Lote rcf com defeito... Ajuda para escolha de novas caixas acústicas.

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Basta algum voluntário que tenha algumas caixas dessas importadas, abrir as caixas e fazer o teste do amplificador com carga resistiva e com os aparelhos de medição, igual àqueles testes que vimos há algum tempo atrás aqui no SAV, em que foram testados diversos amplificadores (potências) utilizando esse mesmo método.
Tem gente que lê o fórum mas não aprende :(.
Repito : não pode usar carga resistiva para medição de amplificadores de classe D. Nao existe isso!!!! Aliais , nem regra de medição de caixa ativa 'e 100% clara para gente que se considera PRO da area imagine ainda "alguém curioso" fazendo tal teste. E qualquer outro tipo de carga (indutiva , por exemplo) deve ser padronizado e aceito por TODOS os fabricantes.Caso contrario - nada feito!
Ate imagino a origem de "raiva" da gente quem odeia caixas importadas .Principalmente daquela gente que entende pouco e so vai na conversa dos outros usuários (tipo "caso de trollagem" sobre nome de tópico que ja foi esquecido por varias paginas e desviado por completo pois nao existe nem o problema de chiado nem lote com defeito).
Mas colocando as coisas na sequencia essa "raiva" me parece mais como principio de histeria quando uma porcão de informação distorcida ou incompleta esta sendo usada para generalizar.O fato que uma caixa ART 712A MKII que custa R$ 3800,00 tem rendimento compatível com OUTRA QUALQUER caixa importada do mercado de valor similar (ou maior na maioria dos casos) com timbre agradável (no mínimo) , leve e de boa aceitação pelos clientes finais e dezenas de locadoras (nao so no Brasil) - continua sendo um fato.
E nenhum doido precisa desmontar ela e tentar fritar amp com carga resistiva so para alimentar sua doideira.
Amplificador usado nesta caixa 'e o mesmo que usam modelos que representam um bom pedaço do mercado MUNDIAL (e nao somente RCF e DB). Exemplo deste tipo de amp Voce pode encontrar aqui : http://www.digipro-audio.com/products.php e tirar as duvidas com fabricante (caso tem como argumentar algo).
Tema do tópico esta esgotado.
Sugiro que os Srs. Moderadores transferem o conteúdo "que nao tem nada a ver com tema" para um outro tópico com tema relevante.E gente continua...

abrcs,
andry110
 
Tem gente que lê o fórum mas não aprende :(.
Repito : não pode usar carga resistiva para medição de amplificadores de classe D. Nao existe isso!!!! Aliais , nem regra de medição de caixa ativa 'e 100% clara para gente que se considera PRO da area imagine ainda "alguém curioso" fazendo tal teste. E qualquer outro tipo de carga (indutiva , por exemplo) deve ser padronizado e aceito por TODOS os fabricantes.Caso contrario - nada feito!
Ate imagino a origem de "raiva" da gente quem odeia caixas importadas .Principalmente daquela gente que entende pouco e so vai na conversa dos outros usuários (tipo "caso de trollagem" sobre nome de tópico que ja foi esquecido por varias paginas e desviado por completo pois nao existe nem o problema de chiado nem lote com defeito).
Mas colocando as coisas na sequencia essa "raiva" me parece mais como principio de histeria quando uma porcão de informação distorcida ou incompleta esta sendo usada para generalizar.O fato que uma caixa ART 712A MKII que custa R$ 3800,00 tem rendimento compatível com OUTRA QUALQUER caixa importada do mercado de valor similar (ou maior na maioria dos casos) com timbre agradável (no mínimo) , leve e de boa aceitação pelos clientes finais e dezenas de locadoras (nao so no Brasil) - continua sendo um fato.
E nenhum doido precisa desmontar ela e tentar fritar amp com carga resistiva so para alimentar sua doideira.
Amplificador usado nesta caixa 'e o mesmo que usam modelos que representam um bom pedaço do mercado MUNDIAL (e nao somente RCF e DB). Exemplo deste tipo de amp Voce pode encontrar aqui : http://www.digipro-audio.com/products.php e tirar as duvidas com fabricante (caso tem como argumentar algo).
Tema do tópico esta esgotado.
Sugiro que os Srs. Moderadores transferem o conteúdo "que nao tem nada a ver com tema" para um outro tópico com tema relevante.E gente continua...

abrcs,
andry110

Me desculpe se ofendi com a sugestão.

Realmente eu não entendo nada de som e não sabia da regra do amplificador classe D, foi só uma sugestão para uma medição técnica mais precisa.

Mas nada impede do pessoal do "PRO", que realmente entende disso, se disponham a realizar testes com as caixas funcionando, usando um sinal de entrada, nas mais diversas frequências, para as mesmas e colocando um decibelímetro na frente delas para dar aos "curiosos" e "indoutos" uma noção melhor do que cada caixa poderá lhe proporcionar e assim fazer a escolha conforme lhe bem parecer.

Uso uma RCF art715 nos meus trabalhos. Não me arrependo da aquisição e por onde passo ouço elogios. A caixa, na minha opinião, é muito boa e muito leve pela potência que entrega. Mas sugestões são muito bem vindas.
 
Tranquilo amigo! Nao falei para cutucar :) . So para lembrar..
Teste de amp 'e sempre coisa "chata" e pouco gratificante pois sempre tera gente que vai questionar se 'e valido da forma que fez...
Para testar Classe D tem que tem que o saco tamanho de universo e entender bem dos filtros (AES-17 , por exemplo) e procedimentos.
E sim , carga ate pode ser resistiva para ter noção de distorcao e resposta.Mas sempre sera questionada "validez" desta medição devido a física de funcionamento de classe D , infelizmente, pois chegar na potencia "real" desta forma vai ser difícil.
Ja classe AB/H pode ser testados com facilidade mas kit de equipamento para esta proeza facilmente ultrapassa valor de equipamento.

Abcrs,
andry110
 
De modo "grosso" - sim.
Praticamente hoje em relação da caixa ativa so existe um teste referencial - SPL max.
Porque isso?.
Na pratica de medição de "SPL característica"(vulgo - sensibilidade) estamos aplicando 1W/ 2,83V para AF de 8 Ohms (ou respetivamente outras impedancias ) e , posicionando mic a 1m de distancia do centro geométrico da caixa (!!!!!!), estamos captando a resposta e usando meios de descarte e/ou curvas de ponderação calculamos SPL fazendo aproximação conforme largura de banda e picos correspondentes.E ai vem pepino : para uma caixa grande (agrupamento 4 subs , por exemplo ) centro geométrico pode estar muito longe da beira e neste caso a distancia de medição vai ser inaceitavelmente curta.Sem falar dos efeitos de cobertura/acoplamento/cancelamento e logo vai ter que interpretar os resultados conforme conhecimento e condições de medição.Isso para sistema passivo.
Para sistema ativo fica muito mais difícil pois não existe meio de medir sensibilidade 100%. Mesmo considerando posição de regulador de volume como 0 dB e enviando nível "referencial" para cada caixa (modelo, marca , etc) isso pode variar bastante. Logo único jeito de fazer algum tipo de medição comparativa - injetar máximo de sinal sem atuação de limitador e medir tudo que caixa pode cuspir!
Mas nem isso (!!!) garante algum parâmetro definitivamente aplicável para disputa de caixa vs outra. Pois existe processamento, existe bi- e tri- amplificação .Existe diferença nas tecnologias .. Existem sistemas tipo "coluna" (que nem sei como seria medir isso de forma 100% correta :D:D)
Por tanto , digamos que um medidor de SPL tipo PAA2(ou superior) pode dar mais informações que aquele "acendedor de fogao" .E com bateria de testes (com distancias , níveis de sinal , tipo de sinal e curvas de ponderação) Voce consegue claramente identificar o "vencedor" ou "perdedor" .
Mas isso vai valer somente para sistemas similares com construção e propósitos similares .
Exemplo : tente passar com medidor de pressão na frente de uma EVOX 5 e depois - ART 310A. E vera o tamanho proporção de problema :p!

Abrcs,
andry110
 
Fala aê pessoal,

E o mi mi mi continua.... lá vamos nós!!! Na boa, o fim dos sistemas passivos está próximo. Não justifica usar. Essas questões de medição realmente são muito complexas e complicadas de serem feitas.

Agora vamos apenas pensar de maneira superficial? Pensamento de matuto esperto, que não conhece nada, mas sabe observar e tirar certas conclusões?

Poxa, se temos os melhores falantes do mundo, as melhores facões do mundo, as caixas Euclides da "Profana Ifigênia", o troço passivo e retrógado, feio e sem timbre que fala mais do que qualquer outro grande sistema, a minha pergunta é:

Por quê não somos a potência mundial do áudio? Já sei, os Rollingstones não conhecem o "Euclides" e o famoso parâmetro "Euclidagem" da caixa. A EAW, A Turbosound, A Meyer Sound não conhecem nós os brasileiros e a nossa habilidade de manuseio com o facão e o nosso famoso "ajuste mental de potência" (essa foi a pior de todas que já ouvi...kkkkkk, desculpe-me...kkkkk). Pra ter valor tem que ser em inglês (Mental Adjustament of Power) a sigla MAP! Gravem isso galera, vai virar tese de doutorado!!! E em breve estaremos exportando "Engenheiros" para o mundo!

Na boa gente, tem hora que não dá pra levar as coisas muito à sério.
 
fico impressionado como distorcem as coisas. chega ser hilario.
ninguem falou que a cx facão é melhor.
ninguem falou que o amp importado não presta.
ninguem falou que o amp nacional é melhor.
é por aí vai...

só disse que existem diferentes normas de medição, cada fabricante escolhe a sua na hora de medir o seu amp.
um nacional é aquele polemico teste de 5 min na carga ambos os canais.
o importado é medido de um jeito mais mole em milisegundos, e outras demais complicações
é claro demais que a norma dos adotada pelos importados é menos exigente e isso gera diferença nos numeros e

Isso é fato gente não tem como negar
As nacionais so tem caixas de 200 - 300 w e olhe lá
As importadas 1000w - 15000w. Tem caixa que só no amp de drive tem 300w - 600w de pico.
Que drive é esse? Ninguem me explicou esse exagero até agora. cade o datashet do tal drive.
Ta usando headrom de 6X1 no drive?
Somente eu que acho isso estranho? Claro que não. vire e mexe aparece no forum gente falando sobre esses numeros exagerados. Tem um topico no forum onde os experts nenhum opinou, onde o usuario de uma 712 parece claramente não enxergar os tais 700w nela chegando até a comparar a uma caixa de um Aiwa de 35w.

Não estou falando que o fabricante mentiu. Digo apenas que ele usa uma norma diferente de medição.
Então é direito meu acreditar que 1000w amp ativo RCF é diferente de 1000w de um Machine nacional.
Ainda mais quando meu ouvido reforça isso.

Não tenho registro do teste que mencionei.
Porque não se concentram em tentar montar algo similar?
 
@MarceloCavic prefiro continuar com a tese de "Mental Adjustament of Power" do que comprar gato por lebre.
Se vc acredita que os 6000w de Behringer Inuke é igual aos 6000w de um Machine SD. Meu amigo... vc acredita em Papai Noel, Saci Perere, Mula sem cabeça kkkk
Na boa gente tem hora que não tem como levar as coisas muito a sério
 
Última edição:
Amigo Sandro!

Somente eu que acho isso estranho? Claro que não. vire e mexe aparece no forum gente falando sobre esses numeros exagerados. Tem um topico no forum onde os experts nenhum opinou, onde o usuario de uma 712 parece claramente não enxergar os tais 700w nela chegando até a comparar a uma caixa de um Aiwa de 35w.
NAo foi um membro.Foi um troll que nem sabe diferenciar Watts dos centímetros (decibeis) quem escreveu isso. E Voce ta repetindo isso so porque VOCE gostou tese.Ate agora nenhum outro usuario do MUNDO (!) tentou falar a mesma burrice.So aquele troll mesmo...
Em relacao dos exageros não precisa ir longe.Vai para site da sua amada Yamaha e procura a potencia declarada nas DBR , DXR e DSR.Vai ficar (de boa) surpreendido.
As berinjelas ja vem com quádruplo de potencia declarada POR DECRETO!
QSC tem 500W no driver declarado.
JBL nem sabe mais o que escrever para atrair o publico pois o mesmo driver nas duas caixas diferentes tem "potencia declarada" diferente.Ate o tipo (nome) de potencia eles mudam para confundir mais as cabeças.
E por diante..
Todo mundo sabe disso! Mas ninguém faz escândalo "no ônibus" ! So Voce mesmo citando como argumentos testes dos amps e caixas passivas.
Repito mais uma vez (so para aqueles quem nao consegue entender apos meses de discussão) : teste (medição) dos sistemas ATIVAS é completamente INCOMPATÍVEL com teste dos sistemas PASSIVOS!
Ponto! Não adianta citar um amp de Machine pois neste caso Voce deveria citar (como adversário) um amp da linha similar da RCF (pode escolher : http://www.rcf.it/en_US/professional-speaker-systems/professional-amplifiers) ou QSC (sabe onde procurar.Nao sabe?..).
E por ultimo : em pros e contrasso existe sentido so se estes pros e contras estão aceitos por dois (ou mais) lados de discussao.
Abrcs,
andry110
 
Volta a nova temporada da novela. Mas essa é igual malhação, a história nunca muda. Depois que tranca tópico fica reclamando.

Então @Sandro_Alves, por que você não faz os testes de SPL e desmascara o "lobby de caixas importadas by Som ao Vivo"?

Não quer fazer o teste?

Sent from my ASUS_Z00AD using Som ao Vivo mobile app
 
@carlosecg o teste já foi feito (não por mim), porem não foi filmado e o resultado foi compartilhado/postado aqui. Os 705 perderam feio. Porem muitos se recusam em acreditar (inclusive vc). Aí eu já não posso fazer nada.
O Andry já disse acima que os numeros são uma verdadeira salada. E vc, aluno dele, ainda não quer acreditar porque?
Porque reluta em acreditar que é completamente possivel acontecer de tudo em um teste desses ativo x passivo ??

Eu adoraria fazer um teste similar mas não tenho os equipamentos. Se tiver oportunidade não vou deixar passar.
Agora me diga qual o problema de vcs mesmo não tentar organizar algo similar???

Coloca 4 bass reflex 18. Pode ser um clone EAWLA118 e amplifica com 1000w por caixa vindo de um Machine, Audio Leader,...
vs
Pode escolher 4 ativos que quiser, mesma potencia vindo do amp: RCF 8003 que declara 1000w ou FBT subline que declara 1200w.
 
Ok, faça o teste, registre e desmascare o suposto lobby que fazemos e que você tanto gosta de falar. Até lá o tópico fica fechado.

De novo, lembro de todos os trolls que foram banidos. Todos. Fui muito permissivo até agora.

Sent from my ASUS_Z00AD using Som ao Vivo mobile app
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Back
Topo