Gravação com a 01V96 + dante MY16 AUD

Olá. É minha estréia no forum hoje - minha segunda mensagem, aliás. Comprei uma mesa 01V96 de segunda mão achando que ia poder gravar em multipista quando descobri que só a "i" possibilita esta façanha. Fiz contato com a Yamaha que, primeiro um Técnico sugeriu que eu comprasse a interface Steinberg UR824. Em um segundo contato, outro técnico sugeriu que eu adquirisse a placa MY16-AUD. Afora a facilidade de dispensar mais um módulo de interface, encontrei a placa apenas em uma loja virtual (estou em Manaus e aqui eu não estou conseguindo encontrar nenhuma coisa e nem outra) com um preço relativamente mais salgado que da interface. Enfim, minha mesa já veio com a placa de ADAT de 16 canais, que ficaria inutilizada - sempre posso vendê-la, claro. Mas alguém pode me dizer sobre a conveniência de uma ou outra configuração, e onde posso encontrar a placa MY16-AUD por um bom preço? Tem algum interessado em adquirir a MY16-AT? Obrigado.
 
Almerindo, em dezembro de 2011 adquiri a placa DANTE (ou MY16-AUD) para a 01V96. Precisava gravar um evento na igreja e inicialmente fizemos negócio com a Playtech em São Paulo que informou que iria pedir a placa e em uma semana ela chegaria. Aguardamos 1 semana, depois duas e nada. O evento estava se aproximando e então entrei em contato novamente para saber o que estava ocorrendo e me informaram que o problema era com o pessoa da Yamaha. Liguei para o pessoal da Yamaha e eles (acho que para não queimar a loja) não informaram qual o problema que estava ocorrendo. Conversei então com Aldo da Yamaha com o qual tinha feito contato em uma das Expomusic e ele me informou um loja para quem tinham vendido uma das placas DANTE, e se não me engano, foi a VITORIA SOM na Santa Efigenia, Adquirimos na época a DANTE por uns R$ 2.400,00. Entre em contato com o pessoal da Yamaha que eles te informam alguma loja.
 
Liga na Chedas e fala com a Pâmela...

Comprei a minha lá... depois vendi pro Marq Essi por falta de $$$$...
 
Almerindo Costa Jr disse:
Comprei uma mesa 01V96 de segunda mão achando que ia poder gravar em multipista quando descobri que só a "i" possibilita esta façanha.
[...]
Mas alguém pode me dizer sobre a conveniência de uma ou outra configuração, e onde posso encontrar a placa MY16-AUD por um bom preço? Tem algum interessado em adquirir a MY16-AT? Obrigado.

Olá, Almerindo Costa Jr. Eu também tive uma Yamaha 01V96. Excelente mixer. Eu trabalhava com mixagem ao vivo e com gravação multicanal. A minha também não era a 'i', que grava 16 canais separados pela USB. Para poder gravar multicanal eu comprei uma Dante-MY16-AUD. Trabalhei com ela por um bom tempo, e achei o produto muito bom. Recentemente me aposentei do ofício de sonorização, e estou trabalhando em outro ramo agora. A minha 01V96 eu vendi, com case, equipamentos pra controlar via Wi-Fi e tudo mais. Mas a placa Dante ainda não vendi. Caso tenha interesse, pode entrar em contato ([email protected]).

Sobre a conveniência do sistema de gravação multipista com a Dante: posso garantir que conveniência maior é difícil de encontrar. Conecta um cabo de rede e é só dar REC, e pronto, 16 canais gravando, separados. Funcionou sempre 100%, pra mim nunca deu pau, confiabilidade total, e a qualidade de som é exatamente a qualidade do pré da mesa de som, convertido para digital uma vez, e depois não passa mais por nenhuma conversão, é gravado diretamete. Pode ser configurado para ser gravado antes do equalizador (PRÉ-EQ). Ou seja: você pode fazer uma mixagem ao vivo, sem que as configurações dos equalizadores e compressores dos canais interfiram na gravação. É sensacional.
 
Bom tarde.

estamos procurando um mesa digital para substituir a analogia que usamos a muitos anos na igreja. Dentre todas que pesquisamos chegamos a conclusão que o melhor custo beneficio é a 01V96i. como o nosso sistema de som é muito antigo, aproximadamente 18 anos, temos que refazer o cabeamento e conectores da medusa, com isso surgiu e ideia de usar o sneaker digital, ja ouvimos de pessoas falando que sim, da para fazer, e de pessoas que disseram, não, não da para fazer ela funcionar na 01V96i. Então ainda estamos um pouco inseguro com isso não vi nenhuma funcionando na internet. Vocês tem uma luz para nos ajudar?

obrigado
 
Tiago,

Pra usar multicabo digital com a 01V96, a única maneira que eu conheço é colocar uma placa Dante nela.

Só que como a 01V96 só tem um slot MY16, você estará limitado a 16 canais de entrada e 16 de saída no multicabo.

Para conectar as entradas, poderia usar a interface Rio1608-D da Yamaha, que tem 16 entradas e 8 saídas.

Mas acredito que essa quantidade de canais de entrada/saída não será o suficiente pra você.

Opção 1: usar a 01V96 com multicabo analógico.

Opção 2: considerar outras soluções do mercado. Sugiro dar uma olhadinha nas opções da Behringer, como a X32 + S32.

Se achar a S32 muito cara, tem uma opção que pode resolver: coloca a X32 no palco, conecta tudo nela, não vai precisar de multicabo, e passa um cabo de rede (~R$ 1,00 o metro) da mesa de som até a house mix, e lá coloca um computador/notebook, por onde você vai ter controle total sobre a mixagem da mesa. Não é tão prático quando pilotar diretamente a mesa, mas é mais barato.
 
A 01V96 não foi projetada para trabalhar com um multi cabo digital, pelo simples motivo de não ter controle de ganho digital. Desta forma você não iria conseguir controlar o ganho dos prés que estiverem conectados através da interface Dante.

A console mais barata com opção de multi cabo digital é a X32 compact.

Outro ponto é que, mesmo se desse para utilizar a 01V com uma interface Rio1608-D da Yamaha, o valor da Rio1608 já tornaria o projeto inviável, pois ela custa o preço de mais de duas 01V96.

Se vocês encontraram uma 01V96 com preço bom, seria a unica opção utilizar um multicabo analógico.
Ou utilizar a saída digital ADAT e colocar um Behringer ADA8000 ou ADA8200 (oito canais) mas você teria somente 8 canais ou no maximo 16 com um cartão de expansão, utilizando o cabo digital da mesa até o ADAT como um "multi cabo digital", mas o controle de ganho seria no próprio ADA, o que deixaria a coisa um pouco complicada.

Estas seriam as opções que você teria com a 01V96.
 
[...] você não iria conseguir controlar o ganho dos prés que estiverem conectados através da interface Dante.

Muito bem lembrado, Fabio. Acredito que seria possível rotear os sinais de entrada/saída entre a 01V e a interface Rio, mas o controle de ganho não seria possível de se fazer com a 01V. Acho que por software teria como, mas é mais uma coisa obrigatoriamente pendurada por ali.

Pra simplificar:

Se for 01V96, multicabo analógico.

Se tem que ser multicabo digital, vá de Behringer X32 / X32 Compact / X32 Rack / X32 Core, etc.
 
Bom dia, Fábio! Sou técnico de som (bastante) amador na Igreja Batista do Farol em Maceió/AL. Estou há pouco mais de um ano operando uma 01v96 VCM com placa expansiva para 32 canais com dois ADA 8000 (um no slot e outro na Adat) e desde então aprendi muita coisa. Li o manual da mesa e percebo que ela permite a gravação multipistas e o controle de uma DAW, mas achei muito confuso. Também achei que poderia gravar como a 01v96i, por USB, mas então vi que não ia dar certo.

Gostaria de saber mais detalhes sobre as duas formas de gravação apresentadas no manual:

1) Gravador digital com disco rígido:
Captura de Tela (8).png



2) Gravação com uma DAW:
Captura de Tela (9).png
 
Mateus,


index.php



Nesta primeira opão o usuário está utilizando um gravador, que devido a configuração do sistema, trata-se de um gravador com entrada e saida ADAT. Neste caso, provavelmente utiliza-se 16 canais, ou seja, os 8 in do ADAT da propria 01V, mais 8 in do cartão de expanção, podendo retornar a gravação para estes canais para algum instrumento ou voz pré gravada.
Neste caso você iria perder as suas expanções atuais que eleva a quantidade de canais para 32.

index.php


Já na segunda opção, você teria que utilizar uma interface de gravação, tipo esta da PreSonus http://www.presonus.com/products/Studio-192.

Mas tanto na primeira quanto na segunda opção, os custos são altos e você, provavelmente gastaria mais no sistema de gravação do que o valor da sua 01v96 VCM expandida.

A 01V96 i melhorou no quesito gravação, mas se não estou enganado, ainda ficaria limitada a 16 canais.
Já trabalhei com a 01V96 VCM com um cartão de expanção da DANTE que me permitia gravar 16 canais, mas neste caso você teria que descartar o seu segundo expansor ADAT perdendo os canais de 25 a 32 e ainda iria continuar com 16 canais de gravação.

Bom, para finalizar, não acredito que se tenha condições de montar um sistema de gravação com a 01V96 que fique barato. Se você realmente tem interesse em gravar 32 canais, pense em outra console, como a Behringer X32 ou a Allen & Heath QU-32, ambas com gravação nativa. Se 32 canais não for uma exigência e menos canais já da para o gasto, pense na linha X-R da Behringer ou produtos semelhantes. O custo destas consoles sairiam mais barato que o preço de sua 01V expandida + o sistema de gravação.
 
Back
Topo