E o foco?

D som

Active Member
Meus caros amigos do SaV


Depois de algum tempo fazendo parte desse tão conceituado fórum destinado a abençoar a vida daqueles que diante das necessidades vem procurar ajuda dos membros que tem pelo menos um pouquinho de conhecimento para dividir, tenho ficado triste com o que tenho visto...

Revendo algumas mensagens do inauguração do fórum, vemos nas respostas de Bersan e de outros companheiro a simplicidade em suas respostas...

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=20&t=1297


Em muitos dos tópicos antigos vejo recomendações que se comprem equipamentos melhores" se poderem". Mas ultimamente tenho visto é a discriminação e de vez em quanto tem alguem acabando com o pouco que o usuário tem!

Será que estamos enxergando direito o propósito do forum? será que estamos continuando sendo útil para quem procura ajuda, ou estamos afastando as pessoas dele?

Alguns já não tem tempo de estar por aqui sempre. Mas outros permanecem mas não tem paciência em responder o que se pergunta. E ainda por cima quando responde, faz de forma áspera.

Não quero com isso generalizar minhas exposições, pois ainda tem muitos companheiros dispostos a ajudar e de forma educada tem sim cooperado pra que o Som ao vivo continue sendo o "maior e melhor fórum de áudio do país"(na minha opinião). Foi destinado a ajudar igrejas, mas tomou uma dimensão maior pela sede de conhecimento e disposição do Brasileiro pelo mundo do áudio.

Hoje quando alguém ( de igreja ou não) pensa de montar ou melhorar seu PA quem ele procura na net? O SaV com certeza! E depois da morte de Edú Silva e a extinção da antiga Audio List, foi que migraram pessoas pra cá em busca de ajuda.

Veem quão tamanha é a nossa responsabilidade? Os holofotes estão sobre nós! Sei que meu conhecimento é mínimo em relação a muitos que estão aqui. Mas me sinto um cooperador, pois recebo ligações do Brasil todo e no facebook add pessoas que querem dividir experiências que considero importante para meu crescimento.

É claro que tem pessoas que simplesmente se comporta como "um dos leprosos que Jesus curou". perguntam, acham resposta e vão embora! Outros ficam por um tempo e depois também se vão! Mas tem outros que tem o prazer de sempre (dentro do seu tempo) está aqui pra cooperar.

Pensem nisso. E se não concordam com que eu disse, estou pronto pra ouvir suas exposições.
 
A PAZ

Denilson ao que indica DEUS nos leva aos mesmo caminhos, mesmo sem sentirmos.
Há poucos dias falei em retornar ao amor antigo, e realmente esse deve ser o nosso espirito, até por que aqui é um forum onde todos dentro do respeito e da responsabilidade podemos e devemos emitir as nossas opiniões.
Outra coisa é que em síntese somos todos DIY por natureza, pois por mais que queiramos comprar tudo industrializado uma hora temos que criar, ou por falta de numerário ou até por falta de dados.
Um dos membros falou que normalmente um forum tem uma vida útil de 7 anos, é quase isso, o que acontece é que alguns aqui começaram do básico, tomando o leite e depois foram pesquisando, pondo em prática e temos um aqui que é bem isso, o ISINHO, quando começou por aqui o som na igreja dele não era lá essas coisas e um dos objetos que ele adquiriu e foi amor a primeira vista foi as caixas RCF e depois a mesa soundcraft LX I, e creio que hoje já deve estar operando com mesas digitais que ao mesmo tempo que simplifica em ter tudo em um, também complica um pouco pois gera mais conhecimentos e controles, tais como delay, compressor, equalizadores, efeitos, etc. etc. etc....
Falando nisso é aqui que vemos o desenvolvimento do forum, começamos com mesas MXD, CSM e vega, partimos para mesas soundcraft lx, mackie vlz, allen heat ZED, yamaha MG, alguns já partiram para 01V, X32, VMIXER, GLD, e por ai vai. Tínhamos só RCF como caixas de referencias, hoje saímos das 310 e já falam em 710, FBT, QSC, TURBSOUND, e uma excelente nacional que está no caminho inicial STUDIOR, já chegando.
Mas com todas essas informações eu vou partir para o lado financeiro, e com uma pergunta bem capciosa quantas igrejas tem arrecadação entre 20.000, a 30.000, mas o que isso tem a ver? tudo, pois em sua grande maioria tem bem abaixo disso, então para se fazer um projeto desse tem que ser em longuíssimo prazo, ora se em sua grande maioria os pastores mudam em um tempo de 3 a 4 anos, ou seja todo o projeto feito fica na dependência de um novo pastor que tenha a mesma visão. Então, ai é onde os operadores e lideres de áudio das igrejas tem que ser criativos e tentar aproveitar o que tem e desenvolver a partir disso. Tenho um exemplo bem claro de uma igreja que tinha amplificadores ciclotron e caixas cornetadas, ou seja o som na rua era uma maravilha e dentro da igreja nem tanto, e o irmão foi estudando e desenvolveu caixas bass reflex, mas própria para ambientes pequenos a médios, e ficou até razoável.
Então tentando resumir esse texto que não está tão pequeno assim,,,rs.rs.rs.,,,temos que ter um olho no peixe e outro no gato, temos que ter cada dia mais um crescendo em conhecimento, com membros tais como o Thiago Borges, os sumidos David Fernandes, Fernando Bersan, o eterno professor Walter Ulmmann, o Isinho, o Carlos e tantos outros que foram se acrescentando, como o pastor Water Pacheco, o Denilson, o William o Guga e tantos que aqui participam e dividem os seus conhecimentos e suas dúvidas.
 
Heriberto, só esqueceu de um dos principais colaboradores... você rapaz! rsrsr

Quanto a mim, só me sinto honrado em ter sido aceito como membro para aprender e depois dividir as experiência . Se não me engano, no final de 2009 eu comecei a montar um pequeno PA pra meu uso pessoal. Era um sonho que tinha desde a adolescência quando já tocava na igreja com caixas de 30 watts apenas para tudo! Era um sufoco!

Meu primeiro PA era triste de ruim! Fiquei desapontado com o rendimento das caixas que havia feito... foi aí que eu comecei a ver na internet se havia algum fórum e descobri o Audio List e o SaV. Meus amigos, fiquei deslumbrado com a riqueza de informações que tava acessando!

A parti daí eu vi onde tava errando e comecei a melhorar. Se eu fosse mostrar pra vocês como era com certeza muitos iriam sorrir demais, pois quando revejo as fotos isso acontece comigo rsrsr.

Alguns dos meus questionamentos foram respondidos pelos amigos e principalmente por Bersan que fiquei admirando-o desde então pela simplicidade, humildade e receptividade comigo.

Como disse Heriberto, o brasileiro trás no sangue o DNA de um DIY e eu sou um deles. E se não fosse, não teria o pouco que tenho hoje, pois a condição financeira ainda me impede de ter equipamento TOP. Mas um dia chego lá! Pra quem tinha uma mesa ciclotron, uma MP420 Staner , um crossover LL e um amplificador que mais parecia um fogão de duas bocas, já melhorei muito rsrsrsr.

Espero ter ajudado mais uma vez com minhas explicações nem tanto didáticas.
 
Sábias palavras meu conterrâneo Denilson, parabéns! Outro dia comentei sobre algumas respostas as dúvidas dos que aqui acorrem, realmente existem perguntas tolas, todos nós passamos por isso, senão aqui, em outros assuntos das nossas vidas, temos que ter paciência com quem quer aprender. Outra coisa, é a respeito de marcas, quando aparece um amigo dizendo que tem um equipamento: Ciclotron, behringer, etc, é um deus nos acuda, pelo amor de deus gente vamos respeitar as limitações financeiras do próximo. Que me perdoem! tá faltando mesmo é HUMILDADE.
 
Sérgio

Boa tarde, mas quanto a valores, aqui é onde tem as janelas, as vezes compramos produtos que achamos baratos e bons, mas na realidade não é bem assim.
Exemplo; mesas ciclotron, hoje voce encontra com preço muito próximos com produtos bons tais como yamaha e soundcraft, crossovers, os da beringela são razoáveis, mas tem da ciclotron que está próximo ao valor mas com durabilidade bem maior, entendeu o que estou falando? eu mesmo ia comprar um equalizador 31 bandas e estava pensando em morrer em um behringer, mas de repente descobri que a peavey tinha um melhor e na mesma faixa de preço.
Todos nós temos a tendência de não gostar de Behringer, mas o motivo é óbvio, é uma verdadeira loteria o produto ser bom, é tanto que existia um grupo no Orkut denominado de EU ODEIO BEHRINGER, mas dizem que com as novas aquisições de empresas de ponta, ela irá mudar. O primeiro passo foi a mesa X32, que dizem que é um excelente produto e veio para brigar em robustez contra qualquer uma. Estou torcendo, pois onde ela entra o produto cai o preço, embora as peças tambem, mas quem sabe agora não mude, as peças também tenham tomado robusterina. kkkkkkkkkkkk
 
Saudade do tempo em que me crucificavam quando eu dizia que uma CSM tinha o som melhor que uma Behringer... E viva o TGE!
 
Pastor Wagner e amigos

Vou dar um exemplo bem prático sobre ter condições ou não de comprar produtos de boa qualidade. Eu tenho hoje no meu pequeno PA uma mesa makie 32.4 VLZ. É boa? sim, todos dirão que é uma boa mesa analógica. Mas preciso comprar outra mesa pra colocar no palco mas me falta condições pra comprar outra boa mesa. Levando em consideração que na minha cidade as locações são poucas e ainda por cima com uma concorrência bem desleal... aparece um amigo que tem uma mesa behringer modelo SX 3282 num valor de aproximadamente 1200,00 (porque não precisa dela mais, desistiu da banda que tinha).

O que faria se tivesse no meu lugar? ficaria com a mesa ou descartaria?

Olhando para a questão qualidade, muitos diriam que eu tava querendo mais um casamento . Mas levando em consideração que dá pra trabalhar com ela no palco, to quase comprando!

Temos que ser verdadeiros nas nossas afirmações, mas temos que avaliar cada situação pois alguns poderiam se sentirem discriminados. No tópico "foto do seu rack" muitos não tem nem coragem de postar com vergonha dos seus equipamentos!

EU acho que é isso que precisa ser mudado. Temos que alertar sobre quais os melhores equipamentos, mas informando que mesmo sendo velho ou de marca mais fraca aquele tambem vai servir pelo menos enquanto as coisas melhorem para que se adquira os de qualidade melhor.

Portanto, vamos fazer as recomendações bíblicas : "examine-se o homem a si mesmo..." e tambem "um ao outro ajudou e a seu companheiro disse: esforça-te !"
 
é gente,acho que é por aí mesmo.com a correria do dia a dia a gente se estressa mesmo,quando vê uma pergunta que parece banal,sai do sério :evil:
sei muito bem disso porque trabalho em comércio e ouço "idiotices" de clientes todo dia :roll: .mas temos de manter a calma e o foco.
eu nem lembro quando foi que eu descobri o som ao vivo :oops: ,mas louvo a Deus pela ideia do site,que já me deu muita ajuda,muito embasamento técnico,melhorou o som da minha igreja e ainda vai melhorar mais,assim como eu espero humildemente contribuir para a melhora de alguém!!!! :D
 
Continuando no foco e ampliando um pouco.
Temos um hábito de falar olha a mesa yamaha MG é muito superior a ciclotron (CSM), Behringer,
vamos analizar corretamente,
Ciclotron, tem vazamentos, é resistente
Behringer não tem vazamentos, porém pastor Wagner não é robusta e é uma verdadeira loteria.
Yamaha não tem vazamentos, é robusta, o preço está no patamar e o timbre não é tão diferente a nenhuma delas. Quando eu comprei pensei comigo, ô meu vai ser uma mudança radical, e foi, o som ficou na mão, cheguei a uma altura nunca ouvida, mas quando comparei com o timbre da Behringer ouvi quase a mesma coisa, fiquei comigo com essa audição e acreditei que talvez fosse eu que estava enganado, mas depois em outro fórum vi que não eram poucos que compartilhavam da mesma opinião.
Portanto, nunca imaginei que ira usar por esses dias tantos portanto, contudo, todavia,,,,,kkkkkkkkk,,,,,no caso do Denilson o valor que ele está conseguindo realmente está bom e com esse valor ele não consegue nenhuma que dê o que a mesa vai dar a ele. Mas devemos ficar alerta, que mesmo assim devemos estar sempre com o foco em produtos melhores, pois embora apenas nós sabemos diferenciar na audição, mas o público sente quando estão em um ambiente com produtos de qualidade.
 
Ola Pessoal..

Gostei do tema, é bem direto ao ponto!
O SAV foi para mim o inicio de tudo o que fiz quando estava á frente de um sistema (na igreja), fiz varias perguntas como qualquer outro iniciante, sempre obtive as resposta bem claras, e muita ajuda por parte de quem me instruía aqui no fórum.

Não só hoje, mas a pelo menos uns 2 anos para cá, percebi a mudança, em muitas respostas por parte dos usuários, principalmente no linguajar que saiu do Educado e passou ao Arrogante.

O foco..? esse ainda é o objetivo desse fórum, ajudar aos que procuram por informação, seja ela básica ou mais complexa.

Espero, eu, que os usuários desse fórum, se portem de maneira a serem mais comprometidos em ajudar, se não sabem responder, então não opinem, isso já seria de grande ajuda, para evitar conversas desnecessárias. Aos que sabem opinar, contribuam de maneira mais agradável, respondendo o necessário, sem complicação, pois a maioria não tem nenhuma informação inicial sobre o assunto.

No caso da maioria das perguntas que se fazer, já terem sido respondida em outros tópicos, aconselho aos colegas, simplesmente direcionar o assunto ao referido local, de maneira agradável, sem intermédios ou discussões, e informando o porque do direcionamento.

O SAV, cresceu, cresceu sim e se tornou um ponto de referencia a muitas pessoas e empresas que procuram respostas sobre SOM.

Da minha parte, estarei sempre contribuindo, no que for útil ao SAV.

[].
 
Bom, Leonardo gostei a posição, bem no foco como todas as colocações que foram postas aqui.
Tenho uma sugestão, para os que se sentem que já falaram tanto no assunto como diria o saudoso Edu, mais batido que carro de bêbado..kkkkkk, fa se çam o seguinte criem uma pasta e colem os links com as respostas separadas por tópicos que mais perguntam. Com isso seremos mais educados e as pessoas não terão mais motivo para ficarem constrangidos., inclusive já tem alguns aqui que faz isso.
Gente nós hoje somos e eu digo somos, pois todos estão inclusos, um fórum que está em um vácuo enorme no mundo do áudio, anteriormente tinha a audiolist que embora fosse mais direcionada técnicos profissionais, mesmo assim tinha uma abertura para membros iniciantes e vi vários, mas a lista não existe mais, morreu bem antes do falecimento do Edu, como ele estava doente o forum começou a ser invadido por outras necessidades tais como home e som automotivo e como ele centralizava tudo, foi definhando a lista, portanto ficou o nosso forum que inicialmente era voltado mais para som de igrejas, e quase todos iniciantes, e com o tempo foi se desenvolvendo e hoje é som para uso interno, externo e profissional, igrejas que mudaram seus equipos para centenas de milhares e outras nem tanto, com os operadores/gerenciadores dando seus pulos e ponto em prática, práticas adquiridas aqui.
Ou seja, hoje somos desde o mais simples som até o som dos sonhos que diga Ingo com as mesas que opera na Record.
 
Denilson,

Parabéns pelo tópico!!
Ele será uma bela semente que crescerá e dará bons frutos para a obra de Deus!
Não vou ficar me estendendo, pois acho que cada um deve ler e se auto avaliar e entender que devemos mudar a nossa postura!!

Que a Paz esteja com todos nós.
 
O fórum hoje tem um certo nível de maturidade, e existem alguns assuntos que já foram debatidos exaustivamente. No entanto, a falta de entendimento de quem chega e a falta de conhecimento de como se virar (brasileiro não sabe usar internet), fazem com que essas mesmas perguntas sejam feitas sempre de novo. Acredito que esse seja o desafio para o fórum: como atender a essas pessoas, sem responder tudo de novo (isso só cansa os usuários antigos) e sem parecer arrogante (isso inibe o propósito de ensinar). De preferência também a pessoa aprenderia a usar o fórum de maneira melhor (busca). Confesso que não sei qual a melhor maneira de agir.

Dizer "use a busca" não resolve, já que muita gente não sabe usar nem o Google, quanto mais a busca do fórum. Sem falar que não estão preparados para esse tipo de resposta, achando arrogante quem escreve. Fazer uma busca e colocar os links para os tópicos talvez seja um meio-termo interessante, mas isso também faz com que a pessoa deixe de procurar por si mesma.
 
Voltemos ao foco, isso sim é primordial. Aqui foi onde eu comecei a estudar sobre áudio. Comecei aqui e não fazia ideia do que é um XLR. Aqui recebi um norte e aprendi MUITO do que sei. O que sei ainda não é muito, mas a cada dia procuro aprender mais...

Meu amor pelo áudio vem daqui. Aqui meu dom foi lapidado. Hoje pela graça de Deus, aos 19 anos, já tenho uma certa experiência que muitos mais velhos não tem. Já ajudei muitas igrejas na parte do som, fui responsável um bom tempo pelo som da minha igreja... Já gravei um Documentário, um DVD, e até um longa-metragem que ano que vem estréia no cinema. Atualmente sou operador de áudio, da Tv Brasil, funcionário público federal.

Nada do que disse aqui é pra me engrandecer, me fazer superior... Claro que não! Mas é pra dizer o quanto estou agradecido por este fórum. Pra ver o quanto evoluí até aqui. E espero que muitos como eu ainda entrem e evoluam. Que todos que entrem aqui sejam tão bem recebidos como eu, e voltem sempre pra ajudar.

Que Deus ajude a todos que contribuem aqui no fórum. E que o prazer de ajudar jamais venha ser extinto!
 
Back
Topo