Soundcraft SI 3 - Dúvidas

Olá pessoal!

Primeiramente... Feliz 2016 a todos, que Deus os abençõe e nos possibilite fazer boas sonorizações!

Dúvidas:

1 - A SI é compatível somente com IPad, há algum meio de adaptar o uso de NoteBook?

2 - Como hoteio o sinal para usar dois IPads ou mais? Da pra rolar através de um hoteador comum?

3 - E possível dobrar somente 24 canais ? Pensando em fazer EQs independentes do PA e Monitores/Fones.

Obs. Estou usando o fórum som ao vivo por meio do celular, por tanto, pode ser que exista essas questões em algum tópico e eu tenha deixado passar desapercebido, me advirtam caso exista.
 
@JuniorMello

1- O Software de controle em tempo real só possui versão para IPAD. Existe a possibilidade de utilizar o contralador OFFLine que pode ser instalado em Windows mais atenção, esse software é OFFLine, não há como controlar a mesa em tempo real;

2- Basta utilizar um roteador wifi e conetar quantos IPADs desejar;

3- Temos na igreja uma "SI Expression 3" e não uma "SI 3".
Para a "SI Expresion 3", segundo a SoundCraft tem capacidade de processamento para até 66 canais lógicos sendo que 4 desses canais (stereos) são dedicados para os efeitos Lexicon, ficando 58 canais lógicos disponíveis. Sendo assim seria possível dobrar até 29 canais mono (29 PA + 29 Monitor = 58).
Esses 29 estou falando teoricamente. Na pratica só precisei dobrar até hoje 5 canais e não tenho como confirmar agora pois só terei acesso a mesa no sábado!
 
Última edição:
@Alisson Nascimento

Corrigindo, é SI Expression 3.

Compreendo, Off-line permite permite ao menos visualizar gráficos de equalização, parâmetros, etc?

Sobre o iPad está claro, imaginei que houvesse alguma limitação.

Como você trabalhou essa dobra? Peguei a mesa essa semana, estou me familiarizando com ela, não sei se é como estou pensando.
 
@JuniorMello

Com o Off-Line você consegue configurar todos os parâmetros da SI Expression, salvar como um show e depois descarregar ele na mesa. Então da pra fazer pré-configurações e depois de descarregar na mesa ir ajustando.

Sobre a dobra fiz assim, suponhamos que a guitarra está ligada no canal 8 da mesa e quero dobrá-la no canal 9. Também vamos supor que o retorno do guitarrista está no Mix 4 (auxiliar 4 da SI Expression).

1- Pressione o botão [SEL] do canal 9 para selecioná-lo:


2- Acesse a edição de "Input" pressionando o botão na tela:


3- Gire o botão [SCROLL] até selecionar a opção "Input Patch" ou toque nessa opção na tela:


4- Marque a entrada 8 tocando no ícone dela na tela (observe na parte superior da tela que estamos editando o canal 9). Caso a entrada 8 não esteja visível é só navegar pelas setas esquerda e direita na tela. Acho que deve ser exibida alguma mensagem falando que essa entrada já esta sendo utilizada por outro canal, caso apareça é só confirmar a mensagem:


5- Agora o canal 9 também está recebendo o sinal da entrada 8 onde está conectado a guitarra.

Agora podemos utilizar o canal 8 para comprimir, equalizar e tudo mais e abrir o volume para o PA.
No canal 9 fazemos outros ajustes diferentes e abrimos volume do Mix 4 (auxiliar 4) para enviar para o guitarrista.

Vale lembrar que o ajuste de ganho é único, ou seja, ao ajustar o ganho do canal 8 o mesmo será refletido no canal 9.

Obs.: as imagens são do Off-Line editor!
 
@Alisson Nascimento

Obrigado pelo comentário.

É como imaginei, porém, tinha dúvida, pois imaginei que ela possibilitasse uma EQ ao PA e outra diferente ao Mix sem fazer a dobra, ontem que comecei de fato explorar o console, e percebi que não.

Sobre a dobra realmente parece ser possível 24, estou dando uma sapeada nela antes de instalar na igreja, mas de momento gostei da objetividade e simplicidade dela.

Se conseguir algo mais me dá um alô!
 
Se não me engano, dá pra configurar o aux pra receber o sinal dos canais pré-eq.

Carlos,

Testando verifiquei que, configurando Pré-fader temos volumes independentes, assim como em uma analógica convencional. Configurando Pós-fader, o fader do canal dentro do Aux (mix), torna-se dependente do fader principal, normal. Entretanto, o EQ, quando ajustado interfere tanto no LR quanto nos Aux, a não ser que eu não tenha percebido alguma outra configuração.

O modo mais adequado que encontrei por enquanto foi dobrar os canais, utilizando todos os 32 canais consegui dobrar 22, usando 30, dobrei 24.

Em poucas horas de familiarização com a mesa deu pra pegar quase tudo, muito intuitiva, gostei, só me bateu essas dúvidas acima.
 
@carlosecg
Na ultima atualização da mesa foi adicionada a possibilidade de seleção do auxiliar como pré-EQ. Mais mesmo assim pelo que entendi o @JuniorMello quer a possibilidade de equalizar também o sinal que vai para o aux porém de forma diferente do PA.

@JuniorMello já verificou qual a versão do software da mesa? A Soundcraft aconselha a atualização da mesa assim que realizar a compra.

A lá da igreja mantenho sempre atualizada.
 
@carlosecg
Na ultima atualização da mesa foi adicionada a possibilidade de seleção do auxiliar como pré-EQ. Mais mesmo assim pelo que entendi o @JuniorMello quer a possibilidade de equalizar também o sinal que vai para o aux porém de forma diferente do PA.

@JuniorMello já verificou qual a versão do software da mesa? A Soundcraft aconselha a atualização da mesa assim que realizar a compra.

A lá da igreja mantenho sempre atualizada.

@Alisson Nascimento,

Agradeço seu comentário, já tirei minhas dúvidas, faltou atenção minha, vou me explicar:

Num console analógico (Considerando nossa Allen&Heath ZED436), quando utilizado um auxiliar pré-fader, este se torna totalmente independente do fader de mandada ao LR/Mono (PA), tanto o volume quanto a equalização, certo? Quando pós, ele se torna dependente (tal escravo como alguns dizem) do fader de mandada ao PA para sair som no auxiliar.

Minha dúvida então era a seguinte, como utilizar o auxiliar pré fader de modo que, ao trabalhar volumes e equalização no PA, não fosse nada alterado no auxiliar, pois até então, quando
deixado o auxiliar pré, os volumes ficaram independentes, porém, a equalização não, se alterado no PA, era também no auxiliar. Observando com mais calma tirei minha dúvida, veja:

No setup output do auxiliar, em bus sends há duas opções:

- Set Mix Sends Pre/Post (All Post e All Pre)
Este determina se o volume será pós ou pré fader, sendo pré, obviante torna-se totalmente independente.

- Pre fader Source (Post EQ e Pre Dyn)
Este matou minha dúvida, determina se a equalização será pós ou pré fader, selecionando Pre Dyn, toda equalização que realização no PA, não afeta o auxiliar.

Quanto a mixagem independente, pelo que vejo, só mesmo dobrando os canais.

(desculpem o tamanho do texto)
 
Última edição:
Muito bom, abriu um leque de mais opções, o problema agora são as entradas físicas que não possuo, a não ser que faça a expansão.

Há uma série vídeos no YouTube do Luis Salgueiro (especialista Harmann/Soundcraft) sobre a utilização dessa mesa, vale à pena conferir.

Abçs,
 
Muito bom, abriu um leque de mais opções, o problema agora são as entradas físicas que não possuo, a não ser que faça a expansão.

Há uma série vídeos no YouTube do Luis Salgueiro (especialista Harmann/Soundcraft) sobre a utilização dessa mesa, vale à pena conferir.

Abçs,

Eu assisti todos os vídeos dele, fala exatamente o que há no manual, mas assistindo fica mais interativo.

Gostei de operá-la via Ipad, principalmente as funções EQ, Gate e Compressor, se torna mais interativo, fácil de brincar, depois posto algumas fotos dela na igreja.
 
Junior estava lendo esse post, nao sei se vc ja resolveu o problema, mas acho q se vc for no banco de masters dos auxiliares e selecionar o master do auxiliar desejado, vc tem a possibilidade de alterar os filtros para o master do aux de maneira geral.
 
Última edição:
Back
Topo