Teste Direct Box EAM - Análise de Espectro

Heitor

Member
Olá a todos, 

Primeiro o contexto.
Recentemente adquirimos dois DIs da EAM, o PN M3P. Ele foi muito bem recomendado e decidimos comprar para usarmos na igreja. Atualmente só ligamos dois instrumentos na mesa (teclado mono e violão), guitarra e baixo ainda estão nos cubos. Antes da compra ligávamos os dois instrumentos em linha na mesa usando um multicabo de cerca de 20 metros. Tudo desbalanceado. Este multicabo tem algumas vias com conectores P10 mono e são elas que usamos para os instrumentos. Sei que isso não é o correto, mas como eu disse só compramos os DIs agora, e já compramos tb conectores XLR pro multicabo.

Quando fui testar os DIs não notei nenhuma diferença no som dos instrumentos, mas isso seria meio complicado pois uma alteração no timbre poderia ser fruto de uma equalização diferente que os músicos poderiam ter feito no instrumento sem que eu soubesse. Como eu não estava confiando na sensibilidade do meu ouvido resolvi gravar os sinais vindo da saída balanceada do DI e comparar com o sinal vindo da saída OUTLINK. Os dois sinais passando pelo mesmo multicabo de 20 metros.

Para fazer a gravação, enderecei o sinal balanceado somente para a saída Master R e o sinal desbalanceado somente para a saída Master L. Assim consegui gravar os dois sinais usando um cabo P2-2xP10 Stereo. Usei o Audacity para fazer a gravação e o analisador de espectro do próprio software para verificar os resultados. Olhem só as imagens

Espectro - Sinal Balanceado - Escala  logarítmica no eixo das frequências
[attachment=787]

Espectro - Sinal Desbalanceado - Escala  logarítmica no eixo das frequências
[attachment=788]

Espectro - Sinal Balanceado - Escala  linear no eixo das frequências
[attachment=789]

Espectro - Sinal Desbalanceado - Escala  linear no eixo das frequências
[attachment=790]

Pra minha surpresa, as diferenças entre os sinais balanceado e desbalanceado foram mínimas. Aliás, outro ponto que fiquei curioso, a única faixa de frequência em que se tem uma diferença visível no espectro é na extremidade inferior (fora do espectro audível), entre 3 e 5 Hz.

Gostaria de saber se estou fazendo algo errado na análise e/ou gravação, ou se isso tudo significa que meu multicabo desbalanceado tem ótima isolação contra ruídos e o casamento de impedâncias não serviu de nada.  :p
 

Attachments

  • Log_Balanceado.JPG
    Log_Balanceado.JPG
    150.9 KB · Visitas: 115
  • Log_Desbalanceado.JPG
    Log_Desbalanceado.JPG
    154.8 KB · Visitas: 115
  • Lin_Balanceado.JPG
    Lin_Balanceado.JPG
    162.2 KB · Visitas: 115
  • Lin_Desbalanceado.JPG
    Lin_Desbalanceado.JPG
    161.7 KB · Visitas: 115
Heitor, favor definir como você fez a entrada dos sinais em sua mesa de som.
o controle de pan dos canais, canais em linha, entrada de pré, e tipo da mesa de som utilizada.

Um abraço e parabéns pela iniciativa.
 
Fábio,

Vou descrever melhor.
A mesa usada é uma Behringer SL2442FX-PRO. Os ganhos foram regulados para apresentarem mesmo nível de sinal nos dois canais, como é possível notar pelas imagens, quase não há diferença de nível.

Sinal Balanceado:
Violão - Input do DI - Saída Balanceada do DI - Multicabo 20m (cabo balanceado) - Entrada mic da mesa - Canal flat - Pan totalmente para a direita - Endereçada ao master - Saída master (P10) usando cabos desbalanceados - Cabo stereo P2-2xP10 - Entrada mic do PC.

Sinal Desbalanceado:
Violão - Input do DI - Saída Outlink do DI - Multicabo 20m (cabo desbalanceado já que uma das vias do cabo não está conectada) - Entrada de linha da mesa - Canal flat - Pan totalmente para a esquerda - Endereçada ao master - Saída master (P10) usando cabos desbalanceados - Cabo stereo P2-2xP10 - Entrada mic do PC.

Eu pretendo fazer esse mesmo teste usando um ruído rosa pra conseguir ter a noção completa sobre todo o espectro audível, mas não tive tempo ainda.
 
Bem, tem alguma coisa errada aí...

Não analisei nos "mínimos detalhes" o caso, mas arrisco dizer que o sinal foi "copiado" no programa de gravação devido ao cabo P10 stéreo utilizado para "colher" o L e R na mesa. Ao fazer o "fechamento" no plug P2 houve o somatório dos canais.

Posso estar errado, mas para demonstrar a realidade do seu teste, dever-se-ia fechar o terra comum, canal L no "tip" e canal R no "ring" do plug P2, saindo desbalanceado da mesa de som e entrando no computador e /ou interface.

Faça o teste e nos conte o resultado.

Paz e Bem!
 
Olá Paulo,

Muito obrigado pela sua ideia. No momento da gravação eu me preocupei com isso e fiz um teste simples. Coloquei pra gravar e mutei um dos canais e verifiquei que o sinal de um dos lados da gravação havia "sumido" como esperado. Me contentei com isso. Mas agora reparei que nesse intervalo em que o sinal foi mutado há um pequeno "vazamento", muito provavelmente derivado do efeito que vc descreveu.

Vou refazer o teste e posto aqui o resultado. Vou tentar com o ruído rosa também.
 
Heitor,

Não vejo nada de errado com o teste ou com os resultados. O nível de ruído usando cabos desbalanceados nem sempre é um problema, mesmo para cabos compridos -- exceto quando é. Já vi serem usados multicabos de 50m desblanceados sem problemas de ruído. Mas já vi interferências (principalmente de fontes chaveadas próximas) insuportáveis serem resolvidas como que por mágica só por trocar um adaptador que era desbalanceado.

É sempre recomendável usar balanceado justamente pela imprevisibilidade de coisa, afinal nunca se sabe quando algum equipamento com fonte ou aterramento diferentes vão causar problemas (para nós foi a mesa digital, coisas que não causavam interferência começaram a causar). Mas cabo desbalanceado não é garantia de ruído. Enfim, YMMV (your mileage may vary).
 
Eu vejo algo errado sim rafaellerm!  :huh:

A julgar pela imagem dos gráficos postados (que são praticamente iguais nos dois canais), alguma coisa na metodologia utilizada no teste falhou.

Ninguém (inclusive o autor do tópico) duvida da necessidade e superioridade na utilização de ligações balanceadas (ele até gastou para isso...)! Contudo, seria de extrema valia tentar auxiliá-lo para descobrir o que deu errado e, assim, termos disponível a análise comparativa de mais um produto (ainda por cima nacional!) que quiça poderá ser adquirido por muitos.

Ah, e o melhor de tudo: o SAV ainda fica com os créditos por ter registrado a informação para outros irmãos em futuras buscas no "SÃO GOOGLE!!!

No aguardo do feedback Heitor.


Paz e Bem!
 
Olá pessoal,
Agradeço pelas respostas.

Pois é Rafael, eu imagino mesmo que o ruído devido ao comprimento do nosso cabo não seja muito grande, afinal passamos anos e anos usando o sistema desbalanceado sem nenhuma queixa de ruído considerável. Porém além da eliminação do ruído eu esperava que o DI alterasse, mesmo que pouco, a resposta em frequência, modificando assim o timbre. Penso isso por conta de algumas citações que já vi aqui no SAV falando que usando este DI em determinado instrumento o som ficou assim ou assado.

De qualquer forma eu acho válido refazer o teste de forma mais criteriosa, observando inclusive o que o Paulo falou, visto que reparei um certo 'vazamento' no canal quando este foi cortado na mesa. Acho que vale a pena o tira teima.

Além disso vou fazer o teste usando ruído rosa e também um outro DI daqueles bem baratinhos pra ver a diferença. Se o teste der certo vai dar pra fazer uma boa análise do sistema.
 
Olá, Heitor.

O post já tem alguns meses, mas gostaria de colaborar. Deixe-me fazer algumas considerações:

1) A coloração introduzida pelo DI no sinal original é função direta da qualidade dos componentes do equipamento. Em se tratando de DI's passivos, como é o caso deste modelo, os transformadores fazem a diferença. O DI ideal é aquele que não introduz colorações, mas como isso não é possível, quanto menos alterações no timbre original, melhor é o equipamento.

2) Com relação às medições, lembre-se que o sinal que sai da conexão LINK é desbalanceado e é a cópia exata do sinal que entra (pelo menos deveria ser). É um sinal em nível de linha. Já o sinal da saída balanceada está em nível de microfone, portanto, este sinal tem de ter o nível menor do que o da conexão LINK. Como na sua medição eles são praticamente iguais, provavelmente vc analisou o mesmo sinal.

Sugestão para nova medição: faça a gravação dos sinais de LINK e BAL separadamente utilizando música mecânica.

[]'s
 
Back
Topo