Igreja Vicentinópolis - GO

Ola amigos do SAV,
mais uma vez estou aqui para pedir a ajuda dos amigos
desta vez para a nossa filial em Vicentinópolis
a igrejinha é pequena e está com o intuito de
comprar um PA, mas isso não é o problema
o problema é o que comprar, a igreja possui as seguintes
medidas:
3mx12mx8m
AxCxL
E mais onde colocar caixas com essas medidas...
É bem pequena...rsrs
A mesma não tem palco, fica tudo no nível do solo,
eles usam um espaço de aproximadamente 3m como palco
e a plateia fica a 1,5m mais ou menos do inicio do "palco"
gostaria da ajuda de vcs para posicionar as caixas,
que a proposito são duas caixas passivas com falantes oversound, e driver, a mesa é uma ciclotron de 8 canais e uma potencia oneal.
somente isso.


Para compra do PA indiquei uma ART310
só pra começar um eq bheringer FBQ1502.
Lembrando que eles não tem retorno,
indiquei colocar a art310 como retor por enquanto
e quando for possivel acrescentar mais uma unidade da art310
e colocar o par no PA e vender as caixas passivas e comprar retornos de palco mesmo.
Me corrijam se eu estiver errado e por favor opinem pois será de grande ajuda,
pois não sei onde colocar essas caixas para obter o melhor desenpenho.
 
Eu não compraria um EQ, compraria uma mesa nova melhor.
Quanto a caixa, você vai comprar uma RCF e colocar para RETORNO? E deixar a feito a facão para o público?
A prioridade é SEMPRE o público, sempre! Que os cantores/preletores não ouçam nada, mas que a igreja tenha um som de qualidade.

Quanto a posição do PA, tendo só 1 caixa você já sabe né?
 
Olá Eliabe grato mais uma vez pela atenção.
E sim já sei, Cluster central...rsrs
Então, eu estava tentando enfiar na cabeça deles
a ideia do Cluster, mas só funcionou do jeito que mencionei
a sima, colocando a RCF a principio como retorno e depois adicionar mais uma unidade e colocar no PA,
mas até lá consigo mudar a ideia deles...
Eliabe pelas medidas do templo mencionadas acima acredito que uma ART310 será o suficiente correto?
Eliabe você poderia me ajudar mais uma vez com um pequeno projeto daqueles que vc fez anteriormente sobre o
posicionamento exato da caixa??
Fico agradecido por mais uma vez você estar contribuindo para nos ajudar, sei que Deus vai te retribuir.


E a respeito da mesa,
vou insistir na venda da mesa antiga e comprar uma yamaha 166cx,
no lugar da compra do EQ.
 
pTjz disse:
Eu não compraria um EQ, compraria uma mesa nova melhor.
Quanto a caixa, você vai comprar uma RCF e colocar para RETORNO? E deixar a feito a facão para o público?
A prioridade é SEMPRE o público, sempre! Que os cantores/preletores não ouçam nada, mas que a igreja tenha um som de qualidade.

Quanto a posição do PA, tendo só 1 caixa você já sabe né?

Os cantores e preletores são quem precisam do melhor som, o publico ouve até sem som ligado, mas quem ta cantando, dirgindo o culto, precisa se ouvir e se ouvir bem.
 
Os cantores e preletores são quem precisam do melhor som, o publico ouve até sem som ligado, mas quem ta cantando, dirgindo o culto, precisa se ouvir e se ouvir bem.
Da mesma forma, os músicos e preletores conseguiriam ouvir sem retorno tão bem quanto. Então é uma questão de prioridade - e aí o assunto é menos prático e mais teológico. Qualquer um que vá pregar ou tocar em uma igreja deveria estar pronto para aceitar um retorno pior se isso significar um som melhor para o resto da Igreja.

E sério, retorno para pregador em qualquer coisa menos reverberante do que um ginásio é piada.
 
Ronaldo1 disse:
Os cantores e preletores são quem precisam do melhor som, o publico ouve até sem som ligado, mas quem ta cantando, dirgindo o culto, precisa se ouvir e se ouvir bem.
O objetivo de um culto é disseminar a palavra aos perdidos e acrescer na vida daqueles que precisam, afinal de contas a igreja é o “hospital das almas” não hospital de egos.
Dito isto percebemos e foco PRINCIPAL de todos envolvidos no culto, inclusive de nosso DEUS, é o PÚBLICO não os preletores e cantores. O mais importante é levar a palavra ao pastoreio e leva-la da melhor maneira possível.

E para encerrar, o público é igreja assim como cantores/preletores, porém eles representam E MUITO no sustendo da igreja, que depende de 3 fatores básicos:
- DIVINO: Que não nos cabe.
- ADMINISTRATIVO: Todos sacerdotes da igreja.
- FINANCEIRO: Público.

Então sugiro que você mude seus conceitos caso queira manter sua igreja, pois estes estão muito equivocados!

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)


rafaellerm disse:
E sério, retorno para pregador em qualquer coisa menos reverberante do que um ginásio é piada.
Para acrescentar...
Pouquíssimos pastores que vem em nossa igreja pedem retorno, comigo operando particularmente somente um pediu com veemência.
Fui em um casamento na igreja deste pastor a alguns messes atrás, e lá percebi que os operadores, muito inexperientes diga-se de passagem, fazem o PA com os retornos de tão altos, qualquer um com o mínimo de experiência em igreja percebe que o PA deles trabalham a pelo menos -10dB em relação aos retornos.
Ah e eles usam no mínimo umas 6 vias de retorno, sem contar o central. Haviam umas 12 caixas no palco.
Isso acostumou mal o pastor hehehehe.

Já com os meus pastores, com quase todos deixo uma poeira e eles gostam, já o nosso pastor titular diz assim: “tira esse ecozinho aqui da frente por favor”.
Quando ele fala isso não está falando da via de efeitos, mas dos retornos... Basta zerar o microfone dele que ele diz “prontoo, amém!”.
 




“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)




Sei que todos temos que ouvir com qualidade,
ma cada igreja tem suas prioridades,
não estou aqui para tomar partido de ninguém
mais eu "EU" gostaria sim que a igreja fosse prioridade nesse quesito
de som com qualidade, mas não vamos fugir do foco principal desse tópico
apesar desse assunto ser Primordial mas,
amigos me ajudem por favor na questão
das medidas de posicionamento, já sabendo
que para uma ART310, seria um cluster central
fico no aguardo da resposta do demais amigos.
 
Devido a largura e o comprimento faria cluster central, e certeza que não se arrepende.
Vai ficar muito baixo, mas é a ainda a melhor solução, embora não esteja no local e não sei como irá comportar, mas creio que ainda assim irá precisar de um delay, não pela distancia, mas pela altura, Eliabe com os desenhos poderá fazer melhor a projeção, pois terá que ter uma angulação para diminuir o efeito do forro/teto e como a altura é pequena senão vejamos um pequeno exercício: 3 metros - 50cm distância da caixa para o teto ela ficará a 2,50 do solo e se diminuir 1,20m que é a projeção das pessoas sentadas ouvindo então ficará 1,30m. Por isso que creio que mesmo com essa dimensão ainda se precisará de um delay, não sei se uma caixa com falante de 8" só para reforço poderá dar certo.
Está certo o pensamento Eliabe?
 
Que coisa, na minha igreja não usamos retorno. E até temos caixa, reconheço que quando utilizo fico muito mais confortável, pois eu toco, canto e tb sou operador de som. Mas o PA é o principal mesmo
 
[/quote]

Os cantores e preletores são quem precisam do melhor som, o publico ouve até sem som ligado, mas quem ta cantando, dirgindo o culto, precisa se ouvir e se ouvir bem.
[/quote]

ele deve ser cantor ou instrumentista,só pode... :rolleyes:
tem de ser exatamente ao contrário!
dependendo do seu espaço até a "sobra" do PA serve e bem de retorno,agora colocar a "sobra" do retorno como PA, fica ó ...
 
Não tenho como fazer o desenhos por não estar em casa.
Mas com certeza se ela ficar 30cm abaixo dos 3m o angulo vai variar entre 35-40°, pois a 310A tem 70° de inclinação, depende de onde começa e termina o público.
 
Então considere, 3m de palco + 1,5m de distancia para início do público.
Só ai são 4,5m que resulta em uma área útil (público) de menos de 8m, facilmente coberto por uma só fonte sonora!
Logo, sem delay.
 
Obs: Agora entendo o trabalho de vocês
profissionais do áudio..hehe
É muita coisa pra calcular...


Ok Eliabe, então seria uma
unica fonte sonora (Cluster central)
com inclinação de mais ou menos 35-40°.


Desde já agradeço suas respostas,
e a todas as considerações dos amigos do SAV
pois foi aqui que aprendi e estou aprendendo
a buscar conhecimento para levar som de qualidade as igrejas
pois com a ajuda que consigo aqui não procuro somente ajudar minha igreja
mas nossas congregações e outras denominações também.
Desde já fico grato.
 
Fiquei de fora dessa discussão, só agora vi as reações que meu comentario causou. Não digo que o publico não mereça um som de qualidade, porém a maioria das pessoas não se importa com detalhes tecnicos, com regulagem de nada, apenas ouvem e de preferencia um som mais baixo. Na minha igreja temos músicos e cantores de nível muito alto, se não tiverem um bom retorno, simplesmente desistem de cantar, pois entendem que o som não ta bom, ou não conseguem se ouvir. Como alguém vai cantar ou tocar sem ouvir o que ta fazendo? Porque musicos usam fones de ouvido e o publico não? Então, a fé vem pelo ouvir sim, e ouvir bem, mas se não tiver ninguém pra falar, pra cantar, quem irá ouvir?
 
Ronaldo1 disse:
Na minha igreja temos músicos e cantores de nível muito alto, se não tiverem um bom retorno, simplesmente desistem de cantar, pois entendem que o som não ta bom, ou não conseguem se ouvir. Como alguém vai cantar ou tocar sem ouvir o que ta fazendo? Porque musicos usam fones de ouvido e o publico não? Então, a fé vem pelo ouvir sim, e ouvir bem, mas se não tiver ninguém pra falar, pra cantar, quem irá ouvir?

Ronaldo, se é necessário sacrificar o som da igreja para satisfazer "músicos e cantores de nível muito alto" há algo de muito errado. Se eles estão cantando ou tocando pelo motivo correto, eles nunca irão parar de fazê-lo por motivo de som baixo. E caso parem, não tema pois: "E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão."
Lucas 19:40. Ou seja, Deus irá capacitar outras pessoas para fazer a obra.

Não estou julgando, mas talvez seja necessário uma mudança de mentalidade.
 
Não estou falando em sacrificar o público para satisfazer músicos. Também não estou falando de volume. Estou falando que o músico precisa se entender, se ouvir, se não ele se perde, como já aconteceu na minha igreja, não por falta de volume, mas por falta de qualidade das caixas. O público tem volume de sobra lá, mas também não tinha qualidade. Hoje instalei divisores de frequencia nos PAs, o que melhorou bastante a qualidade, e comprei 2 caixas ativas pra retorno, que chegam amanhã, e tenho certeza que ninguém mais irá reclamar disso. Depois compraremos também 2 caixas ativas pro PA. Penso sim no público, mas só quem reclama do som pra mim são os músicos.
 
Ronaldo1 disse:
Na minha igreja temos músicos e cantores de nível muito alto, se não tiverem um bom retorno, simplesmente desistem de cantar, pois entendem que o som não ta bom, ou não conseguem se ouvir.
Sem nenhum sarcasmo, fiquei curioso demais em conhecer seus músicos de alto nível...
E sem nenhum medo de falar, ou eles são de alto nível musical e exponencialmente de baixíssimo nível espiritual ou você os super-valoriza.

Não sei se já teve oportunidade de trabalhar com algum músico NÃO CRENTE, eu ja fiz alguns trabalhos para alguns em minha região. Em quase todos estes trabalhos que fiz todos eles eram unanimes em suas perguntas... “como está o PA?” era constante isto! Eu nunca ouvi deles “minha caixa não tem qualidade / não estou me entendendo bem / me da mais volume (isso ouvi as vezes ahahahha) / não vou mais cantar ou tocar por conta desse retorno horrível”, sabe porque? Porque ele está ali POR CONTA DO PÚBLICO E PARA O PÚBLICO. O melhor dele, seus esforços e concentração estão lá!

Já no caso do CRISTÃO ele está ali PRIMEIRAMENTE para cumprir seu ministério e em segundo lugar porque ele recebeu o IDE. A função dele como levita é levar o povo a adoração, não se ouvir, não receber o melhor mas DAR o melhor de si para o público EM NOME de Deus.
Deus nunca ficou com o melhor para me dar o mais ou menos, ele deu sua vida por nós!

Convém que seus músicos não ouçam NADA, que cantem com o dedo no ouvido, mas que a igreja receba O MELHOR de todos vocês, pois é o que o nosso Deus faria, amando o próximo como a si mesmo.
Reflita sobre.


Ronaldo1 disse:
(...) e tenho certeza que ninguém mais irá reclamar disso...
Cancei de ouvir essa história, faça seus relatos uns 3-5 eventos após a instalação!

Ronaldo1 disse:
Depois compraremos também 2 caixas ativas pro PA.
Caixas ativas não são sinonimo de qualidade, pesquise um pouco antes de comprar as caixas para não gastar dinheiro atoa.

Ronaldo1 disse:
Penso sim no público, mas só quem reclama do som pra mim são os músicos.
Eles não reclamam ou vocês nunca pararam para ouvir opiniões?
Em 99% dos casos a igreja só reclama de volume, o que não significa que estão satisfeitos.

Ronaldo1 disse:
Porque musicos usam fones de ouvido e o publico não?
Vou fingir que não achei isso muito engraçado e vou responder numa boa.
Eu como igreja adoraria! Seria um sonho... Entretanto não sei no seu templo, mas no meu é impossível e inviável instalar 700 fones.

Ronaldo1 disse:
Como alguém vai cantar ou tocar sem ouvir o que ta fazendo?
Retorno com 3 perguntas...
1- Se a igreja ouve porque os músicos não ouviriam?
2- Como alguém vai sentar num templo, gastar seu tempo e dinheiro sempre recebendo o pior que os administradores tem a oferecer?
3- Você a partir de agora é um expectador, e o novo operador compartilha de seu pensamento e oferece a você as sobras do que os músicos de qualidade consomem, qual é seu nível de satisfação? Continuaria na igreja numa boa?
 
Gostei do ITEM 3

Era bom que também pegasse os que estão nos instrumentos, em forma alternadas, puséssemos no banco em um culto, quem sabe assim mudariam um pouco a postura.

Alessandro, quando informei em fazer delay, imaginei a plenária com uns 25 metros, eu creio que estou confundindo com uma igreja que também solicitou informações iguais, mas com 8 metros apenas entre o primeiro e o último ouvinte realmente não há necessidade de delay, tão pouco potência muito elevada.
 
Fiquei curioso, como será que Ludwig van Beethoven fazia para tocar e compor? Será que ele pedia mais volume? Acho que não, afinal ele era surdo, né! Então talvez seja a questão do nível que não era tão alto...
 
Back
Topo