Como Gravar Com os Efeitos da 01v96

Studio MASF

New Member
Tudo bem Galera? 
Desde já, quero agradecer a todos.... 

Bom, eu trabalho com Studio e tenho aqui uma 01v96 Vcm, e gostaria de saber como eu faço pra já gravar um instrumento ou voz com os efeitos que tenho na mesa... 

Utilizo o Pro Tools 10.... 

Bom, é uma primeira postagem que faço então desculpem se não for o lugar certo....

Obrigado a Todos.. grande abç....
 
Tudo bem Galera? 

Desde já, quero agradecer a todos.... 

Bom, eu trabalho com Studio e tenho aqui uma 01v96 Vcm, e gostaria de saber como eu faço pra já gravar um instrumento ou voz com os efeitos que tenho na mesa... 

Utilizo o Pro Tools 10.... 

Obrigado a Todos.. grande abç....
 
A 01V96VCM não tem funcionalidade nenhuma de gravação (muito menos multipista), portanto terá que usar uma saída normal dela e entrar no computador.

Logo, a pergunta vira duas: "como fazer o áudio sair da mesa?" e "como gravar algo no computador?"

A primeira pode ser respondida de várias maneiras: tirando do master, direct out, auxiliares, etc. A segunda depende de que interface estás usando para gravar.
 
Bom, isso eu sei rafaellerm. O que eu quero saber, é justamente como eu gravo uma voz por ex já com um Reverb da 01v96.
Por ex: coloco um Reverb da 01v na voz e dai quando eu endereçar para o pro tools eu já consiga gravar a voz com o efeito (Reverb) da 01v. Pois tenho colocado o efeito porém na hora que gravo vai a voz sem o efeito que coloquei. Só pra lembrar tbm, fiz uns testes aqui usando os canais adats da 01v e tbm não consegui. 

Então gostaria de saber se tem outra opção pra mandar essa voz cm o efeito e já gravar cm o efeito, pois, cm falei acima, tenho mandado a voz cm o efeito porém grava a voz sem o efeito. 
Obrigado. 
 
Pois bem, continuo não sabendo como estás fazendo a gravação, ou como o efeito está sendo aplicado.

Parece que estás gravando o sinal do direct out da voz. Se o efeito é aplicado por um auxiliar e depois por um dos ST IN (modo mais comum), é claro que o efeito não vai ser gravado junto com a voz --- o efeito não está no canal da voz, e sim no ST IN para onde o efeito vai. Neste caso, é só gravar este canal.

Se o efeito é aplicado via insert, talvez o direct out esteja mandando o sinal antes do insert. Revise as configurações do direct out, deve haver como configurar isso.
 
Acho que a forma mais eficaz é você gravar o canal de retorno do seu EFX.
Até porque se não ficar legal, é fácil de retirar ele da DAW e insertar outro a gosto.

Normalmente grava-se algo CRU para posteriormente implementar dentro da DAW os efeitos.
Neste caso eu gravaria tudo normal, depois retornaria os canais para a 01V e testaria os EFX, gostando você grava de novo somente os efeitos.

Ps: Não crie mais de um tópico para suas dúvidas.
 
Vou ver isso ptjz pq na verdade, eu sempre gravei Cru msm, mas, nunca usei os efeitos da 01v então, eu estou bem perdido quanto a fazer esse caminho pra usar da forma que vc falou.
Nunca mexi na parte de efeitos dela agora que resolvi fazer isso pq ela tem uns efeitos q apliquei em uns testes e achei bem interessante.
Se puder me orientar tbm.
Obrigado.
 
Rafaellerm,
Verifiquei aqui e realmente o efeito está sendo aplicado em um Auxiliar e depois por um ST In.
Como eu coloco o efeito no canal da voz?
Obrigado desde já.
 
Studio MASF disse:
Verifiquei aqui e realmente o efeito está sendo aplicado em um Auxiliar e depois por um ST In.
Como eu coloco o efeito no canal da voz?

A maneira mais fácil de juntar isso tudo em um canal só é colocar o efeito via insert e não via auxiliar. Mas, como pTjz já disse, isso será bastante inconveniente pois não será possível alterar o efeito depois. O melhor seria gravar separadamente a voz e o ST IN com o efeito, assim pode-se mudar o efeito depois.
 
Bom, nesse caso realmente depois não tem como mudar gravando o efeito junto. Pra mim fazer um teste aqui como tenho que fazer pra usar das duas formas?
 
Studio MASF disse:
Bom, nesse caso realmente depois não tem como mudar gravando o efeito junto. Pra mim fazer um teste aqui como tenho que fazer pra usar das duas formas?
OBS :
1. E qual seria essa necessidade TAO GRANDE de usar efeito "mediano" dessa 01V se Voce tem todos os plugins de boa qualidade do mundo no seu computador?
2. A maneira mais eficiente e  provavelmente mais correta de trabalhar com efeito 'e criar uma pista FX no seu software de gravação ou mixagem.Com 100% de efeito nela e buscando uma combinação perfeita entre ela e canal de voz seco (DRY) no mix geral.
3. Instrumentos (vozes) principais sempre DEVEM ser gravados e mantidos sem manipulações como referencia .E mesmo quando faz back-up final eles vao junto.Pode apagar as pistas com efeito , pode deletar os takes errados mas a voz principal (seca , sem efeito nenhum) - nem pensar! 'E como ouro!        
  
Abrcs,
andry110

p.s. entrei rapido de computador de Wagner e nem vi que tava logado :) ... Ups!
 
1. A necessidade é que eu quero já gravar dando características a certos elementos usando os efeitos da 01v!
2. Uma das maneiras eficientes é se fazer a aplicação pelos Send do software.
3. Concordo que temos que ter esse cuidado realmente com os elementos da gravação, mas, como disse, quero já gravar alguns elementos utilizando os efeitos da 01v pois já preciso fazer assim....

Bom, pelo visto vou continuar fazendo uns testes aqui talvez descubra como é feito....
Mas obrigado a todos....
 
Bom wagner oliveira,

1. A necessidade não é algo TAO GRANDE mas é algo que eu quero fazer já gravando uns elementos utilizando os efeitos que tenho na 01v!
2. Uma das maneiras eficientes é sim utilizar os Sends da Daw para enviar os elementos para o canal de efeito...
3. Concordo que devemos ter os elementos sem manipulação como referência, mas, como já sei o que quero, já estou pensando em utilizar os efeitos da 01v....

Obrigado!
 
Podes gravar o efeito e a voz em canais separados. Assim, a dose do efeito pode ser ajustada depois (ou o efeito pode ser todo refeito), e não se perde informação da voz.

Se realmente queres "compilar e jogar o código fora", então podes aplicar o efeito diretamente via um insert no canal.
 
Como já dito, isso pode ser feito aplicando o efeito via insert. No manual que tenho aqui, está na seção 10, página 127, que tem o nome de "Endereçamentos de entradas e saídas - endereçando inserts".
 
Studio MASF disse:
...
2. Uma das maneiras eficientes é sim utilizar os Sends da Daw para enviar os elementos para o canal de efeito...
...

E comer todos os recursos de processamento??Isso não é "maneira eficiente".Pela versão do seu PT imagino que se trata de PT M-Powered ou copia "gratis" de PT :D .Significa que Voce não tem processamento hardware através de DSP (Mix Engine ou Accelerator).Logo seus efeitos pesam e pesam muito!Ja rodou 48 pistas com tudo que tem direito? Com reverb de convolução , simuladores e instrumentos virtuais? Com stripe em todos os canais?  
Por outro lado ate o próprio BUS/AUX se abre em maioria dos DAW como um ... track  :rolleyes: com seu in/out , som seus controles de automação , com seus recursos a ser consumidos.Ou seja isso so uma questão de ponto de vista.

OBS : independentemente da marca da mesa (mesmo se for analógica ou digital) Voce pode trabalhar com ela como processador de efeito externo usando a mesma tática de bus/aux.Se Voce sabe TUDO de send/bus não vai ser difícil de achar isso dentro da 01V. Boa sorte!

Abrcs,
andry110
 
andry110 disse:
independentemente da marca da mesa (mesmo se for analógica ou digital) Voce pode trabalhar com ela como processador de efeito externo usando a mesma tática de bus/aux.
Seu eu fizesse questão de usar os efeitos da mesa, iria por esse caminho.
 
Olha andry110,

Eu estou aqui assim como muitos justamente pra trocar ideia e aprender, pois, eu não sou o cara que sabe tudo na vida não... Estou sempre aprendendo a cada dia!
E o que eu quis dizer sobre maneira eficiente, realmente É SIM uma maneira eficiente mandar os canais para um BUS/AUX ou será que os grandes engenheiros de audio do Brasil e do Exterior estão errados?
Acho que vc errou em dizer o que disse, pois, vários engenheiros falam: Abra um canal Bus/Aux e nesse canal vc inserta um plug de Reverb por ex... Nos canais como o canal de guitarra, voz, bass, piano etc, que vc tiver na sua musica, vc manda desses canais um SEND para o canal Bus/Aux que vc abriu e colocou o Reverb... Eu não disse que é pra insertar em cada canal um plug de Reverb por ex, pois se fizer isso, aí sim concordo que vai consumir processamento.

Outra coisa, acho que vc deve antes perguntar que tipo de equipamento eu tenho antes de fazer a infeliz colocação de falar que eu possivelmente tenho PT M-Powered ou copia grátis de PT. Só pra te deixar ciente...

Tenho PT HDX com sistema completo da Avid, isso deve responder a sua colocação!
Fato tbm que não sou melhor nem pior que ninguém por ter um sistema desse! como disse, estou aprendendo a cada dia pois se soubesse tudo não precisava estar aqui!
Uso Tbm um Mac Pro Desktop com 64 Gb de Memoria Ram, acho que já ajuda bastante tbm né...

E não sei tudo de Bus/Aux mas aprendi bastante sobre o assunto com amigos que sabem e estou aqui pra aprender mais como disse acima.... E sei tbm que posso utilizar a 01v como processador de efeitos externo mas não é isso que eu quero, isso eu já fiz tbm aqui....

Mas obrigado pela sua ajuda! Tenho certeza que vc é um cara bacana e assim como eu, tem suas duvidas...
E estamos aqui pra compartilhar e ajudar uns aos outros né verdade? Por isso agradeço sua ajuda!
Obrigado.... Que Deus continue abençoando sua vida....
 
Back
Topo