Trocando PA's da Igreja

Jean Costa

Member
Bom tarde pessoal, sou novo aqui e estou em um dilema que todo levita passa na igreja.. Qual a melhor solução para o ambiente da nossa igreja?!

Para uma análise técnica melhor, vou descrever o tamanho dela e nossos equipamentos:

Igreja
Tamanho:
23,5 x 21 m²
Altura (Teto ao Chão): 4,10 m

Equipamentos

Amplificadores:
02 Wattson Ciclotron DBK2000
01 Voxman PA5000

SUB's: 02 com Alto Faltante 18" Snake PRO (montagem artesanal) Passivo.

PA's: 04 caixas de 03 vias (não coheço a marca), pelo que parece o falante é de 12". Todas passivas

Crossover: DBX-260

Monitor de Palco: 02 caixas de 03 vias, falante de 15".

Mesa: Ciclotron CMC 24

Uso do Louvor: 04 - 06 microfones, 01 violão, 01 guitarra, 01 baixo, 2 microfones para a bateria e 01 teclado.


Hoje o equipamento está ligado da seguinte forma:

PA's: As caixas foram dividias em pares, ficando duas de cada lado, ficando suspensas. Sendo que uma recebe o sinal amplificado e faz o Send para a outra e um cabo de 50-60 cm. A amplificação está sendo feita por uma DBK2000, cada par em um canal, agora não sei se esta ligação é 4 ohms ou 8 ohms. Na configuração do Crossover, configuramos para tocar apenas frequências de médio e agudo.

Monitor: As duas caixas estão ligadas em um canal de um amplificados DBK2000 (O Outro canal está queimado) e me atendem perfeitamente.

Sub's: Estão ligados em uma potência Voxman PA5000, cada caixa em canal da potência. Apesar dos falantes serem bons, gostaria de sentir mais força deles, portanto estou querendo trocar o amplificador por um que ofereça 1000w por canal.


Nosso espaço recebe aproximadamente 150 pessoas, sentadas em cadeiras de plástico. Este ano serão confeccionadas e implantadas no espaço 300 poltronas espumadas, o que deve melhorar a reverberação que tem e o equilíbrio da equalização.
Bom com tudo dito, a nossa experiencia é satisfatória com quase todos os equipamentos, menos com os PA's. Os mesmos estão destoando dos demais, fiz um teste e comprovei que a qualidade deles não é boa mesmo. Portanto quero trocá-los por algo que me atenda bem no mínimo nos próximos 5 anos.. kkk

Foi me passado um projeto para implantação de 04 Caixas Line Array Oneal 260. Sendo que cada uma é ativa em 300 wrms cada. Ficando duas de cado lado, segundo o projetista, com nossa igreja possui uma altura baixa ( 4,10 m) atenderia bem.

Meus receios: Já vi torres enormes de Line Array em várias igrejas e sinceramente nunca fiquei satisfeito. Não quero ser modinha, quero ter um som que me incomode o menos possível. E conversando com algumas pessoas tive contra-recomendação desses modelos por causa da sobra excessiva dos médios e por 'cliparem' demais. Eu estava achando muito pouco 300wrms de cada caixa, mas parei pra pensar que atualmente uso 125wrms vindo da DBK2000.

Outro técnico me recomendou a utilização de 04 boas caixas convencionais passivas que operem ate 1000wrms cada. Utilizando um amplificador parrudo para tal. O mesmo alega que com a colocação das cadeiras e os crescimento em numeros de pessoas, irá requerer mais potencia do som.

Outro técnico me recomendou a montagem de caixa de 3 vias com os melhores elementos... Sinceramente pesquisando abortei essa ideia...

Estou sinceramente confuso.. O que fazer para colocar a melhor solução em nosso ambiente ???

Obs: Só tenho 11 mil de orçamento.
 
Pesquise as dbr10 da yamaha ou as fbt xlite10, creio que estarão dentro do seu orçamento.

Sobre seu setup, veja a possibilidade de fazer um upgrade em sua mesa. (Alugue uma pista testar e veja a diferença)
 
Pesquise as dbr10 da yamaha ou as fbt xlite10, creio que estarão dentro do seu orçamento.

Sobre seu setup, veja a possibilidade de fazer um upgrade em sua mesa. (Alugue uma pista testar e veja a diferença)

Gostei dessas Yamaha.... Bom em relação à mesa realmente precisamos trocar, tanto é que estou trabalhando em mono pq um dos lados do STEREO está queimado.

Uma marca que atestei ter um excelente Custo benefício foi a Arcano, comprei um Amplificador de fones p/ o baterista e o acabamento do produto é sensacional. Agora, estou tentado a comprar a mesa deles.:

http://www.audiodiscovery.com.br/pr...4-fx-alto-padrao-de-qualidade-24-canais/10781

Alguém aqui já ouviu falar ou chegou a atestar a qualidade desta mesa?
 
Pessoal, obrigado pelas dicas até aqui... Bom por último gostaria de pedir ajuda sobre as ligações entre os amplificadores e as caixas, gostaria saber quando as ligações estão 02 ohms, 04 ohms e 08 ohms?

Por exemplo: O amplificador DBK2000 que temos para tocar os PA's, possui dois canais de Entrada, e ligamos apenas 01 caixa passiva diretamente na saída dele, sendo que esta caixa tem uma saída send e a usamos para ligar uma outra caixa com um cabo curto de 50-60 cm. Este tipo de ligação está em que nível de impedância? Seria melhor levar um cabo para cada caixa?

Este mesmo amplificador possui 2 saídas por canal, se eu usar as duas haverá aumento da impedância correto? (Acho que ficaraia 04 Ohms isso?)

Quando uso as duas saídas e replico o sinal amplicados das caixas para outras caixas ( deixando 04 ligadas por canal) ficaria em 08 ohms?

Desculpem-me por estas perguntinhas bobas, mas queria entender o conceito mais na prática, pois estou lendo bastante a respeito para podermos aplicar o melhor uso do equipamentos que temos.

Desde já agradeço a atenção!

abraço
 
Pessoal, obrigado pelas dicas até aqui... Bom por último gostaria de pedir ajuda sobre as ligações entre os amplificadores e as caixas, gostaria saber quando as ligações estão 02 ohms, 04 ohms e 08 ohms?

Primeiro saiba qual a impedância dos canais de saída de seu ampli no manual ou na serigrafia atras do aparelho.
Faça o mesmo nas caixas, se não souber use um multímetro e meça a impedância das caixas.

Para aprender como calcular leia os artigos:

https://www.somaovivo.org/artigos/amplificadores-falantes-caixas-acusticas-e-uma-tal-de-impedancia-–-parte-1/
https://www.somaovivo.org/artigos/amplificadores-caixas-acusticas-e-uma-tal-de-impedancia-parte-2/

Por exemplo: O amplificador DBK2000 que temos para tocar os PA's, possui dois canais de Entrada, e ligamos apenas 01 caixa passiva diretamente na saída dele, sendo que esta caixa tem uma saída send e a usamos para ligar uma outra caixa com um cabo curto de 50-60 cm. Este tipo de ligação está em que nível de impedância? Seria melhor levar um cabo para cada caixa?

Tanto faz se você usa a saída extra da caixa ou a conexão extra no saida do ampli, essa conexão será sempre do tipo "paralela". Use a que estiver mais próximo para economizar cabo.

Este mesmo amplificador possui 2 saídas por canal, se eu usar as duas haverá aumento da impedância correto? (Acho que ficaraia 04 Ohms isso?)

As duas saídas no mesmo canal são apenas 2 conectores ligados em paralelo. Quando você usa 2 caixas uma em cada conector dessa saída, a impedancia "das caixas" caem pela metade. Por isso pedi para observar em qual impedância o ampli trabalha, um exemplo: se ligar 2 caixas de 8 Ohms cada nessa saída o resultado será 4 Ohms por causa da ligação em paralelo, se a saída do ampli for de 4 Ohms, perfeito, mas se for de 8 Ohms poderá queimá-lo.

Leia os artigos e entenderá.

Quando uso as duas saídas e replico o sinal amplicados das caixas para outras caixas ( deixando 04 ligadas por canal) ficaria em 08 ohms?

Não, se todas forem de 8 Ohms, ligando em paralelo no final será 2 Ohms.... Se todas do forem de 4 Ohms no final será 1 Ohms, se tiver entre elas de 8 e de 4, tem uma formula bem básica nos artigos para calcular o resultado.
 
Ressuscitando o Post

Devido a diversos fatores nós não conseguimos fazer a troca de todos equipamentos como queríamos, mas conseguimos trocar a mesa e nosso setup ficou da seguinte forma:

Igreja
Tamanho:
23,5 x 21 m²
Altura (Teto ao Chão): 4,10 m

Equipamentos

Amplificadores:
02 Wattson Ciclotron DBK2000
01 Voxman PA5000
01 Mark Audio 3.0

SUB's: 02 com Alto Faltante 18" Snake PRO (montagem artesanal) Passivo.

PA's: 04 caixas de 03 vias (não coheço a marca), pelo que parece o falante é de 10". Todas passivas

Crossover: DBX-260

Monitor de Palco: 04 caixas de 03 vias, falante de 15", passivas.

Mesa: Behringer XR-18
Uso do Louvor: 04 - 06 microfones, 02 violões, 01 guitarra, 01 baixo, 3 microfones para a bateria e 01 teclado.


Com a adesão da XR-18, uma potencia melhor para os Subs e uma reconfiguraçao do DBX-260 nos deram um excelente upgrade na qualidade sonora na igreja. Entretanto, os PA's e os retornos não dão mais conta do recado, sem contar que não são caixas adequadas para o uso que fazemos, além de serem todas passivas.

Nosso orçamento gira em torno de 10 mil, já descartei colocar a line array e estou querendo colocar 2 RCF ativa (uma de cada lado) como PA e trocar os 4 monitores passivos, por dois novos ativos. Alguém poderia me dar sugestoes?

Seguem as fotos da igreja com os posicionamentos dos PA's e monitores:

PA1.jpg PA2.jpg RETORNO.jpg
 
Jean, agora que reparei...
Igreja Casa da benção de Brasilia vocês são ligados, isso mesmo?

Ap. Doriel é meu tio avô, e acredito que deve estar fazendo muita falta pra todos vocês do Ministério ICB.

Parabéns pelas mudanças, e ja projeta pra mudar essas PA's

Abraços,
 
Jean, agora que reparei...
Igreja Casa da benção de Brasilia vocês são ligados, isso mesmo?

Ap. Doriel é meu tio avô, e acredito que deve estar fazendo muita falta pra todos vocês do Ministério ICB.

Parabéns pelas mudanças, e ja projeta pra mudar essas PA's

Abraços,

Isso mesmo, somos ligados a Casa da Bençaõ de Brasília, aliás sou o filho do pastor e nasci nesse ministério. Desde criança participando de convenções nacionais... Ap. Doriel está fazendo muuuuuita falta, até hoje não vi um homem de oração como ele.

Sobre os PA's, este é o motivo do post... Estou querendo eliminar esse monte de caixa e ficar com duas RCF potentes pros PA e duas menos potentes pra retorno no altar... Queria a sugestao e opnião da galera do forum!

Abraço
 
Cara, as RCF não costumam fazer feio. Mas no caso de vocês, se colocasse uma FBT promaxx 15sa de cada lado iriam atender bem.
Mesmo porque a igreja é curta então vai sobrar (eu acho).
No retorno, vai de RCF art 310 que vai ficar bem servido...

Abraços,
 
Cara, as RCF não costumam fazer feio. Mas no caso de vocês, se colocasse uma FBT promaxx 15sa de cada lado iriam atender bem.
Mesmo porque a igreja é curta então vai sobrar (eu acho).
No retorno, vai de RCF art 310 que vai ficar bem servido...

Abraços,
Essa FBT promaxx 15sa não é apenas sub?
 
315!?... pense em 312 ou 310! até mesmo a 708....

inclua um SUB 705as II ou 2 até... pois pelo tamanho da igreja, vai precisar sim!
então pro PA um de cada lado da 722 ja seriam suficiente? os Subs eu vou ter que trocar pra depois, atualmente temos dois passivo... Vou envia fotos fo equipamento
 
Back
Topo