Qualidade das caixas (e periféricos) X igrejas pentecostais

Minha dúvida é bem simples e na verdade e nem é bem uma dúvida...
Sabemos bem que nas igrejas pentecostais os pregadores amam gritar no microfone.
Sabendo disso, vale a pena investir em um P.A caro (por exemplo, RCF, Yamaha dbr, etc...), ou investir num PA mais simples como os selenium e que aguentem o tranco + um equalizador pra compensar deficiências das caixas mais baratas?
A minha dúvida é: Vale investir em qualidade para pessoas gritarem no microfone...? Não digo só nas caixas, mas no geral (mics, mesa...).
Desculpem se postei no lugar errado, é uma dúvida que tá me perseguindo há um tempo...
 
um equalizador pra compensar deficiências das caixas mais baratas?

Isso não tem como fazer, o equalizador vc vai corrigir algumas coisas, mas não as deficiências das caixas.....

Vale investir em qualidade para pessoas gritarem no microfone...?

Para isso existe uma ferramente muito boa chamada COMPRESSOR, se investir em uma mesa digital erá esse recurso em todos os canais....

Agora, respondendo a pergunta no geral: sempre vale a pena investir em equipamentos de qualidade, não digo para comprar os tops (uma caixa ativa de mais de 20k reais por exemplo), mas sim em equipamentos que tenham uma qualidade adequada e que não deixe nada a desejar.
 
COMPRESSOR, COMPRESSOR, COMPRESSOR...

E se ainda precisar... mais COMPRESSOR.

Se for colocar um COMPRESSOR periférico, coloque um canal do COMPRESSOR somente para o microfone do pregador.

Em alguns casos, você não precisa usar PA. Coloque o volume do retorno do pregador do jeito que ele pedir (e com certeza ainda vai falar que está baixo) e corte 0 volume do PA. Aumente o volume do PA somente se ele estiver usando um microfone sem fio e descer para o meio do povo, depois que ele voltar pro altar, abaixe o volume do PA novamente.

Desculpe se exagerei no COMPRESSOR... é porque é a solução mais indicada.
 
Sei que não tem como compensar com um eq, mas ao menos tentar dar uma amenizada nas deficiências...
O que eu quis dizer é: Dá até pra ter um resultado satisfatório com selenium spm e um eq de 31 bandas...
Pra uma igreja em que o pessoal grita muito, não faria diferença o grito numa dbr ou numa spm, certo? Não seria tão notável a diferença.
Vou dar o exemplo de algo que aconteceu na minha igreja uma vez:
Usamos um AKG perception 45, e o mic é bem bacana. Veio uma mulher aqui, usou igual cantor de rap, babou em todo o microfone e conseguiu clipar tudo só na voz... (sorte que nunca mais volta ahahahahahah).
As spm nos custariam bem menos e já temos 2 equalizadores de 31 bandas pro PA e pro retorno. Não sei se justificaria gastar grana numa dbr...
Entendeu mais ou menos o que eu quis dizer?
Obs.: Sei que spm está beeemmmm longe das RCF e dbr da vida... Ouvi a dbr e foi amor a primeira vista...
Sobre o compressor, primeiro precisamos de um PA e retorno, não estamos em condições ainda... Um pequeno passo para a congregação, mas um grande passo para o operador de som ahahahahhahah
 
Nesse caso, acho melhor investir no PA primeiro, pois se comprar o retorno antes, o pastor vai falar que o som tá bom e aí se vai seu PA. O problema vai ser dos irmãos que sentam na frente, que vão ter que aturar algum tempo. Se puder comprar o PA e o retorno ao mesmo tempo, melhor ainda.
 
Nesse exemplo que dei da minha igreja, nosso PA vai descer pra retorno, e com bastante mexidas no eq, ele soa bem agradável.
Por isso vamos descer ele pra retorno e comprar um PA novo... No nosso caso a dúvida é entre comprar duas spm e manter o "padrão" do som que temos, ou ir pra dbr mesmo sem ter gente totalmente qualificada durante a semana pra operar.
Aí queria a opinião de vocês no geral, não só no nosso caso...
No meu caso, tô convicto que preciso comprar o PA e descer o atual pra retorno. A dúvida minha é se vale a dbr ou vamos de spm e pegamos um compressor em menos tempo.
 
Olá! sei bem o que é isso, (tem uma igreja assim aqui do lado de casa), eu acho que o compressor teria que ser junto com o pa, pode ter certeza que não vai se arrepender! quanto a gritaria em caixa ativa pode ser que fique armando a proteção se não der uma comprimida no som ou uma segurada no master! já deu uma olhada nas caixas da staner? tem elas na igreja que eu opero o som e atende legal!!! claro que nem se compara com dbr, mas prefiro um par de staner + compressor que um par de dbr que ainda fica mais caro!
mas se tiver a grana na mão para as dbr é uma otima compra, depois faz uma rifa e compra o compressor...
 
Eu concordo com o venerável @tonreb, sempre vale a pena investir no melhor que pudermos comprar. O que é uma realidade hoje amanhã pode mudar para melhor e faz parte da nossa função trabalhar para que isso aconteça.
Além do mais existe um princípio cristão chamado mordomia que precisa ser devidamente compreendido e praticado por todos e todos devem zelar por tudo. Sei que esta não é bem a realidade que muitos de nós, incluindo a mim, vive mas precisamos falar insistentemente , treinar o povo a cada oportunidade e orar sempre para que possamos gerar discípulos que possam levar adiante o trabalho quando já não pudermos mais .
 
Então, eu cheguei a considerar reaproveitar umas caixas que tem paradas aqui, colocar tudo selenium, sairia mais barato que comprar as spm inclusive. A igreja está com projeto de abrir uma nova igreja esse ano, então, pensei em reaproveitar as caixas, deixar elas bem bacanas, e quando abrir a nova igreja a gente repassa. Pelo menos vai dar tempo do pessoal que tá aprendendo a operar aprender antes de soltar uma dbr na mão deles. E já daria pra comprar um compressor também. Tô com algumas opções, parto pra dbr e esperamos tempo pra caramba pra trocar microfones e etc (até terminar de pagar), pegamos as spm e um compressor, ou reformo as duas paradas aqui em casa e compramos um compressor... Talvez valha mais a pena comprar o falante, o driver, reformar o que tenho, e ir juntando um valor por mês pra comprar as dbr à vista e etc. Mas aí já são outros quinhentos. Isso é uma decisão que tô considerando e não é o assunto desse tópico ahahahahahahah
Sobre o assunto desse tópico, tem duas opiniões por enquanto: A do @DJ Marcos MT e a do @tonreb
São dois pontos de vista. Eu acho que fico com a opinião do Marcos por enquanto... Por mais que eu queira uma dbr, o prejuízo vai ser bem menor com um compressor e uma selenium mais barata caso o pessoal novo não segure a mão no master...
 
Prejuízo!?.... amigo, reveja os conceitos quanto a qualquer compra, tudo é INVESTIMENTO.

vc pede à DEUS que te abençoe com o mínimo!?.... creio que não.... então pq só comprar "porcaria" pra obra D'ele?
 
Digo prejuízo se alguém não segurar a mão no master e estragar a dbr, entendeu? Não digo prejuízo a compra do equipamento em si, pelo contrário. Nós investimos em coisas de qualidade, mas vou dar um exemplo prático...
Compramos um cubo roland para o teclado. 2.500 reais e um teclado Korg TR61... Cubo fantástico pra gente... 3 meses, a pintura da grade frontal está riscada porque transportaram errado e está chiando não sei se o cubo ou o teclado (cabo tenho certeza que não é porque já testei). Entendeu? Agora imagina, gastar 5.000 quase em um par de caixas e sem uma "proteção" (entre muitas aspas) como um compressor... Desculpe se não ficou claro o que eu quis dizer na primeira vez...
 
Caro @fernand0abreu , entendo sua dúvida, mas já passei por isso, na minha igreja também tem esses pregadores que gritam bastante, e tínhamos antigamente umas caixas bem simples e que quando gritavam distorcia tudo e ninguém entendia muita coisa, mas graças a DEUS e ao SAV, pesquisando muito investimos em algo de qualidade, e não me arrependo, hoje usamos em nossa igreja no P.A QSC K12, e no retorno DB Technologies Cromo12+ e uma mesa Yamaha Mg 206c USB, na mesa já existe o compressor para alguns canais, e a qualidade é muito boa, e olha que nem temos periféricos ainda, nossas caixas são ligadas diretamente na mesa sem processador ou equalizador...e te digo que vale muito a pena investir em equipamento de qualidade.
 
Qualidade de palavra ouvida não tem nada a ver com "investimento".
Puramente se trata de conforto de fiel ou ate qualquer pessoa que entrou na Igreja!
Tem gente com audição "limitada" e tem gente com dificuldade de entender ate coisa "ate que bem dizida" porem em termos complexos e complicados para pessoa não preparada.
Pergunto : de quanto vale uma decepção de um fiel que entendeu so a metade de culto? Ou , quanto custa um "cansaço" de pessoa que invés de refletir sobre passagem da Bíblia esta tentando decifrar o assunto?
Outro momento .
Gritar num microfone nao mostra emotividade , nem energia e nem boa qualificação do orador.Mostra somente uma cultura baixa (ou nula ate) de pessoa que não sabe usar ... ferramenta de trabalho.Sim , é isso!
Microfone é FERRAMENTA de um Pastor! Ninguém grita no ouvido de pessoa .Então porque tem que gritar num microfone?
E ultima.
Vejo muita Igreja por ai investindo pesadamente no acabamento da Igreja (frequentemente fazendo estupidez atras da outra estragando resto da acústica que sobrou num ambiente. Sem falar que na maioria dos casos é feito com completa falta de gosto e total descaso com tradição de material da região trazendo porcelanato , mármore , vidro. E colocando ainda em todo canto onde arquiteta ou Pastor mandar.É um tema que "doi muito".. Falaremos outra vez :) ) Então , ao mesmo tempo , a mesma Igreja não gasta 1% do valor de acabamento com equipamento decente .Ai ,acho eu , cumulo de incompetência..Um total desrespeito com pessoa que quer OUVIR a palavra de Deus.E não DE-Ci-FRAR no meio de distorção e reverberação!

Vale apena "investir"? Com toda certeza! Sempre usando critério de NECESSIDADE! E ai onde entra livre arbitro de técnico de som definir se ha ou não necessidade dentro de um ESPECIFICO ambiente implementar (trocar ou instalar) um sistema especifico.Acredito profundamente que muitas caixas sem marca mas bem feitas (e não estou falando de aparência somente) : com alto-falantes e gabinetes dimensionados , cross-overs corretamente calculados e aplicados. E com parte de audio em bom estado (mesas e periféricos sem defeitos e mal contatos etc) , com estrutura de ganho controlada e boa bla... Resumindo : todo equipamento funcionando bem - porque não? Pode e muito bem pode ser! É Voce , amigo Fernando , quem tem que definir. Acho eu.
E sim , equalizador pode ate ajudar.Mas imaginar que todo pode curar pernas quebradas com band-aid não da...;)
Abrcs,
andry110
 
@andry110 Perfeito o que tu disse sobre cultura nula do orador e tal... Eu evito comentar sobre isso, mas é perceptível que quanto mais humildes forem as pessoas que frequentam determinado lugar, mais gritaria terá e isso é um fato.
Porém, considero melhor alguém estar na igreja, que gosta de ouvir gritaria (em um sistema de som fantástico ou horrível). Se a pessoa se sente bem naquele ambiente, dentro da igreja do que fora de uma igreja. Quer bem ou quer não, com grito ou sem grito, se a palavra foi bem entendida pela pessoa e ela colocou em prática, considero válido todos os berros dados no microfone.

Sobre investimento em acústica, o prédio que estamos é alugado. Isso complica! Porém, graças à Deus, o Pr tem plena noção de que é necessário investimento em acústica e fazemos o possível pra minimizar os problemas (colocamos uma passadeira de carpete, cortinas, e tudo mais que pudesse ajudar a absorver um pouco.)
Ficou perfeito? Claro que não, mas garanto que é bem "entendível" o que é falado no microfone da igreja e não apenas uma barulhera sem fim... Cabos estão em perfeito estado, conectores novos amphenol, sem mal contato. Mas claro, porque tem alguém que se preocupa com essas questões.
Tanto que vira e mexe, graças à Deus, o pessoal quando visita outra igreja, diz: "Nossa, que saudade do som da nossa igreja" (Eu realmente não digo isso para me engrandecer). Quando vem nos visitar, se espantam com o cuidado que temos com tudo... "Nossa, que som bom, porque não é assim na nossa igreja? o que vocês fizeram?"
Falei da gritaria porque vira e mexe aparece um camarada desses...

Agora, e as igrejas que não tem isso?
Certa vez, fui em uma igreja como visitante. Eles usavam 8 csr mal posicionadas e mics de karaoke em um ambiente não tão grande. O cantor tava cantando, e estava uma barulhera na igreja e eu não entendia nada e nem quem era da nossa igreja durante a visita conseguiu entender o que era dito.
Nessas igrejas que me pergunto se vale indicar uma rcf da vida ou manda uma selenium que já é bemmmm melhor que uma csr...

Em momento nenhum eu dúvido da qualidade das rcf, Yamaha, etc. O que eu quero dizer, é que pra determinada liturgia, elas não são necessárias ao meu ver.
Eu queria ouvir a opinião de vocês à respeito só =D

E sobre o caso da minha igreja, optamos por trocar os falantes das caixas que temos paradas. Vou colocar selenium 15pw5 (verifiquei a "litragem" do gabinete primeiro) e 220Ti e vamos pegar um compressor (talvez um dbx ou na pior das hipóteses um phonic que não me parece ruim, afinal, temos dois equalizadores phonic e gostei bastante deles). No futuro talvez compremos as dbr... Poderemos utilizar o que sobrar de dinheiro pra comprar mics melhores. (Ainda usamos dois shure lyric e um csr) :/ Talvez peguemos mais perception 45 da akg... Só pra atualizar vocês. ;)
 
legal!
para falante tambem tem o steel 400 Over, ele é maneirinho tbm mas o 15pw5 ja atende! eu colocaria na lista da reforma um divisor de frequencia!
Boa sorte na empreitada, aguardando novidades...
 
@fernand0abreu caixas 2 vias (falante e drive ti) pede divisor 2 vias.
caixas 3 vias (falante, drive fenolico e tweeter) pede divisor 3 vias.

O divisor que vc postou o link vai cortar o drive em 2k. correto.
Mas e o falante 15pw5? quem vai fazer o corte nele?
Então o divisor que vc postou não é o correto para a sua caixa passiva.
vc tem de procurar um divisor 2 vias.

Para melhor rendimento e qualidade o falante também precisa de corte.
O divisor 2 vias tem 1 entrada e 2 saidas.
saida para o drive 1,8 acima
saida falante 1,8 abaixo
O falante não entra na faixa de frequencia do drive. Entendeu??
 
Back
Topo