Sinal stereo e balanceado em um só cabo

davidufpe

New Member
Olá,

Percebo que em um cabo de 3 fios é possível OU usar pra sinal stereo OU para sinal balanceado, mas os 2 tipos juntos não seria possível, pois o cabo só tem 3 fios.

Minha dúvida é se existe um ÚNICO cabo que possa ser usado para transmitir sinal STEREO E BALANCEADO ao mesmo tempo, nesse caso seriam 5 fios nesse cabo? (malha, hot1, cold1, hot2, cold2)
 
Olá davidufpe, Tudo bem?

Primeiramente precisaria saber para qual a finalidade seria este cabo. Pois a definição de Stereo e Balanceado as vezes gera muita confusão. O Stereo é o sinal proveniente de dois canais e pode ser balanceado ou não, assim como o mono também pode ser balanceado ou não. Pode utilizar um cabo balanceado, transformá-lo em mono e duplicar o sinal utilizando dois canais para gerar o som e assim terá áudio Stereo. E usando a criatividade pode fazer de outras formas utilizar DI para balancear o sinal e assim por diante. Para dizer mesmo qual o cabo apropriado para você, é preciso saber onde ele será empregado.

Att,

José Carlos
 
Perfeitamente. Para ter um sinal estéreo e balanceado, normalmente se usa 2 canais monos balanceados para receber os 2 cabos TRS ou XLR MONOS, que também sejam balanceados. Minha pergunta é se existe um cabo que passe o sinal estéreo e balanceado ao mesmo tempo, assim como alguma entrada na mesa que receba o sinal estéreo e balanceado junto também, sem precisar usar 2 canais.
 
O cabo existe, você pode usar um multicabo :)
A mesa não, cada entrada recebe apenas um sinal balanceado ou não.
 
O cabo com 2 condutores + malha além de ser balanceado também é stereo, para a aplicação numa mesa como citou, necessariamente ela tem que ser balanceada assim como os conectores e o gerador do sinal. Tudo tem que partir de um único canal de saída balanceada ou Stereo para ter a possibilidade de receber stereo em um único canal de uma mesa stereo, em tese se resolve este problema com um adaptador de entrada para a mesa, onde transforma um único plug balanceado em dois e pluga cada um em uma das entradas do canal stereo (left/right). Desta forma com apenas um cabo balanceado terá sinal stereo em um único canal.
 
No meio analógico, dois sinais em um mesmo xlr não, mas no digital há um protocolo que utiliza o conector xlr para trafegar dois sinais diferentes, geralmente estéreo pelo mesmo cabo, através da saída AES/EBU, que é comumente utilizado para comunicaçao entre mesa e processador de sinal para as caixas, eliminando uma conversão D/A e A/D do sistema... E poupando duas saídas omni out da mesa! ;) (que seriam usadas para o PA direito e esquerdo)
 
Levi, o exemplo que citei seria por exemplo: Um teclado Stereo (tem saida L e R) com o adaptador com 2 p10 (macho) mono para um p10 (femea) stereo, saindo por um único cabo balanceado e ligando no canal stereo da mesa (analógica) também com um adaptador de igual modelo. Por isso disse que depende da aplicação pois normalmente se utiliza dois cabos mono para sinal stereo, e o balanceamento do sinal vai depender dos equipamentos interligados ao sistema.
 
Se eu colocar um cabo de 3 fios (plug TRS) que leva consigo sinal estéreo (L e R) em um jack MONO balanceado, um dos canais não será ouvido, correto?
 
davi,

Dependerá de como você vai fazer a ligação do plug. "Você disse um dos lados não será ouvido?" Onde será empregado este caba e plug? Com esta informação fica mais fácil sanar as suas dúvidas.
 
davidufpe disse:
Se eu colocar um cabo de 3 fios (plug TRS) que leva consigo sinal estéreo (L e R) em um jack MONO balanceado, um dos canais não será ouvido, correto?

Jogando sinal estéreo em uma entrada que espera sinal balanceado, você não ouvirá direito. Só sairá o que for diferente nos canais estéreo. Tudo o que sair igual em ambos os lados, será anulado.

[]'s
 
David, no seu primeiro post você está correto. Usando cabo de 3 fios, ou usa ESTÉREO DESBALANCEADO ou MONO BALANCEADO.

Se é estéreo ou não, não importa. Pode ser um L+R de teclado, ou dois microfones distintos, o problema aqui é que você quer transmitir dois sinais diferentes no mesmo cabo, com balanceamento.

Transmitir o sinal não é problema. Vai precisar de 5 fios como você disse, mas nesse caso ou você usa um XLR de 5 pinos, e nenhum equipamento comum que conheço dá suporte a esse pino, ou utiliza dois conectores de 3 pinos.

Pra resolver o problema, compre um multicabo de 6 vias e coloque dois pares de conectores. Não conheço uma única mesa que tenha entrada estéreo usando um conector apenas.
 
Back
Topo