P10 in x out(auxiliares)

grpst

Well-Known Member
Pessoal,
Deparei-me com a seguinte duvida estes dias:
Usamos DI toda vez que vamos ligar um instrumento na mesa e a distancia total de cabeamento (cabo+meduza) supera 10m. Isso ocorre pois a malha desta cabo também transmitie sinal e, quando passamos de 10m de cabo, temos chance de ter interferência atmosférica. Para isso, usamos o DI, que além de acabar com esse problema, casa a impedância e eleva o nivel de sinal.

Até ai tudo beleza! Mas quando tenho outras duas situações...

1- Envio de auxiliar via p10(01v96i tem aux out via p10) seja pra retorno ou para fones.
2- Interligar mesas via saída master p10.


Nestes 2 casos acima, nos quais também uso sinais de linha com cabos p10(mono), também devo usar DI quando o cabo ultrapassa os 10m ou aqui ocorre como nas ligações de amp-caixa passiva( a voltagem transmitida, mesmo que baixa, elimina as possíveis interferências)?


*Desconsideremos as mesas que dispõem de saída máster com p10 estéreo.
*Nos casos citados acima, estou considerando que as saídas máster Xlr já foram utilizadas, restando o link do máster em p10, que algumas mesas dispõem.


*Envio o auxiliar da 01v há anos via p10 ( distancia de 35m) e nunca tive problema. 
 
Seu raciocínio está correto quando dizes que há o risco de interferências. Mas lembre-se que:
  1. É um risco, não é garantia de problemas.
  2. 35m não é tanto assim.

Já usei várias vezes mais de 50m de cabos desbalanceados sem problemas de interferências. Um dia fazendo a mesma ligação, liguei meu notebook perto do som e a interferência da fonte ficou ensurdecedora. Felizmente naquela ocasião só precisei tirar ele da tomada.
 
As entradas e saídas são balanceadas, com isso tente usar equipamentos também balanceados, como teclados e potências. Também pode ser usado director box ativos, eles aumentam o sinal, já usei assim e funcionou bem.
 
rafaellerm disse:
Mas lembre-se que:
  1. É um risco, não é garantia de problemas.
  2. 35m não é tanto assim.


Entendo que haja um risco, mas o risco é o mesmo? Ao ligarmos um instrumento sem DI ou uma auxiliar sem DI é o mesmo?

A partir de que metragem a palavra muda de risco para garantia de interferência? 100m?

Alguém tem essas referências em alguma bibliografia?

Um abraço
 
O risco é o mesmo, mas como na saída da mesa tem como mandar um sinal mais alto, o estrago será menor. Mas se queres uma distância absoluta, creio que não vais encontrar em lugar nenhum.
 
Pelo que já vi dependendo da situação até um cabo de dois metros pode da interferência. Mas ligando as saídas p10 balanceadas a um amplificador ou carioca ativa balanceados você não terá problemas. Lembre-se, P10 também pode ser balanceado
 
GRPST, embora a CONEXÃO da sua mesa seja P10, ela é sim balanceada.
É muito comum pensar-se que o fato do CONECTOR ser P10 a conexão não seja balanceada, mas são coisas distintas. P10, P2, Canon, Speakon, Powercon e outros são somente conexões, o que não determina o tipo de saída. Óbvio que em alguns casos, como RCA que somente tem 2 pólos, fica claro que a saída não é balanceada, mas sugiro sempre procurar o manual do equipamento para se ter certeza do tipo de saída.
Trabalho há anos com 01v e já usei as saídas OMNI como saídas para fones, monitores de palco, subgrupos, gravadores, e vários outros. As fêmeas da sua mesa (estamos falando das conexões OMNI, certo?) são conectores estéreo, com malha + positivo + negativo, tornando-as conexões BALANCEADAS.
Muitos fabricantes fazem isso para economizar espaço nos painéis dos equipamentos, pois uma fêmea XLR é bem maior que uma P10.
Olhe a imagem abaixo:
54.gif

Ela mostra os padrões de montagem dos cabos balanceados e não balanceados.
Se você está utilizando um cabo MONO na saída, o que está fazendo é fechar o neutro com o aterramento, o que não é indicado, mas também não também não altera o nível de sinal na saída.
As saídas MASTER LR P10 seguem o mesmo padrão.
Observe as especificações da 01v96i:
Analog output characteristics
STEREO OUT L,R 75ohms 600ohm Lines +4dBu +24dBu XLR-3-32 type (Balanced)
OMNI OUT 1 to 4 150ohms 10kohm Lines +4dBu +24dBu TRS phone jack (Balanced)
MONITOR OUT L,R 150ohms 10kohm Lines +4dBu +24dBu TRS phone jack (Balanced)
Assim, sugiro a sempre usar cabos balanceados, sejam quais forem os conectores. Isso vai lhe dar mais qualidade e evitar ruídos em cabos longos.
Um abraço.
 
Dudu, perfeita a explicação. Havia me esquecido por completo desse detalhe.
Infelizmente, nossa medusa tem 20 xlr e todos já foram ocupados, por isso estou usando um dos 12 p10 que temos disponíveis.

Vou transformar estes 12 p10 em 6 xlr( caso haja só 1 via na medusa) ou trocar os conectores ( caso haja 2 vias).

Muito obrigado! Ajudou muito!
 
Back
Topo