Retorno para o pastor/preletor - espaço pequeno

marcioado

Member
Pessoal, tudo bem?

Estou com um problema na igreja que ainda não sei como resolver.
Criei uma figura pra ilustrar e conseguir demonstrar.

link: https://www.dropbox.com/s/6yd9td453af1e9h/EsquemaIgreja.png?dl=0

Esse é o desenho de como são distribuídas as coisas.
Caixa de som no canto superior direito com foco para o centro da igreja.
Percebi que havia um problema quanto a sonorização na parte da frente da igreja, pois não tínhamos retorno e os músicos pediam mais som.

Pra resolver, estudei um pouco, pesquisei aqui no fórum e em outros lugares e montei retornos por fone. Problema resolvido.
Com isso o som geral diminuiu (boa notícia).
Porém, o pastor/preletor ficou com pouco som (área destacada em vermelho - ponto principal no círculo).

Ainda não sei o que colocar pra resolver o problema.
Temos dificuldades físicas e financeiras pra resolver.

O espaço é pequeno, complicado pra colocar retornos de chão.
Nem tenho idéia de quanto pedir de verba pra isso ainda. Assim gostaria de algumas idéias de baixo custo.

Segue as informações gerais de equipamentos:
Caixa Selenium SPM 1202A
Mesa Behringer Xenyx X1832USB
Powerplay HA 4700 para os retornos.
 

Attachments

  • EsquemaIgreja.png
    EsquemaIgreja.png
    40.8 KB · Visitas: 15
Editado por um moderador:
Vc não tem muitas opções, @marcioado. Coloque um retorno pequeno, de baixa potência, próximo ao púlpito apenas para completar o som que vem da caixa principal. Coloque-o lateralmente e apenas tenha cuidado com o posicionamento do microfone. Se vc puder adquirir um mic hipercardióide, melhor... se não, vá movimentando a caixa até encontrar uma posição em que os riscos de microfonia sejam menores.

[]'s
 
Lendo sua mensagem eu pensei que talvez eu pudesse colocar 1 ou 2 caixas no teto pra suprir este espaço sem som.

A altura lá não é grande. Tem cerca de 3 metros, talvez um pouco menos.

Estou pensando se existe um risco de embolar o som ou ter muitos reflexos

Tem alguma idéia se isso será problema?
 
Com certeza haverá reflexões, mas é difícil dizer algo mais sem conhecer o ambiente. Lembre-se da máxima: menos é mais. Quanto menos equipamento, menor a chance de ter problemas. Pelo seu desenho, o local é muito difícil de sonorizar. Opte pelo mais simples, a menos que vcs queiram fazer uma reforma completa.

[]'s
 
Pesquisando e pesquisando...
Comecei a olhar caixas para som ambiente. Ainda li também este tópico aqui no SAV: https://www.somaovivo.org/forum/index.php?threads/o-uso-som-ambiente-em-igrejas.13725/#post-165380
Como o objetivo para estas caixas são apenas a voz do preletor, acredito que não seja problema utilizar uma caixa de som ambiente.
Acredito que a qualidade será suficiente para esta finalidade. Não dá pra mandar toda a mix pra lá.

"Lembre-se da máxima: menos é mais"
Realmente, menos é mais. Bem lembrado.

Montei um novo diagrama incluindo onde poderia ficar a caixa. Colocando-a no teto entendo que seria uma boa escolha.
https://www.dropbox.com/s/iguw717a0wwia3d/EsquemaIgreja2.png?dl=0
 
Bem, minha opinião aqui seria primeiro reposicionar a caixa antes de um investimento... Ela está posicionada de modo que todo o público esteja dentro da zona de ação do cone, mas no desenho mostra que uma parte desse som é jogado na parede direita.

Outra coisa... No desenho demonstra que a maior parte do público se concentra na região mais à esquerda da sala. Eu apenas viraria a caixa mais para esse lado. Dessa forma passa-se a ter uma referência um pouco melhor da caixa no palco (bem pouco, mas melhor), o som se direciona mais à massa do público e se tem menos incidência do som na parede à direita.

As pessoas próximas a parede teria uma piora na audição? Sim, acredito que sim. Mas aí tem que se pesar os prós e os contras...
 
Benko,
Quando montei dessa forma, a uns 4 anos atrás, quis dar preferência para o público e também ao técnico.

Na área que descrevi como técnica audio e vídeo, o técnico fica junto a parede direita.

Como tenho pouca experiência não sei o quão melhor ou pior seria.

Vou fazer esse teste virando a caixa um pouco mais para a esquerda para testar e posto o resultado .

Obrigado
 
Ontem fiz a mudança de posição da caixa.
Percebi melhora no som, mas como a igreja estava vazia, não deu pra ter certeza.
No domingo, com maior número de pessoas quero ver como fica.

Obrigado. Abs.
 
Pessoal,

Domingo passado tive a primeira experiência com a caixa um pouco voltada mais para onde o preletor fica.

Me parece que melhorou para o preletor e não perdeu quase nada para o técnico.

Uma ação tão simples resolveu o problema sem gastar um centavo.

Obrigado pela ajuda e no próximo templo quem sabe teremos uma estrutura melhor.

Grande abraço.
 
Olá.
Voltando ao tópico, vou passar pelo mesmo problema.

Estamos implementando monitoramento por fones de ouvido, e com isso as caixas de retorno de palco serão retiradas. Problema é que no púlpito não temos retorno do som direto, só reverberação.

O Line Array fica bem em cima da cabeça do Pastor, centralizado. Com a reforma, o espaço na frente será pequeno, não vou poder utilizar caixas de retorno no chão.

Pensei em alguma caixa extremamente pequena no teto, apontada para o púlpito.

O que acham?
 
cuidado com microfonia, caixas no teto apontando diretamento pro "ouvido" tambem estão apontando diretalemente pro microfone, rsss, caixas de retorno no pulpito tendem a atender com um som menos direto, se é que deu pra entender.

8) 8)
 
@LucasAlvarenga Boa tarde Lucas. Obrigado pela resposta. Em um vídeo na internet que não me lembro onde assisti, vi uma caixa muito pequena no púlpito mesmo. Você conhece algo assim?
 
senhores boa tarde,
aproveitando este topico,na minha igreja estou com problema de monitor para o pastor,os musicos ficam no palco junto ao pastor , nossos retorno e fones, eo pessoal que fica no palco escuta mais bateria ,coloco pouca coisa de som de intrumento no monitor do pastor, porque minha caixa e fraca,estava querendo aproveitar o gabinete existente, e colocar um som com mais pressão na caixa,estou querendo comprar novos alto falantes drives e divisor,tenho um amplicicador para tocar uma dbs 3000,no caso usaria um lado dela par tocar as duas caixa de retorno,qual seria capacidade de falantes,drive e divisor idel para ficar com uma pressão legal?
 
Back
Topo