Microfone para Bateria, Culto ao Ar Livre.

Pr. Dariosvaldo

New Member
boa noite e a paz de Cristo Jesus a todos os irmãos.

é com muita alegria que depois de muito ler e aprender neste forum em silencia, resolvi postar o meu primeiro post.

sou de Macapá-Ap, aqui onde o Brasil começa, sou pastor Evangelista, temos um projeto que agora em junho de 2013, vai completar 02 anos de existencia, PROJETO SEMEADOR.

Minha grande duvida é com relação a microfones para microfonar bateria, queria um bom e com bom preço.

ja li alguns posts aqui no forum, mais ainda não consegui chegar a uma conclusão.

aondei pesquisando na internet e achei esse kit aqui, que aqui no forum ja foi falado bem dele. Kit Com 7 Mics Samson Para Bateria, ele estava custando R$ 650,00, so que agora o vendedor passou a vender a R$ 950,00.

queria ver se os irmãos me indicam um kit bom é meio barato, para uitlizarmos em Cultos em Praças Publicas.

desde já muito obrigado.
 
Pr. Dariosvaldo

Seja bem vindo ao forum

Já pensou em usar a tecnica XY, essa forma de microfonar é bem usada em bandas de Jazz, e se consegue uma ótima qualidade, vc economiza dinheiro pois vai usar apenas tres mics, dependendo pode ser até os mics pra voz que vc tem ai, microfonar a batera com muitos mics é necessário que tenha uma mesa que disponha de bastante recurso e operador precisa ser bom para colocar os mics tudo em fase evitando os cancelamentos!
 
Seja bem-vindo Pr. Dariosvaldo!

O resultado da microfonação da bateria depende de outros fatores também, um muito bem citado pelo nosso amigo Leandro Marcos quanto a colocação dos mics em fase. É necessário avaliar também o seu equipamento de PA, pois se o mesmo não conseguir reproduzir frequências essências para a bateria (ex: Grave do bumbo) pode ser utilizado o melhor microfone que o resultado ainda não será totalmente satisfatório.

Fale mais do seu equipamento, musicas tocadas, nº de pessoas no evento para podermos lhe orientar melhor.

Grande abraço!
 
Falando em microfones de baixo custo, tem essa opção: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=13222">viewtopic.php?f=3&t=13222</a><!-- l -->
 
meu sistema de som, é um sistema de 3 vias. 4 graves de 18 polegadas de 600 rms cada, 4 medios de 10 polegadas de 275 rms cada, e 2 T.I. uma mesa Mack vlz 16 canais, 2 amplificadores da marca Krol, e uma potencia Marca Etelj slim 4000, um porcessador dbx PA+. uma potencia para os graves, uma potencia para os medios e uma potencia para as T.i,s. desculpe a minha ignorancia, pois agora que to aprendendo sobre sistemas de som. preciso de um kit de microfones que seja bonzinho e com bom preço, fazemos cultos ao ar livre em praças publicas.
 
Algumas fotos do Som nesse link.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.facebook.com/photo.php?fbid=406140372807772&set=a.406139712807838.101107.301916799896797&type=1&theater">http://www.facebook.com/photo.php?fbid= ... =1&theater</a><!-- m -->
 
Tenho um desse e gosto bastante


<!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-471353081-kit-de-microfone-para-bateria-cad-dmtp-7-dmpt-7-7-pecas-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -pecas-_JM</a><!-- m -->
 
Pastor

Como eu disse acima gosto muito de microfonar usando a tecnica XY, essa forma tem me atendido bem, ak em baixo vai algumas fotos, pegue os mics pra voz que vc tem ai e faço o teste não vai te custar um centavo se te atender vai economizar! não tenho kit expecifico para a batera, uso um E 835 para o bumbo e dois superlux captando o restante das peças, os baterista que tocam dizem que ja usaram kits bons e não conseguiram este som! Quando se usa muitos mics o tecnico tem que ser bom e mesa deve ter recurso, se não o vazamento de uma peça pra outra vai cancelar!


<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1081.photobucket.com/user/Leandro270/media/bateria/bateria003.jpg.html">http://s1081.photobucket.com/user/Leand ... 3.jpg.html</a><!-- m -->
 
Leandro Marcos disse:
Pastor

Como eu disse acima gosto muito de microfonar usando a tecnica XY, essa forma tem me atendido bem, ak em baixo vai algumas fotos, pegue os mics pra voz que vc tem ai e faço o teste não vai te custar um centavo se te atender vai economizar! não tenho kit expecifico para a batera, uso um E 835 para o bumbo e dois superlux captando o restante das peças, os baterista que tocam dizem que ja usaram kits bons e não conseguiram este som! Quando se usa muitos mics o tecnico tem que ser bom e mesa deve ter recurso, se não o vazamento de uma peça pra outra vai cancelar!


<!-- m --><a class="postlink" href="http://s1081.photobucket.com/user/Leandro270/media/bateria/bateria003.jpg.html">http://s1081.photobucket.com/user/Leand ... 3.jpg.html</a><!-- m -->


desde ja obrigado pela ajuda.

queria saber se voce usando somente 3 microfones consegue realemnte microfonar toda a bateria, conseguindo captar todos os sons dela?

vo fazer o teste aqui na igreja, mais vamos usar mesmo esse esquema em cultos ao ar livre em praças publicas.

desde ja obrigado a todos os irmãso que tem ajudado.

ate agora ainda nao comprei o microfone, pois to com medo de investir em um kit e derepente ele nao ser bom e ai perder o dinheiro investido.

ja estava quase decidido a comprar um kit de Microfone Samson Kit 7 - Kit Com 7 Mics Para Set De Bateria!, estava custando R$ 600,00 e uns trocados, ai fiquei com medo de ser pirata, mais o vendedor me garantiu que nao era pirata, quanfo fui comprar ele ja tinha aumentado o valor para 900.00 reais.
 
boa noite galera,tudo na Paz????
aproveitando o tópico,Leandro Marcos ou quem mais souber/quiser explicar,falem mais sobre essa técnica xy aí.
que outros tipos de mic podem ser usados,dicas macetes e etc.
Tô precisando microfonar a bateria pro culto jovem e esse modo aí é rápido,fácil e economico.
Desde já obrigado,fiquem na Paz de Deus
 
Pr. Dariosvaldo disse:
queria saber se voce usando somente 3 microfones consegue realemnte microfonar toda a bateria, conseguindo captar todos os sons dela?
Exatamente, com tres microfone consigo captar toda a bateria!

Pr. Dariosvaldo disse:
vo fazer o teste aqui na igreja, mais vamos usar mesmo esse esquema em cultos ao ar livre em praças publicas.

Faça o teste fora da igreja em ar livre pois dependendo da acústica da igreja o som acústico da bateria vai misturar com os dos microfones, e vc não vai ter uma ideia certa de como ficou! essa foto eu tirei dentro da igreja só pra te mostra a forma!
 
Jonatas Rocha disse:
Tô precisando microfonar a bateria pro culto jovem e esse modo aí é rápido,fácil e economico.

Jonatas Rocha

realmente precisa microfonar a bateria? pois 99% das baterias nas igreja o som acústico delas já sobram!

Jonatas Rocha disse:
aproveitando o tópico,Leandro Marcos ou quem mais souber/quiser explicar,falem mais sobre essa técnica xy aí. que outros tipos de mic podem ser usados,dicas macetes e etc.

No audio a parte mais importante é o tempo, tanto na captação do som (microfone) e na reprodução (Caixas acústica), é muito importante atentar para esse fator, muita gente pensa que comprando os microfone e caixas mais caras vão ter o melhor som, não é bem assim, no caso das caixas se nos colocarmos caixas separadas (exemplo uma na frente do altar e outra no meio da igreja) reproduzindo o mesmo o som! alem de nos ouvimos no minimo dois, tambem vamos ter problema de cancelamentos, juntando isso o som vai ficar sem definição, embolado e não adianta ter a melhor mesa. o melhor mic e a melhor caixa, pode mexer na equalização que o som vai continuar ruim! o problema é a o ajuste do delay!

Veja bem Jonatas Rocha, microfonando a bateria com um kit de mics, quando o baterista tocar o bumbo o que vai acontecer, o mic do bumbo vai captar primeiro depois o som vai subindo, o mic da caixa tambem vai captar em uma intensidade menor e tempo diferente, depois os mic do tom 1 e 2, depois o do surdo e por ai vai! dicamos que no total são oito mics, quem estiver ouvindo vai escutar oito bumbos sem definição, resultado dos cancelamentos, como resolver , se vc leu o topico todo vai observar que eu disse que para usar um kit a mesa deve ter recurso para ajustar o delay, assim colocar os mics em fase captando ao mesmos tempo o som de, o operador tambem tem que ser bom!


A tecnica xy é bem simples, mais muito funcional para quem dispoem de poucos recurso, agente fisicamente usamos apenas dois mics ja que os mics de cima estão juntos, dessa forma diminuimos os cancelamentos e captamos a ambiência da bateria!
 
boa tarde galera!! a minha eu incluiria sim nos 1%porque com "banda completa" e igreja cheia o som da batera some...
aí,que microfones eu teria de usar nessa técnica?? um específico para o bumbo e dois "normais"?
 
Jonatas Rocha disse:
boa tarde galera!! a minha eu incluiria sim nos 1%porque com "banda completa" e igreja cheia o som da batera some...aí,que microfones eu teria de usar nessa técnica?? um específico para o bumbo e dois "normais"?

pegue os microfones de voz que vc tem ai mesmo faça um teste com a igreja cheia, ouça, se suarem legal, ai vc compra um especifico para o bumbo e os dois de cima microfones condensadores, pois os este tipo de mics captam melhor os pratos ja os dinamicos tem limitação nos agudos!


quando vc diz que o som da bateria some, não é problema da acustica da sua igreja? reverberação?

Na minha igreja eu não uso a bateria microfonada! pois o som acustica dela já é alto, essa forma de microfonar eu uso quando vou fazer eventos ao ar livre, fica otimo , já dentro da igreja devido a reverberação não funciona!
 
Nunca vi esta técnica ser usada aqui por estas bandas, mas achei interessante a ideia, qualquer dia vou testar, mas acho que deve funcionar melhor em ambientes fechados, já ao ar livre sei não.
 
Pode ter certeza que funciona sim, melhor ainda ao ar livre!

O audio é simples a gente que complica, achamos que para tirar um bom som precisamos de um monte de equip.
o menos é mais!
 
Rinaldo Gomes disse:
Nunca vi esta técnica ser usada aqui por estas bandas

Vc ta mal informado, olha o video abaixo apartir do 12:40!

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=963qqKAt7dQ">http://www.youtube.com/watch?v=963qqKAt7dQ</a><!-- m -->
 
Leandro Marcos disse:
Pr. Dariosvaldo disse:
queria saber se voce usando somente 3 microfones consegue realemnte microfonar toda a bateria, conseguindo captar todos os sons dela?
Exatamente, com tres microfone consigo captar toda a bateria!

Pr. Dariosvaldo disse:
vo fazer o teste aqui na igreja, mais vamos usar mesmo esse esquema em cultos ao ar livre em praças publicas.

Faça o teste fora da igreja em ar livre pois dependendo da acústica da igreja o som acústico da bateria vai misturar com os dos microfones, e vc não vai ter uma ideia certa de como ficou! essa foto eu tirei dentro da igreja só pra te mostra a forma!


Nobre amigo Leandro Marcos, tenho certeza que iraa ficar show a microfonação, estarei fazendo um teste neste semana que vai entrar.

ja to quase decidido e não comprar mais o kit de microfones.

vo usar esse esquema mesmo, creio que vai ficar show de bola sim.

quero lhe agradecer pela ajuda, e tambem a todos os demais companheiros que se disponibilizaram em ajudar.

Deus abençoe a todos nós e toda a equipe desse site abençoado por Deus.

fiquem na paz de Cristo!
 
Back
Topo