Aborrecimento - chegou minha vez

andrecorrea

Member
Olá para todos! Tenho andado um tanto ausente, mas precisava compartilhar com os caríssimos colegas, minha chateação. Sei que quase todos já tiveram algum aborrecimento sério com relação ao som nas suas igrejas e eu estava imune, mas agora chegou minha vez:

No início deste ano cheguei a uma nova igreja (Batista) e logo fui me envolvendo com a equipe de áudio. Os operadores da igreja não faziam/fazem ajuste algum no ganho da mesa, uma 01v96, deixando todos eles “fechados”. No início achei estranho e logo percebi que eles não sabiam a utilidade do ganho e nem bem a diferença entre ele e o fader do canal.

Depois de um tempo passei a participar dos ensaios, o que não é habito dos operadores, e a fazer todos os ajustes dos ganhos dos canais de entrada para o 0db analógico da mesa. Criei minha própria cena com todas as equalizações das saídas (LR e auxiliares) devidamente equalizadas com RTA e demais preferências minhas.

Pois bem, hoje levei um baita puxão de orelha do operador mais antigo da igreja dizendo que “em som ao vivo não se ajusta ganho”, que “todos os técnicos e pessoas com as quais ele lidou não mencionaram nada sobre ajuste de ganho” e que eu estou “confundindo estúdio com som ao vivo”.

Cara! Ou eu aprendi tudo errado ou a situação lá está pior que eu pensava. Fui “intimado” a não mexer nos ganhos em hipótese alguma, sob a justificativa que os outros têm tido muitos problemas com microfonia. Que o som em um ensaio durante a semana estava uma porcaria por causa dos ganhos mexidos, etc, etc e etc.

O que eu faço, me rendo ao “pedido”? Largo a mesa de som pra lá e arrumo outra coisa pra fazer? Ignoro e continuo fazendo o que aprendi?

Em tempo, nosso PA é um conjunto de caixas Bose Panaray 802, pra mim o mais próximo que um PA pode chegar de um som de celular, as médias altas são muito pronunciadas, uns 10db acima das médias graves.
 
É uma situação um tanto que comum, mas creio que a solução é bastante simples.

Vocês têm uma 01V96. Então faça sua cena e salve-a. Os outros operadores o mesmo. Assim quando você for operar a mesa, carregue sua cena e os demais as suas respectivas cenas.

Nos dias que você usar a mesa, após o termino do culto deixe cena deles carregada, pra evitar problema.
 
Se não me engano no site da Attack tem um documento sobre Estrutura de Ganho. Baixa, imprimi e dá pra eles.
 
É uma situação um tanto complicada. Por um lado, o zelo requer que tu tente trabalhar da melhor maneira possível, e isso inclui educar os outros operadores, por outro lado essa tentativa pode te tirar do ministério.

A ideia de juntar material de estudo para aumentar é boa, e dependendo do quanto eles forem abertos a ouvir argumentos pode funcionar. Mas não adianta só entregar o material de leitura e sair, vai sobrar para Rui defender os argumentos. Portanto estude bastante e esteja preparado, especialmente quando alguém disser que aumentar ganho da microfonia, uma das besteiras mais difundidas por aí.

Trabalhar diferente sem afetar o trabalho dos outros também é válido, desde que sempre se lembre de voltar os ganhos.

Por fim, é possível que não consigas chegar num acordo, e até sejas retirado do ministério. Por pior que seja, não deixe que isso te impeça de trabalhar da melhor maneira possível. O importante é sempre ter a consciência tranquila de que estás fazendo o melhor para Deus.
 
Olá pessoal.

Estou mais ou menos em uma situação semelhante. Já passei por diversos problemas na área da sonorização em minha antiga congregação e só com muita oração, luta e persistência alguns problemas foram resolvidos. Porém, mudei de estado e prontamente procurei uma congregação da minha igreja pra frequentar e com a esperança de continuar servindo com os dons que Deus me deu.

Ao chegar de cara notei diversos erros no sistema de som e até conversei com o Pr e o irmão responsável pra ver se eu poderia fazer parte tb. Mas, como explicar pra eles que o sistema de som que eles tem ficaria melhor em uma pequena sala de cinema do que em uma igreja? Como apontar os erros sem desmerecer todo um trabalho já feito sendo que o atual sistema tem mais ou menos 3 anos?

No momento estou pensando em não me envolver, mas a cada culto que participo fico extremamente incomodada com o som e penso em tentar ajudar e aí me lembro de todas as dores de cabeça pelas quais já passei e resolvo pensar em outra coisa. Só que operar som, fazer louvor e tal está me fazendo muita, muita falta.

É um dilema irmãos :(
 
Cavalcante, não fique com medo de se envolver com o novo pessoal...rs... e seu pensamento está muito correto, se todos pensassem assim não teríamos tantas dores de cabeça!rsrs

Uma dica: não chegue falando nada do sistema atual, mostre o que vc já fez com os seus posts aqui do fórum, deixe eles perguntarem... será mais fácil do que vc falar...rs


André, me explica melhor o trecho abaixo por favor?
e a fazer todos os ajustes dos ganhos dos canais de entrada para o 0db analógico da mesa.

E lembrando que, todos os conflitos podem ser solucionados se conversando, atritos sempre haverão, o que não pode é persistir os conflitos....
 
Cavalcante disse:
Porém, mudei de estado e prontamente procurei uma congregação da minha igreja pra frequentar e com a esperança de continuar servindo com os dons que Deus me deu.

Ao chegar de cara notei diversos erros no sistema de som e até conversei com o Pr e o irmão responsável pra ver se eu poderia fazer parte tb. Mas, como explicar pra eles que o sistema de som que eles tem ficaria melhor em uma pequena sala de cinema do que em uma igreja? Como apontar os erros sem desmerecer todo um trabalho já feito sendo que o atual sistema tem mais ou menos 3 anos?

No momento estou pensando em não me envolver, mas a cada culto que participo fico extremamente incomodada com o som e penso em tentar ajudar e aí me lembro de todas as dores de cabeça pelas quais já passei e resolvo pensar em outra coisa. Só que operar som, fazer louvor e tal está me fazendo muita, muita falta.

Cavalcante:

A melhor forma é se colocar a disposição, como você fez.
Apontar erros, normalmente não é o melhor a fazer no começo.
Se coloque a disposição e tente tirar o melhor do sistema da forma que está. Quando você tiver a confiança, sugira a melhora no ponto mais critico, se eles aceitarem, e você conseguir uma mudança significativa, você vai adquirir confiança para fazer tudo que você desejar, mas isto não ocorre da noite para o dia.
Nunca chegue apontando erros, pois ninguém gosta de ouvir isso, mesmo que você esteja 100% correto, alguém não vai gostar, e ai, você vai te um inimigo. Se coloque a disposição, veja com as pessoas trabalham, tente somar nesta forma deles trabalharem e assim que tiver confiança, vai sugerindo as mudanças.

Boa sorte, e sempre procure trabalhar dentro do ministério que Deus te chamou. O nosso talento é para ser usado e não para ficar escondido. Apesar das dificuldades, é sempre melhor estar fazendo aquilo para qual fomos chamados.

Um agraço.


André

Mudar conceitos já estabelecidos não é fácil.

A 01V não tem ganho digital, então somente a alteração das cenas vai dar problema para o outro operador e também para ti, a não ser que você altere o ganho quando começar a trabalhar e depois zere os ganhos quando parar de trabalhar com sua cena.

Não acho que seja a melhor solução, pois só estou conseguindo ver divisão na forma de trabalhar. Mesmo que você esteja correto, ainda vai estar dividindo. Vão ter pessoas que vão te apoiar e outras que não. Alguns vão ficar do outro lado, então, primeiro procure conversar para tentarem chegar em um consenso, verifique os argumentos e tente resolver mostrando que tudo pode melhorar, mas nunca dizendo que da forma que está está errado, pois ninguém gosta de ouvir isso.

Se necessário de um passo para trás para poder posteriormente dar vários passos para a frente. Se for preciso, trabalhe inicialmente com o ganho no zero para adquirir a confiança das pessoas que estão a mais tempo na igreja (existem muitas outras melhorias no som que podem ser feitas com a 01V). Com o tempo a confiança vem e a situação muda. Faça seu trabalho sempre mostrando o porque de você estar fazendo daquela forma, sempre dividindo o conhecimento. Pergunte porque a pessoa esta fazendo diferente, nos sempre temos algo a aprender. Divida o conhecimento que os outros vão dividir também e no final todos vão acabar trabalhando da mesma forma, mas lembre-se isso leva algum tempo. Confiança não é adquirida da noite para o dia. Você é o mais novo no grupo, peça benção para fazer algo que amanhã você vai ser reconhecido. Mas tenha paciência.
 
Valeu pelos conselhos pessoal. De qualquer forma é um novo desafio. Na minha antiga congregação depois de várias lutas mudei 90% do sistema e estava trabalhando com uma Mackie DL1608 e continuava trabalhando pra melhorar, mas parti pra uma mudança de vida e acabei me mudando... Vamos ver como as coisas se desenrolam.
 
É Cavalcante, toda mudança tem seu preço, e o seu foi exatamente aonde mais lhe incomoda.
Todos já falaram, e vi uma coisa no que comentasse, ao que tudo indica ainda não falasse nada, pois bem, se ocorreu isso o melhor é ir vendo quem é quem e devagar igual a água na areia procurar aonde terá menor resistência e ir somando a eles, no tempo certo novamente estarás a frente e conseguindo as mudanças necessárias.
-A ansiedade só leva ao prejuízo, eu bem sei disso pois não até hoje não consegui dominar essa falha no meu caráter.
-Quando chegasse na nova igreja já tinha pessoas que são responsáveis pelo áudio e provável acharem que estão certos, quando chega um novato e já se apresenta com soluções, em sua maioria criam resistência por se sentirem ameaçados.
Portanto, como diz a minha mãe, CALMA E CALDO DE GALINHA NUNCA É DEMAIS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 
É bem isso Heriberto, obrigada pelo conselho. Não vou me precipitar pq se fizer isso ainda passarei por arrogante e de forma alguma quero isso. Respeito e muito a iniciativa que tiveram de correr atrás de melhoras (mesmo não sendo de forma correta e adequada a realidade deles), mas eles tem uma qualidade admirável que citei que é o comprometimento e a responsabilidade. São qualidades fundamentais e isso não deve ser afetado de forma alguma, pelo contrário deve ser só elevado.

:)
 
Olá, amigos. É minha primeira vez nesse fórum e desde já peço desculpas por não abordar o tema do tópico. É que não consigo criar novos tópicos, estou muito triste com isso, não sei se já entrei bloqueado. Obrigado pela compreensão!
 
olá pessoal,
eu daria como conselho para situação quando você observar algo"errado",ao invés de dizer mesmo que educadamente que aquilo é errado,procure perguntar sobre aquela situação, tirar o máximo de informação de porque aquilo,mostrar interesse.se te perguntarem o porque de tanto interesse,você diz que aprendeu e trabalhava de forma diferente,aí você pede pra mostrar como fazia,mostra os ganhos da mudança e por aí você vai ganhando a confiança da equipe!uma das coisas que me deixam muito irritado no som da igreja é que por qualquer fator externo,a culpa mesmo que não seja,sempre é nossa, e de exemplo comigo,numa situação de um culto onde os participantes iam se apresentar com o áudio a partir de um celular e por outros fatores o celular não funcionou,um membro da equipe deles ao chegar na house para tentar me ajudar,ao ver que eu não endereço os canais direto pro master, educadamente "condenou" meu modo de trabalho e que aquela forma era a causa do problema!a grande maioria aqui sabe das vantagens de utilizar os sub grupos numa mesa grande!
então,chegue bem devagar,pergunte antes de falar,quando for falar não fale como se fosse uma sentença absoluta e a partir daí vá mostrando os pontos onde deve ocorrer a mudança,sempre em forma de sugestão,mostrando humildade, testando junto com eles e mostrando as melhorias!!
 
Som é muito complicado, eu mesmo fui tirado de minha função por pedir mudanças. Tentei não falar nada mas a situação tava e ta muito complicada. Perguntei porque o som foi montado da maneira que foi, ninguém sabe responder mas se ta assim é pra ficar e pronto, mesmo estando ruim demais. Não acho que quem sabe fazer o certo deva ficar calado, mas tem que saber a hora certa e o modo certo de falar.
 
Gente,acontece que o problema nas igreja é cultural!
Na sua grande maioria se acostumaram com "meninos do som",jovenzinhos que gostam de barulho e,quando se deparam com um jovem que estudou sobre o assunto e cobra melhorias(ou na visão deles quer gastar)acham que estamos falando besteira.
 
Galera,
Essa problemática me levantou um dúvida antiga!
O pessoal do PRISMA BRASIL utiliza uma DM4000 (Salve o engano), e eles deixam o GAIN travado sempre na mesma posição (Pelo que lemrbo, 9h) e ajustam digitalmente pelo ganho do equalizador.
Essa prática é incorreta?
Talvez seja uma solução paleativa para o seu problema, ajustar pelo gain do EQ.
Um abraço
 
É verdade Jonatas Rocha.

Infelizmente o Ministério de Audio da grande maioria das igrejas é vista com desprezo. Qualquer um fica responsável pelo áudio.
Pensam, em sua maioria, os lideres das igrejas, que a função é só "subir e baixar botões".


Essa visão é até compartilhada por muitos músicos. Enquanto no "mundo" os músicos, tem excessões, vêem o técnico de áudio de outra maneira, na grande maioria das igrejas o desprezo é total.
Tratando de músicos, percebo, que esse posicionamento é devido a falta de profissionalismo. Na grande maioria são pessoas que se dispõe a tocar mas, não buscam conhecimento, estudar.

O grande consolo que tenho é que não sou "maldito por fazer a obra de Deus relaxadamente".

Ergamos a cabeça, pois esse nosso sofrimento é passageiro.
 
O Prisma usa uma DM2000.

E digital tem estrutura de ganho tabulada de forma diferente de analógica. Acho que o povo está misturando as coisas aqui
 
O problema é que, muitas vezes quando as pessoas se responsabilizam ou são responsabilizadas por tal, não buscam conhecimento e fazem o serviço de qualquer maneira. Normalmente para tentar agradar o Pastor ou ganhar conceito com a Congregação.

Uma vez li aqui no Fórum, não lembro se foi o David Fernandes ou se foi o Bersan (Grandes mestres), comentando que o trabalho na igreja é voluntário, porém, a partir do momento em que você se compromete a fazer um determinado trabalho, você tem que tratar aquilo com profissionalismo.

O Profissionalismo inclui, dentro de tantas outras responsabilidades, buscar conhecimento constante sobre aquilo com o que você está lidando. E eu acho que é nesse ponto que muitas pessoas erram. Não por falta de capacidade. Mas por falta de Interesse.

O mercado de áudio e tecnologia é um mercado em constante evolução e que requer de nós um esforço muito grande para nos mantermos atualizados. Além disso, requer investimentos constantes. Aprendi que nenhum sistema é eterno. Sempre há evolução e a melhorias de cada sistema instalado. Seja ele projetado por nós ou não. Além de problemas e questões que não são apenas nossas que estão constantemente desenvolvendo novas soluções.

E qualquer pessoa que se dedica um pouquinho a estudar essa área, acaba se apaixonando.

Além disso, o Espirito Santo de Deus que habita em nós acaba nos incomodando quando vemos um sistema que pode ou poderia ser melhor aproveitado. Até porque A fé vem pelo ouvir. E é necessário que todos ouçam muito bem a Palavra de Deus. Temos um inimigo que não cessa em querer nos tirar do caminho, nos fazer abandonar a obra. Vai sempre usar quem ele puder para nos afastar disso. Nosso papel dentro de uma congregação é muito importante. Damos Suporte ao louvor, Suporte a pregação suporte a todo bom andamento de um culto. E se esse trabalho não for bem executado, As pessoas vão sair mais incomodadas com a péssima qualidade sonora do que impactadas pela Palavra que foi pregada.

Não podemos de um todo apenas criticar o trabalho de outros. Mas podemos nos dispor a ajudar. Sempre tentando entender a finalidade e, na hora de tentar argumentar, explicar o funcionamento e questionar amigavelmente a maneira que está sendo aplicada.

Entendam, as vezes ter pontos de vista diferentes sobre determinada situação não quer dizer que um ou outro estejam errados.

Eu já estive em situações similares as quais eu agi da seguinte maneira: me aproximei, me iterei do assunto, tentei entender por qual finalidade aquilo estava sendo feito daquela maneira e depois perguntei se não poderíamos "testar" de outra maneira e expliquei o porque eu estava fazendo daquela outra maneira.

Se desse certo, tocaríamos dali para frente da outra maneira, mas, sempre levando em consideração o ponto de vista de quem está ali a mais tempo do que eu. Amigos, em igreja Antiguidade é posto e saber, acima de tudo, que temos que respeitar a liderança. Nossos lideres tem que nos ver como aliados.

Quando o assunto envolve dinheiro para aquisição de novos equipamentos, não gosto de me meter muito. Se posso, eu mesmo faço uma oferta de amor ou utilizo algum equipamento meu para demonstrar em quanto aquilo pode ser melhorado.

As vezes, um equipamento emprestado, faz com que o ponto de vista de toda a congregação seja mudado e faça você comprovar a real necessidade da aquisição ou troca de algum equipamento. As vezes um equalizador, uma caixa... Nem todo mundo pode, ou dispõe desses recursos. eu mesmo também tenho minhas limitações.

Além disso tudo, existe mais uma coisa:

Colossenses: 3. 12. Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14. E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. 15. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. 17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Para que não fique apenas nas minhas palavras.

Att,

Rafael.
 
Back
Topo