Novo Sistema de Som para Igreja - R$ 6000,00

Pessoal,

  Boa tarde, [font='Open Sans', sans-serif]Gostaria de uma ajuda sobre um novo sistema de som para igreja, como vocês podem ver na planta, o sistema atual está bem defasado. Temos algumas caixas antigas com auto falantes Snake (8 no total), queríamos saber se dava pra reaproveitar pra fazer Subs.. [/font]
[font='Open Sans', sans-serif]  Seria somente a parte estrutural, caixas, pois temos mesa, mics e etc.. Gostaríamos de um Line, mas será que este é o ideal? Vocês poderiam nos ajudar?[/font]
[font='Open Sans', sans-serif]  Lembro que temos um mesanino / pequena galeria.. o que fazer para ter um som que chegue a todas as pessoas com boa qualidade?[/font]

OBS: Podemos gastar no máximo R$ 6000,00


[font='Open Sans', sans-serif]
Igreja.jpg

[/font]
 
Ola boa noite Fernando.
Vou tentar da minha contribuição.
Porém antes precisamos mais de algumas informações sobre o que vocês já tem em mãos.
1º seu sistema atual é todo passivo?
2º especifique esses auto falantes que já tem.
3º vocês já usam processador (se sim, qual o marca e modelo).
Com essas e outras informações podemos traça uma solução que atenda e fique dentro do seu orçamento.
 
Fernando Silva disse:
[font='Open Sans', sans-serif]  Seria somente a parte estrutural, caixas, pois temos mesa, mics e etc.. Gostaríamos de um Line, mas será que este é o ideal? Vocês poderiam nos ajudar?[/font][font='Open Sans', sans-serif] [/font]
Pelo tamanho e formato line-array seria perda TOTAL de dinheiro.A não ser um line-array vertical de potência media-baixa (como opção nos dias gordos)..
Basicamente duas caixas 10/12" e mais duas de 8/10"(para mezanino) somando com "possíveis subwoofers" (construídos a partir dos Eros existentes) seria mais que suficiente.
É uma area bem pequena . Não sabemos a situação acústica do ambiente nem do material musical porem um espaço dessa proporção frequentemente é sonorizado por um par de caixas de 15 sem sub com muito sucesso.
Abrcs,
andry110  
 
Dificilmente, você irá conseguir reaproveitar os antigos falantes para fazer deles subwoofer.
Existem vários tipos de falantes, com caracteristicas diferentes, que respondem frequencias diferentes.
Para ficar de mais facil entendimento, falante tipo woffer é uma coisa - falante tipo subwoofer é outra coisa.
A grosso modo woffer = fala e subwoofer = só ronca. Pegar um woffer para construir um sub não é o ideal.
Mas deixe aí o modelo de seus Snakes....
 
aluizio disse:
Ola boa noite Fernando.
Vou tentar da minha contribuição.
Porém antes precisamos mais de algumas informações sobre o que vocês já tem em mãos.
1º seu sistema atual é todo passivo?
2º especifique esses auto falantes que já tem.
3º vocês já usam processador (se sim, qual o marca e modelo).
Com essas e outras informações podemos traça uma solução que atenda e fique dentro do seu orçamento.

Oi Aluizio..

   Seguem as respostas:
 1 - Sim, hoje é tudo passivo.. Mas só temos 2 caixas de 15".
 2 - 2 caixas feitas a mao com Snake de 15" + alto falante e um divisor de frequencias. (Vou ver a marca e informo)
 3 - Não usamos processador.

Andry10..
     Porque um line seria perda total de dinheiro? Pensei em 3 caixas em forma de line.. uma pegando o mesanino (maior pressão), um pegando o final da igreja (pressão média), e outro pegando o pessoal no inicio. Porque vertical seria melhor?

Pessoal, obrigado... a ajuda de vocês é fundamental.
 
Para usar componentes(caixas) de um line array da forma que está pensando vai simplesmente usa-las de forma "convencional"(line array não é uma caixa, é um arranjo em linha vertical) se não houver o arranjo não tem o "line array". Muito provavelmente um melhor posicionamento das suas caixas já daria um resultado satisfatorio. Os altofalantes snake tem um timbre bem aceitavel, a não ser que seja da linha automotiva, aí não dá.

da uma lida neste artigo:
http://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/

Depois de uma pesquisada em posicionamento de caixas de som e vai achar muitos tópicos para dar uma estudada, leia com calma, tem muitas informações disponivel aqui no forum, tem orientações do Fernando Bersan, do Wallter wullman, do David Fernandes do andry110 e outros.
 
stract disse:
Para usar componentes(caixas) de um line array da forma que está pensando vai simplesmente usa-las de forma "convencional"(line array não é uma caixa, é um arranjo em linha vertical) se não houver o arranjo não tem o "line array". Muito provavelmente um melhor posicionamento das suas caixas já daria um resultado satisfatorio. Os altofalantes snake tem um timbre bem aceitavel, a não ser que seja da linha automotiva, aí não dá.

da uma lida neste artigo:
http://www.somaovivo.org/artigos/a-lei-dos-inversos-dos-quadrados-e-o-audio/

Depois de uma pesquisada em posicionamento de caixas de som e vai achar muitos tópicos para dar uma estudada, leia com calma, tem muitas informações disponivel aqui no forum, tem orientações do Fernando Bersan, do Wallter wullman, do David Fernandes do andry110 e outros.

Gostei muito do artigo do Bersan. Só gostaria de fazer uma pergunta. Qual seria a "perda de sinal" ideal? A partir de quantos dB perdidos entre um ponto X e um ponto X1 isso se torna maléfico?
 
Brother, vou deixar meu comentário de novato.
Como o tamanho é bem proximo ao da igreja onde sou voluntário arrisco dizer que 2 RCF de 12" e 400W arranjadas em fly e no angulo certo, mais 1 sub-woffer daria conta do recado, se quiser sobrar 2 RCF de 700W não seria nenhum absurdo. 
Talvez um line array  R4/R8 da Beta Three no centro do palco seja uma opção dentro do seu orçamento, não entendo muito de lines, mas acredito que seja uma opção que vale a pena pesquisar.
http://www.mmsomprofissional.com.br/produto/2858/caixa-line-array-ativo-1-subwoofer-1-bumper-e-4-satelite-r4-r8-beta-three.html
Hoje eu me viro com 2 Phonic de 400W na boa.
Abraço
 
Douglas_883, porque voce acha que a RCF (não citou o modelo) seja ideal? Algum dado em especial?

E porque voce usa duas Phonic e não duas RCF? necessidades específicas do seu projeto?
 
Jobson Ferraz disse:
Qual seria a "perda de sinal" ideal? A partir de quantos dB perdidos entre um ponto X e um ponto X1 isso se torna maléfico?

Em locais fechados muda de figura, pois é preciso levar em consideração o campo reverberante, causado pelas reflexões do som.

A coisa se torna maléfica quando há perda de inteligibilidade (o famoso som embolado). Essa distância vai depender das caixas (diretividade), dimensões do ambiente, tempo de reverberação, e quanto de inteligibilidade você está disposto a perder (isso é inevitável).

A equação para calcular essa distância é:

gif.latex

Onde ALcons é a perda máxima em % (5 seria ideal, 10 no máximo), V é o volume do ambiente, Q a diretividade das caixas, e RT60 o tempo de reverberação no ambiente.

Ex.: Em uma igreja de 8m x 20m x 6m, usando caixas com diretividade 12 e RT60 de 1,8s, a distância máxima que um ouvinte deve estar de uma caixa para a ALcons não ultrapassar 10% será de 13,33 metros.

Se for necessário aumentar essa distância é preciso usar caixas com diretividade maior, diminuir a reverberação do ambiente (tarefa quase impossível nas igrejas) ou distribuir caixas pelo ambiente, lembrando de aplicar o delay necessário.

Lembrando que em um projeto acústico há várias outras coisas a se analisar.
 
stract disse:
Douglas_883, porque voce acha que a RCF (não citou o modelo) seja ideal? Algum dado em especial?

E porque voce usa duas Phonic e não duas RCF? necessidades específicas do seu projeto?

Olá stract,

Pelo que pesquisei no ano passado, a RCF era o melhor custo beneficio e é super bem recomendada aqui no forum, não posso afirmar se alguma coisa mudou desde então.

Eu uso a Phonic porque era o que tinha quando eu assumi o trabalho, não tenho do que reclamar as caixas tem me servido extremamente bem, mas atualmente é difícil de comprar Phonic no Brasil (ao menos até onde eu conheço).

Qualquer dúvida estamos a disposição (no limite do meu conhecimento).

Fica em paz
Abraço
  
 
Back
Topo