Compressor - fundamentos

Gerson Araújo

New Member
Pessoal,
A paz.

Tenho percebido (pelo tópicos postados aqui no SAV) muitas dúvidas a respeito do uso e funcionamento do compressor. Por isso resolvi disponibilizar um pequeno material didático sobre o tema. Inicialmente, ele foi preparado para a equipe de som da minha igreja, e ficava numa pasta ao lado da mesa para consulta a qualquer hora. Hoje, é uma parte do material de estudo de apoio do curso de capacitação ministerial em sonorização que ministramos no Estúdio Cultural. Espero que possa ajudar.

O estudo está dividido em duas partes:
1) Parte A - uma descrição dos principais ajustes disponíveis no compressor, com auxílio de gráficos e comentários.
2) Parte B - análise de uma amostra de áudio, feita no pro tools, com modificações sistemáticas e paulatinas para que os efeitos possam ser comparados graficamente; também há alguns comentários na parte inferior direita da página.

Parte A

1.jpg


Parte B

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg
 
Agradeço as palavras de apreço de vocês. Sobre escrever um artigo sobre compressores, pode até ser; apenas estou um pouco atarefado nestes dias com uma cantata infantil numa igreja chinesa (Igreja Evangélica Blessing), com uma mudança de residência para a semana que vem, fora outros trabalhos que preciso entregar. Então, não sei bem quando vou conseguir um tempinho para esse artigo. Mas agradeço a solicitação. E, assim que possível, espero aquiesçer o pedido e disponibilizar mais coisas também.
 
O tópico é de 2010 e as imagens estavam fora do Som ao Vivo. Provavelmente foi removido do site original.
 
Back
Topo