Caixas de Som

@FABIO DA SILVA PEREIRA, se você não conhece as caixas, nem marca nem nada, como pode saber que a qualidade do som será espetacular? Pelo uso dos subs? Desde quando sub é essencial? Existem muitos casos em que sub vira porta copo. Tudo é relativo e vai da necessidade de cada ocasião.
 
Verdade Ronaldo, acho que posso ter tirado algumas conclusões precipitadas. Porém, quando afirmei que o SUB é essencial, pensei na realidade que uma igreja pequena em que uma bateria que abafa os outros instrumentos e que nesse caso uma bateria eletrônica precisaria de um sub para reproduzir bem as frequências do bumbo e surdo. Existem muitos fatores que vão colaborar ou não para que o som fique de boa qualidade.
Agora essa qualidade pode ser avaliada de formas diferentes. Seja pela percepção de um leigo ou de um profissional. Com certeza pelo profissional, muitos detalhes serão observados mas para o leigo, basta estar bonito e agradável sem microfonias e reverberações.
E quanto a relação potencia do som e qualidade, como você é profissional, deve saber que quando você não força Amp e os auto-falantes, você tem um som mais limpo.
Obrigado pelo seu comentário Ronaldo, e perdão se estou falando besteira, meu conhecimento em relação a som, é o que já vivi e vivo em igreja...
 
O meu também @FABIO DA SILVA PEREIRA, desculpe se fui grosso. Não sou profissional não. To buscando conhecimento a cada dia e o pouco que tenho repasso. Aqui no fórum costumamos indicar sub de 18 com Caixa de 12 + Ti. Porque? Sobreposição de frequências. Uma caixa com 2x15 "falará" algumas frequências junto com o sub, e acabará falhando nas frequências maiores altas.
Sobre o sub, muitos lugares não são bem receptivos a graves, as vezes por acústica ruim, as vezes por costume do povo, como na minha igreja. No meu caso já liguei bateria eletrônica em caixas de 15 e ficou muito agradável. Sei que com sub desceria mais, mas como os membros não gostam, a Caixa de 15 NESTE caso é uma opção melhor.
Sobre forçar o Amp, se o alto falante for ruim, não tem o que fazer.
 
Não entendo essas indicações de line para lugares que claramente não precisam.
@danbomfim, line só funciona corretamente com 4 elementos empilhados, assim funcionando como uma única Caixa de som. Escolha duas boas caixas, tipo RCF art310a. Profissionais podem até entender da coisa, mas isso se for realmente profissional. Alguns são apenas aventureiros. Um exemplo, tínhamos uma cmbw24efp, 20 canais mono, dois stereo. O Multi cabo era 20 vias, então, eu ligava o dvd na 23/24 e celular, computador, no 21/22. Um profissional foi lá, ligou o som que era stereo em mono, normal isso, mas aí ligou o dvd nos canais 19 e 20, que são monos, usando o pan para efeito stereo, mas o som tava mono. O jumento desligou duas vias do Multi cabo deixou os canais stereo desocupados e ainda colou uma fita no canal escrito "DVD".
Então, cuidado com profissionais.
 
Última edição:
G
Não entendo essas indicações de line para lugares que claramente não precisam.
@danbomfim, line só funciona corretamente com 4 elementos empilhados, assim funcionando como uma única Caixa de som. Escolha duas boas caixas, tipo RCF art310a. Profissionais podem até entender da coisa, mas isso se for realmente profissional. Alguns são apenas aventureiros. Um exemplo, tínhamos uma cmbw34efp, 20 canais mono, dois stereo. O Multi cabo era 20 vias, então, eu ligava o dvd na 23/24 e celular, computador, no 21/22. Um profissional foi lá, ligou o som que era stereo em mono, normal isso, mas aí ligou o dvd nos canais 19 e 20, que são monos, usando o pan para efeito stereo, mas o som tava mono. O jumento desligou duas vias do Multi cabo deixou os canais stero desocupados e ainda colou uma fita no canal escrito "DVD".
Então, cuidado com profissionais.
Gostei das boas referências que li sobre a RCF. Vc acha que duas caixas nos atenderiam? Com ou sem sub?
 
@danbomfim ;

Vou te falar várias coisas de irmão, chegado, para irmão. Primeiramente, sei que e gente fica ansioso as vezes mas se vc reler o tópico vai perceber que o @tonreb já recomendou o que agora estamos falando novamente, e vc passou batido. É preciso manter o foco, mano, se não a gente tece uma linha de raciocínio aqui, gasta um tempo esboçando um projeto, praticamente todos direcionamos a mesma coisa e aparece um "profissional" por aí e vc abandona tudo e volta pro Line Errei.
Não vamos te impedir de usar um Line aí, mas definitivamente ele não vai funcionar como Line e provavelmente vai te atender pior do que uma caixa convencional atenderia a um custo mais alto. Vc não precisa de Line aí.
@Ronaldo1 meu parcerão, captei vossa mensagem! Deixa comigo.
Segundamente ( pegando o gancho do @Ronaldo1 ), estou tentando mas não consegui mandar fotos de um cocktail que minha igreja ofereceu ás irmãs. Fiz o evento com meu som e peguei duas Selenium JS 15alguma coisa pra fazer retorno ( e é claro que elas não aguentaram ). As minhas 310a MKIII, pelo contrário e como sempre, sonorizaram o PA para 320 mulheres ( que eu contei ), em lugar fechado, usando aproximadamente 60% do volume. Logo posso afirmar que uma RCF Art301aMKIII em fly no centro de sua igreja vai atender com sobras. Se nunca ouviu uma caixa do naipe das Art, o grave dela ( da 310 ), vai te deixar de boca aberta. Já usei como retorno e soquei sem dó, pra testar mesmo, bateria eletrônica, baixo e teclado na menina e ela atendeu tranquilo. Detalhe, nesta época estava em uma igreja que pressionava pra deixar o retorno mais alto que o PA, e olha que o PA era com um par de EV ELX115p.
Terceiramente, embora ainda não tenha ouvido a Art312a, estou certo que ela tb te atenderá e vc terá mais graves do que com a 310. Não recomendo a Art315a devido ao seu teto ser baixo. Já tive problemas com as Art315aMKIII instaladas em condições semelhantes ás suas. Reverberou muito e tive que quase zerar o grave do baixo na mesa pra ele poder sair no PA sem causar problema, já imaginou, quase zerar o grave do baixo?! Penalizou um pouco o timbre do instrumento e a dinâmica do baixista mas foi o jeito.
Quartamente, nunca ouvi uma Art7XX, basicamente muda a potência e o spl que são maiores na série 7XX. Logo se uma Art 3XX já te atenderia com sobras, uma 7XX seria puro desperdício, na minha opinião. A não ser que vc encontre um preço de ocasião ( seja para ela nova ou usada ), tenha expectativa de crescimento á médio prazo ou vá usá-la eventualmente ao ar livre.
Espero ter ajudado irmão.
 
@danbomfim ;

Vou te falar várias coisas de irmão, chegado, para irmão. Primeiramente, sei que e gente fica ansioso as vezes mas se vc reler o tópico vai perceber que o @tonreb já recomendou o que agora estamos falando novamente, e vc passou batido. É preciso manter o foco, mano, se não a gente tece uma linha de raciocínio aqui, gasta um tempo esboçando um projeto, praticamente todos direcionamos a mesma coisa e aparece um "profissional" por aí e vc abandona tudo e volta pro Line Errei.
Não vamos te impedir de usar um Line aí, mas definitivamente ele não vai funcionar como Line e provavelmente vai te atender pior do que uma caixa convencional atenderia a um custo mais alto. Vc não precisa de Line aí.
@Ronaldo1 meu parcerão, captei vossa mensagem! Deixa comigo.
Segundamente ( pegando o gancho do @Ronaldo1 ), estou tentando mas não consegui mandar fotos de um cocktail que minha igreja ofereceu ás irmãs. Fiz o evento com meu som e peguei duas Selenium JS 15alguma coisa pra fazer retorno ( e é claro que elas não aguentaram ). As minhas 310a MKIII, pelo contrário e como sempre, sonorizaram o PA para 320 mulheres ( que eu contei ), em lugar fechado, usando aproximadamente 60% do volume. Logo posso afirmar que uma RCF Art301aMKIII em fly no centro de sua igreja vai atender com sobras. Se nunca ouviu uma caixa do naipe das Art, o grave dela ( da 310 ), vai te deixar de boca aberta. Já usei como retorno e soquei sem dó, pra testar mesmo, bateria eletrônica, baixo e teclado na menina e ela atendeu tranquilo. Detalhe, nesta época estava em uma igreja que pressionava pra deixar o retorno mais alto que o PA, e olha que o PA era com um par de EV ELX115p.
Terceiramente, embora ainda não tenha ouvido a Art312a, estou certo que ela tb te atenderá e vc terá mais graves do que com a 310. Não recomendo a Art315a devido ao seu teto ser baixo. Já tive problemas com as Art315aMKIII instaladas em condições semelhantes ás suas. Reverberou muito e tive que quase zerar o grave do baixo na mesa pra ele poder sair no PA sem causar problema, já imaginou, quase zerar o grave do baixo?! Penalizou um pouco o timbre do instrumento e a dinâmica do baixista mas foi o jeito.
Quartamente, nunca ouvi uma Art7XX, basicamente muda a potência e o spl que são maiores na série 7XX. Logo se uma Art 3XX já te atenderia com sobras, uma 7XX seria puro desperdício, na minha opinião. A não ser que vc encontre um preço de ocasião ( seja para ela nova ou usada ), tenha expectativa de crescimento á médio prazo ou vá usá-la eventualmente ao ar livre.
Espero ter ajudado irmão.
Cara excelente! Obrigado a vc, ao @tonreb, ao @Ronaldo1 e ao @FABIO DA SILVA PEREIRA. Vou de CSF ART 312. O melhor preço encontrado foi na Ninja.Som. Logo que receber a caixa venho aqui para trocar mais uma ideia com vcs. Valeu pessoal!
 
Obrigado também ao @wertys777 , @isinho e @pTjz.

@AltVan13 já pensando na instalaçao das caixas, em fly central me preocupa a visibilidade no pulpito (que também é central), temos um palco de cerca de 40 cm. O que você acha de colocá-las em fly LR?

Tô querendo também em adquirir um AKG Pw 45, o lojista me ofereceu o WS 40 (duplo), praticamente o mesmo preço. O que vc acha?
 
Sempre confira o preço da Ninja Som com o da Ninja Pro Áudio. A gente tem a impressão de que é a mesma loja mas já encontrei significativa diferença de preço entre elas em produtos da RCF. O preço padrão de comparação, pra mim, é sempre o da CBorges. Dá pra achar preço mais baixo que lá? Já achei na i9, que nem sei mais se ainda está funcionando, mas não é algo comum.
Quanto ao L+R vai te atender muito bem, até além do que vc precisa. Como te disse meu par de Art310a já sonorizou evento pra 320 pessoas e com muita sobra em local fechado. Teve louvor com banda e deu tudo certo.
Quanto aos AKG sei que tem informação sobre eles aqui no SAV. Dê uma conferida. Duas boas alternativas seriam os Carver e os Lewitt, ambos vendidos na CBorges. Como vai ver o preço das Art, aproveita e vê desses mics sem fio tb.
 
Tô querendo também em adquirir um AKG Pw 45, o lojista me ofereceu o WS 40 (duplo), praticamente o mesmo preço. O que vc acha?
Pw45 é uma linha diferente e superior à linha WMS, já tive contato com os dois, a qualidade da capsula do PW45 é nitidamente melhor
 
Eu tenho wms40, o mini dual, trouxe de fora há uns 3 anos, paguei belos 290 reais!!! Eu gosto, mas diria que é pouca coisa melhor que o karsect, em relação a timbre.
 
Back
Topo