Como uma caixa que recebe 35w rms consegue chegar a 65 por cento do volume de uma de 700w rms ?

Olá, vamos deixar a qualidade menos de lado pois não é nem tão importante, as duas tem uma qualidade muito boa, a antiga fica somente um pouco atrás da rcf em volumes altos pois até uns 30 por cento eu prefiro a antiga (gosto pessoal meu, tem menos ruído) enfim adquiri uma rcf 712a, com 700 rms, tenho uma caixa meio antiga Woofer de 10 bravox, mid range antigo novik, e twetter antigo novik...não sei a potência nem a impedância de nenhum deles pois não tem nada atrás muito menos spl só está escrito atrás de cada um "alta fidelidade" .... Essa minha caixa e ligada em um som aiwa antigo também que tem 35w por canal com um consumo de energia de 85w....depois vai pro PC pelo auxiliar... A questão é a caixa antiga chega a 65 por cento do volume da rcf ou até mais isso sem distorcer se eu contar mesmo quando começa a distorcer ela consegue chegar a uns 80... Como ela consegue chegar nisso só com isso de potência, vamos combinar que a rcf tem 129 db que é excelente...impossível essa caixa antiga ter mais de 140db... Qualquer outra caixa que ligo no som aiwa fica "baixo" o som... Menos essa...tinha escrito isso em um outro tópico mas resolvi por problemas de moderação colocar cada coisa no seu devido lugar...
 
Felippe, tudo bem?

Vamos lá, algumas variáveis precisam ser relevadas:

1. A sua referência em caixa acústica de boa qualidade é essa que cita no post acima?
Bom, sobre ligar ela no Aiwa, que possui impedância de saída de 6 ohms, e a sua caixa provavelmente tem 4 ohms, faz ela soar com maior pressão sonora forçando o amplificador do aparelho.

2. Alto falantes possuem diversos parâmetros e um dos mais importantes é a sensibilidade, ou seja, ponto de partida em dB que o alto falante começa a responder, esse parâmetros é medido aplicando-se 1 W e medindo a pressão sonora a 1m de distância. Bons alto falantes emitem mais que 100dB a 1m com um único Watt, alto falantes ruins, mas de linha profissional estão entre 90dB e 96dB, "automotivos não valem à pena serem citados". Drives de compressão e twiteers partem em nível bem mais alto, cerca de 110dB, sendo necessário uma atenuação para equilibrar a resposta do gabinete, ou utilizar vários falantes no mesmo gabinete.

Preste atenção que aqui está o pulo do gato e isso explica o porque que a sua caixinha lendária parece chegar próximo a RCF, ela de partir por volta de 94dB, então aplicando um único Watt, você já tem uma pressão sonora considerável.

Porém, para aumentar de modo perceptível aos ouvintes essa pressão, por via de regra precisamos subir 3dB no mínimo, e para que isso aconteça, por via de regra novamente, precisamos dobrar a potência aplicada. Ou seja, se a sua caixa parte com 94dB/1W a 1m, para que ela atinja 97dB você precisa aplicar 2W e para que atinja 100dB 4W e assim sucessivamente, veja que caímos em uma escala de logaritmo de base 10.

Então, resumo da ópera, começar bem é fácil, agora ter potência pra despejar 130dB é que é difícil. Isso se chama Headroom do sistema, que em projetos bem executados e com uma boa grana é de 20dB.

Em tempo, esqueça a história dos 140dB, você não conseguiria habitar o mesmo cômodo ou ambiente com uma caixa falando a 140dB, (isso é ruído de turbina à jato)

Será que está aplicando o sinal de entrada correto na sua RCF? Ela alcançará o rendimento total ao atingir o 0dB de entrada. Procure pelos artigos sobre "Estrutura de Ganho", "Impedância" e "Potência Uma Coisa Mais que Complicada" aqui no fórum e divirta-se!

Abraço!
 
A doideira continua...
Como é que meu Vectra 2.0 de 50 mil Reais consegue andar mais rápido que um T-90 Russo de 1200 cavalos e 5 milhões de Dólares?
Porque a escova de dente pequenininha custa mais caro que escovão de sapato?
Porque leite de cabra que tem dois peitos é mais caro que da vaca que tem 4?Sem falar que tem ate bode que da leite mais caro do mundo?
Porque nao estou caindo se a terra é redonda? Nao seria mais negocio se a terra fosse plana?
E etc, etc..
Parece que forum tem ima que atrai essa coisa!
Abrcs,
andry110
 
...E de um atual monte de partidários do "Posto qualquer coisa pra dizer que postei!"

Obs: Primeira pessoa do presente do indicativo... Senão, pergunta no Posto Ipiranga mesmo...
 
Post desse tipo sempre vai ocorrer.
Ainda mais com as ativas SoundCast na Ninja colando adesivo de 3000w na grade frontal. rsrs
Dá um nó na cabeça do cara se ele for comparar manual das caixas e depois fazer o teste no ouvidometro. Nada bate...
O rendimento não é compativel com os numeros.

Esse é o tipo de um post polemico, pois daqui a pouco vai aparecer comparação direta entre marcas, amplificadores que não dão a potencia especificada, aquela historia de fusivel de entrada e consumo incompativel com a potencia declarada, digital fonte chaveada que não mantem a sustentação e por aí vai...

Final de tudo o post é fechado. Já vi essa historia varias vezes.
 
Para complementar... Entender dB não é fácil... Há quem diga que só percebemos aumentos de +3dB, outros parece que são capazes de perceber +1dB (Kadu Melo é um que também percebeu isso).

Se manjar do inglês, tem um ótimo artigo com muitos cálculos, no link abaixo. Mas quem não manjar, pode ainda apreciar os aúdios disponíveis, que demonstram as quedas de volume.

http://www.animations.physics.unsw.edu.au/jw/dB.htm

Podemos conseguir +3dB, ou dobrando a potência aplicada, ou a quantiadade de transdutores (começa a fazer sentido as pick up's com dezenas de falantes 3 vias 6"x 9" usadas no automotivo)... Porém cada vez que a distância dobra, caem -3dB, o que nos faz entrar num jogo de gangorra... Produzir 140dB @0m é praxe, mas para se conseguir eles @2m já precisará de 146dB @0m...

Em potência, isso significa que se para 140dB@0m, se precisa 10W, para 140dB@2m se precisa 40W...

Entenda a escala decibel.jpg

Vale também a pena aprender como nossa audição que funciona...

http://www.attack.com.br/artigos_tecnicos/ouvido_humano.pdf
 
Última edição:
Back
Topo