Ligação de Mesa, PAs Ativos e Sub Ativo

magrouve

New Member
Boa noite.

Seguem os equipamentos para começo de conversa:
2 PAsFoxsound N15PL ativos
1 SUB Soundmaker SA500D ativo
mesa de som Behringer Xenyx 802

Precisava saber montar um set apenas com caixas foxsound e outro com as Foxsound+SUB. A distância entre as caixas e a mesa seria de no máximo uns 5m.

Seria para som mecanico, ligar mixers, notes etc...

O problema que me deparo é que as caixas foxsound tem entrada line in RCA apenas, a saida da mesa é p10 (não balanceada) e os subs tem entrada e saida XLR (não sei se são balanceados).

O que me deixou muito confuso, é que no manual das caixas diz:
"LINE IN. Entrada de linha. Permite que você conecte um dispositivo de áudio via cabo
RCA. Também permite que se conecte um dispositivo com saída balanceada desde que se use um
adaptador balanceado/RCA."

Já no manual da mesa, diz que as saidas MAIN LR, são com conectores TRS não balanceado.

Alguém poderia dar uma luz de como conectar essa tralha toda?

Obrigado!
 
Só Comprar os cabos Adaptados, Para de Acordo Onde Vão Ser Conectados, A Questão de Balanceados ou Não Só Vai Lhe Ajudar No Caso de Evitar Ruídos Indesejáveis.
O Esquema é o Seguinte: Mesa > Sub > Top's .
Se a Mesa Não Tem Saídas Balanceadas, Não Tem o Que Fazer, Só Contar Com a Sorte.
Evitar Encostar Este Cabo, Em Nenhum Equipamento Se Possível, Pode Ajudar Um Pouco.
 
Você precisará de 2 cabos P10\XLR macho, pra ligar a mesa ao sub, e 2 cabos XLR femea\RCA, pra ligar os subs às caixas altas, isso pra ligação com sub. Sem sub você pecisará de 2 cabos P10\RCA, pra ligar a mesa às caixas. Estranha a entrada dessas caixas serem só RCA, provavelmemte você terá de fazer os cabos, e sobre balanceamento. é como foi dito acima, se a mesa não é. esquece.
 
Olá pessoal!

Aproveitando o assunto do topico...
Neste esquema dele tendo PA ativo e sub ativo, um crossover ajudaria nas conexoes? e de quebra ja faria a sua divisão das frequencias?
Ou nao daria certo?

Ate mais,

Vladimir
 
Os subs ativos costumam ter um crossover embutido, daí basta ligar as saídas da mesa direto nele, ligar as caixas altas no sub, e nele mesmo pode fazer o corte.
 
Olá Ronaldo!
Então neste esquema:
http://sombox.com.br/caixas-de-som/dica-da-ligacao-de-uma-caixa-ativa-uma-passiva-com-uma-mesa-de-som/
A montagem nao esta correta ou dependera das caixas ativas?
Tenho duas Oneal ativas (obp 1515, http://www.oneal.com.br/upload/download/bb42e400126641b124ea12e8994404da.pdf), poderia fazer aquele esquema do link anterior?

Ate mais,

Vladimir
 
Primeiramente obrigado pela atenção de todos, a primeira parte do problema já esta resolvido.

Agora precisaria saber como ligar uma saida p10 mono (não balanceada) da mesa de som na entrada RCA R e L da caixa top? (neste caso não estaria usando o sub).

E quando estiver usando o sub: como ligar a saida do sub que é xlr mono (balanceada) nas entradas L e R RCA da top?


Obrigado
 
TheVladBS, a ligação está correta, aquele esquema é pra ligar uma passiva na ativa, o que é simples, é a mesma coisa de ligar uma caixa no amplificador, como você tem duas ativas, basta ligar uma na saída "L" e a outra na saída "R" da mesa.

magrouve, utilize apenas a entrada RCA "L" das caixas. Não terá problema algum com isso.
 
Obrigado pela ajuda pessoal!
Fiquei em dúvida pois no manual da caixa que segue abaixo, na página 9, mostra um esquema de ligação na mesa, onde sai mono da mesa e se liga na caixa nas entradas L e R com um cabo Y.

http://upseg.dominiotemporario.com/variedadeimg/Manual%20FoxSound%20N12%20e%20N15.pdf

Também estava lendo alguns artigos no fórum que poderia ligar na entrada mic, que é balanceada usando um DI passivo. Se fosse possível, existiria alguma especificação ou modelo adequado para este DI?

Obrigado
 
Boa tarde pessoal, tenho uma mesa dessa Xenyx 802 e quero liga-la a 2 caixas Samson D415.

A saída da mesa parece ser TRS não balanceada e as entradas da caixa são TRS e XLR balanceadas.

Qual a melhor opção de conexão? Cabo mono P10 x XLR? Ou alguma outra sugestão?

Obrigado
 
A mesa tem as saídas não balanceadas - (P10 mono). (consta no manual)
Stereo: L da mesa para 1 caixa (P10 x XLR)
R da mesa para outra caixa (P10 x XLR)
Mono: L da mesa para caixa1 (P10 x XLR)
caixa 1 para caixa 2 (XLR x XLR)

Também tenho uma duvida:
Tenho 1 cx que tem entrada balanceada. A saída THRU que uso para mandar o sinal para outra ativa também envia sinal balanceado? Esse sinal da THRU depende do sinal de entrada, ou seja, se chega balanceado ele envia balanceado? ou se chega não balanceado ele faz o balanceamento (tipo um DI) antes de enviar para a próxima caixa?
Ou são simplesmente ligados em paralelo. do jeito que o sinal chega o sinal sai?
Não sei se ficou muito confuso...
 
E Sandro, vira e mexe é você me esclarecendo, já estou ficando constrangido kkkk. Muito obrigado pela ajuda DENOVO!!! Sinto muito por não poder te ajudar nessa sua dúvida mas se eu soubesse era outra conversa.....

No entanto, a melhor opção de cabos é essa P10 x XLR, sendo esses não balanceados mesmo? (devido a mesa). Pergunto pois na caixa também tem a entrada P10 balanceada.... onde acredito que eu poderia utilizar um cabo P10 x P10 também, mas não sei qual seria vantagem ou desvantagem de utilizar P10, XLR, balanceado ou não...

Grande abraço
 
Sandro, a saída THRU é uma ligação em paralelo.

Mateus, o correto seria um cabo p10xp10 (desbalanceado), pois a entrada XLR da caixa em questão é destinada para nível de microfone.
A desvantagem de uma ligação desbalanceada é a possibilidades de ruídos, mas para fugir disto, use cabos de boa qualidade com pequenas distancias (menor que 7mts), e mantenha-os afastados dos cabos AC. 
 
pelo manual não vi nada que a XLR é somente para mic.
Tem P10 ou XLR e o que defini se é MIC ou LINE é o nivel do potenciometro acima.
Da uma olhada no manual.
 
Boa noite Sandro, o manual diz:

1.Conector de Entrada XLR: Este conector fêmea XLR aceita sinais balanceados de microfone ou linha.

2.Conector de Entrada 1/4": Use este conector 1/4" para conectar microfones balanceados ou sinais de linha balanceados ou não-balanceados.

Abraços
 
Verifique se esse é o manual da sua caixa:
http://www.samsontech.com/site_media/legacy_docs/AuroD412_415_OM_5L_v2.pdf
Confirmado?

Na pagina 12
Acima das entradas tem um potenciometro denominado (Level control - LINE - MIC)
Se usar sinal direto da mesa deixe ele no máximo ate posição 12 horas.
Se ligar microfone direto na caixa use ele para dar um ganho. Da posição 12 horas em diante.
O desenho impresso no painel da caixa explica corretamente
O funcionamento é mesmo para a entrada P10 ou XLR. Escolha uma delas.
 
Confirmado Sandro, o manual é este mesmo.... Muito boa a dica do controle pois ia passar batido.

Vou comprar um desses cabos para poder ligar as caixas. Não sei como ficará o som, vou ligar e ouvir e a intenção era quando eu tivesse $$$ comprar 2 subs ativos equivalentes para acompanhar. Aí precisarei de umas indicações desses subs... hehehe

Grande abraço e obrigado.
Mateus
 
Back
Topo