Dividindo frequencias

D som

Active Member
Estava cá com meus botões pensando como solucionar um problema no meu PA. Uso para as altas falantes MG 12 400 da oversound. Estes tem corte mínimo recomendado de 150 Hz. Só que meus subs tem corte superior de 120 Hz, e ainda acho alto, pois não gosto de "vozes" se ouvindo nos subs. Então fiquei pensando em construir caixas que tivessem dois falantes de 12" onde um trabalharia de 100 a 200 Hz e o outro de 200~1k8 Hz (os MGs).
Então neste caso pensei em fazer um divisor entre os dois ligados na mesma via! Alguem já fez isso aqui?
 
Grande amigo Denilsom como vai?
Olha isso é bem incomum e não sei se valeria o investimento não, pois você teria mais uma via no sistema, o que significaria mais um amplificador, mais cabos,investimento em um processador de 4 vias se for usar o PA em estéreo, sem contar que haveria mais dificuldade de "domar" o sistema com uma via a mais (alinhamento, ajustes, cancelamentos etc...).
Quanto a usar divisor passivo isso só iria fazer com que você perdesse potência e para uso em um PA não fica legal não.
Eu não faria essa troca não.
Suas caixas de sub respondem bem até 150Hz então.....rsrsrs.
Masss... essa é só minha humilde opinião hehehe. Grande abraço!
 
Grande amigo Monisom!

Na verdade não aumentaria uma via. eu colocaria o ranger de 100 ~ 1,8 KHz. Dentro da caixa colocaria um divisor passivo com os cortes descritos.
 
Pelo investimento, acaba compensando trocar os MG por outro com respostas mais adequada ao que deseja. Pois pelo seu pensamento, vai acabar complicando ainda mais o sistema.
Hoje esta lacuna de 30hz te incomoda?
 
Grande amigo Monisom!

Na verdade não aumentaria uma via. eu colocaria o ranger de 100 ~ 1,8 KHz. Dentro da caixa colocaria um divisor passivo com os cortes descritos.

Fala meu amigo beleza? está vendo? se continuasse com as t18, não teria esse trabalho rsrsrsr.
Bem vou lhe passar outra possibilidade.
usando o lpf do sub em 80hz e os médios em 160, você fará a transição +- em 115hz.
Daí usando um btw12 db8*, digamos o "joelho" estaria bem suave e somando os +6db do btw neste ponto de 115hz, não vai ter buraco. Pois este vale é de apenas 1 oitava.
Mas aí vem um detalhe, o 12db faz a próxima via rotacionar, então você vai ter que inverter a polaridade do médio grave.
É um processo simples, mas delicado, se tiver um rta, para usar o fft fica bem mais fácil.
Abraço, boa sorte...
 
Olá D som.. quem sabe vc troca os MG pelo La 12 450? Segundo o fabricante a frequência minima de corte fica em 80 Htz.. só a sensibilidade que é um pouco mais baixa... mas acho que valeria a pena arriscar..
espero ter te ajudado!!

Cuidado amigão...
Se acostumar a trabalhar assim pode te dar um bom prejuízo ...
Imagine se o la450 não suportar a sintonia da caixa?
Quem dita o corte da via, não é o falante é a caixa, o falante só dá uma base para o projetista que ainda vai fazer a caixa.
Trocar o falante de uma caixa é como calçar um tênis para corrida sem olhar o número e se tem cadarço.
 
Back
Topo