Novas caixas passivas PA para nossa Igreja

A sua igreja é pequena, duas SR 12-400 fará a cobertura da via de médios/agudos tranquilamente com boa qualidade. Até mesmo com a expansão, pois o comprimento útil ficará em torno de 15 m. Se não der para comprar um Sub agora, deixe o contrabaixo somente no cubo.

Não fugindo muito do seu orçamento, tem este outro sistema:

Opção 2)
1 sub de 12 SKY SOUND BASS 1200: R$ 2700
<!-- m --><a class="postlink" href="http://sonoraaudiopro.com/index.php/produtos/acessorios-em-geral/equalizadores/product/view/38/377">http://sonoraaudiopro.com/index.php/pro ... iew/38/377</a><!-- m -->

2 caixas 10+ti da 4 VIAS com AF Snake de 300 W: R$ 470,30 cada
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.4vias.com.br/shop/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=516&dep=1&codigo_categoria=15&tipo_busca=categoria&orderby=preco_unitario">http://www.4vias.com.br/shop/produtos_d ... o_unitario</a><!-- m -->

Preço Total: R$ 3650

Aqui já não seria necessário o processador, pois o sub já tem um saída para mandar as caixas de 10 tocarem acima de 80 Hz.
 
Achei interessante, apesar de parecer mais completo o sistema citado anteriormente. Mas entra minhas dúvidas técnicas: Como se daria a ligação entre as caixas, amplificador, sub e dcx? Utilizaria mono em 4 OHMS, um canal para sub e outro para Top, ou sub ativo e L/R em 8 ohms? Muito obrigado pela ajuda.
 
Vale a pena as StudioR, temos na igreja as SKY 600 e tem um bom timbre, prefiro investir um pouco mais nas caixas altas do que no sub, pra igreja as médias e altas frequências aparecem mais. Tenho em casa um sub com esse auto falante da Snake ESV650w e pra tocar bonitinho é necessário processador pra corrigir um pico que fica na casa de 65 Hz já na igreja temos da 4vias 1X18 LA118 ESX185 esse casa legal com as SKY 600 plug o contrabaixo na mesa e pronto som redondinho mas lembrando que é necessário um crossover pra fazer o corte das caixas altas pro sub.

Se for de altas com falante de 10" prefira um sub de 15'' (se for ativo de boa marca como esse StudioR pode ir com falante de 12" que toca muito) agora se for altas com falante de 12'' tenta pagar um pouco mais e pular pro de 18''
 
Então conversarei com o pastor da igreja, e passarei para ele a programação para o som da igreja, tentando adquirir as duas SR 12-400 inicialmente. Como disse, o orçamento é pequeno, então compramos equipamentos pausadamente. Posterior a isto vamos ao DCX ou DBX, até lá estudaremos qual seria melhor para nosso uso, e enfim galgar um Sub compacto. Pessoal, muito obrigado pela ajuda, que Deus continue abençoando seus ministérios. Caso tenham mais algumas considerações, compartilhem comigo. Abraço a todos.
 
alessandrofabio disse:
Como se daria a ligação entre as caixas, amplificador, sub e dcx?
Segue o link do manual do DCX2496 em português
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.behringer.com/assets/DCX2496_P0036_M_PT.pdf">http://www.behringer.com/assets/DCX2496_P0036_M_PT.pdf</a><!-- m -->

Na parte de aplicações, tem vários exemplos práticos de sistemas como o seu. Veja também o manual deste crossover da ciclotron
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ciclotron.com.br/manuais/ciclotron/cpx2341SM.pdf">http://www.ciclotron.com.br/manuais/cic ... 2341SM.pdf</a><!-- m -->
Na página 6, tem a pergunta: O que é um crossover?

alessandofabio disse:
Utilizaria mono em 4 OHMS, um canal para sub e outro para Top, ou sub ativo e L/R em 8 ohms?
No sistema inicial da opção 1, 2 caixas passivas para top e um sub passivo, utilizando apenas o seu amplificador, só tem como trabalhar com o sistema em mono! Agora com um sub ativo ou com mais um amplificador, é possível trabalhar com o sistema em estéreo.

Amém! Deus abençoe o seu ministério também e prospere mais a sua igreja financeiramente para que consiguam melhorar o sistema som.

Abraços
 
Olá pessoal do SAV.
As mudanças no fórum ficaram bacanas.....
Mas vamos ao assunto:

Andei lendo ainda mais e fazendo algumas pesquisas para chegar a um som que atendesse minha igreja, sem pesar no orçamento. Como os valores são altos, então faremos, como sempre, por partes.
Conversei com o pastor da igreja, mostrei para ele que podemos ter um som de qualidade, e que isso só traria benefícios.
Então este é o projeto:
Comprar 2 RCF Art310a para PA;
DBX driveRack Pa+ ou DCX 2496;
Aproveitar o Amplificador que temos: Etelj Slim 6400 e comprar 2 SUB de 15" passivo 4ohm, tendo como referência no momento o sub da 4Vias Snake ESV415;
Medusa e colocar a mesa de som na parte de trás da igreja;
Retirar o Ampli do Baixo (staner bs120, antigo, uns 15 anos já) e passar teclado, violão, baixo e guitarra para a mesa, usando DI IMP2 e o EAM ativo para guitarra;
Achei que daria uma sonoridade muito boa. Para retorno ainda tenho muitas dúvidas, hoje praticamente não usamos, mas as caixas ficam paralalas aos instrumentos, é ruim, reclamo muito, mas deixo passar. Quando terminar, pensei em por retorno por fones para instrumental e um monitor ativo, vai depender do que couber no meu espaço.
Acredito que esse ano teremos as RCF e até o final do ano o processador. No próximo ano os subs +medusa e os DIs.
O que voces acham deste sistema? Obrigado pela ajuda, pessoal.
Só mais uma coisa: para ajudar na decisão, usei uma dica que li aqui no fórum: Se voce for comprar uma televisão, voce compraria uma CRT ou Led pra sua casa? Então, porque na igreja tem que ser CRT???? Parece que funcionou.. Abçs
 
Amigo, seu projeto me parece bom e compatível com a realidade física da igreja.
Acho também que a ordem sugerida para os investimentos está bem feita.
Só tome cuidado para não deixar os detalhes para o final, e esse final não chegar nunca, uma vez que só a troca das caixas já farão uma diferença tamanha.

Ah, e certifique-se que seu amplificador é compatível com o sub-woofer que deseja.
Mas como isso é mais pra frente, não precisa se apavorar caso não seja. Um problema de cada vez.
 
Como citaram as caixas JHD, fiquei curioso e fui ao site da empresa.

Tive uma surpresa, tem um comunicado que não vão mais fabricar caixas de som. Por causa da concorrência das importadas que tem preço e qualidade menor segundo o comunicado.

Vejam: http://jhd.com.br/2012/precos-direto-do-fabricante-grandes-descontos/

Quem tiver interesse, parece que estão vendendo com desconto para acabar com tudo. Aproveitem.

É uma pena, uma empresa nacional fechar por não conseguir competir com os chineses.
 
Valeu, Grabriel...
O amplificador é um Etelj Slim 6400 que dá 800 rms em 4ohms. Pretendo colocar sub de 400rms em 4ohms L/R. Hoje, por não ter o processador, eu uso na mesa em todos os canais o low-cut, que é em 100hz. Terei que usar assim até adquirir o processador. Tem algum problema com as RCF por isso? Pode causar danos? ou esse low-cut dá uma ajuda (mesa é soundcraft mfx-20)...
 
Não terá danos nenhum... atenderá sim...

Dá até pra ligar baixo e bumbo (sem ativar o HPF) desde que use com moderação...
 
Boa tarde, pessoal. Vim dar novas notícias sobre o som. Fomos autorizado a comprar as novas caixas. Mas pesquisar sempre é bom, né. Li em alguns tópicos (leio uns 10 por dia, pelo menos) e percebi que talvez sirva para minha igreja também. Ao invés de por 2 RCF 310a em L/R, poderia colocar apenas uma RCF 710a central?

Um outro participante aqui do SAV postou que na igreja dele, que tem medidas maiores que a minha, que como já mostrado nas fotos acima tem 9m largura X 12m Comp. sendo 2,5m de púlpito, ele utiliza apenas 1 cx 710a. Visto que a 710a tem maior potência e DSP, deverá ter melhor qualidade que a 310a, e neste caso, considerando o preço de 2 cx 310a, poderia comprar apenas 1 rcf710a ou uma hd10a ou até a hd12a. Será que terei problemas de cobertura?
Ficaria melhor que com 2 rcf 310a?

Com isso, quando vier a expansão do templo, que é um projeto que está nas mãos de Deus, podemos apenas adicionar ao setup uma nova caixa.

Obrigado mais uma vez pela ajuda.
 
Acho melhor duas 310a, sistema estero, segurança pra trabalhar caso uma pare, e em questão de qualidade não tem diferença significativa não.

Abraço !
 
Acho que foi meu post...

Bom não sei duas 310a falam mais ou menos que uma 710a.

Mas a questão de ter um back up caso uma das caixas de uma pane é algo que deve ser levado em consideração, imagine se a caixa para no meio do culto... Em nossa igreja não tive essa preocupação por que temos além da 710a no PA, 3 SPM1202a, duas no retorno e uma q só utilizamos para eventos externos, caso o PA falhe teremos equipamentos aptos a substitui lo.

Agora opinião minha, não acho que o simples fato de ter o som stereo em um templo vale a pena o investimento. O estéreo é lindo em fone, mas em todos os pas que ouvi, poucos na verdade, não faz a menor diferença. Murilo, em suas mixagens e/ou eventos tens o costume de utilizar o efeito de palco sonoro no PA? Nunca ouvi um som que fizesse uso desse recurso...
Att
 
Cada 310a está custando cerca de 1900, sairiam por 3800. A 710a tá custando cerca de 2500, e pelas medições que fiz hoje à tarde, cobriria o templo da minha igreja. A diferença já pagaria o Pentacústica, né.

Falei com o pastor, e ele disse que se a questão for só financeira, era melhor manter as duas 310a. Por isso queria saber se tecnicamente teriam outros atributos, além de ser mono.... Uma dúvida: vamos usar também o DBX 260, continua mono? Pois L/R da mesa vai pro DBX, que será endereçado ao PA, que contará, até o fim do ano com 2 Sub passivos (vamos aproveitar um ampli Etelj Slim 6400, que é novo)...
 
neyrohem disse:
Agora opinião minha, não acho que o simples fato de ter o som stereo em um templo vale a pena o investimento. O estéreo é lindo em fone, mas em todos os pas que ouvi, poucos na verdade, não faz a menor diferença. Murilo, em suas mixagens e/ou eventos tens o costume de utilizar o efeito de palco sonoro no PA? Nunca ouvi um som que fizesse uso desse recurso...
Att

O que você nunca deve ter ouvido é um bom PA trabalhado em stereo. Faz TODA diferença!
Agora é necessário? Em 96% das vezes não.
 
Eliabe stereo eu sou sincero, eu não tentaria,,,teria que ter noção e controle sobre imagem sonora, eu duvido muito que no momento eu tenha essa capacidade,,,agora um L C R, esse sim para mim seria uma boa medida, não pelo simples fato de um LCR, mas por exatamente dar uma desafogada legal nas LR, teria um controle melhor como um todo.
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de por em prática na igreja, mas no dia que conseguir eu falo,,,ah inclusive tem diversas formas de fazer um LCR inclusive em mesa que não tem essa opção. é só querer.
 
Boa Tarde, talvez eu esteja postando a pergunta em lugar errado, desculpem. Sou novo por aqui.
Bom pessoal preciso de uma ajuda.
Eu tenho em minha igreja uma caixa Acústica Ativa Opb 920ti Pt Oneal Opb-920ti-pt e ela fica bem na frente da igreja, do lado quase do pulpito. so que somente ela não dá pra igreja toda, pq o pessoal d frente quase fica surdo e o pessoal do fundo quase não escuta se diminuirmos o volume. então eu queria colocar uma caixa de som no fundo da igreja, oque vc me sugerem? pensei em colocar uma passiva liga nesta minha ativa, mas daí eu tambem queria controlar os volumes de cada caixa, então não daria neh? ou tem como eu ligar a caixa passiva direto na mesa de som?
 
Olá Alisson, uma caixa apenas para cobrir toda a igreja depende do tamanho da igreja, do posicionamento da caixa, de quantos spl tem sua caixa, da dispersão do drive, enfim, muitos fatores que tem que ser analisado. Se ela está no chão, vai direto na primeira fileira mesmo, tem que por no alto, encontrar a inclinação correta para cobrir o fundo, se é que tem capacidade para tal. E uma caixa passiva pode ser ligada na ativa, pois esta é bi-amplificada para tal, mas o volume depende da ativa. Ou coloca um amplificador para a passiva.
 
Pessoal, estou com uma dúvida, já li bastante, mas é mais por pressa mesmo... Já fizemos a encomenda da RCF na CBosges. Agora, qual cabo vcs usam para ligar da mesa para a caixa? PP 2 vias ou PP 3 vias? A RCF usa Speakon ou XLR? Sei que da mesa saio com XLR Fêmea, mas a RCF não sei qual entrada, porque quero aproveitar o tempo que ela demora para chegar pra comprar cabos novos e plugues de qualidade.
Outra, se puderem me referenciar onde comprar, pois só estou encontrando marcas FlexSil e Tialflex, o site mais completo que encontrei foi do ciamulticabos.com.br .... Obrigado
 
Back
Topo