Microfone omnidirecional de mão?

Rodela

Member
Boa tarde abençoados...
Depois de inúmeras tentativas infrutíferas de tentar fazer nossos preletores não se afastarem mais de 5 metros do microfone (ironia), cheguei a conclusão que precisamos de um microfone omnidirecional para as preleções.
Por uma série de razões, não será possível usar um gooseneck nem lapela. Logo, preciso de algo que possa ficar num pedestal e, de preferência, possa também ser segurado na mão.
Pra minha surpresa, parecem haver pouquíssimas opções de mics de mão omnidirecionais, pelo menos em proporção aos cardioides comuns, supercardioides, etc. A grande maioria dos omni são lapela e alguns goosenecks, além dos de medição.
Os mics de mão omni que achei pra vender por aqui, geralmente voltados à reportagens, tem um preço bastante salgado para meu orçamento (estou podendo gastar uns 400,00, depois de outros investimentos que tive q fazer)., como o Shure VP 64 AL e outro da Rode (foram os unicos q vi no Brasil). Fora alguns tipo Sennheiser e AT que sequer achei pra vender por aqui.

Não é possível que não exista nenhum mic intermediário ou de baixo custo de mão e omni, tipo Superlux ou algo do tipo. Vocês tem algo a sugerir?
Se eu não achar vou ter que optar entre:
- Comprar um Behringer C3 (não gosto muito desse mic)
- Usar um mic de medição pra voz (algo me diz que isso não daria certo)
- Tentar adaptar algum mic omni, tipo lapela, dentro da carcaça de um de mão (isso seria divertido, mas arriscado). Ouço falar bem dos Leson ML70, dizem serem planos.
Outra opção nesse sentido seria tentar usar a cápsula AKG CK32 (imagem abaixo), que é uma capsula de alta qualidade, feita pra uso em mics gooseneck e de coral deles, mas só encaixa nesses mics específicos. Pensei em tentar achar os pólos e soldar alguma coisa, mas não sei se isso daria certo, nem se ela já tem os resistores, etc, no próprio corpo, visto que é condenser. É uma ideia maluca, mas se desse certo seria ótimo, pois a capsula é muito barata (em torno de 100,00) e muito boa.
ca-iexcl-psula-akg-ck32-para-microfone.jpg


Vocês tem alguma solução a sugerir ou opções de mic em conta?
 
O problema maior nessa situação é o uso do microfone pelos preletores.

Microfones ominidirecionais como o ck32 são extremamente sensíveis, captam tudo, por isso acredito que não devem ser segurados pela mão, devem ficar fixos. Imagina se o preletor abaixa a mão direcionando um mic desses para o retorno...ferrou...rs

Tentou fazer um treinamento com os preletores? Tente eliminar o problema pela raiz...

Abraço
 
Rodela.

Um microfone barato não vai resolver seu problema. Provavelmente vai te dar mais dor de cabeça. Ai não vai ser com o preletor, mas com o próprio microfone.

Um microfone caro também não vai resolver seu problema, pois este tipo de microfone que você quer são utilizados em ambientes onde não existem PA.

Um conselho. pare de pilotar a mesa de som quando isso ocorrer (o que geralmente f azemos). Deixe o preletor perceber que quando ele afasta o microfone a voz dele abaixa e as pessoas não conseguem ouvi-lo. Ficar pilotando mesa de som e sempre chegar ao limite da microfonia só está te dando dor de cabeça. Não assuma o problema como sendo seu. Pare de subir ganho para compensar a falta de volume quando o preletor afasta o microfone que ele, por si mesmo, vai começar a se corrigir.

Um abraço.
 
Complementando o que o @Fabio_Portella falou com uma ilustração:

Um guitarrista estuda quanto tempo pra aprender a tocar? ou um Baixista / Baterista?
Cada um tem que saber o que vai fazer com seu instrumento, e o mesmo ocorre com que "segura o microfone", ele é o seu instrumento, tem regras e formas para ser utilizado. E a unica forma de se aprender é pela dor (infelizmente, sei que o ego próprio é maior que tudo....), não tente corrigir e avise ele que passará a fazer isso, se ele reclamar a culpa é dele mesmo.
 
O problema maior nessa situação é o uso do microfone pelos preletores.

Microfones ominidirecionais como o ck32 são extremamente sensíveis, captam tudo, por isso acredito que não devem ser segurados pela mão, devem ficar fixos. Imagina se o preletor abaixa a mão direcionando um mic desses para o retorno...ferrou...rs

Tenho pensado nessa situação. . Mas creio que no nosso caso não terá problema. O mic ficará quase todo tempo no pedestal, e não usamos retorno de chão. Quem pega na mão são pessoas de fora que as vezes vem.

Rodela.

Um conselho. pare de pilotar a mesa de som quando isso ocorrer (o que geralmente f azemos). Deixe o preletor perceber que quando ele afasta o microfone a voz dele abaixa e as pessoas não conseguem ouvi-lo. Ficar pilotando mesa de som e sempre chegar ao limite da microfonia só está te dando dor de cabeça. Não assuma o problema como sendo seu. Pare de subir ganho para compensar a falta de volume quando o preletor afasta o microfone que ele, por si mesmo, vai começar a se corrigir.

Um abraço.

Eu nem piloto a mesa ha mto tempo haha. Mas nada adianta. Acreditem, essa eh uma luta de anos, frustrada. Treinamento não reolve, pois já dei todas as instruções. O problema eh Q eles usam aqueles pedestal de colocar partituras, onde colocam a biblia e o roteiro, e abaixam lá embaixo, de modo que quando vão ler abaixam totalmente a cabeça, saindo da captação do mic fora, isso quando não falam de lado. Já tentei de tudo, e na hora eles concordam comigo, mas na hora de pregar voltam a fazer. Já estou há 5 anos falando isso pra eles e não resolve, eles são os líderes da igreja, já idosos, pessoas muito de Deus, mas com esse porém. Então, não posso sacrificar a igreja por conta disso. De fato o dever eh deles, mas se eles não estão cumprindo e não há mais outra solução pra mim, não posso mais cruzar os braços, quero tentar.
Enfim, concordo com o Q disseram, mas mics de mao omnidirecionais existem e sao usados em pa em situações como essa (preleção)... a questão eh Q preciso de uma alternativa mais barata aos shure, sennheiser e rodes hehe.
Mas Obrigado pelas sugestões...
Em último caso acho Q vou comprar um gooseneck e tentar encaixar em algum lugar....
 
Enfim, concordo com o Q disseram, mas mics de mao omnidirecionais existem e sao usados em pa em situações como essa (preleção)...
Bom, quem está dizendo isto és tu... porque eu nunca ouvi falar de um. E nem de alguém que queira isso.

Existe um motivo pelo qual não se usa microfones omnidirecionais junto com PA... microfonia demais. E mesmo que microfonia não fosse problema, no seu caso não vai funcionar como queres. Basta ver o padrão polar de um microfone cardióide (neste caso o SM58):
sm58-polar-pattern-e1318431917758.jpg

Digamos que o microfone está em um pedestal e o preletor se abaixe, como descreveste. E nesta situação a boca do sujeito está a 60º do eixo do mirofone --- que já é bastante. Mesmo assim, a atenuação é de menos de 5dB. Não é tanto assim.

Claro que a atenuação que se vê na prática é bem maior do que isso. Mas nesse caso, não é por causa do padrão de captação do microfone. É porque, ao se abaixar, não só o ângulo muda, mas a distância da boca também. E o preletor provavelmente vai estar falando não em direção ao microfone, mas em direção ao chão, o que piora anda mais as coisas. E isso não vai mudar com um microfone omnidirecional.

Com um omnidirecional, o som do preletor vai continuar chegando ao microfone mais baixo. Mas além disso, vai ser captado muito mais ruído, que vem de trás --- a Igreja, o som do PA, etc. A situação vai ser pior, porque não vais poder nem aumentar o volume para compensar.

---

No entanto, tenho uma sugestão, que pode ou não funcionar: ao invés de comprar um microfone diferente, use um compressor.

Já tive que lidar com situações semelhantes --- no meu caso, o microfone estava na mão e não num pedestal, mas o preletor simplesmente se esquecia que ele estava lá, e seguia gesticulando bastante. Bastante mesmo. Tinha momentos em que ele abria os braços no meio da empolgação. Em outros momentos ele quase enfiava o microfone na boca. O tom de voz também mudava de um tom de voz normal a gritos.

A solução foi um ganho altíssimo e compressor extremamente agressivo (threshold e ratio). Nos momentos em que ele falava mais baixo, o ganho alto fazia com que se ainda se ouvisse. Quando ele falava alto (ou perto do microfone), o compressor segurava. Não era bonito porque desse jeito, o compressor elimina bastante a dinâmica da voz. Mas na situação era o que dava pra fazer, ou era isso ou se perdia parte da pregação.

Um fator que ajudou era que esse era um evento de maior porte, então eu tinha uma distância maior das caixas de som, o que me dava um certo headroom para trabalhar antes da microfonia. Talvez no seu setup essa folga não seja suficiente. Mas é a única solução que eu vejo que tem uma chance de funcionar.
 
shuresm58.jpg
Pensando aqui, o que poderia ser feito... Ignorem o desenho horrível mas talvez esta seja uma ideia: colocar vários microfones (cardióides). Ou será que foi uma viagem minha? rsrsrz
 
Bom, quem está dizendo isto és tu... porque eu nunca ouvi falar de um. E nem de alguém que queira isso.

Existe um motivo pelo qual não se usa microfones omnidirecionais junto com PA... microfonia demais. E mesmo que microfonia não fosse problema, no seu caso não vai funcionar como queres. Basta ver o padrão polar de um microfone cardióide (neste caso o SM58):

Antes de tudo vou listar alguns modelos omni de mão: Sennheiser MD 42, Shure VP64 e SM63, AT8010, AT 4022. Esses mics são recomendados para entrevistas e uso musical geral, o AT4022 é indicado pela propria fabricante para uso ao vivo, sendo citado o baixo ruído de manuseio. No cart do Shure SM63 consta expressamente que o microfone é indicado para "house worship" (casa de culto/igreja).
Creio que nós estamos muito habituados ao "padrão" e nos fechamos para ideias novas.
Discordo de não serem usados mics omni junto com PA. A maioria dos mics lapela são omni. Eles realmente são dificeis de configurar e evitar microfonia, mas são e muito usados. Minha unica proposta é que ele saia da lapela e vá para um pedestal, não posso estar falando tanta besteira assim hehe.

Agora sua colocação sobre os mics cardióides foi muito importante. Não tinha pensado que a diferença na lateral e embaixo nao seja assim tao diferente dos omni, o que muda drasticamente mesmo é a captação atrás do mic. Penso que a sensibilidade do mic que talvez conte mais. O AKG D5, por exemplo, supercardioide, em tese captaria menos nas laterais e embaixo, mas, por ser mais sensível que os outros que temos, tem se saído melhor. Pensando nisso seria bom se eu pudesse fazer testes com outros mics.

Quanto ao uso do compressor eu já tentei, mas resultou em microfonias :/. Vou tentar novamente hoje tendo em vista seu relato, vamos ver no que vai dar ;).

Mas pessoal, estou pensando mesmo agora nos gooseneck de volta. Meio maluca minha ideia, mas Será que existe alguma maneira de eu colocar eles nesses suportes que usam para colocar biblia, partituras e etc, visto que nao temos pupto, e também "alongar" ou estender eles?
 
Tive duas experiências interessantes.
Consegui emprestado um mic Shure headset omnidirecional... modelo MX153, mas tinha cor creme e era bem discreto. Foi trazido para uma ocasião específica por um pastor de outra igreja, para cursos que foram realizados. A princípio, só de ligar o mic já dava microfonia e aqueles "boom" graves de sopro. Mas rapidamente consegui ajustá-lo com equalização e compressão, e o resultado foi muito bom.
Partindo desse pressuposto, creio que qualquer mic omni ali pode ser bem ajustado, se for utilizado para preleções, sem outras fontes sonoras. Pena que headset acho que não daria certo ainda para os cultos, mas estou pensando seriamente em tentar.

Por outro lado, conheci um microfone fabuloso em um evento, pelo qual estou apaixonado. É o Sennheiser e965. Mesmo quando o orador se afastava consideravelmente do microfone na lateral, a captação continuava perfeita. O som é fabuloso. Conversei com o técnico do local que me disse que o mic tinha uma chave pra torná-lo cardioide ou supercardioide, e a capsula dele era a condensador e larga. A principio isso nos poderia parecer absurdo de utilizar em PA, já que diafragma largo condensador é tipico de mics de estudio, dando muita sensibilidade. Mas o resultado foi incrível.
Talvez a questão então não seria o padrão polar em si, mas a sensibilidade.
De qualquer forma esse Sennheiser está fora de cogitação pelo preço hehe.
 
Rodela, se você gostou da sensibilidade dos microfones condersador, verifique o AKG C-5.
Realmente os condensadores tem uma sensibilidade bem maior e pdem resolver seu problema.
 
Rodela, se você gostou da sensibilidade dos microfones condersador, verifique o AKG C-5.
Realmente os condensadores tem uma sensibilidade bem maior e pdem resolver seu problema.
Sim, já ouvi falar deste, inclusive tenho muita vontade de adquirir o kit sem fio dele (WMS-470), mas o preço é meio salgado. Acredito que deva ser muito próximo do e965 que citei ou de um Beta 87
 
Bom, relatando minhas doidas experiências hehe:
Troquei algumas coisas num microfone multipatern, um Samson c-03, pois iria precisar já pra outras utilidades.
Fiz um teste usando ele na chave omnidirecional. O resultado é praticamente igual na chave cardióide. Sim, capta-se mais nas laterais, mas não como o esperado. Na prática o efeito de proximidade persiste, pois a voz não sai com a mesma "equalização" nas laterais. A sensibilidade à microfonias é aumentada, mas nada impossível de ser controlado (bom, pelo menos no nosso caso, com o volume que necessito... talvez em outras situações isso poderia ser impossível).
Na prática não vale a pena: a diferença de um omni para um cardióide em se tratando de captação lateral, como supôs o Rafael, não muda muita coisa.
O fato de ser condensador ou não, ao meu ver, não o tornou impróprio para uso ao vivo, mas isso, somado ao fato de ser cápsula larga, torna o volume antes do feedback menor que dos próprios dinâmicos (o ganho dele é maior, mas o limite antes de dar microfonia cai). A riqueza de detalhes, como esperado, é bem maior. Por isso os mics condenser para uso ao vivo são um pouco diferentes.
Como me foi sugerido, "forcei a barra" para ensinar esses preletores, e o resultado, ao menos, melhorou. Acho que agora é só questão de colocar um microfone um pouco mais sensível, padrão cardióide comum mesmo.
Enfim, tudo isso novamente me impulsiona a tentar usar um mic condensador voltado ao uso ao vivo, especialmente se for de uma cápsula pequena.. creio que aí poderia ser conciliada a riqueza de detalhes com maior ganho antes do feedback. Aqui estou pensando seriamente num live vocal condenser, mas, como são muito caros, acho q só vou comprar um bom mic comum (mais um D5 ou um e365, este me parece ter uma sensibilidade maior que os concorrentes).
Mas tudo valeu a experiência.
 
Back
Topo