Sintonizando a Whorn

Diego Camilo

New Member
estava pesquisando para saber como sintonizar as whorns mas infelismente o unico lugar que tinha topico em portugues esplicando era a antiga audiolist, e como todos nos sabemos ela ja nao existe mais, e muito conhecimento qua la avia es ta "perdido".
na minha pesquisa um amigo meu do Autoforum me pasou um testo que ele tinha salvo da audiolist:

W-HORN​


Este tópico foi criado com a finalidade de reunir mensagens sobre a caixa-corneta dobrada desenvolvida pela JBL, conhecida como "W-horn". Existem outras caixas dobradas em "W", mas esta ganhou popularidade.

Na página linkada a seguir, você pode baixar um arquivo com o projeto original do Don Keele (da JBL) incluindo gráficos de impedâcia e resposta, um artigo publicado na antiga revista Nova Eletrônica, plantas em CAD da versão CCDB, e três versões da Selenium pra seus falantes (HB1505E1, HB1805A1 e HB1805A1R).


Os projetos Selenium já mostram os falantes adequados. Estes são alguns outros falantes que podem ser utilizados, e as alterações necessárias:

* Snake ESX185: Modelo JBL com dois dutos de 4" (100 mm) de diãmetro e 14 cm de comprimento. Como alternativa, os dutos podem medir 20 cm de comprimento (fb em 35 Hz).

* Oversound 15-800: Modelo CCDB com 2 dutos de 3" (75 mm) de diametro por 14 cm de comprimento.

Em qualquer caso, use HPF em 30 Hz como proteção.


Neste outro tópico, informações sobre como sintonizar uma W para qualquer falante:

http://audiolist.org/cgi-sys/suspendedpage.cgi?t=174

Os volumes das câmaras (Vb) são:

* HB1805A1 : 158 litros
* HB1805A1R : 140 litros
* CCDB (15") : 141 litros
* Keele/JBL : 141 litros sintonizada em 35 Hz para o falante original, o JBL K151 (baixo Qts, adequado a cornetas)
 


Pelo que pesquisei existe basicamente 2 modelos:
A selada (modelo sellenium/Carlos Correa, Homero 7) tem mais puntch, funcia bem a partir de 50hz, chegando a 40hz a partir de 4 unidades, tem mais definição no grave e toca bem acima de 4 por lado.
A dutada (JBL/Keeler, CCDB) tem mais subgrave,melhorb ventilação, toca a partir de 45hz e em 4 unidades pode chegar a incríveis 35hz!, em grandes quantidades tem problema de fase.
A selada e fixa, não tem o que mudar,ouvi dizer que vai bem com o wpu 1805.
A dutada tem como sintonizar para qualquer AF. Tocando melhor os que tem parametros parecidos ao original da caixa (JBL antigo de 300 rms, nem deve existir mais)
Eu pretendo construir a do ccdb pois pode ser "sintonizada" para qualquer AF, a sua única diferença (que eu saiba) para o progeto original do DBK(keeler da JBL) e que tem os cantos interno arredondados, facilitando a passagem de ar e diminuindo a turbulencia.
Ai surgiram as duvidas.
1. Sera que teria algum dinosaluro aki no forum que acompanhava a nova eletronica ou a antiga audiolist antes deles desaparecerem, que ainda tem salvo ou lembra como calcular a sintonia dessa caixa?
No caso se eu quiser abrir mão de slp para ter  pouco mais de subgrave e só eu baixar essa "sintonia" ? Ou a freqüência de resposta depende exclusivamente do AF(e quantidade) utilizado ?
2. Qual o melhor AF para essa caixa ? Estou entre sub800, 18sw1p e 18sw5p e talvez se eu conseguir barato o 18lw800.

Sub 800 - ótimo af, pena que deu uma encarecida.
Sw1p - ótimo tmb, escolheria sem pensar se não tivece "piorado" desde 2010.
Sw5p - poucos relatos sobe ele, mas pelo q dizer ta melhor que o sw1p, alem de aguentar 1200rms e tem bobina in/out.
3. Sera q nessa quantidade (2 caixas) as t 18 renderiam mais sub grave q as whorn(em sintonia baixa) ?
Agradeço desde já a todos que ajudarem.
 
Olá
Como pretende utilizar somente 2 unidades, acredito que um par de T18 seriam uma ótima opção. Utilizaria o HPX2180 SNAKE ou mesmo o Sub800 ambas juntas e centralizadas. É uma pancada só.
Você encontra vários relatos da T18 aqui no fórum.
Uma das vantagens dela seria seu tamanho, comparado a W Horn é uma boa diferença.
 
Tenho os arquivos da W horn jbl ,ccdb,(15/18)air couple para frequências sub sônicas,e acredito ter em minha biblioteca o passo a passo de como sintonizar o falante na w horn(CCDB).Agora senhores tenho ouvido e lido tantas coisa a respeito de sintonia de caixa que é brincadeira.Como dizia o mestre CCDB sintonia de caixa é simplesmente casar a frequência de ressonância da caixa com a frequência de ressonância do falante,quanto aos desenhos vou digitalizar o que eu tenho a respeito das w horn e posto aqui no forum

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota,do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,
porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."
 
Última edição:
Olá
Como pretende utilizar somente 2 unidades, acredito que um par de T18 seriam uma ótima opção. Utilizaria o HPX2180 SNAKE ou mesmo o Sub800 ambas juntas e centralizadas. É uma pancada só.
Você encontra vários relatos da T18 aqui no fórum.
Uma das vantagens dela seria seu tamanho, comparado a W Horn é uma boa diferença.
Em spl/vol a t18 e ótima, já vi usarem em hpx2180, sub800, wpu, 18sw1p, etc. E uma ótima caixa, só q pelo fato de ter medidas fixas não tem muito segredo, e só seguir certinho o projeto q toca bem.
Meu interece quando criei o tópico e aprender sintonizar a whorn do ccbd para qualquer alto falante, já pesquisei muito e não encontrei nada contundente.
 
Tenho os arquivos da W horn jbl ,ccdb,(15/18)air couple para frequências sub sônicas,e acredito ter em minha biblioteca o passo a passo de como sintonizar o falante na w horn(CCDB).Agora senhores tenho ouvido e lido tantas coisa a respeito de sintonia de caixa que é brincadeira.Como dizia o mestre CCDB sintonia de caixa é simplesmente casar a frequência de ressonância da caixa com a frequência de ressonância do falante,quanto aos desenhos vou digitalizar o que eu tenho a respeito das w horn e posto aqui no forum
Se tiver como ensinar esse passo a passa e/ou postar os arquivos seria de grande ajuda
O tópico já tem mais de ano e nada de eu aprender sintonizar essa caixa, o q me deixa com receio de tentar o projeto.
 
Diego, não é tão simples, é um tipo de caixa horn, no qual é necessário, um programa caro, e não encontrado em versões free.
Além de que, por aqui, muitos já tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas ativos e importados, os quais na maioria das vezes, é bem superior a sistemas passivos e nacionais, trazendo desinteresse de muitos em caixas passivas.
 
Olá poso ajudar em pouco conhecimento porem valioso. Para sintonizar uma w-horn é simples não chega a ser complexo. veja bem para sintonizar um caixa LT (Linha de transmissão) em sua maioria consuma se utilizar apenas 1/4 da onda da frequência que se deseja usar assim aquele caminho todo dentro de uma LT é equivalente a frequência que se deseja alcançar, usando o mesmo conceito encontramos a formula da w-horn. Uma dica Aprenda a fazer uma LT então assim você vai entender como uma W-Horn funciona. simples ta ai um link de um vídeo de um amigo encimando. Assinta esse vídeo que ensina a fazer um LT e você saberá sintonizar uma W-Horn
 
Me desculpe mas, sem dominar o software ele não vai sintonizar , qualquer caixa.
Os poucos mestres nacionais, se cansam para projetar uma caixa na unha, imagine nós mortais?
Projetar uma caixa sem um programa gasta mais de duas folhas só de cálculos.
E sem medições, só de início...
 
Tenho os arquivos da W horn jbl ,ccdb,(15/18)air couple para frequências sub sônicas,e acredito ter em minha biblioteca o passo a passo de como sintonizar o falante na w horn(CCDB).Agora senhores tenho ouvido e lido tantas coisa a respeito de sintonia de caixa que é brincadeira.Como dizia o mestre CCDB sintonia de caixa é simplesmente casar a frequência de ressonância da caixa com a frequência de ressonância do falante,quanto aos desenhos vou digitalizar o que eu tenho a respeito das w horn e posto aqui no forum

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota,do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito,
porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."
ola esse e um tópico antigo mas teria como enviar os arquivos de como sintonizar a caixa w horn
 
Back
Topo