Corte da caixa ativa ou Crossover?

Olá pessoal.
Procurei nos foruns algo sobre isso mas não encontrei.

Recentemente comprei duas caixas Yamaha DBR 12 e ando fazendo som nas igrejas, com bandas, etc.

Minha grande duvida é:
Preciso ligar ela em um Crossover? Uma vez que utilizo caixas passivas de grave?

Hoje processo o sinal de grave pelo crossover e o sinal das altas também, porém o corte minimo do meu crossover é de 400hz, entao tenho muita perda de frequencias nessa faixa das altas.

Microfono bateria, amps de guitarra, teclados, contrabaixo, vozes, tudo vai para o PA!
Meu medo é ligar as dbr sem esse corte de frequencia e por algum descuido ou pico, eu acabar queimando a caixa.
Sei que elas possuem corte de grave em 100hz e 120hz, mas tenho medo de ser um corte muito baixo.

Gostaria se possivel, deu ma opiniao, sobre utilizar as DBR sem o corte do crossover externo e utilizar apenas, o corte de 120hz da propria caixa.

Muito obrigado.
Abraços.
 
Pelo que entendi você está usando os graves até 400 Hz e não tem como mudar isso não é mesmo? Mas você pode usar suas DBR sem passar pelo seu crossover e acionar o corte de 120 Hz nelas que você terá um resultado melhor, e não irá sobrecarregar elas na faixa de graves. Note que entre 120 e 400 Hz ainda haverá sobreposição de frequências, mas será melhor do que da maneira que você está usando.
 
Pelo que entendi você está usando os graves até 400 Hz e não tem como mudar isso não é mesmo? Mas você pode usar suas DBR sem passar pelo seu crossover e acionar o corte de 120 Hz nelas que você terá um resultado melhor, e não irá sobrecarregar elas na faixa de graves. Note que entre 120 e 400 Hz ainda haverá sobreposição de frequências, mas será melhor do que da maneira que você está usando.

Oi José, no caso hoje estou usando os graves até 300HZ + ou-, pois como estou cortando acima de 400Hz para as altas(é o corte minimo que o meu crossover oferece) tento 'puxar" nas graves essa região de medio grave que me falta.

Meu medo sempre foi ligar as DBR fora do Crossover, utilizar o corte de 120Hz próprio das DBR mas forçar muito elas, devido ao fato de eu utilizar bumbo, contrabaixo, tudo no PA.
 
Agora entendi hehe.... Mas pode usar elas fora do crossover cortando em 120 Hz tranquilamente. E os subs você corta em 120 também, já que pelo que você falou, isso é possível no seu caso.
 
Back
Topo