Jefferson Telles disse:Eu não faria isso. Em audio profissional, gambiarra é a senha para eventuais problemas futuros. Pode até ser que um problema nunca apareça, mas quando (e se) um dia aparecer zumbidos, estalos e outros inconvenientes em seu sistema, espero que se lembre desse improviso e encontre rapidamente a causa.
pois é...por isso me espantei,e também pelo fato de a instalação antiga da igreja ser assim por décadas sem dar problema algum...pTjz disse:Eu não considero isso gambiarra, a solda de um cabo de audio numa banheira.
Em palcos profissionais, geralmente e estrutura é móvel, então a comparação não funciona. E nesses casos, passar os cabos para retornos no mesmo caminho dos cabos de microfone é a coisa mais comum do mundo.Jefferson Telles disse:Já viram isso em palcos profissionais?
Lembre-se que o multicabo nada mais é do que uma extensão das conexões da mesa, assim sendo, imagine a seguinte situação: seu cabo pp, apesar da sua relativa flexibilidade, rompe-se no ponto de solda ou mesmo um de seus filamentos resolve encostar na banheira do multicabo. Dá para imaginar o que irá acontecer? Conselho: faça a coisa certa.
rafaellerm disse:E por quê assumes que o cabo PP é para energia e não para a alimentação de retornos passivos?
Jefferson Telles disse:rafaellerm disse:E por quê assumes que o cabo PP é para energia e não para a alimentação de retornos passivos?
Tem razão. Não reparei que era para retorno...:blush: Esqueçam o que eu havia dito.
Realmente, a interferência não depende da tensão, e sim da corrente.Não podemos esquecer que sinal de áudio, pode conter corrente maior do que alguns holofotes. Não é a tensão que está em jogo.
Multicabos normalmente têm uma boa cobertura de blindagem, além de serem balanceados, então não creio ser um problema.Se o multicabo tiver uma blindagem bacana, o PP não vai gerar interferência.