Interferência em sistemas simultâneos

Tiagoopi

New Member
Olá, é com grande prazer que posto pela primeira vez aqui no SaV. Há muito tempo já me utilizo das mais diversas informações deste site.

É o seguinte, tenho um grupo vocal e recentemente resolvemos trocar nosso microfones que eram os Behringer xm1800 por mics sem fio. Como a quantidade de mics é grande tínhamos que optar por uma opção que apresentasse melhor custo benefício.
Eu estava disposto a comprar o Karsect duplo, apesar de detestar a cápsula dele a qualidade de sinal é ótima. Mas ao fazer uma pesquisa um vendedor me apresentou o SKP 261. Eu o testei e gostei da qualidade, embora a cápsula não seja nenhuma maravilha mas é melhor que a do Karsect.
Acabei comprando 4 sistemas totalizando 8 mics. Tive o cuidado de verificar se tinham frequências diferentes para não ter problemas. Usando cada sistema isoladamente não tive problemas, mas quando a gente foi usar todos juntos é que eles apareceram.
Eu os numerei de 1 a 8 conforme os canais da mixer. Dos quatro sistemas pelo menos um mic por sistema dá problema. O 2 as vezes dá um barulho do nada parecendo uma microfonia conforme a gente movimenta o transmissor, principalmente na hora de ligar ele. o 3 pega o sinal do 1 e até sinal de tv( no ultimo sábado pegou o som um desenho animado, ainda bem que o culto não tinha começado). O 4 fica falhando, cortando o som. O 6 a mesma coisa do 4. O 8 fica emitindo um ruído muito chato parecendo quando vc não tem aterramento na rede e alguém liga um aparelho eletrônico, dá um ruído agudo nas caixas.
Esses mics tem frequencia fixa, mas tem controle de squelch, porém eu não sei ajustar muito bem esse controle. Em todos o squelch está regulado todo no sentido horário.
Enfim, antes de decidir trocá-los, eu gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de uma possível solução para esses problemas. Eu pensei em levá-los a um técnico em eletrônica e ver se ele pode alterar as frequências, porque apesar deles terem frequências diferentes elas são muito próximas, tipo 509.4 e 511.1.
Será que tem jeito? O que vcs acham?
 
Se as frequências forem próximas, os receptores estiverem próximos pode está sendo gerado frequências harmônicas, é assim que as rádios Fm (limitadas a 108mhz), conseguem interferir na rádio aeronáutica (119mhz).

Bem uma regulagem do squelch pode resolver para maioria dos microfones, o recomendável seria manter 4 sistemas desse e 4 de outra marca com frequência mais alta que esses SKP.
 
Obrigado pela ajuda V. do FLY PA

V. do FLY PA disse:
Se as frequências forem próximas, os receptores estiverem próximos

Realmente as frequencias são proximas, e os receptores tbm ficam proximos um do outro, pq a gente canta em várias igrejas então nosso som é bem compacto para facilitar a montagem e desmontagem, por isso fica tudo em uma mesinha junto com o mixer. E também a idéia de comprar mics sem fio foi para acabar com aquela bagunça de cabos lá na frente, se eu tiver que deixar os receptores longe um do outro vou precisar de cabos compridos o que anularia o propósito dos mics sem fio.

V. do FLY PA disse:
pode está sendo gerado frequências harmônicas, é assim que as rádios Fm (limitadas a 108mhz), conseguem interferir na rádio aeronáutica (119mhz).

Bem uma regulagem do squelch pode resolver para maioria dos microfones, o recomendável seria manter 4 sistemas desse e 4 de outra marca com frequência mais alta que esses SKP.

Pelo pouco que sei quanto maior a frequência menor a emissão de harmônicas, por isso esses mics vem na faixa dos 500, mas eu não entendo muito disso. Se como vc disse normalmente dá para resolver isso com uma regulagem do sequelch, vou tentar. Andei lendo alguns tópicos aqui no fórum e deu para entender um pouquinho como eu faço essa regulagem, mas toda ajuda é bem vinda, se vc ou mais alguém puder dar mais algumas dicas de como fazer essa regulagem. Da primeira vez que eu usei eles um dos mics falhava bastante, então eu regulei o squelch dele no máximo e melhorou, daí eu fiz isso em todos e acho que isso pode estar contribuindo nesses problemas.

Quanto a ter sistemas de outra marca de frequências mais altas eu já estou planejando isso.
Acho que eu não fui muito claro..rs...eu não tenho 8 sistemas e sim 4 sistemas com 2 mics em cada e preciso ainda de mais 2.

Estou pensando em comprar de uma dessas marcas:
Karsect
Kadosh
Lyco
TSI

Qual desses é o melhor?(lembrando que em qualquer dos casos eu vou trocar a cápsula pela do lesen ou da Behringer)
 
Back
Topo