Ajuda na escolha do novo projeto!

Prezados,
Peço a ajuda de vocês em me orientar sobre a definição de um novo sistema (reformulação e upgrade)
Hoje eu faço pequenos eventos com algumas bandas e chegou a hora de dar um upgrade/reformulação.
Bom,o que tenho hoje?
- 4 caixas ativas de 400W produzidas artesanalmente,tem boa sonoridade,ao meu modo de ver até eu testa-las com uma banda de verdade.Pra som mecânico são boas.Ah são 15"+TI,tudo Oversound;
- 2 sub de 600W,band pass de 18" também da Oversound.

Quais meus problemas?

- As caixas me soavam bem até ontem,não existe nenhum parâmetro,proteção,nada nestes amplificadores,aguentam a pancada,mas faço voo cego com elas;
- Meu carro é pequeno um 206 hatc.Os caras que fazem frete querem ganhar mais que você e apenas no horário comercial.Levo tudo no meu mesmo;
- Preciso de qualidade e performance aliada a boa relação custo vs. benefício (e quem não quer né?)

O que pensei?
- Retirar estes amplificadores e tornar estas caixas passivas e alimenta-las com um amplificador de 3200W para as 4 caixas.Consideramos que temos 1600W de "altas";
- Adquir amplificadores de 1U,pois tenho uma case de 6U onde utilizo 2 HA4700,para não ter mais uma case e otimizando espaço e custo também.Neste caso 2 amps para as "altas";
- Marca de 1U com esta potência foi os amps da ThunderLightr aqui do RJ,ai preço de quase R$3000,00 o de de 3200W para os médios e R$1350,00 o de 1000W para os TI,fora um processador.

Ao estudar uma solução de economia de espaço me deparei com a caixa da ATTACK,a VRD112A,achei interessante por ter lido no manual dela que toca 950W,que não sei se é verdade.
Mas na questão de espaço achei uma boa ideia,2 caixas desta 1900W de voz achei legal e me permitindo dar uma expandida.Ah,detalhe que quero utiliza-las em pedestais,chegam a 2 unidades por lado a um preço médio de R$3200,00 cada uma.
Ai eu te pergunto...Quesito qualidade esta caixa da ATTACK seria melhor que a receita de ThunderLight com Oversound?
Único inconveniente que vi da ATTACK é que ela não é biamplificada,estou certo?Como vou processar o sinal dela direitinho??
Ah,poderia pegar estes amplificadores que hoje utilizo para dobrar o número de subgraves para quebrar o galho e depois mandar algum sub bacana!!

Valeu galera!
 
Entra em contato com o suporte tecnico da attack, eles são bem atenciosos e podem orientar voce nas suas dúvidas. Abraços.
 
Você está no caminho certo tenho certeza que os mais entendidos daqui vão te dizer pra ir de caixas prontas e ativas, pode ser Attack, Selenium, Studio R, RCF e por ai vai, depende do bolso e do gosto. Nós aqui na igreja usamos duas StudioR Sky 600 e dão conta do recado com banda muito bem.
 
Olá Fernando, bom dia!
Primeiramente a potencia do VRD112A é de 690W conforme consta no site do fabricante.
http://www.attack.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=174&Itemid=219

A do modelo VRV112A que são 950W.
http://www.attack.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84&Itemid=84&lang=pt

Bem, como disse nosso amigo Rodrigo, vai muito da questão do gosto e do "bolso". Vc investindo R$3.200,00 em cada caixa dessa (VRV112 de 950w), serão R$12.800,00 para as 4 caixas.
Caso tenha esse recurso, ok! Mas por outro lado, com esse investimento, vc montaria um bom equipamento passivo, atualmente temos amplificadores de classe D que ocupam de 1 a 2U no rack. E com altas potências.

Eu também fiz um upgrade no grave do meu som, e pesquisei muito, qdo me deparava com as caixas ativas, me apaixonava pelo desing, desempenho, mas o preço, me deixava um pouco assustado.
Comecei a pesquisar e acabei adquirindo os subs de 18" e achei um profissional aqui no RJ que fabrica essas caixas tipo "ativas" e comprei os acessórios (alças, pés, cantoneiras, speakon). Resumindo, tive uma economia de quase 40%.

Se eu fosse vc, montaria (http://www.bomnegocio.com/rio_de_ja...eia_sb_e_outros_modelos_fabrika_20149591.htm?) essas caixas array tranquilamente. Como vc mencionou o problema de transporte, vc poderia utilizar falantes de 12" com maior potencia e continuaria com as TI. Sem contar que vc pode vender suas caixas atuais para ajudar na aquisição das novas.
 
Desculpe Bruno pela informação errada,você está certo,é a VRV mesmo!
Iria adquirir 2 unidades por hora...Assim que desse iria colocar mais uma de cada lado.
Esta é a dúvida mesmo,o que seria melhor,um sistema passivo daria pra expandir bastante o sistema e o ativo,mais prático,porém mais caro...
Mas de qualquer forma fico grato com sua atenção!

Abcs!
 
Então Fernando,
Tudo é uma questão de investimento, e claro o seu retorno. No meu caso, como o upgrade foi para uso pessoal, acabei fazendo passivas mesmo e ainda lhe digo mais, montei um sistema com módulo automotivo para empurrar os tornados de 18". Ficou "muito" mais em conta do que comprar uma PA da Thunder.
Se vc faz muitos eventos, é sentar com a calculardora e verificar com quanto tempo vc terá retorno :)
 
Olá Sandro, bom saber que tem mais um de Barra Mansa por aqui... :)
Vamos lá, ao pesquisar um amplificador para meus subs achei de tudo (até abrir um tópico Inuke 6000 para tornados). A primeira intenção era adquirir um Inuke 6000 DSP, mas fui perdendo o encanto com os comentários negativos desse amplificador (desarma por temperatura, não tem toda essa potencia informada, etc), tanto nos fóruns quanto dos técnicos (fui na Rua do Líbano no Centro do RJ). Enfim, desisti de comprá-lo, e ao pesquisar outros candidatos, o valor girava em torno de R$4.000,00 em média (sem contar com os Crown e Studio R que giram entorno de R$ 6.000,00). Como o meu som é para uso pessoal, logo, não havia necessidade de ter um investimento tão alto. Como tenho uma certa experiência em som automotivo, surgiu a ideia de montar um conjunto para uso doméstico, dei uma pesquisada e percebi que muitos tiveram a mesma ideia e até mesmo os carros estão usando a rede elétrica convencional para alimentar os paredões de som.

Minha configuração ficou muito simples:
01 Taramps HD3000 de 3598W em 2ohms; R$730,00
01 Fonte Taramps de 100A; R$650,00
01 Bateria de 150A; R$250,00
Total: R$1.630,00
Obs: Esses valores são dos equipamentos mais significantes, não citei os acessórios (cabo de 25mm, disjuntor, terminais, parafusos, etc) pq o valor ficou baixo. A escolha dos equipamentos Taramps foi pela qualidade e por ter assistencia técnica em Barra Mansa :wink: .

Alguns me questionarão, "mas vc não tem o dobro da potencia dos subs", concordo, mas estou levando em consideração que no meu caso, não precisarei do pico dos subs, se eles estivessem em competições, neste caso seria necessário o máximo deles.
Mas gosto de deixar bem claro em meus comentários aqui no fórum, que a montagem do som é conforme a necessidade de cada um, se eu fosse usá-lo para bailes, talves não utilizaria essa configuração, pq o deslocamento é um pouco mais complicado. Mas por enquanto, só a bateria que ficou fora do rack 19.
 
Tem um detalhe importante Sandro, tanto esse módulo quanto a fonte, trabalham em 14,4v, logo:
I=3600/14,4 = 250A (fonte + bateria). Isso para potencia total.
Outro ponto, os 100 e 150A são nominais, o pico da fonte deve chegar uns 500A (a Taramps não divulga, tiro esse valor em comparação com fontes concorrentes), sem contar com o pico da bateria também.
Confesso que "ainda" não botei os subs pra fritar, mas já vi uma configuração com fonte de 50A e bateria de 100A que empurrava dois tornados de 15" bonito.
 
Muito bom o tópico. Eu não usaria equipamentos automotivos em sonorização profissional porque muitos fabricantes colocam dados falsos, e por causa da baixa tensão a corrente envolvida é alta.

Mas como é para uso pessoal e você gostou, vai fundo!
 
Fernando, o tópico não foi para "esse lado", por educação, eu respondi uma pegunta do Sandro, solicitando maiores detalhes do som que montei.
E por outro lado, o intuito é compartilharmos nossas experiencias, vai do usuário aceitá-la ou não. Pena que outros usuários ainda não colaboraram com o seu tópico...
Suas dúvidas sobre o seu som profissional foram sanadas? Vai comprar mesmo as caixas ativas?
Abç!
 
Messina,sem problemas,vamos esquecer isto!
Em relação aos demais usuários,é uma pena mesmo...Me dá a sensação que haja mesmo falta de interesse em compartilhar opiniões e há apenas o intuito de fazer média com alguns "medalhões" deste fórum.
Mas o sistema vou optar pelo passivo,fiz uma pergunta em outra sessão e ignoraram,mas enfim,confesso que não acredito que esta caixa da Attack fale 950W RMS...

Abcs amigo!
 
Tranquilo Fernando...
Como vc optou nas passivas, eu mandei o link do rapaz que monta umas caixas com um bom padrão.
Nos dê um feedback do modelo das caixas, os falantes, as TI, ampificadores utilizados, etc.
Boa montagem...
Até breve!
 
Back
Topo