Potência INuke 6000 Behriger

G

Guest

Guest
Boa tarde a todos.
Estou interessado em montar um equipamento para tocar em eventos com até 200 pessoas no máximo. Já possuo 2 caixas com 1 woofer de 400 w RMS Oversound mod. G 400 de 8 ohms, 1 Drive TI de 90 w RMS também Oversound e 1 divisor de freqüência Nênis em cada uma. Fui orientado a evitar as potências Behringer, mas vi uma promoção em um site e acabei comprando o INuke 6000 por R$ 1.200,00. Segundo as especificações, o amplificador trabalha com 1500 w RMS por canal em 8 ohms, e pelo que já pesquisei é muita potência para pouco falante. Até agora não tive problemas, pois por instinto não utilizo o volume do aparelho até o final, mas sei que não estou fazendo o correto. Minha principal pergunta é se alguém teria alguma dica para que eu não perca meu investimento nas caixas e na potência. Eu também pensei em adquirir 2 subwoofers de 600 ou 800 w RMS, mas não sei se daria para ligar tudo nesse aparelho e também como fazer essa ligação. Se alguém puder me orientar ficarei muito agradecido. E de qualquer maneira eu já agradeço a oportunidade de poder desfrutar do conhecimento e das experiências de todos os usuários.
 
Olha,realmente a potência do amplificador extrapola um pouco o headron necessário.
Caso adquira um sub,não poderá conectá-lo ao amplificador sem o uso de um crossover.
Para isso,você fará o seguinte.
Conecta uma das entradas do seu amplificador à saída de sub do crossover e na respectiva saída conecte a caixa de sub.
A outra saída do croosver deve ser conectada à entrada livre do amplificador.
À respectiva saída deve ser conectada as duas caixas de alta em paralelo.
O crossover deve ser capaz de trabalhar em duas vias sendo uma de sub e a outra do restante do espectro.
Caso não encontre um crossover assim,sugiro conectar somente uma das entradas pelo crossover e a outra diretamente.
O canal qur você utilizar para o sub deverá ser conectado ao crossover.
William
 
William,
Vale ressaltar que para o uso que esta sugerindo tem que ser um cross ativo, pq ele vai trabalhar com um sinal muito baixo entre a mesa e a potência.

8) 8)
 
nilrosewilliam disse:
Olha,realmente a potência do amplificador extrapola um pouco o headron necessário.
Caso adquira um sub,não poderá conectá-lo ao amplificador sem o uso de um crossover.
Para isso,você fará o seguinte.
Conecta uma das entradas do seu amplificador à saída de sub do crossover e na respectiva saída conecte a caixa de sub.
A outra saída do croosver deve ser conectada à entrada livre do amplificador.
À respectiva saída deve ser conectada as duas caixas de alta em paralelo.
O crossover deve ser capaz de trabalhar em duas vias sendo uma de sub e a outra do restante do espectro.
Caso não encontre um crossover assim,sugiro conectar somente uma das entradas pelo crossover e a outra diretamente.
O canal qur você utilizar para o sub deverá ser conectado ao crossover.
William
é possível também usar um crossover passivo próprio para os subs, um por caixa
 
Senhores, muito obrigado pelas informações. Só preciso de mais um esclarecimento. Utilizando o cross ativo, ainda assim eu precisaria do passivo, um em cada sub, conforme a sugestão do Ricsound? E crossover passivo são os divisore de freqüência, não é? Mais uma vez agradeço.
 
Não há necessidade de usar os 2 tipo, o cross passivo é mais barato, porem um pouco menos eficiente, ele é usado entre a potencia e a caixa, geralmente fica interno a caixa acústica.

já o Ativo, fica entre a mesa e a potencia, enviando somente as frequências desejadas para aquele canal da potencia, tendo assim um rendimento melhor.

os dois não fazem sentido no mesmo "caminho do som".

e sim crossover é a mesma coisa que divisor de frequências.

8) 8)
 
Entendi, Lucas. Um outro detalhe, já que você falou em "mesa". Eu não possuo uma mesa de som, se é sobre esse tipo de mesa que você está se referindo. Eu ligo o mixer direto na potência. Como ficaria esse esquema de ligação? Preciso adquirir uma mesa também ou a ligação seria mixer > crossover > potência > caixas. E sem querer abusar, o quê devo utilizar para ligar as 2 caixas e as 2 subs, uma vez que a potência possui 2 saídas? Cada caixa possui 2 speakons. Posso ligar uma sub em cada caixa? Desculpe por estas dúvidas, mas foram anos como DJ e a minha preocupação era chegar no local e tocar. Geralmente o equipamento de som já estava pronto.
 
bom pra vc ligar um conjunto de caixas ( altas + sub) em cada lado da potencia vc terá de usar um cross passivo dentro dos subs e dentro das altas, pq se colocar o cross ativo antes da potencia aquele canal da potencia vai reproduzir apenas o que vc escolher no cross, como vc n tem muito conhecimento te aconselho a usar o passivo que já tem o(s) cortes fixos e pré-determinados ( é mais fácil), ou pode ler alguns artigos que tem aki no forum sobre esse assunto.

Mesmo que não tendo o máximo de proveito das caixas mais pelo menos vão estar protegidas (se escolher usar os passivos).

quanto ao mixer agora que me atentei q vc é DJ rsss, bom o mixer funciona exatamente da mesma forma que uma mesa de som, apenas com recursos diferentes.

Então se optar pelo cross ativo a sequencia que vc escreveu esta correto, mais lembrando que em um canal da potencia vc ligara as 2 caixas de altas e no outro as duas de sub, lembrando que o melhor a fazer é comprar um cross de pelo menos 2 canais.

Um detalhe importante e saber se a sua potencia tem "força" suficiente para empurrar os subs no mesmo canal. lendo o que vc escreveu no 1° post, vi que a potencia trabalha com 1200w por canal em 8ohms, mais com 2 caixas de 8ohms por canal vc estará entregando 4ohms para a potencia trabalhar teria q ver quanto ela fornece em 4ohms.

se as subs forem de 600w então o ideal é que o amp entregue 1200 pra cada sub, se estiverem no mesmo canal terá de ser 2400 por canal isso em 4ohms.

parece complicado mais tudo se resolve em números, inclusive no bolso rss.

8) 8)
 
Com certeza, Lucas...rs! A potência oferece 3000 por canal em 4 ohms. Dá para trabalhar?
 
se as subs realmente forem só os 600w da tranquilo, o calculo é fácil, basta lembrar de colocar a resistência no mesmo valor (ohms).

se a caixa oferece 600w 8omhs então o ideal é o amp fornecer o dobro 1200 em 8ohms.

se juntar 2 caixas de 8ohms a resistência cai para 4ohms, mais a potencia do falante se mantém, então neste caso com a potencia fornecendo 3000w em 4ohms atende bem as 2 subs no mesmo canal. e o outro fica para as altas que seguem o mesmo conceito.

uma coisa q vale ressaltar é que um divisor de frequência(passivo) entrega 8ohms para a potencia, o que ajuda a fazer os cálculos para as altas.

ai é isso.

8) 8)
 
Back
Topo