Melhoria no sistema de som

Boa tarde pessoal;

Estou postando algumas fotos da igreja que eu opero o sistema de som, gostaria de algumas sugestões e criticas construtivas. durante o culto percebe-se que falta definição no P.A. a
DSCF0043_zps2377ab50.jpg

DSCF1727_zps918b3266.jpg


Temos atualmente;
mesa Yamaha MG124c
Eq. bheringer 3102e 1502
compressor alesis 3630
processador de efeitos skp.
mic s/ fio JWL e Staner
Amplificadores Staner PA4000 e Appotek K6b.
No P.A. ultilizo 4 caixas Staner TD-420.
no retorno da banda Attack A600Ti
no altar Mark audio CP550
proximo ao altar Attack A600Ti.

Nesse mes o pastor sugeriu a mudança de caixas do P.A. devido a falta de definição, mas eu pensei em tentar melhorar a acustica do ambiente, talvez mudar o posicionamento e diminuir para 2 as caixas do P.A.
Enfim sugestões são bem vindas.
segue mais fotos.
DSCF0044_zps2f6299f5.jpg

DSCF1699_zpsd9507d6e.jpg

http://i1368.photobucket.com/albums/ag163/natanaeleduardo/DSCF1629_zpsc54e0c48.jpg
DSCF1628_zps4bbd3634.jpg

DSCF0033_zpse1b9148b.jpg


grato pela atenção.
Deus abençoe a todos.
 
Natanael Eduardo disse:
durante o culto percebe-se que falta definição no P.A.

Fersan disse:
Faz dois clusters com duas caixas cada

Não e só mudar as caixas de posição e arranjo que ira melhorar, mas essa pode ser uma das soluções.

Percebi que você Natanael Eduardo opera o som de atras das caixas de PA e que também fica próximo da banda e ainda tem dois retornos de palco virados para a house mix um na frente e outro mas atras, o que faz com que você na ouça o pa corretamente e ou mais banda e retorno do que o som que vai para o publico o que muitas vezes dificulta o bom alinhamento do som, por mas que em alguns momentos durante os cultos você saia e fique próximo ao publico na frente do PA para ouvir, na maioria do tempo você estará la atras das caixas ouvindo muito mais banda e retornos do que o som direto dos PA's. Ter a mesa de som e os periféricos na frente do PA e de preferencia bem no meio do publico ajuda muito a controlar corretamente o som.

Não sei se é impressão minha, mas pelas fotos me parece que as caixas estão má distribuídas a segunda linha de caixas parecem estar muito próximas da primeira linha assim parecem estar mas longe do fundo da igreja do que deveriam estar, e isso? ou tive uma impressão errada?

Pelo ambiente que seu templo aparenta ter nas fotos e por aquele monte de vidro no fundo da igreja deve ter uma acústica bem ruim.

Acho que primeiramente você deveria fazer alguns testes com o posicionamento das caixas poderia fazer um cluster como Fersan escreveu ou ate soluções mais simples com colocá-las num tripe, cada templo tem uma resposta acústica diferente o que da certo em um pode não dar certo no seu, mas o que não deu certo em outros pode dar certo no seu. O cluster seria muito bom pois você poderia angular as caixas dispersando o som mas direto ao publico e evitando que ele fosse direto pra aquele paredão de vidro la no fundo.

Se seu pastor estiver disposto a trocar as caixas aproveite a oportunidade para adquirir caixas melhores o pessoal do fórum vai e auxiliar quanto a que tipo de caixa sera melhor mas marcas como RCF, jbl, DAS, FBT, FZ, studio r, etc. tem ótimas caixas

Mas antes de tudo acho que seria corretíssimo trocar o lugar da sua mesa de som, converse com seu pastor sobre a possibilidade, pois te ajudara muito a garantir uma melhor definição no PA, não adianta ter as melhores caixas de som no melhor posicionamento se você não vai poder ouvir o que esta tocando nelas.

Se sua igreja estiver desposta a gastar, um bom tratamento acústico poderá ajudar também, mas procure um bom consultor para avaliar essa questão.
 
Fersan disse:
Faz dois clusters com duas caixas cada

Boa noite obrigado pela atenção de todos.

vou colocar as 2 attack em fly, para teste, as staner não tem essa possiblidade.


Cavalcante disse:
Olá Natanael,

A mesa de som fica do lado do altar/palco? Quais são as medidas do templo?

Ola, sim fica ao lado do altar, o templo mede 21x16 e altura 5.


Ola Ramon,

a operação do som é trabalhosa, tenho que se deslocar bastante durante o culto, vou conversar com o pastor sobre isso.
Existe a possibilidade de mudar as caixas, alias alguns lojistas que procurei indicaram algumas, exemplos Bose L1 e Line Beta tree.

daqui 2 semanas vamos colocar as 2 attack que estão no chão em fly no lugar das staner, após posto o resultado.

quero mostrar as respostas de vocês para o pastor para realizar as demais mudanças.

obrigado.
 
A mesa de som está numa posição muito difícil pra vc operar o som. O ideal é ficar na cobertura das caixas, pois o ideal é o operador ouvir a mesma coisa que o público.
 
Boa noite;

no próximo domingo(29) vou colocar as 2 attack no teto, seria melhor colocar as duas juntas ou separadas? a igreja tem 16m. de largura por 21m. de comprimento, estarão distante 4 metros da parede do altar e das laterais. E qual a altura indicada?
tentei achar o angulo de cobertura delas porem não encontrei.
 
Ola pessoal!

este fim de semana estou utilizando 2 RCF ART310A e um sub StudioR. O resultado foi ótimo, realizei uma montagem provisoria com tripé, (sera colocado em fly), o sub centralizado. segue algumas fotos.
20141123_1834311_zps246d59ff.jpg

20141123_1833401_zpsaaa98eb6.jpg
 
eu fique um bom tempo fora, por falta de tempo, mais estou voltando aos poucos, não li os posts por preguiça kkkkk, mais olhando as fotos eu percebi que a igreja é muito larga para esse tipo de montagem do PA, colocado nas paredes laterais, como alguém falou, um fly de 2 caixas de cada lado ou até mesmo um cluster central ficaria bom ai, eu tenho 2 caixas dessas art 310, comprei por uma pechincha nunca fiz um teste com elas pra valer, e pude ver que você fez, quantas pessoas tinham no dia do teste e o que tinha ligado na mesa?
 
Alex:
foi ligado 2 guitarras em linha, contrabaixo, bateria eletrônica e playback.
som para 100 pessoas +ou-.
o P.A. foi ligado mono, o equalizador Behringer 3102, usei a saida sub out com corte em 120hz, poucas alterações em medio graves, agudos flat. definição do P.A. mudou radicalmente.
G.jr;
Esse efeito é das antigas, uns 10 anos no minimo, não funciona mais, só preenche o rack.
segue fotos do sub, não é novo.
20141122_182603_zps7cbf36a1.jpg
20141123_081042_zps20ffc4cf.jpg
 
Boa tarde.

Estou em duvida se coloco as rcf em fly LR ou cluster central. A largura da igreja é 16m. Penso que o cluster seja melhor para evitar cancelamentos. Quanto ao comprimento sera no maximo 16m ja descontando o altar.
 
Natanael,

Cheque se no painel traseiro do seu SUB existe a saída HIGH-OUTPUT conforme a figura a seguir:

1ccbf959-c4b4-4227-b6c4-936b58d5fe31_zpsa5aa33fa.png


Pelo que entendi do seu esquema de ligação, você está usando um filtro PASSA-BAIXA (LPF) em 120 Hz somente no SUB e deixando a via superior em FULL-RANGE, ao invés de mandá-la responder a partir de 120 Hz.

Se não me engano, o LPF do FBQ é um BW de 18 dB/oitava enquanto o LPF desse SUB é um LR de 24 dB/oitava.
 
Ola Matheus! estou na igreja agora, esta acontecendo ensaio, fiz a ligação como você comentou, vou testar o resultado. desde já obrigado pela atenção.
 
Olá Natanael,

Legal!! Explique, por favor, como você fez a nova ligação, somente para confirmar.

Na saída do seu SUB tem a opção de selecionar os cortes?

Como todas as suas caixas do PA agora são ativas e processadas, creio que precisará de poucos ajustes no equalizador – mais para tentar minimizar as frequências que sobram no ambiente. Uma opção seria deixar o EQ de 31 bandas para os retornos, dedicado para o controle de microfonias, e o de 15 bandas para o PA.

Deixaria os filtros HPF (LOW CUT) e LPF (HIGH CUT) do equalizador em BYPASS (pelas fotos, acredito que já estejam) e todos os faders abaixo de 40 Hz (que estão totalmente abaixados) em 0 dB para interferir o menos possível com FASE da via do SUB, o qual já deve ter um HPF interno para filtrar as frequências mais baixas, por exemplo, abaixo de 25 Hz.
 
Bom dia, fiz a ligação -mesa-eq L- sub- rcf.
equalizador esta fletado, ontem não foi possivel testar legal, só usaram cd pirata. Hoje tem culto vamos ver o resultado.

O sub tem os cortes mencionados. O equalizador de 15 bandas precisa d revisão. Esta falhando, mas vou providenciar o conserto.

Obrigado pela ajuda. Deus abençoe.
 
Acredito que esteja ok a sua ligação! Vc deve ter percebido de ouvido que ambas RCF ficaram com menos grave agora. Vc equilibrou mais ou menos o SPL entre as vias depois que fez essa nova ligação?

Compartilhe conosco depois como ficou o resultado! Seria interessante, se puder, gravar 2 vídeos do seu sistema tocando uma mesma música de um bom CD: um com as caixas na configuração atual e o outro com as caixas em fly ou em cluster central otimizado – para ver se conseguimos notar pelos vídeos as melhoras em termos de integibilidade, reverberação, de homogeneidade de SPL...

Navegando na net nesses dias, por caso, encontrei um vídeo de um cluster central de 4 caixas tocando.

https://www.youtube.com/watch?v=DH2U63hNu9Q
 
Back
Topo