Som Novo para Igreja

Fernando Alves

New Member
Boa tarde.
Sou novo aqui no forum e apos ler varios tópicos resolvi postar esse para pedir umas dicas.
Nossa Igreja a muito tempo está precisando de um som novo e agora o Padre resolveu investir em uma solução.
Para ajudar ele passou essa responsabilidade para que eu resolva (pesquisar, contratar, autorizar instalação, etc).
O problema que eu tenho um conhecimento muito superficial sobre o sonorização, então minha ideia parte de contratar uma empresa especializada, solicitar um projeto e ai sim ir para a implatação.
Mas mesmo para essa solução preciso de um pouco de conhecimento e dicas.
Para piorar nossa igreja tem um formato de leque que causa um problema de audio imenso nas missas.
Alguem pode me dar uma dica de quais equipamentos usar, se é melhor investir em acustica ou ainda confiar na empresa contratada.
A ideia inicial é fazer um sistema totalmente novo, sem aproveitar nada do existente.
IMG_1361.JPG IMG_1454.JPG IMG_1361.JPG IMG_1454.JPG IMG_1457.JPG IMG_1361.JPG IMG_1454.JPG IMG_1457.JPG IMG_1361.JPG IMG_1454.JPG IMG_1457.JPG
 

Attachments

  • IMG_1463.JPG
    IMG_1463.JPG
    103.9 KB · Visitas: 9
Seja bem vindo ao SAV!

Quanto a sua igreja, creio que seja necessário realizar alguns procedimentos quanto a acústica do local, desde o teto até as paredes do fundo da congregação....

A ideia inicial é fazer um sistema totalmente novo, sem aproveitar nada do existente.

Ótimo que pense assim, muitos insistem no erro.....

Para sua igreja, não serão necessárias muitas caixas, 3 já darão conta, veja o prospecto de cobertura:

Exemplo.jpg


Fiz a simulação de acordo com as medidas mencionadas, utilizei 3x RCF HD12a para se ter noção da cobertura, e veja que terá algo bem distribuído e sem prejudicar nada! simulei elas em Fly (4m de altura) e 20º de inclinação, pronto... boa cobertura e som de sobra...... o problema é a acústica do local... creio que tenha muitos problemas....
 
O que sugere que façamos em relação a acústica?

O nosso Padre também gostou muito de caixas discretas dessas finas tipo bose, jbl, rcf, etc.

Você acredita que Line Array Vertical atenuaria o problema de acústica?
 
Prezado amigo, sugiro contatar uma empresa que simule utilizando softwares tipo EASE (que fazem simulação acústica).
A vantagem de comprar bose, por exemplo, é que eles fazem pra vc um pré-projeto com os dados arquitetonicos e te oferecem uma solução! Ou seja: vc pode exigir o resultado. Se vc quer inteligibilidade, eles farão uma coisa. Se vc quiser pressão sonora, farão outra.
Sugiro pedir projetos para representante da Bose ou da Renkus-Heinz (AMI Music). Fiz um projeto com a AMI e fiquei satisfeito.
Mas adianto que NÃO É BARATO!
Se quer a solução do problema e não ficar tentando isso ou aquilo, invista logo.
Já passei por esse negócio de ir no "olhômetro". Não dá certo. Se não vai tratar acústica, vc poderá minimizar com um bom projeto de sonorização somado a equipamentos apropriados.
 
EASE (que fazem simulação acústica

Amigo, a simulação com o EASE foi a que postei.... e não, ele não faz simulação acústica do local, apenas da cobertura do sistema de som......

Quanto a AMI, ela já fechou as portas a algum tempo, conhecia e fazia testes em diversos equipamentos deles, dentre um dos melhores: IC LIVE. E sim, são muito caros! Mas valem o investimento. (não sei quem lhe atendeu - Miguel, Riomey, Diego - mas todos são bem gabaritados!)


Quanto ao projeto mencionado e sugerido não teve olhômetro, pela planta apresentada está ali o resultado de acordo com a cobertura mencionada, basta analisar o gráfico.... mas acústica é algo um tanto quanto complicada e deve ser realizada por um profissional que faça um projeto de acordo com os materiais já aplicados, mas o custo é elevado..... bem mais do que todos os equipamentos de áudio.....

O nosso Padre também gostou muito de caixas discretas dessas finas tipo bose, jbl, rcf, etc.

Você acredita que Line Array Vertical atenuaria o problema de acústica?

Sistema Vertical Array são bacanas, mas se ele for o mesmo preço de uma cx convencional (plana), cai fora que deve ser sistema de bx rendimento.... sistema vertical array de qualidade custa muito!
Quanto a segunda pergunta.... a resposta é NÃO!! nenhum sistema consegue amenizar problemas de acústica.... nenhum!
 
Amigo, a simulação com o EASE foi a que postei.... e não, ele não faz simulação acústica do local, apenas da cobertura do sistema de som......

Quanto a AMI, ela já fechou as portas a algum tempo, conhecia e fazia testes em diversos equipamentos deles, dentre um dos melhores: IC LIVE. E sim, são muito caros! Mas valem o investimento. (não sei quem lhe atendeu - Miguel, Riomey, Diego - mas todos são bem gabaritados!)


Quanto ao projeto mencionado e sugerido não teve olhômetro, pela planta apresentada está ali o resultado de acordo com a cobertura mencionada, basta analisar o gráfico.... mas acústica é algo um tanto quanto complicada e deve ser realizada por um profissional que faça um projeto de acordo com os materiais já aplicados, mas o custo é elevado..... bem mais do que todos os equipamentos de áudio.....



Sistema Vertical Array são bacanas, mas se ele for o mesmo preço de uma cx convencional (plana), cai fora que deve ser sistema de bx rendimento.... sistema vertical array de qualidade custa muito!
Quanto a segunda pergunta.... a resposta é NÃO!! nenhum sistema consegue amenizar problemas de acústica.... nenhum!

Prezado @tonreb, antes de mais nada, perdoe pelo mau jeito. Fiz uma postagem que ficou truncada.
Eu não queria me referir à tua indicação, especificamente. Notadamente vc fez uma sugestão balizada por uma simulação de cobertura sonora.
Mais uma vez, desculpe-me!
Eu queria me referir a prescrições pautadas apenas nas impressões ou experiências.

Dito isso, usando uma expressão mais afeta ao pessoal do Direito, com a máxima vênia, o EASE faz simulação acústica sim! A simulação que vc postou foi a do EASE Focus, que é um software com finalidade completamente diferente do que estou me referindo.
Quando eu disse que um sistema de sonorização poderia amenizar problemas de acústica, creio que tb fiz de forma errada. O que queria dizer é que, se não vai mexer na acústica, precisa de um sistema que possa atuar nesse ambiente da melhor forma possível. Por exemplo, as caixas precisam ser mais direcionais. Veja esse vídeo:
Ele demonstra o que quero dizer.

Quanto à AMI, vc tem razão. Fechou as portas, infelizmente. Quem me atendeu foi o Diego e o saudoso seu Octávio. Adquirimos deles um par de IC Live e algumas CF81. Equipamento fantástico.

De qualquer forma, entendo que o @Fernando Alves deva procurar um projeto que tenha esse tipo de simulação. Peça propostas.

Grande abraço aos colegas.
 
Cara... já usei e testei quase todos os sistemas da Renkus..... não tem como solucionar problemas acústicos (inclusive teve belas discussões sobre tal assunto aqui no SAV.... https://somaovivo.org/forum/threads/renkus-heinz-iconyx.6282/)


pra quem interessar, tem uma aplicação feita a muitos anos atras: https://somaovivo.org/forum/threads/projeto-s-a-com-thalles-roberto-e-renkus-heinz.7564/


Quanto ao EASE, o Focus somente simula montagem de arranjos e cobertura, o EASE "cru" faz modelamento acustico, não uma simulação acústica... um cadim diferente (tem diferenças)... e não entrarei nos méritos de grana envolvidos para quem aplica tais recursos (compra o sistema e fica com grana pra fazer vários churrascos) e creio que não seja o objetivo dele....
 
Entao dentro disso comentado, não sei onde adquirir produtos Renkus-Heinz que pelo que já li são muito conceituados.
Porém recebi uma proposta com Line Array Vertical da Jbl, processador DBX, mesa digital Soundcraft e amplificadores Crown que me agradou.
Também estou esperando uma proposta com sistemas da marca K Array.
Postarei aqui sobre as propostas para que possa receber suas sugestões.
 
Cara.... Line nesse ambiente? um tanto quanto exagerado mas.....

Um sistema KR402 da k-array vai custar uns 110k, qual o orçamento disponível?
 
Tonreb na verdade procuramos o melhor custo beneficio sempre priorizando qualidade.
Mas o teto do orçamento já com periféricos (microfones, cabos, rack, etc) seria uns 90k.
 
um excelente valor para o trabalho..... mas como já mencionado o ideal é investir em um projeto acústico para não ter problemas maiores..... está pensando nisso? O investimento é alto.....

para o exemplo de cobertura q postei vc gastará uns 15k com as caixas tops, sem o sub.... mas pode colocar uns 30k com sub.... coloca uns 2 retornos... 40k....

quanto ao sistema renkus heinz, fiz essa simulação básica, usando 4 beams por lado da IC08:
upload_2017-5-30_0-27-13.png

ficaria facilmente com a primeira modulação.....
 
Cara... já usei e testei quase todos os sistemas da Renkus..... não tem como solucionar problemas acústicos (inclusive teve belas discussões sobre tal assunto aqui no SAV.... https://somaovivo.org/forum/threads/renkus-heinz-iconyx.6282/)


pra quem interessar, tem uma aplicação feita a muitos anos atras: https://somaovivo.org/forum/threads/projeto-s-a-com-thalles-roberto-e-renkus-heinz.7564/


Quanto ao EASE, o Focus somente simula montagem de arranjos e cobertura, o EASE "cru" faz modelamento acustico, não uma simulação acústica... um cadim diferente (tem diferenças)... e não entrarei nos méritos de grana envolvidos para quem aplica tais recursos (compra o sistema e fica com grana pra fazer vários churrascos) e creio que não seja o objetivo dele....

@tonreb, em nenhum momento falei em solucionar problemas acústicos. O que ocorre é que vc pode inserir um sistema que melhor atenda à necessidade, observadas as limitações acústicas. Se vc diminui a reverberação causada pelo sistema sem tratamento acústico, tanto melhor.
Voltando ao EASE, mesmo ele "cru", custando um bocado de dinheiro, te garanto que ele faz modelagem e simulações. Obviamente, não todas. Mas esse não é o caso. Se é o software principal ou com as extensões, como o AURA e o EARS. Fiz o treinamento dele.
Com o EASE vc pode simular o comportamento de uma caixa acústica no ambiente. Isso é muito interessante.
Com o EARS vc pode até mesmo simular (ouvir!) como o sistema irá soar em determinada posição na sala.

Bem, as informações estão no próprio site da AFMG.
Minha sugestão é pedir o projeto e condicionar o contrato ao cumprimento dos requisitos como inteligibilidade. Ficamos muito focados em saber quais equipamentos iremos comprar. Esse é o problema.
Precisamos de uma cobertura homogênea, como vc demonstrou com o EASE Focus. Esse é um bom ponto de partida, mas não é só isso.
Claro que dependerá do orçamento.
 
Isso Gll...erro na digitação..

Procurei no site da RCF e não encontro...Encontrei do 8003AS e outras caixas mas da HD12A não...
 
Back
Topo