Estúdio de ensaio

Entendi o que você quis dizer, mas me responda, alguma postagem foi apagada?
Algum membro foi banido ou advertido?

Então não vejo "EXCESSO DE CONTROLES" em lugar nenhum. Nós temos de advertir sobre essas questões.

E quanto a DIY, não sou em nenhum momento contra. Aliás, um dos projetos detalhados aqui feito é meu.
E não sou ninguém no meio do áudio, fiz por experimentação, e se não faço mais, é por pura falta de dinheiro.

Em nenhum momento desestimulados o pensamento DIY, mas entre o usuário montar uma caixa com um falante de 15 e uma tuita (sim, eu sei escrever, mas já vi muitas abominações dessas por aqui), é LÓGICO que vou indicar uma caixa feita!
Não dá pra comparar AudioList a SomAoVivo, o foco é outro, público alvo também, isso sem falar do nível médio dos usuários.
Ou já viu alguém postar uma dúvida aqui e ser ridicularizado? Porque isso acontecia (e acontece) com frequência lá.

Tanto que o foco é outro que o audiolist será uma comunidade FECHADA! Sim, só entrará com convite. (o Audio list tá fora do ar, mas essa é uma postagem recente, dos atuais administradores).

-----

Eliabe, na verdade a dica foi pra todos, não só pra você. Fica recomendação também para quem um dia lerá esse post

Outra coisa, você quer comprar uma porta acústica anti chama?

Não sairia mais barato colocar uma porta acústica (DIY ou não) e depois uma corta chama convencional?
 
Quanto a porta acústica, tem um tópico muito bom no HTFórum. Eu já li inteiro e tava nos meus favoritos
Vale a lida

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.htforum.com/vb/showthread.php/27442-PORTA-ACUSTICA">http://www.htforum.com/vb/showthread.ph ... A-ACUSTICA</a><!-- m -->
 
Vou ser curto e claro:

1-NINGUÉM da moderação APAGOU, EDITOU, ou PROIBIU alguém de postar algo neste tópico ou em qualquer outro... Então NÃO EXISTE essa de excesso de controle, cada um tem o direito de manifestar a sua opinião (incluindo nós moderadores).

2-Este fórum aqui, foi criado para difundir o CONHECIMENTO em áudio para que a palavra pregada fosse entendida, este é o objetivo o SAV, DIFUNDIR O CONHECIMENTO...

E como tal DEVEMOS membros e moderação, sempre alertar quando procedimentos indicados AQUI por quem quer que seja, que possam levar a outras pessoas se ferirem ou até morrerem... Pois como DIFUSORES de conhecimento devemos esclarecer principalmente os riscos de usos indevidos, construções ou instalações inadequadas e outros... Para que caso adotados por alguém que acessou este fórum, não se possa de maneira alguma alegar FALTA DE CONHECIMENTO...


Como tal vou postar aqui um trecho da matéria do Estadão do dia 19/03/2013:

Queima da espuma liberou gás que causou tragédia na boate Kiss, diz laudo

PORTO ALEGRE - A queima da espuma de isolamento acústico que revestia o teto da boate Kiss liberou o monóxido de carbono, dióxido de carbono e gás cianídrico (cianeto) que mataram 241 frequentadores da casa noturna de Santa Maria. A conclusão é do Instituto Geral de Perícias, que enviou o laudo aos delegados responsáveis pela investigação da tragédia nesta terça-feira, 19. O resultado coincide com análises técnicas anteriores, feitas no corpo das vítimas, que mostraram a inalação de cianeto como principal causa dos óbitos.´

Fico muito triste por mesmo com um caso tão claro e recente, em que a mesma ideologia se foi aplicada pelos proprietários do local, e o resultado foi absurdamente terrivel, aqui estejamos (carlos e outros) sendo contestados por alertar e reprovar o uso inadvertido de materiais semelhantes...

Eliabe, deixo meus parabéns para a administração de sua igreja, cumprir requisitos de segurança INFELIZMENTE não é um costume de nossos líderes no Brasil...

Em minha igreja por exemplo, a administração (pastor e conselho) teimaram e fizeram de qualquer forma um rebaixamento de gesso sólido (aquele sem ser acartonado) sobre o altar... no lugar do também reprovado por mim mas também feito forro de PVC...

A questão é que, não foi feito NENHUM estudo ou consulta a engenheiro, sobre o efeito da carga extra de peso a estrutura da igreja que já foi contruída com pre-moldados... Saiu-se de 100kg de PVC (no máximo) pra por volta 1000 KG de gesso na mesma área sem NENHUM REFORÇO ESTRUTURAL.... O que pesa ainda mais é o fato que a estrutura que suportava o PVC já não era confiável imagina essa agora...

Pelo menos, alertei a quem deveria alertar, fiz o meu papel, e tenho consciência tranquila comigo mesmo e em paz com Deus... pois sei que fiz o que deveria fazer...
 
isinho disse:
Eliabe, na verdade a dica foi pra todos, não só pra você. Fica recomendação também para quem um dia lerá esse post
Outra coisa, você quer comprar uma porta acústica anti chama?
Não sairia mais barato colocar uma porta acústica (DIY ou não) e depois uma corta chama convencional?
Seria feito assim, porém eu tenho 1 problema.
Lá são 2 portas, 1 separada o estúdio da técnica e a outra a técnica do lado externo.
A porta anti-chama não cabe na técnica para o externo, porque o corredor é de 70cm e a menor porta anti-chamas aceita pelos bombeiros aqui é de 80.

Estou vendo com a fábrica de fazer uma porta que tenha as duas qualidades, inflamabilidade baixa e pelo menos 35db de isolamento COM a maçaneta anti-pânico.
 
Mas será que uma porta metálica (antichama) vai conseguir ser antiruido?

Você chegou a ver o modelo proposto no link?
 
Bom, voltando ao assunto da "segurança".
Quanto aos cabos elétricos, estava me referindo se há alguma norma técnica sobre a substituição dos mesmos, Heriberto. Recomendação muitos dão, mas eu preciso me embasar em alguma norma, até para me resguardar. E quando citei sobre os cursos que fiz, me desculpem, não era menosprezando ninguém. Em algumas manutenções já encontrei cabos "zimbrados", escuros, queimados, isolamento ressecado, mas tudo isso provocado por instalação inadequada. Um cabo elétrico trabalhando dentro de sua tolerância de carga elétrica, temperatura e resistência mecânica, vai durar muitos anos.
 
isinho disse:
Mas será que uma porta metálica (antichama) vai conseguir ser antiruido?
Você chegou a ver o modelo proposto no link?
Sinceramente não sei, estou questionando a empresa que pretendo comprar.
Não vi o link, estou no trabalho (paralelamente lendo o SAV) kkkkkkkkkkkkkkkkkk mas vou ver com calma em casa.

Creio que os bombeiros aprovem uma porta de estúdio comum desde que tenha algum tratamento contra fogo... Acho que não precisa ser especificamente anti-chamas, mas ambas tem que abrir para fora e ter maçaneta anti-pânico disso eu tenho certeza.
 
OSEIAS

Sinceramente te informar qual a norma, não sei te informar. Mas os fabricantes até os anos 80 informavam sim isso as revendas. Porém com o tempo vi que os fabricantes foram mudando não para melhor mudaram para outro tipo de materiais de isolamento.
Quanto ao tempo, acredito que dez anos, em um produto em que vai resistir a nossa energia que é uma das oitavas maravilhas do mundo, é muito tempo. Contudo a melhor maneira de saber a longevidade do produto é voce questionar junto ao fabricante não o tempo de garantia dos produtos, e sim qual tempo eles garantem a vida útil dos produtos que eles comercializam.
Pergunto, teve algum tópico que foi retirado alguma resposta? olha já recebi vários comunicados que houve isso, mas sinceramente não procurei me aprofundar nisso, e o que estou questionando é exatamente isso que o Eliabe falou, que na igreja dele tem tudo que está se discutindo aqui. Então Irmão, AMÉM. Voce é um dos poucos abençoados em que sua igreja tem puder aquisitivo e o melhor ainda, investe na melhoria, mas não confunda em nossa maioria aqui isso não existe.
Vou até ser um pouco antiético, pois vou dar nomes aos bois;
Fui acredito na igreja central do RR SOARES em NATAL e te digo na linha do audio é uma tristeza o que ele tem lá, só para entender eles usam uma mesa CICLOTRON das mais simples.
Fui em várias outras e sempre vou ver o som, e fico pasmo, tem arrecadações altas, tem pessoas de bom nivel de informação, mas tanto para a segurança quanto para o áudio são sofríveis.]
Eu no inicio era uma pessoa que devido a praticidade das caixas ativas, pois não corremos riscos dos erros dos pretensos "mesários" nelas, mas depois com muita cabeçada fui olhando que em sua maioria o problema era mais embaixo, era arrecadação mesmo, pois se formos olhar uma igreja engajada no IDE do SENHOR, iremos ver que sobra pouco dinheiro para investimentos. São gastos com evangelismos de rua, evangelismo em lugares esmo, trabalhos com as crianças, trabalhos com os jovens e tudo isso envolve numerários, manutenção dos pastores, dos evangelistas e por ai vai.
Bom espero que eu tenha conseguido dar a entender, pois agora até eu estou confuso..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk]
 
Certo gente.

Quero declarar aqui:

Não tenho intenção de propagar a ideia que não temos que seguir as normas de segurança.

As informações a respeito da fórmula anti-chama estavam no fórum AudioList. Não existe mais. Não fiz, não testei e nem vou mais tocar nesse assunto.

Contudo existem no mercado, produtos químicos homologados que tem o mesmo efeito da fórmula que havia sido citada no fórum.

Sonex ou não sonex? Eis a questão... ...propus essa informação pois vi no fórum e achei interessante compartilhar... ...já que o Sonex custa o olho da cara e mais o fígado.

A questão é: A espuma por si só não gera cetelhamento, fricção ou calor para que entre em combustão. Mas o equipamento eletrônico na sala gera.

A porta que citei, os detalhes da construção da mesma podem ser encontrados no Manual Pratico de Acústica - Sollon do Vale.
Duvido muito que o respeitado autor teria colocado em seu livro algo que não fosse homologado ou não atendesse as normas de segurança...

A fechadura/maçaneta, se for verificar, é a que havia sido solicitada pelos bombeiros.

Lã de vidro e alumínio não pegam fogo, nem lã de rocha... ...como se ninguém soubesse disso.

Não quero desrespeitar e nem desmerecer os comentários a respeito de segurança feitos pelo Kadu, ele está certíssimo sobre os riscos de se usar um material "alternativo".

Se fala tanto do fato em Sta. Maria, mas qual foi o laudo da perícia sobre o início do fogo? Porque isso ninguém citou.

Não citaram também o fato da boate não possuir uma saída de emergência sequer...

O desastre aconteceu não única e exclusivamente o fato da espumas estarem com o prazo de validade vencido, foi uma junção de erros que culminou com centenas de mortos e feridos.

Culpar apenas um deles é ser hipócrita com todo o resto...

Desculpem por trazer informação tão polêmica a esta comunidade...

Abraços e fiquem na PAZ...

Marcos Lyra
 
Mandei e-mail para algumas empresas e parece que não existe porta corta fogo que seja acusticamente tão eficaz quanto uma porta acústica... Achei até quem tenha mais isola algo na ordem de 15db só.
Complicado :(
Acho que vou colocar só uma porta acústica com maçanetas anti-pânico.
 
Andei dando uma pesquisada pra tirar algumas dúvidas e descobri o seguinte:

Existem 2 tipos de espuma para uso em tratamento acústico, uma em que um produto é aplicado e a mesma se torna menos comburente e produz menos fumaça, e uma que é feita de um composto que não expele fumaça e não queima, apenas derrete.
Esse último não tem prazo de validade, haja visto que é uma característica química do produto...
 
Matéria da Record após a tragédia de Santa Maria:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=IvS7j2R6SdA[/youtube]


Bom vamos lá... Alguns vídeos disponibilizados pela Vibrasom acústica...

Espuma NO FIRE:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6sbcwhSBf9g[/youtube]


Espuma Comum:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wlD9P4qnttg[/youtube]
 
Isinho,

Essa última possui os mesmos coeficientes de absorção da que você usou para comparar? Pode citar os sites pra gente conferir?

Eliabe,

A porta acústica precisa estar entre a sala de ensaio e a técnica, a porta da técnica para o corredor não precisa ser "tão acústica" assim. Basta apenas que seja bem vedada isolando o "ar da técnica para o ar do corredor", visto que não se terá um grande volume de som na técnica.

Outra pergunta, como está a sensação de "pressão sonora" dentro da sala de ensaio?

Mudando de pato pra ganso...

Ô vida dura essa do técnico de som:

Um amigo meu me chamou para dar uma força na parte técnica de um aniversário de uma igreja que ele foi convidado para ajudar no louvor... ...o templo é praticamente quadrado, as caixa de 12" estavam presas na parede, "focadas" na primeira fileira de cadeiras, a sorte é que o responsável trouxe mais duas caixas de 15" (ativa+passiva) para usar de retorno (não ia nem citar o fato do cabo que ligava a ativa na passiva era de microfone... ...resultado: fiz outro cabo com uma extensão de energia que estava na caixa de cabos velhos da igreja). Falei que seria desperdício usa-las para o que ele queria e joguei elas para o público, virei as de 12" para o púlpito e usei elas de retorno, antes de fazer essa mudança, os agudos estavam praticamente todo aberto. Depois da mudança não foi mais necessário usar tanto os agudos já que eles estavam mais diretos.

Fizemos os testes e ficou tudo beleza (na medida do possível).

Na hora do culto cheguei um pouquinho antes, liguei as caixas de 15" (que o pessoal ainda não tinha ligado, apesar de já estar soando uma música ambiente só nos retornos. Começou o culto, 1º cântico: uma das vocalistas sai de lá da frente e vem até a mesa e, como se eu não estivesse lá, sobe fader do playback até o talo porque ela achava que estava baixo... ...me virei e perguntei para a irmã que estava do meu lado: "vocês não operador de som aqui na igreja não?!?". Ela disse: Não...
Beleza!!! Assim que a irmã que veio da frente virou as costas eu abaixei o volume de novo... ...quando ela veio pra perto da mesa de novo eu expliquei que onde ela ficava estava fora da área de cobertura dos retornos, por isso ela não estava ouvindo direito, pois ela caminhou até o centro do templo, verificou que eu estava falando a verdade e depois disso teve a humildade de me pedir desculpas... ...é ainda existem pessoas assim...
Quando o grupo que meu amigo fazia parte começou a tocar, o som saiu perfeito, quando eu via que tinha alguma coisa extrapolando já levantava a mão e fazia um sinal discreto e o instrumentista abaixava o seu instrumento... ...perfeito...

Mas tinha um outro grupo convidado para tocar na mesma noite... ...os caras tocavam muito bem, o baterista era um cara sensato e sensível a música... ...mas o baixista... ...o cara devia estar com um cubo de 200RMS na altura da orelha e atolado no volume... ...e eu levantava a mão, acenava, e nada adiantava ele simplesmente fazia que não me via... ...os vocalistas se matando pra cantar e o "insensato" (vamos colocar assim pra não ofender tanto) não baixava o volume...
Os irmãos da igreja chegando comigo na boa e perguntando: "não tá muito alto o som não?", eu só podia dizer que não tinha o controle da situação. Se fosse na minha igreja eu teria saído e abaixado eu mesmo o volume do dito cujo, mas como pinto de fora não pia...
Eu tava pedindo pra Deus, que o vocalista viesse reclamar comigo que o microfone dele tava baixo, aí eu apontar o dedo lá pro baixista dele e dizer de quem era a culpa... ...tenso....

Abraços e fiquem na PAZ.
 
É marcos isso infelizmente acontece acho que em todas igrejas, acho que por isso é bom adotar o quesito fone de ouvido. Nao tem pra onde o musico correr. Mas ai precisa estar tudo em linha ne.
 
deneripr disse:
Matéria da Record após a tragédia de Santa Maria:
Vi essa reportagem.
Faltou o principal.Apontar como causa principal o fato de espuma de PU emitir uma fumaça tóxica paralisante. Por isso muita gente nao consegui chegar ate as portas. Espuma alem de ser "acarosa",feia e cara ainda tem essa praga química que ta mais pra arma de destruição em massa que ferramenta util...

Sobre as portas .Existem fabricantes de porta de segurança com propriedades acústicas e trava anti-pânico. Exemplo - http://www.hormann.com.br/portas/portas-de-seguranca/.
Nao vou falar sobre preço .Quem precisa pode entrara em contato com fabricante ou representante dele.O fato 'e que existe uma solução. Precisa ou não exatamente este tipo de solução - projeto que manda.

Abrcs,
andry110
 
Mas Andrei, você incentivaria a construção de uma porta acústica ou não?
Acha que vale a pena?

(Não anti chama, apenas atenuante)
 
isinho disse:
Mas Andrei, você incentivaria a construção de uma porta acústica ou não?
Acha que vale a pena?

(Não anti chama, apenas atenuante)
Sempre...
Na nossa escola (estudei numa escola de musica :shock: ) TODAS AS PORTAS eram duplas , de 10 cm cada , com espaco no meio que dava para entrar , fechar uma porta e abrir a outra sem fazer o barulho escapar para fora.Nao foram portas acusticas. Somente atenuantes.

Abrcs,
andry110
 
Back
Topo