Multicabo mais cabo PP

tsalves

New Member
Duvida.
Estou fazendo um multicabo 4 vias com uma banheira de para 6 vias
gostaria de aproveitar o 2 buracos que irao sobra para colocar 2 fios PP para retornos da igreja.
teria algum problema fazer isso
 
Não vejo nenhum problema!
No meu templo mesmo quando usava retornos passivos, eu fazia isto.
 
Eu não faria isso. Em audio profissional, gambiarra é a senha para eventuais problemas futuros. Pode até ser que um problema nunca apareça, mas quando (e se) um dia aparecer zumbidos, estalos e outros inconvenientes em seu sistema, espero que se lembre desse improviso e encontre rapidamente a causa.
 
Jefferson Telles disse:
Eu não faria isso. Em audio profissional, gambiarra é a senha para eventuais problemas futuros. Pode até ser que um problema nunca apareça, mas quando (e se) um dia aparecer zumbidos, estalos e outros inconvenientes em seu sistema, espero que se lembre desse improviso e encontre rapidamente a causa.

bom dia pessoal!
qual o mal de usar a mesma instalação do multicabo para os pp's?
pelo que eu entendi só vai passar o pp no mesmo eletroduto,conduíte ou outro meio físico e aproveitar o espaço na banheira.
ele não vai aumentar o multicabo com o cabo pp. aliás,só tô perguntando pois antigamente usava esse sistema e nunca vi nenhum problema aparente como o amigo acima mencionou. será que era só uma questão de tempo pra eles aparecerem?
desde já obrigado a quem responder!
 
pTjz disse:
Eu não considero isso gambiarra, a solda de um cabo de audio numa banheira.
pois é...por isso me espantei,e também pelo fato de a instalação antiga da igreja ser assim por décadas sem dar problema algum...
se fosse aumentar o multicabo com pp aí sim não é recomendado.
acho que talvez o amigo não tenha entendido a pergunta ou eu a resposta...valeu gente,fiquem na Paz!!!
 
Entendi perfeitamente. Se nem na minha casa eu tenho coragem de passar sinal de áudio e/ou vídeo juntamente com a rede elétrica, quem dirá no meu setup. Já viram isso em palcos profissionais? pois é... Lembre-se que o multicabo nada mais é do que uma extensão das conexões da mesa, assim sendo, imagine a seguinte situação: seu cabo pp, apesar da sua relativa flexibilidade, rompe-se no ponto de solda ou mesmo um de seus filamentos resolve encostar na banheira do multicabo. Dá para imaginar o que irá acontecer? Conselho: faça a coisa certa.
 
Jefferson Telles disse:
Já viram isso em palcos profissionais?
Em palcos profissionais, geralmente e estrutura é móvel, então a comparação não funciona. E nesses casos, passar os cabos para retornos no mesmo caminho dos cabos de microfone é a coisa mais comum do mundo.

Lembre-se que o multicabo nada mais é do que uma extensão das conexões da mesa, assim sendo, imagine a seguinte situação: seu cabo pp, apesar da sua relativa flexibilidade, rompe-se no ponto de solda ou mesmo um de seus filamentos resolve encostar na banheira do multicabo. Dá para imaginar o que irá acontecer? Conselho: faça a coisa certa.

E por quê assumes que o cabo PP é para energia e não para a alimentação de retornos passivos?
 
Jefferson Telles disse:
rafaellerm disse:
E por quê assumes que o cabo PP é para energia e não para a alimentação de retornos passivos?

Tem razão. Não reparei que era para retorno...:blush: Esqueçam o que eu havia dito.

Não podemos esquecer que sinal de áudio, pode conter corrente maior do que alguns holofotes. Não é a tensão que está em jogo.

Se o multicabo tiver uma blindagem bacana, o PP não vai gerar interferência.
Em retornos ou caixas passivas de baixa potência, geralmente não se ultrapassa 2x1,5 para pequenas distâncias, acho difícil (Muito difícil mesmo) fazer uns 15 amperes com áudio para retorno, mas se o fizer, derrete o cabo antes de dar interferência.
 
Não podemos esquecer que sinal de áudio, pode conter corrente maior do que alguns holofotes. Não é a tensão que está em jogo.
Realmente, a interferência não depende da tensão, e sim da corrente.
Se o multicabo tiver uma blindagem bacana, o PP não vai gerar interferência.
Multicabos normalmente têm uma boa cobertura de blindagem, além de serem balanceados, então não creio ser um problema.
 
Eu não passaria qualquer cabo AC (seja ele da rede elétrica ou alimentação de caixa) no mesmo eletroduto de cabo de áudio de baixa impedância. Se você tiver a oportunidade de separá-los, faça-o. Mesmo cabos de caixa causam interferência, a diferença é que não será como a interferência da linha elétrica (zumbido de 60hz), mas, sim, um feedback por acoplamento eletromagnético, algo pouco desejável onde já se há um esforço para evitar feedback.

Sem contar que qualquer solda desfeita decorrente do tempo de uso, ou mesmo um detrito metálico qualquer faz contato entre uma via desse cabo PP e uma via do multicabo: vais gastar um bom tempo e dinheiro reparando os danos na mesa de som ou outros afetados. Eu não misturaria cabo de áudio com nenhuma outra coisa, pelo mesmo motivo que não se mistura quadro elétrico com quadro hidráulico. Se alguma coisa fugir do normal, um sistema inteiro estará em risco.

[]'s
 
Back
Topo