Assembléia de Deus de Madureira em Mambucaba

AltVan13

Well-Known Member
Olá meu povo do SAV!
Estou de casa nova e com novos desafios para encarar. Pra isso como sempre conto com a ajuda dos amigos pra obter o melhor resultado possível.
Como ainda estou na igreja a pouco tempo naõ tenho as medidas do templo, mas já estou providenciando a planta e assim que a tiver em mãos posto aqui.
O som é este das fotos, caixas todas Attack ( 4 VRF 1230a, 2VRF 1550a, 2 VRS1510a, 2 VRM 1230a e 1 CSR 2500a.
Problemas apresentados:
- Microfonia de agudo com muita facilidade - o ganho dos mics sem fio, acredito que os que são ajustados no bastão, estão muito abertos, o pastor fala com o microfone na altura do umbigo e dá pra ouvir a voz normalmente, existe um gosto da sonorização por exagerar nos agudos da mesa ( tá rolando sibilância direto, tá dando microfonia de agudo, efeito P e B e isso não incomoda );
- Retorno deficiente - O vocal, que fica posicionado lateralmente ao púlpito e é atendido pela caixa da CSR, não se ouve, quem fica em frente ao púlpito ( muitas pessoas que oportunidade cantam dali ), não se ouvem;
- O som na nave ás vezes embola.
Ah reparem que o posicionamento do sub, do jeito que está praticamente não está sendo usado.
 

Attachments

  • DSC05909.JPG
    DSC05909.JPG
    183.1 KB · Visitas: 133
  • DSC05910.JPG
    DSC05910.JPG
    177.7 KB · Visitas: 108
  • DSC05911.JPG
    DSC05911.JPG
    158.5 KB · Visitas: 105
  • DSC05912.JPG
    DSC05912.JPG
    121.1 KB · Visitas: 100
  • DSC05913.JPG
    DSC05913.JPG
    135.4 KB · Visitas: 111
  • DSC05914.JPG
    DSC05914.JPG
    107.5 KB · Visitas: 101
  • DSC05915.JPG
    DSC05915.JPG
    132.1 KB · Visitas: 113
  • DSC05916.JPG
    DSC05916.JPG
    106.1 KB · Visitas: 104
  • DSC05917.JPG
    DSC05917.JPG
    111.6 KB · Visitas: 97
  • DSC05918.JPG
    DSC05918.JPG
    37.7 KB · Visitas: 99
  • DSC05919.JPG
    DSC05919.JPG
    89.6 KB · Visitas: 104
  • DSC05920.JPG
    DSC05920.JPG
    55.1 KB · Visitas: 104
  • DSC05921.JPG
    DSC05921.JPG
    138.6 KB · Visitas: 104
  • DSC05922.JPG
    DSC05922.JPG
    114.6 KB · Visitas: 94
  • DSC05923.JPG
    DSC05923.JPG
    54.8 KB · Visitas: 97
  • DSC05924.JPG
    DSC05924.JPG
    136.9 KB · Visitas: 101
  • DSC05925.JPG
    DSC05925.JPG
    137.2 KB · Visitas: 101
  • DSC05926.JPG
    DSC05926.JPG
    133.9 KB · Visitas: 95
Última edição:
Altair, só vou lembrar uma coisa: Em som, menos é mais!

Cara, quantos sistemas espalhados......rs (pense no cancelamento que vc tem nesse templo.....)
 
Pois é, meu venerável amigo!

Estou me acostumando ainda ao modo como as coisas funcionam na igreja mas estou tendo dificuldade de idealizar uma forma de atender adequadamente áreas tão espalhadas pelo templo. Esqueci de mencionar que ainda tem uma galeria pra sonorizar e que hoje é atendida pelo PA.
Acho que sugerir centralizar os retornos para região imediatamente em frente ao palco, terá certa resistência pois implicaria na retirada dos subs, as caixas que estão anexas aos subs seriam avançadas na nave para poder sonorizar a área que compreende da linha das cadeiras pretas até o púlpito e inverter o posicionamento dos grupo de louvor com os instrumentistas. Estou precisando de ajuda, dá uma força aê com sugestões.
 
Última edição:
Amigo @AltVan13, que é isso rapá! Você não pede ajuda! Você é que ajuda os outros! Kkklkkkkk!. Que bagunça! Não sei te ajudar mas eu começaria arrancando tudo e montando de novo. Até minha esposa vou as fotos e falou: Uai, não entendo nada de som mas isso aí ta errado!
 
eu pensei justamente com o nosso amigo tonreb, canclamentos!!!

já pensei em varias formas, só de ver as fotos. Uma coisa te falo que material tu tens de sobra kkkk
 
Sou de uma Assembleia de Deus Madureira, mas graças a Deus que aqui não tem essa moda desses bancos laterais perto do pulpito, particularmente não gosto.
 
KKKKKKKKKKKKKk! Amigo @Ronaldo1 sua gentileza me constrange mas me alegra... me faz perceber que quando Paulo fala das delícias da comunhão dos santos está se referindo á algo muito mais amplo e profundo do que costumamos pensar. Glória a Deus por isso!
Na verdade o desafio é realmente grande pra mim:
- Sou novo na igreja, ainda estou conhecendo o sistema e o pessoal do som, do louvor e os instrumentistas;
- O pastor ficou sabendo que eu era o responsável do som na igreja de onde vim, falou que eu iria ser o coordenador da equipe a partir daquele momento e já foi me apresentando para o líder do som como tal;
- Os problemas todos que citei, e hoje o responsável pela orquestra me chamou, perguntou se eu era quem estava fazendo o novo projeto do som da igreja e expôs que ele tb precisava ser melhor atendido quanto ao posicionamento dos instrumentistas.
O pastor é um homem de Deus maravilhoso que eu e minha família aprendemos a amar instantaneamente, mas não me sinto bem e nem acho justo estar acima de uma pessoa que conhece o sistema melhor do que eu e que está fazendo o seu melhor para organizar a equipe e apresentar solução, dentro de suas limitações, para as demandas. Logo falei na presença do pastor que de imediato não poderia ocupar tal posição, que primeiro preciso conhecer o sistema, conhecer a equipe, conhecer as solicitações dos ministérios atendidos pela sonorização e suar a camisa junto com todos. Se durante o trabalho ficar evidenciado que é necessário mudança de liderança que, na medida do possível, isto seja consensual, mas não acho que será necessário.

o que precisará é apenas aproveitar melhor o que tem, sem fazer investimentos.... pelo menos por enquanto!rs

Concordo plenamente com isso. Preciso então conquistar a confiança de meu líder no som, do ministro de louvor e dos instrumentistas, tanto quanto seja possível, para que possamos desenvolver um projeto que atenda ao máximo a cada um dos grupos sabendo que todos precisarão abrir mão de algo em benefício geral.
 
o responsável pela orquestra me chamou, perguntou se eu era quem estava fazendo o novo projeto do som da igreja e expôs que ele tb precisava ser melhor atendido quanto ao posicionamento dos instrumentistas.

Cara.... prevejo alguma solicitação fora do comum..... rsrs
Lembre-se que a igreja é pequena e q algumas opções são limitadas para não se dizer nulas....
 
Vamos lá, Altair, no PA. Se fizesse um cluster central com três caixas, com um cluster de delay com mais três, não funcionaria? Eliminaria cancelamentos e atenderia às galerias. Eu acho.
 
Na verdade até que as solicitações estão, por enquanto, sendo bem razoáveis. As áreas é que são mesmo complicadas pra atender todas simultaneamente com qualidade isso devido a forma como a igreja é organizada.
Como disse, a princípio estou pensando em dividir a igreja em 3 áreas de sonorização:
1) Área de retorno ( seria da linha das primeiras cadeiras pretas até o púlpito );
2) Área da nave da igreja ( da linha da primeira fila de bancos azuis até a porta da igreja );
3) Área da galeria da igreja.
Na área de retorno estou pensando em:
1- Centralizar tudo o que precisar de retorno na área compreendida da linha em que começam as cadeiras pretas até o púlpito;
2- Tirar os subs dali, recuar as Attack VRF1230A que hoje estão atrás dos subs de forma que venham a atender a área descrita;
3- Colocar a bateria lá onde hoje ficam os mics do louvor ( ela ficava lá antigamente, conforme me informaram ), como ela já tem aquário tratar as paredes daquela área tanto quanto necessário, colocar os mics dela pra funcionar, colocar retorno por fone para o batera, endereçá-la p/ o PA;
4- Tirar os cubos do teclado e das guitarras e colocar o retorno pela mesa, ou por fones, endereça-los p/ o PA;
5- Deixar o cubo do baixo mas colocá-lo na mesa e endereçar p/ o PA;
6- Posicionar o louvor na área onde estão hoje os instrumentistas e a bateria mas de frente para a igreja.

Na área da nave a idéia é:
1- Reposicionar as VRF 1550A para atender toda a área e tb parte da área da galeria ( do meio p/ o fundo );
2- Liberar as VRF 1230A que são usadas como delay na área.

E finalmente, na área da galeria:
1- Posicionar o PA de forma que atenda com qualidade a galeria e a nave ( e sim @Ronaldo1, neste posicionamento estou pensando em usar cluster mas com 2 caixas. Acho que o som ficaria melhor distribuído e da forma com estou descrevendo não precisaria de delay );
2- Utilizar as caixas que hoje estão como delay pra sonorizar a parte das laterais da galeria que as caixas do PA não cobrirem.

Como acham que ficaria?
 

Attachments

  • DSC05927.JPG
    DSC05927.JPG
    126.4 KB · Visitas: 68
  • DSC05928.JPG
    DSC05928.JPG
    99.7 KB · Visitas: 64
  • DSC05929.JPG
    DSC05929.JPG
    104.2 KB · Visitas: 62
  • DSC05930.JPG
    DSC05930.JPG
    121.7 KB · Visitas: 62
  • DSC05931.JPG
    DSC05931.JPG
    133.4 KB · Visitas: 59
  • DSC05932.JPG
    DSC05932.JPG
    129.3 KB · Visitas: 61
  • DSC05933.JPG
    DSC05933.JPG
    127.7 KB · Visitas: 59
  • DSC05934.JPG
    DSC05934.JPG
    145.3 KB · Visitas: 60
  • DSC05935.JPG
    DSC05935.JPG
    134.1 KB · Visitas: 63
  • DSC05936.JPG
    DSC05936.JPG
    151.8 KB · Visitas: 68
  • DSC05937.JPG
    DSC05937.JPG
    123.5 KB · Visitas: 60
  • DSC05938.JPG
    DSC05938.JPG
    124.9 KB · Visitas: 62
Olá povo do SAV!
Ontem foi substituído o móvel do som da igreja. Ganhamos doação de um irmão que construiu ele mesmo. Ficou muito amplo e espaçoso e pudemos come çar a organizar os equipamentos e os cabos, pode tb conferir como estão ligadas as caixas a periféricos e conversar um pouco com responsável pela instalação. Vou tirar fotos e posto aqui depois.
Ainda estou esperando ajuda, alguém tem alguma sugestão ou crítica?
 
A situação está estreitando. A VRM 1230A está com problema, o som dela está saindo muito distorcido e manda o sinal distorcido para a VRM1230P. Um dos VRS1510A tb não está falando. Me lembro de ter visto alguém por aqui falando que as Attack queimam com facilidade, é isso mesmo ou estou confundindo?
 
@Lucas Fernandes;

Aí que está um dos problemas. Ninguém sabe das coisas direito, uns disseram que tem 1 ano e meio, outro disse 3 anos. Vamos considerar que selam 3 anos, ainda assim acho pouco tempo de uso né?
 
Meu amigo, fiquei com pena de você, que igreja difícil de sonorizar essa sua, acho que primeiro tem que tentar diminuir tudo, desde retornos a caixas de frente, se fosse vc tentava colocar um cluster central, no alto, colocar os sub´s alinhados e diminuir o que puder de retorno e de SPL no altar, para ai ver onde está faltando ou sobrando som, mas achei bem complicado a coisa ai.
 
Boa noite, a primeira coisa que eu faria, antes recolocar a mão na massa seguindo as dicas da galera é testar todas as caixas individualmente, certamente deve ter alguma caixa com o falante morto e desligaria as CSR (só desplugar mesmo). Se as caixas forem Ativas verificaria a equalização delas, as pessoas tem o habito de aumentar todas as frequências para a caixa ficar mais "alta". Essas caixas foram reformadas? As vezes trocaram/reformaram o drive e colocaram um capacitor de baixo valor. Não vi foto do equalizador, mas se não tiver dá uma regulada no compressor. Esse manual sempre me ajuda muito na regulagem do compressor. http://www.loscha.com/scans/behringer service manuals/compressor_behringer_mdx1600.pdf

Conforme for tomando as decisões, vai comentando aqui. Igreja com galeria nas laterais são chatas de deixar o som redondinho. Sucesso!
 
Ola pessoal,ja visitei essa igreja e o nosso amigo vai ter muito trabalho mesmo.

Pessoalmente acho que o som do P.A no deve ser o mesmo da galeria

Acho que se se o P.A desloca-se a frente dos músicos e abaixar mais ,vc poderia retirar as caixas de delay
podendo aproveitá-las para sonorizar as galerias

como vc não tem mesa digital para facilitar o uso de matrix,vc poderia realizar isso através do drive rack que vi na foto
onde vc tem ate 3 conjuntos de LR podendo ajustar tempo de delay e o proprio volume

tbm vi que alem dos 2 retornos attack de chão ainda ha mais uma caixa atras do sub,que poderia ser retirada e colocada como retorno para o vocal mas sendo posicionada perto dos backs,pois colocando as caixas perto vc pode reduzir o volume delas enquanto não se instala um sistema de fones.

boa sorte ai cara espero ter ajudado em alguma coisa.
att
 
Back
Topo