Line Arrayem nossa a lei do silencio!!

farley bastos

New Member
Que a Paz de Deus estejam com todos,
Sou membro e Coordenador de som da CCB, atualmente temos enfrentado problemas com a lei do silêncio em nossa cidade que tem o Db aceitáveil até os 75, e usamos os sons das igrejas no teto. Temos procurado uma qualidade ao invés de altura usando potência, mesas beringher e compressores mdx 2600... Apanhamos muito até acertamos os detalhes da regulagens, mas confesso que ainda não usamos os compressores em sua totalidade, mas como temos ouvidos bons para equalização (eu e meu irmão temos quase trinta com experiência em som automotivo) temos caminhado pro rumo certo com a regulagem do trigger treshold e ratio que achamos os principais para se ter uma boa regulação(me corrija se estiver errado) mas não conseguimos o principal: comprimir com precisão a voz do pregador ao exceder os limites impostos, ou seja, o limiter, atack e os demais para atuar com precisão. Notei que temos 3 condições diferentes, igreja vazia, media e cheia, cada uma necessita de uma regulagem diferente, mas a cheia meu irmão, eu fico louco pois o som se perde em meio a massa !! Usamos microfones Phantom Superlux e na minha igreja tem 110 alto falantes arandela da bravos... O som é respeitável, mas tenho essas dificuldades citadas acima....aceito dicas de regulagem do compressor, passo logo mais a metragem correta e aceito dicas valeu galera!! Outra resposta que eu gostaria: o sistema line array eu teria uma resposta de volume baixo com qualidade obedecendo os limites da lei? Chegaria com mais nitidez a voz da pregação dos testemunhos aos ouvidos dos fiéis? Valeu minha gente Deus abençoe!! Ps.: tentei corrigir o título e não consegui leia=" Line Array e a lei do silêncio "
 
Farley,
Também sou da CCB e estamos trabalhando forte nesse assunto aqui na minha região de S. José dos Pinhais - Pr.
Percebemos que esse assunto afetava toda a região e tratamos esse assunto de forma regional.
Tivemos de equacionar todo o processo de som na igreja e chegamos a várias conclusões:
- Inicialmente levantar os problemas de som na igreja.
- Fazer a manutenção preventiva de todo o sistema desde os microfones até as caixas de som.
- A partir das deficiências encontradas, propomos melhorias no sistema de som.
- Fizemos medições acústicas do SPL da igreja com decibelímetro, durante o culto e também nos limites do terreno da igreja.
- Fiz um estudo e preparei um power point da nossa Lei do Silêncio com o objetivo de saber com clareza o que devemos fazer para atender a Lei e também informar ao Ministério Local.
- Elaborei o Manual do Operador de Som da CCB.
- Ministrei treinamento aos Operadores de Som, atendendo com isso uma grande deficiência de capacitação técnica dos Operadores.
- Foi criada uma reunião anual com os Operadores de Som da minha região com o objetivo de reciclagem.
- Criamos um treinamento prático com os Operadores de Som da região, indo em cada igreja instruindo cada equipe especificamente sobre o equipamento instalado e a acústica local.

Ufa, bastante coisa né..... rsrsrsrs
Cada um desses assuntos tem vários desdobramentos que não dá prá citar aqui.
Já estamos há 3 anos nesse processo e sinto que ainda temos muito a fazer.

Quanto as regulagens do Compressor vou localizar um material sobre esse assunto e mando em seguida.
E quanto o uso de Equalizador Gráfico, vcs estão usando ou não?

Deus abençoe.
Sds.
[email protected]
 
Farley,
Fiz um resumo do Manual do Compressor e inseri os ajustes que configurei para a igreja.
Veja se serve como base para vc.
Compressor Behringer MDX2600

- Da seção EXPANDER/GATE.
1- Potenciômetro: TRIGGER: OFF a +10 dB:
Usar em: -35 dB; (9 horas).
Determina o valor limite mínimo de atuação do Expansor que separa os sinais baixos do que é ruído; o sinal abaixo do valor “Trigger” é atenuado mais ainda acendendo o led vermelho e com o sinal acima do “Trigger” é expandido acendendo o led verde.

2- Botão GATE: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado determina que o valor limite mínimo de atuação do “Gate”; o sinal abaixo do valor “Trigger” é suprimido, por ex. ruídos dos equipamentos ou som ambiente indesejável.

3- Botão RELEASE: Usar ligado(aceso).
Se ligado ou apertado estabelece uma atuação mais suave no ponto do “Trigger”.


- Da seção COMPRESSOR/LIMITER:
1- Potenciômetro: THRESHOLD: -40 a +20 dB:
Usar em: -10dB; (12 horas).
Determina o valor de atuação do Compressor; o sinal abaixo do valor “Threshold” acende o led verde (-) e com o sinal acima do “Threshold” acende o led vermelho (+).

2- Botão SC MON: Usar não ligado (apagado).
Se ligado ou apertado desvia sinal áudio do canal das regulagens do Compressor)

3- Botão SC EXT: Usar não ligado (apagado).
Se ligado ou apertado interrompe sinal áudio do canal, mostrando apenas áudio do “Sidechain”.

4- Potenciômetro: RATIO: 1:1 a infinito dB: Usar em: 4:1 (12 horas).
Determina a relação de compressão entre o sinal de entrada e o sinal de saída e os leds “Gain Reduction” demonstram a redução do sinal pela compressão.

5- Botão LO CONTOUR: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado aplica um filtro passa-alto; atua no “Side Chain” evitando o “bombear” provocado pelas frequências baixas atenuando os “pufs”.

6- Botão INTERACT KNEE: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado acende o led amarelo “0” na faixa de até 10 db do valor do “Threshold”.

7- Potenciômetro: ATTACK: msec: 0,3 a 300: Usar em: 50 mseg; (12 horas).
Determina o ponto de atuação da compressão depois do sinal ter ultrapassado o valor do “Threshold”.

8- Potenciômetro: RELEASE: sec: 0,05 a 5: Usar em: 1 seg; (12 horas).
Determina o ponto de ampliação de 1:1 depois do sinal ter descido abaixo do valor do “Threshold”.

9- Botão AUTO: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado desligam os reguladores “Attack e Release”, fazendo essa função automaticamente.

10- Botão TUBE: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado reproduz no sinal de saída efeito sonoro e quente produzida pelas válvulas eletrônicas.

11- Botão ENHANCER: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado promove um aumento dinâmico das frequências elevadas que foram comprimidas na fase de compressão dos sinais graves,

12- Potenciômetro: OUTPUT: -20 a +20 dB; Usar em: - 0 dB; (12 horas).
Possibilita o ganho ou redução do sinal de saída em no máx 20 db compensando a perda provocada pelo processo de compressão ou limitação; pode ser ajustado através do valor obtido nos leds “Gain Reduction”.


13- Botão I/O METER: Usar ligado (aceso).
Permite a visualização dos sinais de áudio da entrada e saída. Se ligado ou apertado indica nos leds o sinal de áudio da saída e com o botão solto mostra a indicação do sinal de áudio da entrada.

14- Botão IN/OUT Canal 1 ou 2: Usar ligado (aceso).
“Hard by pass”.Se ligado ou apertado coloca-se em funcionamento o respectivo canal. Com o botão solto conecta-se a tomada de entrada diretamente a tomada de saída. Permite uma comparação auditiva entre o sinal não processado e o sinal comprimido ou limitado. Ver conselhos de utilização do Manual do Compressor.


- Da seção DE-ESSER:
1- Botão IN/OUT
: Usar ligado (aceso).
Possibilita a eliminação de sons sibilantes do sinal de áudio. Se ligado ou apertado ativa-se o DE-ESSER se solto desativa-se.

2- Potenciômetro: LEVEL: 0 a 10 dB: Usar em: 8dB; (3 horas).
O potenciômetro indica a medida da supressão desejada da frequência demonstrada na cadeia de leds.

3- Botão MALE: Usar ligado (aceso).
Se ligado ou apertado ativa-se o DE-ESSER para a voz masculina e se solto ativa-se o DE-ESSER para a voz feminina.


- Da seção PEAK LIMITER:
1-Potenciômetro: LIMITER: 0 a OFF dB: Usar em: + 12dB;(12 horas).

O “Peak Limiter” limita o sinal (de entrada) para um limite regulável demonstrando sua atuação no led correspondente.

- Na parte central:
1- Botão COUPLE
: Usar não ligado (apagado). Quando se deseja repetir os ajustes do canal 1.

- Na parte traseira:
Botão OPERATING LEVEL
: Usar em - 10 dBu (apertado)
(-) 10 dBV: nível de gravação doméstica (ao vivo);
(+) 4 dBu: nível de gravação em estúdio.

Espero ter ajudado.
Sds.
Iriel
 
Back
Topo