COMO DEVO LIGAR MEUS DRIVERS

robsonrlsp

New Member
TENHO 2 DRIVERS SD145 SNAKE, e dois selenium d220ti faço corte no crossover cx3400 em 3 khz
uso amplificador machine wvox800 ligo 2 em cada canal, a ligação está correta amigos?obg.
 
robsonrlsp disse:
TENHO 2 DRIVERS SD145 SNAKE, e dois selenium d220ti faço corte no crossover cx3400 em 3 khz
uso amplificador machine wvox800 ligo 2 em cada canal, a ligação está correta amigos?obg.

O corte pra esses drives dá pra fazerem 2khz tranquilamente.
 
o corte inferior do driver vai depender do falante que voce tiver.
Caso seja um falante de 8 ou 10" pode fazer um corte acima dos 2 k, mas acredito que pouquissimos falantes tem um corte legal acima dos 2,5 khz,, e um falante de 12 quase certo não ter condições nesse corte.
 
Bom dia Robson,
A ligação está ok, quanto ao corte, é interessante vc verificar a "faixa" das frequências que cada drive trabalha:
Snake: Resposta em frequência 800Hz a 18KHz
Selenium: Resposta em frequência 1KHz a 21KHz
Isso pode gerar uma pequena diferença na qualidade de som, já que os drives da Selenium abrangem faixas mais altas. Logo, se vc colocar os drives (snake e selenium) separados, pode ficar perceptível essa diferença. "Eu" colocaria mesclado (1 snake+1 selenium).
Acho que o corte em 3K é um pouco alto, eu colocaria pelo menos em 2K.
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Sandro_Alves disse:
A ligação driver = amplificador está correta.
Porém acho 3 khz muito alto. Dá para aproveitar melhor esses drivers.
Olha no manual do fabricante, que lá tem a frequencia de corte recomendada.

O corte recomendado pelos fabricantes geralmente é com xover passivo, se você aplicar a potência recomendada com xover ativo usando o mesmo corte de frequência pode queimar o driver...

Geralmente se corta drivers em 1.8Khz ou 2Khz dependendo do falante de médios e usando sempre um limiter para evitar queimas.
Vale a pena dar uma estudada boa nos artigos aqui mesmo no SAV sobre "Corte de frequências em drivers"...

Isso é verdade. Mas no caso dele, o amplificador só tem 300 watts RMS o que ficará 75 watts para cada. Por isso recomendei corte de 2KHz.
 
MAS AINDA CONTINUO MEIO NA DUVIDA EU USO FALANTES DE MÉDIO DA MARCA SNAKE ESV620W
400 WATS RMS CADA, 2 SUBS UNIGAUSS 600 WATS RMS CADA, QUAL SERIA O CORTE IDEAL PARA OS DRIVERS SD145 JÁ QUE O FABRICANTE
RECOMENDA O CORTE EM 2,8KHZ
 
Caro Robson, vamos por partes:
Primeiramente por regra de etiqueta utilizada em qualquer fórum, independente da categoria, não se usa escrever somente em letras maiúsculas, da-se entender que esta gritando! Ok??
Vamos la a sua duvida eu vou tentar ajudar mas os demais colegas que são mais conhecedores poderão me corrigir e/ou complementar se me equivocar em algo.
Aqui na Igreja possuo sub Unigauss e realizo o corte deles em 100hz, nas minhas top inicio em 100hz para cima, pois elas trabalham em full-range, mas dentro delas tenho divisores NENIS que iniciam o corte dos drivers em 1k9, eu recomendaria voce a trabalhar nesta faixa de frequência, pois a própria Snake informa um corte mínimo em 1.25k, com todo respeito, não sei se os colegas irão concordar, eu dispensaria os SD145 e deixaria apenas os D220TI, pois utilizo aqui e dão conta do recado.
Então ficaria:
Sub Unigauss - corte entre 100hz até 160hz
Woffer Snake - corte iniciando entre 100hz ou 160hz e terminando em 1k9hz ou 2khz
Driver Selenium D220TI - corte iniciando entre 1k9hz e 2khz.

Só não esqueça de atenuar os drivers em aproximadamente 12dbs pois os woffers Snake tem 97dbs de sensibilidade e os drivers Selenium tem 109dbs, os SD145 tem sensibilidade maior ainda - 110dbs
 
Cortar em 12dB é muito alto, no máximo 6 dB, pelos dados que foram passados o falante snake atinge 123 dB e o Selenium embora fale em 109, mas caso veja o gráfico notará que a partir de um corte 2 KHz dá uma média de 110dB, Quanto ao Snake eu não me arriscaria, pois além de recomendar um corte alto 2,8, além disso informa que o divisor é um de 3ª ordem, me passa a impressão que se usar um divisor de 12 dB (2ª ordem) deverá a potência ser de 50 Watts rms ou menos ainda, então se usar com essas informações que repassei agora a atenuação deveria ser em torno de 3 dB pois o driver atingirá 126 dB
 
não Robson,
ª
os divisores passivos de boa qualidade são a partir de 12dB, 2ª ordem, mas também existe de 3ª e 4ª ordem, respectivamente 18 e 24dB.
apenas um exemplo: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eam.com.br/loja/index.php?xvar=material_individual&xid_mat_ind=160&xid_vin_ind=428">http://www.eam.com.br/loja/index.php?xv ... in_ind=428</a><!-- m -->
Mas se já tem um ativo, não tem necessidade de um passivo.
 
A Nenis confecciona fantásticos divisores, uso aqui, mas a EAM trabalha com divisores processados que dizem serem fantásticos(não utilizo, mas muitos recomendam).
Só para desmistificar a lenda que não se usa divisor passivo e ativos juntos, aqui no campo trabalho com os dois simultaneamente, mas!!! uso da seguinte forma:
CX2310(Behringer) trabalho com dois canais monos onde faço o corte entre o sub e minhas full-range, onde informo onde o sub termina e onde começa minhas full-range, somente nestes casos creio que utilize os divisores passivos e os ativos(crossover) simultaneamente.
 
Back
Topo