[Ajuda] Som para festas

xxnsra

Member
Boa tarde, galera. Tudo bem?

Hoje é meu primeiro post aqui no fórum, que por acaso achei muito interessante. Já li vários tópicos antes de criar este, mas não consegui obter as informações que eu queria.

Eu sou um leigo quando se trata de sons. Burro mesmo! Entendo quase nada. Mas independente disso, faço muitas festas e viagens (alugo casas de verão) com os amigos, e isto requer um som bom.

Eu sempre tive um Mini System da Panasonic de 750W RMS (não precisam me crucificar. Eu sei que é dinheiro jogado fora nesses mini system porcarias, que enganam e muito nas suas informações. Mas na época eu não sabia.), e agora, já que ele morreu de vez, resolvi me informar mais antes de fazer uma nova aquisição. Mas continuo completamente perdido, tirando a parte de saber que não vale a pena ficar comprando mini system.

Assumindo que eu não queira gastar mais de R$ 2.000,00 (já tenho ideia que isto é muito pouco para conseguir qualidade), e faço festas em geral em espaços abertos para uma média de 50 pessoas, o que eu poderia montar com esse dinheiro?

As festas não são com banda nem nada. A única coisa que eu faço é conectar um ipod/celular e deixar tocando músicas (eletrônicas, hip hop, funk e sertanejo).

Tanto caixa ativa como passiva eu ainda vou precisar comprar +1 componente, correto? Mas um amplificador, necessário na passiva, são em gerais muito caros, então é melhor eu pegar uma ativa com uma mesa porcaria? (Posso estar falando muita merda, me corrijam por favor)

Enfim, estou aceitando QUALQUER sugestão. Serio mesmo.

Cheguei a ver umas caixas ativas como RCF 310-A e SPM 1220-A, mas com esse dinheiro eu só iria conseguir comprar 1 caixa, e não o par. Mas aí fico com medo de não conseguir grave o suficiente para as festas.

Um abraço e obrigado pelo tempo de vocês.

Obs: Tentem não usar muitos termos técnicos. Lendo o fórum aqui eu muitas vezes não conseguia entender o que as pessoas estavam querendo dizer.
 
Entendo seu desconhecimento. Pros termos técnicos, há um dicionário fácil aqui no site: Ele fica ali em cima, canto superior direito. Pode também ser acessado pelo link <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/dicionario.php">http://www.somaovivo.mus.br/dicionario.php</a><!-- m -->
Não tenha medo de usá-lo, informação sempre é bem vinda :D

Vamos por partes:

Eu sou um leigo quando se trata de sons. Burro mesmo! Entendo quase nada. Mas independente disso, faço muitas festas e viagens (alugo casas de verão) com os amigos, e isto requer um som bom.

Eu sempre tive um Mini System da Panasonic de 750W RMS (não precisam me crucificar. Eu sei que é dinheiro jogado fora nesses mini system porcarias, que enganam e muito nas suas informações. Mas na época eu não sabia.), e agora, já que ele morreu de vez, resolvi me informar mais antes de fazer uma nova aquisição. Mas continuo completamente perdido, tirando a parte de saber que não vale a pena ficar comprando mini system.
Belíssima oportunidade pra aprender ;) Se informar sempre é bom.

Assumindo que eu não queira gastar mais de R$ 2.000,00 (já tenho ideia que isto é muito pouco para conseguir qualidade), e faço festas em geral em espaços abertos para uma média de 50 pessoas, o que eu poderia montar com esse dinheiro?
Sendo bem direto? Pouca coisa, quase nada.
A StudioR Sky Sound 400(a menina pequenina da StudioR) eu achei na internet com um preço dentro do seu orçamento. Ela tem 121dB de SPL máximo, poderia dizer que ela é bem barulhenta. Pra 50 pessoas diria que atende bem. Obviamente, por possuir apenas um falante de 8", talvez atenda como não atenda sua necessidade em graves. (Comparando com um mini system, diria que supera, mas... rs)
Se puder ouví-la em alguma loja, será a melhor coisa que farás. Não apenas a StudioR, tire um dia pra ouvir algumas caixas e ver se elas podem te atender. Nem sempre um par é necessário. Como os ambientes são pequenos e são poucas pessoas, diria que um par é meio que perfumaria.

As festas não são com banda nem nada. A única coisa que eu faço é conectar um ipod/celular e deixar tocando músicas (eletrônicas, hip hop, funk e sertanejo).

Tanto caixa ativa como passiva eu ainda vou precisar comprar +1 componente, correto? Mas um amplificador, necessário na passiva, são em gerais muito caros, então é melhor eu pegar uma ativa com uma mesa porcaria? (Posso estar falando muita merda, me corrijam por favor)
Procure uma caixa ativa, pro seu caso é mais simples do que um sistema passivo.
Diria que ligando direto o celular em uma caixa ativa funcionaria bem, mas a chance de gerar problemas é imensa. Uma opção interessante seria uma mini mesa de som, algo como 2~4 canais. Assim, você pode ligar o celular e de brinde tem um controle muito mais preciso do som do que se ligasse diretamente. Um exemplo é a (não me matem!) Behringer XENYX 502. Não se esqueça de montar e preparar cabos adequados, além de SEMPRE carregar consigo cabos extras. Tem muita gente que mete todo tipo de gambiarra pra fazer celulares funcionarem com caixas profissionais e depois reclamam que a caixa queimou.

Agora a(s) grande(s) questão(ões): O que você entende por "grave o suficiente"? Sendo uma festa, você quer som pra ficar ambiente ou pra virar balada?

Vale lembrar que estamos falando de equipamentos profissionais e não caseiros. São feitos pra soarem alto, forte, com SPL e com resistência.
 
Sonikado disse:
Entendo seu desconhecimento. Pros termos técnicos, há um dicionário fácil aqui no site: Ele fica ali em cima, canto superior direito. Pode também ser acessado pelo link <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/dicionario.php">http://www.somaovivo.mus.br/dicionario.php</a><!-- m -->
Não tenha medo de usá-lo, informação sempre é bem vinda :D

Nossa, que mão na roda! Obrigado mesmo, foi de grande valia!

Sonikado disse:
A StudioR Sky Sound 400(a menina pequenina da StudioR) eu achei na internet com um preço dentro do seu orçamento. Ela tem 121dB de SPL máximo, poderia dizer que ela é bem barulhenta. Pra 50 pessoas diria que atende bem. Obviamente, por possuir apenas um falante de 8", talvez atenda como não atenda sua necessidade em graves. (Comparando com um mini system, diria que supera, mas... rs)
Se puder ouví-la em alguma loja, será a melhor coisa que farás. Não apenas a StudioR, tire um dia pra ouvir algumas caixas e ver se elas podem te atender. Nem sempre um par é necessário. Como os ambientes são pequenos e são poucas pessoas, diria que um par é meio que perfumaria.

Dei uma olhada nessa StudioR Sky Sound 400 e achei interessante devido ao tamanho e peso (eu transporto muito). Mas pelo preço dela (achei por R$ 1.565,00 à vista) não seria melhor eu pegar uma RCF ART 310-A? Visto que possui um woofer de 10", contra 8" da Sky Sound. Além do que o SPL máximo é de 127db. Ou até uma SPM1202 da Selenium, com woofer de 12".


Sonikado disse:
Procure uma caixa ativa, pro seu caso é mais simples do que um sistema passivo.
Diria que ligando direto o celular em uma caixa ativa funcionaria bem, mas a chance de gerar problemas é imensa. Uma opção interessante seria uma mini mesa de som, algo como 2~4 canais. Assim, você pode ligar o celular e de brinde tem um controle muito mais preciso do som do que se ligasse diretamente. Um exemplo é a (não me matem!) Behringer XENYX 502. Não se esqueça de montar e preparar cabos adequados, além de SEMPRE carregar consigo cabos extras. Tem muita gente que mete todo tipo de gambiarra pra fazer celulares funcionarem com caixas profissionais e depois reclamam que a caixa queimou.

Anotado! Gostei do preço da mesa, que tem por volta de R$220,00, então caberia facilmente no orçamento!

Sonikado disse:
Agora a(s) grande(s) questão(ões): O que você entende por "grave o suficiente"? Sendo uma festa, você quer som pra ficar ambiente ou pra virar balada?

Estilo balada seria necessário! Meu som antigo ficava no máximo 60% do tempo.

Caso não tenha opção que de conta disso com esse meu orçamento de R$ 2.000,00, posso pensar em ampliar até R$ 3.000,00, mas ai precisaria de mais tempo para comprar.

Muito obrigado pela sua ajuda, Sonikado.
 
minha opinião...

Como o som fica 60% do tempo ligado, seria bom um caixa que suporte bem esse movimento. aconselho "uma" caixa com falante de 12" ou 15" porque esta te dará um bom grave e fará a cobertura necessária pra o público ouvinte.

Esta já vem equipada com entrada pra pendrive, cartão de memória e tem um som razoável e até rádio FM tem. Tambem tem potência necessária para o que quer.

http://www.rssomeluz.com.br/ecommer...Bi-Amplificada-Processada-Nash1244-Nashville-


Olhe mais detalhes no site da empresa:

http://www.nashvilleaudio.com.br/


Existem outras marcas importadas como os mesmos acessórios, mas não tão confiáveis como esta nacional.

Boa sorte na escolha.
 
Essa Nashville, SPM1202 da Selenium e RCF 310-A estão nas mesmas faixas de preços. Vocês tem alguma dica de por qual eu deveria optar, sabendo já da minha necessidade? Todas essa 3 vão necessitar uma mesa, correto? Essa mesa Behringer XENYX 502 é compatível com todas?
 
Sandro_Alves disse:
Acho que tudo depende do que ele julga como "graves satisfatorios"
Ainda mais se tratando de som mecanico, hip hop, funk, etc estilo balada e ainda em ambiente aberto.
Acho que ele sentirá falta de graves se não usar pelo menos 1 SUBs.
Aí vai começar querer leite de pedra com as ativas 12 + ti, e se não for caixa processadas com as devidas proteções, vai ter problemas.

Como um sistema ativo: alta + sub vai estourar o orçamento dele.
Eu arriscaria um "PA pirulito" tudo passivo. tudo facão como dizem.
1 SUB 18 meia SB + 1 alta 12 +TI com divisor passivo. 1000,00
1 NA6600 + 1 crossover analogico barato. 2000,00
1 canal para o SUB e o outro canal para a alta.

Não vai ter "aquela qualidade" de uma ativa boa.
Não vai ser tao facil de transportar.
Exige um conhecimento maior para regular o crossover. (porem se faz uma unica vez)
Mas garanto que não vai faltar sub grave nas festinhas.

Primeiramente, obrigado pela ajuda.

O que seria "12 +TI"? Não sei o que é TI. E o que seria "se não for caixa processadas com as devidas proteções"? Desculpa pela ignorância.

Agora, como eu sou bem leigo, talvez seja melhor eu ir de 1 caixa ativa mesmo. Pego a melhor opção possível dentro do meu orçamento, ai se o grave não for o suficiente para mim, no futuro eu compro um sub. Não é uma boa? (Obs: Com essas caixas, o agudo provavelmente vai ser o suficiente?)

Se eu quiser isso no futuro eu tenho que comprar um sub ativo ou passivo? Aí é só conectar tanto a caixa ativa como o sub direto na mesa?
 
xxnsra disse:
Essa Nashville, SPM1202 da Selenium e RCF 310-A estão nas mesmas faixas de preços. Vocês tem alguma dica de por qual eu deveria optar, sabendo já da minha necessidade? Todas essa 3 vão necessitar uma mesa, correto? Essa mesa Behringer XENYX 502 é compatível com todas?
Essa Nashville é uma caixa pronta, vc pode plugar um pen drive nela e ela vai começar a tocar as músicas. Diria que a mesa de som é dispensável neste caso.

Não existe muito essa de "compatibilidade", visto que estamos tratando de sinais de áudio. De forma resumida: sim, todas essas caixas ativas funcionarão corretamente com essa Behringer.

Detalhe: Eu conheço o som da SPM1502A, usávamos como PA no antigo salão da minha igreja (hoje essas SPM são usadas como retorno). Já cheguei a tocar contrabaixo em linha com ela. Não é perfeito como um sub, mas tem uma resposta audível nos graves e gera um bom SPL. Vale lembrar que essa Selenium é a única das caixas citadas que não tem proteção nenhuma exceto o básico do básico. E os drivers dela queimam com relativa facilidade depois que o led de clip começa a acender(com piscadas esporádicas conseguimos destruir o driver de nossas 2 caixas :D), mas é algo previsível.
 
Eu fiz um comparativo para me ajudar a pensar, e chegar a uma conclusão.

comparativo2.png


Observação: Os valores da SPM estão em vermelho porque são valores referentes à ATIVA + PASSIVA.

Conclusões que eu tirei, mas seria bom escutar de outros:

- A RCF 310-A e SKY 400 são muito leves e pequenas, então é uma ótima escolha pensando no transporte. Porém, a faixa de frequência da RCF é maior comparado à SKY 400, o woofer tem mais potência e tamanho. O único pró da SKY 400 relevante é o preço e o driver (90 watts contra 50 da RCF)
- Os tamanhos e pesos das outras são muito maiores, onde essa diferença parece compensar só na SKY 600, pois chega a 131dB de SPL (não contei a SPM1502 porque não sei o SPL dela sozinha).
- Studio R e Nashville entregam mais agudo.
- Nashville é cara, grande, pesada, mas não parece entregar muito som.

Enfim, estou pensando em ir de RCF 310. A SPM 1202 parece uma boa escolha por causa do preço e ter um woofer de 12" (contra 10" da rcf 310), mas ela é muito grande e pesada, fora que deve entregar menos som do que a RCF.
Além disso, o comentário do Sonikado ajuda a desempatar:

Sonikado disse:
Vale lembrar que essa Selenium é a única das caixas citadas que não tem proteção nenhuma exceto o básico do básico. E os drivers dela queimam com relativa facilidade depois que o led de clip começa a acender(com piscadas esporádicas conseguimos destruir o driver de nossas 2 caixas :D), mas é algo previsível.

Agora eu só não entendi como a Sky 400 e 600 têm a mesma potência RMS mas entregam SPL diferentes. Tudo bem que o woofer é de 12" contra 8", mas eu pensava que isso não interessava se a potência for a mesma.

Resumindo:
- Compro RCF 310-A mais uma mesa barata;
- O driver de 50 watts vai ser o suficiente? Acredito que sim.
- O woofer de 10" e 300 watts vai ser o suficiente? Talvez não.

Aí, caso isso não me satisfaça, posso comprar depois +1 RCF 310-A ativa, no futuro.

Sugestões são bem-vindas
 
Alguém poderia me dizer como funciona a diferença de SPL? Por exemplo, se duas forem de mesmo tamanho, mas uma tem SPL contínuo de 130 e a outra de 129 (medidos no mesmo tipo), essa diferença de 1 é significativa ou quase não dá para perceber?
 
Tudo bem que o woofer é de 12" contra 8", mas eu pensava que isso não interessava se a potência for a mesma.
Potência (W) não é o único fator a influenciar no som. Não que não seja importante, mas passa longe de ser o único fator e não é algo determinante. (exceto caso seja uma comparação com valores estupidamente diferentes, tipo 2 W e 10.500 W)

A construção da caixa, o modelo dos falantes/drivers, o processamento e tudo o mais formam uma infinidade de variáveis que alteram(e bastante) o resultado que você ouve.

Alguém poderia me dizer como funciona a diferença de SPL? Por exemplo, se duas forem de mesmo tamanho, mas uma tem SPL contínuo de 130 e a outra de 129 (medidos no mesmo tipo), essa diferença de 1 é significativa ou quase não dá para perceber?
1dB é quase imperceptível. Dá pra perceber, mas se estiver distraído nem dá pra notar.
O deciBel é uma escala logarítma, seguindo regras diferentes. Pra ajudar, algumas regrinhas básicas(são valores aproximados, mas é suficiente pra entender):
3dB = Dobro de SPL. Pode ser conseguido, por exemplo, dobrando a potência. (Exemplo: 120dB com 300W -> 123dB com 600W). É uma diferença facilmente perceptível aos ouvidos.
10dB = Dobro de SPL para nossos ouvidos. Em termos de potência, significa 10x mais. (Exemplo: 120dB com 300W -> 130dB com 3000W). É uma mudança bem óbvia aos ouvidos.

Espero não ter ficado técnico demais.
 
Acho que aquele quadro que você fez tem muita informação errada...

Por exemplo:

Não se acha mais Art 300a para comprar e aim Art 310a Mklll, que são bem diferentes, seria 400w e não 350w...

As spm nunca terão 400w rms e sim 200rms tanto a 12" como a as de 15", outro erro no quadro seria o preço, vc colocou que a de 15" é mais barato que as de 12"... e por fim a Art esta custando bem mais barato cerca de 1890, 00 na cborges.

Um abraço.
 
Olá wleoguitar, tudo bem?

wleoguitar disse:
Não se acha mais Art 300a para comprar e aim Art 310a Mklll, que são bem diferentes, seria 400w e não 350w...

Eu coloquei os dados da Art 310-A, não dá Art 310-A MKIII.
Eu vi uns lugares onde a venda é a da de 350w mesmo, mas foi bom você ter me dado um toque. Se eu comprar RCF mesmo, vou procurar a MKIII e ver a diferença de preço. (Ainda estou cogitando abrir mão da grana e pegar uma HD-12 ou RCF 712-A MK II)

wleoguitar disse:
As spm nunca terão 400w rms e sim 200rms tanto a 12" como a as de 15", outro erro no quadro seria o preço, vc colocou que a de 15" é mais barato que as de 12"

Fonte de dados que eu usei para a SPM 1202 -> <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.multisom.com.br/caixa-acustica-selenium-ativa-spm-1202a-300w-100w-400.html">http://www.multisom.com.br/caixa-acusti ... w-400.html</a><!-- m --> (Diz 400w RMS e R$ 1.700,00)

Fontes de dados que eu usei para a SPM 1502 -> <!-- m --><a class="postlink" href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508302037-caixa-selenium-mod-spm-1502a-ativa-_JM">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -ativa-_JM</a><!-- m --> (Diz 400w RMS e R$ 1.450,00)

Logo, sobre o watts, eu acredito que você esteja errado (estou no trabalho e não estou com muito tempo para procurar no site do fabricante, pra confirmar)
Já sobre o preço, admito que errei devido a comparação ter sido de fontes diferentes e ainda mais (só percebi agora) peguei um anúncio no mercado livre de uma caixa usada, e não nova.

wleoguitar disse:
e por fim a Art esta custando bem mais barato cerca de 1890, 00 na cborges.

Na minha tabela, o preço foi cotado em um anúncio no Mercado Livre, de uma caixa nova, lacrada na caixa.

Ontem mesmo eu já tinha mandado um email pra cborges cotando o preço das RCF que eles possuem, mas ainda não recebi o retorno. Espero que lá seja mais barato mesmo, porque ai é melhor pra mim :D
 
Samuel Monteiro disse:
Xxnsra há outro equívoco em sua tabela: o SPL de pico da Nash1244 é 126,5 dB e não apenas 100 dB.

Minha fonte foi da própria fabricante, no site <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nashvilleaudio.com.br/">http://www.nashvilleaudio.com.br/</a><!-- m -->

Na aba produtos, você vai encontrar a caixa lá e as especificações.

Lá diz: "Ruído 105 dBA @ max."

O 100dB que eu escrevi foi erro de digitação mesmo, porque o que eu tinha visto foi 0 105.
 
Samuel Monteiro disse:
Mas ruído é uma coisa, SPL de pico é outra. A sua tabela lista SPL e não ruído. E o SPL de pico da Nash1244 é 126,5dB.

Eu pensei que fosse a mesma coisa porque não achei a palavra "SPL" no site.

Peço desculpas pela minha ignorância no assunto.

Este foi então realmente um erro na tabela.
 
A SPM ta mais barata nesse site :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa-selenium-spm1202-1482.aspx/p">http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa- ... 482.aspx/p</a><!-- m -->
 
wleoguitar disse:
A SPM ta mais barata nesse site :

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa-selenium-spm1202-1482.aspx/p">http://www.ninjasom.com.br/caixa-ativa- ... 482.aspx/p</a><!-- m -->

Preço bem chamativo!

Mas não consegui descobrir ainda o SPL dela sozinha. Não sei se essa caixa vai dar a porrada que eu quero.
 
Back
Topo