Bom dia meus queridos, estou há algumas semanas numa luta.
Até pouco tempo tínhamos uma mesa Behringer da linha Xenyx e um pífio equalizador de 15 bandas, também da Behringer. Usando somente o "ouvidômetro", conseguimos tirar um som surpreendente com esses equipamentos, inclusive melhor que outras igrejas com equipamentos caríssimos e tratamento acústico (o que não temos).
Porém agora adquiri uma Behringer X18 (a qual pretendo fazer logo um review), que tem um equalizador de 31 bandas e muitos outros parâmetros. E aí minha luta começou. Não consegui ainda, em 3 semanas, equalizar o som satisfatoriamente. O que era pra ser melhor está se saindo pior (parece que menos recursos funcionam melhor com leigos como eu hehe).
Tentei usar um "método" gambiarrento: peguei um mic de estúdio condensador de diafragma largo que temos, da AKG, cuja resposta de frequência é mais ou menos plana, e, analisando o gráfico de frequência do fabricante, equalizei-o de modo a "fletá-lo" o máximo possível (ele tem leve ganho de 2db próximo aos 4k e 4db na faixa de 13k). Coloquei ruído rosa e usei um RTA, tentando corrigir ao menos as discrepâncias maiores. Sei que é totalmente inapropriado, mas é o que temos. Depois de tentar "fletar" o som, fui usando o ouvido, e consegui um resultado até que satisfatório.
O problema é que no domingo, com a igreja cheia e um grande portão aberto (que faz vazar todo o som), o som não ficou bom, muitos agudos, dando muitas microfonias e sendo impossível achar uma equalização boa para os microfones.
As caixas já estão com os devidos cortes de frequência, já revi os cabos e posicionamento de caixas e mics. Falta a equalizaçã problema é que não temos condições no momento de adquirir um microfone de medição/precisão.
Já gastei um total de 20 horas tentando equalizar.
Por tudo que exaustivamente li, vejo que a equalização de sistemas se resume basicamente a dois métodos: ou se usa um RTA com um microfone de medição; ou se usa o ouvidômetro. Não achei nada mais além disso (fora algumas coisas ainda obscuras, como a equalização causando propositalmente a realimentação, que serve mais para retornos de palco).
Inicialmente fui equalizando "de ouvido", com musicas, e, parecia ter ficado bom, mas no culto ficou uma droga.
Diante disso, sábado vou tentar reequalizar o som, com aquele mesmo portão aberto.
A dúvida é: não tendo eu um microfone de medição, só resta mesmo o ouvidômetro? É "tudo ou nada"? Será que não existe um meio termo, uma alternativa barata ou alguma técnica que possa ser somada?
Já vi algumas coisas do tipo: usar um microfone de lapela flat, montar um microfone de medição com uma cápsula de eletreto da Panasonic, usar o método da microfonia.
O que vocês me recomendam?
*obs.: Sei que alinhamento não se resume a equalização, e este tópico é voltado a equalização, mas coloquei o termo alinhamento para facilitar as buscas de outros possíveis usuários.
Até pouco tempo tínhamos uma mesa Behringer da linha Xenyx e um pífio equalizador de 15 bandas, também da Behringer. Usando somente o "ouvidômetro", conseguimos tirar um som surpreendente com esses equipamentos, inclusive melhor que outras igrejas com equipamentos caríssimos e tratamento acústico (o que não temos).
Porém agora adquiri uma Behringer X18 (a qual pretendo fazer logo um review), que tem um equalizador de 31 bandas e muitos outros parâmetros. E aí minha luta começou. Não consegui ainda, em 3 semanas, equalizar o som satisfatoriamente. O que era pra ser melhor está se saindo pior (parece que menos recursos funcionam melhor com leigos como eu hehe).
Tentei usar um "método" gambiarrento: peguei um mic de estúdio condensador de diafragma largo que temos, da AKG, cuja resposta de frequência é mais ou menos plana, e, analisando o gráfico de frequência do fabricante, equalizei-o de modo a "fletá-lo" o máximo possível (ele tem leve ganho de 2db próximo aos 4k e 4db na faixa de 13k). Coloquei ruído rosa e usei um RTA, tentando corrigir ao menos as discrepâncias maiores. Sei que é totalmente inapropriado, mas é o que temos. Depois de tentar "fletar" o som, fui usando o ouvido, e consegui um resultado até que satisfatório.
O problema é que no domingo, com a igreja cheia e um grande portão aberto (que faz vazar todo o som), o som não ficou bom, muitos agudos, dando muitas microfonias e sendo impossível achar uma equalização boa para os microfones.
As caixas já estão com os devidos cortes de frequência, já revi os cabos e posicionamento de caixas e mics. Falta a equalizaçã problema é que não temos condições no momento de adquirir um microfone de medição/precisão.
Já gastei um total de 20 horas tentando equalizar.
Por tudo que exaustivamente li, vejo que a equalização de sistemas se resume basicamente a dois métodos: ou se usa um RTA com um microfone de medição; ou se usa o ouvidômetro. Não achei nada mais além disso (fora algumas coisas ainda obscuras, como a equalização causando propositalmente a realimentação, que serve mais para retornos de palco).
Inicialmente fui equalizando "de ouvido", com musicas, e, parecia ter ficado bom, mas no culto ficou uma droga.
Diante disso, sábado vou tentar reequalizar o som, com aquele mesmo portão aberto.
A dúvida é: não tendo eu um microfone de medição, só resta mesmo o ouvidômetro? É "tudo ou nada"? Será que não existe um meio termo, uma alternativa barata ou alguma técnica que possa ser somada?
Já vi algumas coisas do tipo: usar um microfone de lapela flat, montar um microfone de medição com uma cápsula de eletreto da Panasonic, usar o método da microfonia.
O que vocês me recomendam?
*obs.: Sei que alinhamento não se resume a equalização, e este tópico é voltado a equalização, mas coloquei o termo alinhamento para facilitar as buscas de outros possíveis usuários.