FBT Mitus 118SA

mitus 118 é band pass é com isso consegue pelo menos 3db a mais que uma caixa convencional de uma via.
 
Tonreb,

Eu gostaria de entender o seguinte, como pode um amplificador gerar mais potencia do que consome,,,isto bem explicado e quais as normas que comprovam essa possibilidade.
Até pode com a engenharia da construção das caixas conseguir digamos até 6dB mais que outra, mas ai teriamos que saber qual a sensibilidade do falante, qual a potencia real do amplificador e então teremos a sensibilidade das caixas, eu até acredito que foi o que aconteceu com a caixa lançada pelo prof. Homero não é mesmo?
Por favor me orientem quanto a esses dados, pois eu não entendi ainda, quantos Watts são esses 640VA, e quanto é 2400Va
me orientem tambem qual o SPL desses falantes pois ai teremos como ver as medições finais.


Murilo, devido a problemas pessoais não estou mais tendo tempo para pesquisar, mas existe um artigo do Professor Solon que ele publicou no Orkut e na revista Musica e tecnologia, ele fala sobre exatamente esse capacitores, inclusive fala dos tempos e quais foram as normas que mediram isso. Não estou certo, mas não é tão simples como se parece.
 
A "diferença" entre o consumo e a saída se da por causa da forma de medição. Raramente a potência na saída é média de forma continua (uma empresa que costumava ser a excessão era a StudioR).

A maioria das e empresas mede a potência de um pulso rápido, deixando o amplificador em repouso por um tempo. Um exemplo é o famoso 33/66 (não lembro qual a norma que define isso), que consiste em um pulso de 33ms seguido de 66ms de repouso. Como o pulso é rápido, a energia armazenada nos capacitores da fonte é usada e por um curto espaço de tempo, existe sim uma potência maior na saída do que na entrada.

É claro que se olharmos a energia[\b] durante a interação (tempo com som + tempo de repouso), continua passando mais energia na entrada do que vai para a saída (por causa da eficiência que nunca será 100%). Logo, nenhuma lei da física é quebrada.
 
agora minha cachola pega fogo,,,,kkkkkkkkkkkkkkk desculpe as brincadeiras com assunto sério, mas é para amenizar
Então voce explicou uma parte, e era exatamente esse 33/66 que o Solon falava, mas vamos lá, então quanto watts seriam necessários para poder gerar esse spl de 139 dB?
 
Pessoal agora é sério,,,gostaria muito realmente saber quanto é o spl dos falantes da FBT, pois usando uma calculador de SPL fiz esses calculos

Dados da FBT
Lembrando que os cálculos foram feitos com um sub woofer com 101 dB de SPL
Sub 118SA

potencia continua RMS 800Watts = 130 dB SPL
potencia rms Máxima RMS 1200Watts = 132 dB SPL
potencia maxima de pico 2.400 Watts = 135 dB SPL
Aonde está o erro?
 
precisa considerar e somar o ganho de 3 a 6db da caixa band pass


o spl continuo 135db da caixa band pass para potencia continua de 800w.

não somente isso, precisamos fazer o teste comparativo nos mesmos padrões do manual da fbt

Built-in Amplifier
CONT: 500mS, RMS power on nominal speaker impedance
MAX: 2mS burst, RMS power on nominal speaker impedance
MAX PEAK: based on max peak output voltage and nominal speaker impedance

Maximum SPL (continuous/peak)
CONT. SPL: half space, based on continuos power amp rating and LF transducer average sensitivity data, 125mS time average
PEAK SPL: half space, based on max peak power amp rating and system peak sensitivity, 10mS time average
 
Está já chegando a explicação.
Faltou um item, traduza essas especificações para o portugues, pode ser?


É uma senhora pressão, quanto a 139 ai já está me cheirando igual ao marketing dos PMPO'S da vida.
Mas como não tenho o conhecimento suficiente para discutir esse assunto, mas creio que já será tanto para mim como para muitos a explicação nesse tópico mesmo sem mudar para outro, essas normas que estão acima, pois creio que essas medidas estão atreladas as normas EIA-J ou outra similar, certo? não é a norma EIA pura certo?
Agradeço o esclarecimento.
 
Não dá pra comparar o mittus com o subline e o Sky porque são conceitos de caixa totalmente diferentes. O Mittus como está escrito na página da FBT é um band-pass enquanto os outros dois são bass-reflex simples.

Dá pra ver também na página da FBT que a resposta do Mittus é muito mais estreita, o que é a desvantagem de um band-pass, dificilmente vai ser possível utilizar esse sub acima de 100Hz e ainda ter um som agradável. Também é necessário um controle muito maior da excursão e da wattagem aplicada porque esse tipo de caixa costuma colocar uma pressão imensa no cone.

Abaixo um exemplo de como é um bandpass, existem outras configurações, esse é um bandpass de 6a ordem

3parrallel6thorderBP-1.jpg
 
Cobbi disse:
...Dá pra ver também na página da FBT que a resposta do Mittus é muito mais estreita, o que é a desvantagem de um band-pass, dificilmente vai ser possível utilizar esse sub acima de 100Hz e ainda ter um som agradável.
....

Se for usado o Mitus 118SA com a Promaxx 14A isso não será problema.

Não é?!!
 
Até ai eu já tinha entendido, desde que baixei o paper da Mittus e vi lá a especificação dela.
Já em outro post já tinhas explicado isso, o Guga ainda nesse post também já tinha explicado.
Agora o que estou querendo entender são as especificações, e um dos grandes motivos é que a potencia é medida em 500ms, ou seja 640VA que dever ser o equivalente a 550 Watts (consumo) certo? ou seja, bem vamos ver se não me atrapalhei....então vamos lá, então levando em consideração que a potencia é de 1 w gerado para 1 consumido, então a potencia real seria 550 Watts, não é isso? ou seja ele está informando que a potencia de 800w é gerado em 500ms. Acredito que não estou conseguindo me explicar, fique a vontade para expor melhor essa medida.
 
Isinho

Existe várias definições de sub, tem até 200hz, na Wikipedia classifica entre 20 a 200 hz....o Ullmann em um post na audiolist antiga dá 3 limites que eram usadas os limites máximos.
Se não estou enganado seria mais ou menos assim
SUB
pessoal do Cinema ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, 20 a 200 hz
pessoal automóveis .................... 20 a 180 hz
pessoal PA ............................... 20 a 150 hz

Também estou em dúvida, mas nada como um gráfico para tirar dúvidas, até 150hz ficamos sem termos definição de localização. Alguma coisa assim.
 
Eu também costumo cortar entre 90 e 120 Hz na maioria das aplicações, mas algumas caixas de falantes menores precisam do sub um tanto mais estendido até 160 ou 180Hz.

Tem um motivo pra maioria dos fabricantes grandes usarem bass-reflex nos subs, cada projeto tem suas vantagens e desvantagens, mas o bass-reflex consegue ser mais flexível para diferentes tipos de sons. O que os engenheiros mais reclamam nos subs bandpass é soar limitado, famoso "one note sub".
 
o limitado é porque a maioria dos subs bandpass são de uma oitava, no máximo uma oitava e meia, ou seja cortes acima de 100 hz tem muitos problemas.
 
Sub graves pra mim são até 120hz. Acima disso para mim é grave.
Mas essa é apenas minha opinião.
 
voce sabe o motivo de alguns gostarem do limite de 150hz para sub? um dos motivos é não se localizar de onde vem a fonte, pois até 150hz é omnidirecional.
Mas creio que você gosta mais devido ficar a maioria com cortes de uma oitava, ou como falava o ullmann o sub de uma nota só...rs.rs.rs.rs.,,,mas é isso, gosto e agonia cada um tem o seu. Sou sincero em falar, no momento não tenho nenhuma predileção.
 
Não é questão de gosto.
Um sub tocando uma faixa bem mais estreita rende mais, além de descer mais. Mais energia é usada para menor range de resposta.
 
No meu ver não existe hoje a necessidade de cortar caixas TOP acima de 120 Hz, mesmo os pequenos sistemas com Afs de 8" e 6" respondem muito bem acima de 100 Hz então não tem muito porque cortar acima de 120 Hz...

No caso do Sub Mitus, foi feito pra ser usado com o Line Mitus que usa Afs de 6" e Punch box... que fazer a "transição" entre sub e lines, assim como no line FZ...

Como o isinho disse, quanto mais estreita a faixa, melhor o desempenho... O murilo que usa o line FZ pode comentar bem...
 
Back
Topo