenho receio de os outros músicos não se adaptarem a monitoração por fones.. Entre nós ninguém é "profissional"..
 
Back
Topo