Troca de falante da caixa de SUB SG-15/G da JHD

Matheus,

Tente deixar o falante na vertical, supostamente apontando para a maior dimensão do local, evitando reflexões em superficies muito proximas (tetp e piso) por vezes acontecem algumas reflexões que influem na medida.
Evite fazer o falante funcionar muito abaixo da ressonancia dele, durante o amaciamento, pois vc pode danificar o dito cujo por excesso de excursão.

Faça uma medida inicial da impedancia e creio que a uns 75% de Fs ja de um valor interessante.

Qto ao filtro, creio que se deixar proximo a 35 Hz ja tenha um resultado interessante.

Em geral se colocam os PEQs em função de algo que falta no sistema ou que se queira dar algum destaque. ...

Escrevo isso correndo, não li toda a sua postagem !
 
Muito obrigado Mestre Ullmann!!!

Vou tentar fazer isso da próxima vez, ótima ideia!

Estava monitorando de perto a excursão do cone no "olhômetro" e "ouvidômetro" também. Acredito que o falante não foi danificado, pois fizemos um evento da igreja na semana passada com ele e o mesmo tocou legal. Se o cone excursionar exageradamente, creio que deve-se fazer algum barulho estranho durante o amaciamento....
Entendi. A parte chata em amaciar em 40 Hz, por exemplo, é o barulho - por isso que é melhor fazer o amaciamento aos pares...

Quanto ao PEQ, a minha preocupação é se posso iserir um reforço de 6 dB ou 4 dB em frequências um pouco abaixo de Fs. Testei ontem na igreja um PEQ em 44 Hz com ganho de + 4 dB e aparentemente o falante respondeu bem. O HPF tava em 40 Hz. Mas não testei em níveis mais elevados.

Ahh, embora esse falante tenha um Fs = 49 Hz, mas, forneceu uma resposta na caixa digamos que aceitável para trabalhar como SUB, não devo ficar preocupado em substituí-lo por outro com Fs = 36 Hz, por exemplo? Estava de olho no WPU1509 em 8 ohm. Só que teríamos somente 480 W para alimentá-lo, contra 800 W para o ESX155-4 cuja potência de programa musical é de 1000 W.

Como já temos dois ESX aqui, seria mais prático tentarmos trabalhar com eles. No momento, somente uma caixa de SUB está com esse ESX e a outra está com o 15pw5A (elas estão desacopladas). Para colocar o ESX155 na outra caixa, tenho que desbastar o furo do falante em alguns milímetros. Tal substituição não foi feita ainda por causa dessa dúvida...

Valeu, vou fazer o teste com o HPF em 35 Hz.
 
Back
Topo