Caixas SPM 1202 Ativa e Passiva

luthier pocidonio,

vc nao deixou claro como vc fez a ligação caixa ativa e caixa passiva (no modo escrava).

Vc usou um cabo com 4 condutores, +1-1 para low e +2-2 para high?

Estou querendo comprar um par destas caixas mais...
 
Nadson .

Desculpe a demora para responder pois estive fora alguns dias, gostaria de corrigir, com relação as caixas acima citadas, ao retornar estive na igreja aonde estalamos as caixas e ao verificar a ligação, um dos contatos do spekon não estava ligado corretamente, por isso a perca é que o drive da caixa escrava, não estava acionado corretamente, ao ligar corretamente o spekon. 1+ 1- 2+ 2- a caixa respondeu como esperavamos, e a perca é quase insignificante, mas ha perca. eu recomendo as caixas pois são muito boas.

Luthier pocidonio
 
Ok luthier pocidonio.

Lá na Igreja tem um irmão que tem uma loja que vende produtos Selenium para carros, ele vai cotar essas caixas pra nós.
 
Pessoal.

Eu gostei bastante da sonoridade e equilíbrio destas caixas, mas elas não aguentam pressão. Usei um par das SPM12 num evento que fiz em outubro e quando abria o volume, as caixas entravam em modo de proteção e paravam. De acordo com informações que recebi aqui em Vitória e Vila Velha, algumas igrejas que instalaram estas caixas estão com o mesmo problema. Um amigo meu que é lojista já notificou a Selenium e eles estão verificando qual é o defeito. O problema só aconteceu com as SPM12... até o momento ninguém relatou dificuldades com as SPM15. Pode ser um problema no lote, por isso, se quiserem mesmo comprar, façam um teste prá valer... deixem as caixas tocando por uns 30 minutos num volume grande. Volto a dizer que em termos de timbre e equilíbrio, as caixas são excelentes... qd eles resolverem isso, a caixa ficará 10.

[]'s
 
Imagino que as caixas usam o mesmo modelo de amplificador já que as potencias informadas são as mesmas. Deve ser o lote mesmo.
 
as caixas entravam em modo de proteção e paravam

A caixa tem limitador. Este não pára a caixa (já imaginou isto em um evento????), apenas limita a sensibilidade de entrada a um valor máximo. Ou seja, a partir de um certo volume, o operador pode tentar aumentar mais na mesa e não mudará em nada o volume no amp, pois o sinal será limitado.

O que deve estar causando a parada deve ser a proteção por supeaquecimento. Esta sim desliga a caixa, e só habilita novamente após o componente resfriar abaixo de uma determinada temperatura.

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
A caixa tem limitador. Este não pára a caixa, apenas limita a sensibilidade de entrada a um valor máximo... O que deve estar causando a parada deve ser a proteção por supeaquecimento. Esta sim desliga a caixa, e só habilita novamente após o componente resfriar abaixo de uma determinada temperatura.

É este o problema... não deveria acontecer, mas aconteceu. Não era a atuação normal do limiter... e tb não era a proteção térmica. A caixa nem chegava a esquentar. É algum defeito mesmo. Tanto que a Selenium ficou de verificar.

Bersan disse:
... já imaginou isto em um evento????

Pois foi o que aconteceu. No meio do evento as caixas pararam. Como elas estavam no monitor, o problema não atingiu o público, somente aos músicos.

[]'s
 
Já andei olhando estas caixas para comprar, e fiquei na dúvida também.

Caixas ativas que alimentam uma passiva deveriam ter duas especificações de potência e Máx SPL. Uma especificação é para quando em uso uma única caixa, e outra especificação quando alimentando outra igual, mas passiva.

Isso porque, quando uma ativa alimenta outra passiva, geralmente o amplificador interno é de 4 Ohms mas os falantes são de 8 Ohms, então a máxima potência só é alcançada quando estão as duas caixas ligadas.

No manual das caixas (ativa e passiva), diz lá:

Ativa:
Potência: 400W RMS @4 Ohms - note que 4 Ohms você só conseguirá com um par de caixas.

Passiva:
Potência Programa Musical - 400W @ 4 Ohms.

Aí a gente pensa: Ok, a passiva é de 200W RMS, mas 4 Ohms???!!!

No mesmo manual da passiva diz que a caixa é de Impedância = 8 Ohms. Uma incoerência: as informações são conflitantes.

Outro problema. O manual da caixa Passiva diz que o Máx SPL é de 124dB, mas que a sensibilidade é de 98dB. Só que na conta:

Máx SPL = sensibilidade + 10 x log Pmáx/ 1W
Máx SPL = 98 + 10 x Log 200
Máx SPL = 98 + 10 x (2,30)
Máx SPL = 98 + 23 = 121dB SPL

Só seriam 124dB SPL Máx se Potência fosse = 400W (log 400 = 2,6), mas isso em RMS, não em "Potência Programa Musical".

Já estou mando e-mail para lá para ver se eles explicam melhor (e revisam o manual do produto, ficou ruim mesmo).

Outra coisa que eles poderiam colocar (não colocam mas tem toda a condição para isso) é a especificação da linearidade da caixa, junto com a resposta de frequência.

É uma caixa excelente, com uma ótima sonoridade, mas que não segue a tradição da própria Selenium de excelentes manuais. Por enquanto, para não comprar uma coisa achando que é outra, melhor esperar para ver a resposta.

Um abraço,

Fernando
Desculpe por retomar um tópico antigo, é que acabei de adquirir uma selenium 1202a com o falante queimado. Se eu colocar um falante de 4ohms de 450w RMS eu terei essa potência ou não é tão simples assim?
 
Back
Topo