Mesa de som com mais de 16 Aux

Tiago Lima

New Member
Boas pessoal, tudo bem?

Meu nome é Tiago e esse é meu primeiro tópico.

Na igreja aonde congrego sempre quis montar um sistema de retornos com fone de ouvido. Recentemente, com as mesas digitais barateando e como a nossa já tomou alguns banhos, pode ser que role. Pesquisando, percebi que mesmo mesas grandes (x32) não possuem mais de 16 saídas auxiliares. Se eu quiser montar um som estéreo para o fone, vou usar 2 auxiliares, certo (L + R)? Nesse caso, não posso ter mais de 8 pessoas no palco...

Sei que existem os personal monitoring, tipo o P16M, que é um mini-mixer digital, mas é caro que dói...

Vocês saberiam me dizer alguma outra forma de fazer isso?

Um Abraço!
 
Seja bem vindo @Tiago Lima !

Veja bem, acho que vc está usando um preciosismo exagerado com relação a quantidade de AUX que vc vai precisar. Como vc percebeu mesa com mais de 16 AUX vai ser caro. Se vc já está achando o sistema de monitoracao da Beh caro pior ainda ( não que realmente não seja).
Veja vc vai precisar de um amplificador para fone, no seu caso vc vai precisar de uns 3 no mínimo, e nele vc tem a função de deixar a saída duplo mono o que resolveria seu problema de "estéreo ". Aliás poucos usam estéreo em som de igreja, eu particularmente não conheço ninguém. Não estou dizendo que não possa usar mas vejo pouca vantagem nisso. Então de mais uma estudada no SAV a respeito de monitoracao por fone e avalie bem. Que eu conheço o professor @tonreb usa na igreja dele um sistema muito show, e é o que eu implementará em minha igreja se conseguisse convencer meu povo.
 
Oi @AltVan13. Obrigado!

Realmente não tenho bala pra uma solução dessas. Hoje, uma X32 já seria algo fora da realidade pra gente, mas mesmo assim fica a curiosidade de como seria feito.
Geralmente mesas digitais o pessoal fala que tem 24 buses auxiliares e no painel traseiro tem no máximo 16 conexões... como faz pra expandir isso? Tem algum milagre? :p
 
@Tiago Lima, você precisa estudar muito ainda.
16 auxílios é muita coisa. Existe sim um aparelho que aumenta número de canais e saídas auxiliares da mesa. Não sei como é na X32, mas na si expression um auxílio stereo ocupa duas saídas, mas o mesmo canal de auxílio. Mesmo assim, ninguém usa som stereo em igreja não. Bem uso stereo mas não mixo stereo.
 
Como diria o slogan: " Milagre é o nosso negócio! Eu sou...".
Brincadeiras á parte, não há milagre. Principalmente um que possa nos tornar capaz de levar a bom termo um desafio como o seu sem:
- Primeiro definir suas reais necessidades. Se vc não vai precisar de trocentos AUX, porque perder tempo buscando uma solução que quando e se for encontrada não será utilizada? Tenha em mente que se bem definida e pensada uma solução que te atenda poderá ainda ter a possibilidade de ser ampliada;
- Segundo conhecer as opções disponíveis começando prioritariamente por aquelas que cabem no orçamento disponível ou que, mesmo que representando um desafio possa ser economicamente viabilizada em tempo hábil.
O caso da expansão a qual vc se refere deve ser a 01v. Se não me engano ela com um ADA chega a 40 canais mas não sei se chega a 24 BUS. Neste caso vc precisa pesquisar. E por falar nisso vc já investiu um tempinho pra conhecer a solução do @tonreb que eu te falei?
 
@Tiago Lima, você precisa estudar muito ainda.
Com toda a certeza. Fiz um curso recentemente com o Marcelo Dias, que faz a mix nos shows da Nívea Soares e vi que tem muita coisa pra aprender ainda. Inclusive to considerando fazer engenharia elétrica, mesmo já tendo uma faculdade.

Existe sim um aparelho que aumenta número de canais e saídas auxiliares da mesa
Cara, sabe me falar o nome?

Primeiro definir suas reais necessidades
Inicialmente fazer monitoração de palco para até 10 pessoas -> 5 músicos, 3 ou 4 vozes e deixar uma sobrinha pra quando chegar mais um guitarrista, sax, etc...
A intenção do stereo no fone é dar o melhor som possível pro pessoal que estiver na plataforma, como se fosse um CD mesmo.

Segundo conhecer as opções disponíveis começando prioritariamente por aquelas que cabem no orçamento disponível
A igreja está tentando construir um templo próprio, então estou pensando no projeto pra daqui a alguns anos.
Gostaria de começar a comprar as coisas pensando que, quando a construção terminar, vou aproveitar a maioria dos equipamentos.
Sei que estou extrapolando o comum mas como tenho um prazo pra levantar a grana, posso sonhar um pouco mais alto (não tanto)!

E por falar nisso vc já investiu um tempinho pra conhecer a solução do @tonreb que eu te falei?
@AltVan13 eu pesquisei no fórum mas não achei... vc tem o link pro post? Me ajudaria muito!

Não tenho palavras pra descrever como vocês estão me ajudando. Estou muito agradecido mesmo.
Por favor não interpretem nada do que falei como reclamação ou como se estivesse achando ruim.

Apenas um jovem gafanhoto buscando sabedoria com os mestres :)
 
@Tiago Lima, desculpe, mas acredito que você não saiba o que é som stereo. Se sabe, me explique qual a vantagem que um vocalista teria em usar retornos por fone stereo. O que ele ouviria de diferente em L\R? Talvez só o tecladista perceberia.
E se não fui claro, um dos aparelhos que acrescenta 8 entradas e 4 saídas é o ADA. Mas existem outros. Mas ele acrescenta entradas e saídas físicas, não necessariamente aumenta a quantidade de canais ou auxiliares.
Na 01v96, por exemplo, ele a expande pra 24 canais, e da a possibilidade de usar os 8 auxílios que ela tem. Mas isso por ela já ter 8 auxílios, e apenas quatro saídas. Ligando um ADA na X32, não será ampliado a quantidade de auxílios, continua os mesmos 16 auxílios. Entende?
 
Oi @Ronaldo1 , tudo bem?

Estéreo nesse caso seria mandar um sinal L em um fone e um sinal R em outro.

A vantagem que eu vejo é a possibilidade de criar uma "imagem sonora". Por exemplo: se o guitarrista fica a direita do cantor, posso colocar a guitarra mais a direita, aonde ele ouviria mais se estivesse em um palco com monitores de chão

Também vejo a vantagem de não precisar controlar tudo apenas no volume. Com um direcionamento posso colocar mais instrumentos com menos volume e uma inteligibilidade melhor.

Mas isso é o q acho. Com certeza é um custo x benefício baixo, levando em consideração a quantidade de pessoas que vão usufruir do som.
 
Isso só funciona em teoria. Som mixado em stereo é praticamente nulo em som ao vivo.
Nos fones o cantor quer ouvir sua voz e o guitarrista quer ouvir a guitarra. Só isso. Então, 16 canais auxiliares em uma mesa é mais que suficiente na grande maioria dos casos.
 
Se você tiver uma mesa com a quantidade de auxiliares igual a quantidade de músicos no palco, já estarão bem atendidos para fazer o sistema de monitoração via fone.
Mesmo em grandes instalações, a ligação em estéreo (usando 2 aux) é só para o lead vocal.
 
Back
Topo