Ligar várias caixas Ativas

Harpa

New Member
Boa tarde!
Estou com uma dúvida e tentei resolvê-la pesquisando no fórum antes de postar, mas não encontrei o que procuro.

É o seguinte:


Estou trabalhando em Mono e tenho um sinal para ser mandado para 6 caixas ativas.

Disponho de 3 saídas para isso.

As caixas já estão fixadas nos seus locais e já estão com o cabo de entrada de sinal.

Do lado da mesa, portanto eu tenho 3 saídas XLR, mas tenho 6 cabos XLR, balanceados para ser ligados.

Minhas dúvidas são:

1- Posso fazer 3 cabos Y e ligar assim as 6 caixas nas 3 saídas ou isso não pode ser feito?

2- Vi que tem um aparelho MX8000 que funciona como splitter. Deveria usar um desses ou os cabos Y dão no mesmo?

3- A título de curiosidade, se for possível usar o cabo Y, qual o limite de vias num cabo desse tipo? Por exemplo, posso ter uma saída se multiplicando em 3, 4 ou mais vias?
 
Existe algum delay entre as caixas?
Caso a resposta seja nehaticn é só ligar as caixas que sobraram nas saídas de linha das outras ativas... Pelo menos todas as ativas que conheço possuem saída de linha q replicam o sinal de entrada...
 
Sem delay.

Ok, poderia ser, mas daí eu teria que passar outra via para cada caixa pra voltar com o sinal. Eu queria evitar isso. Daí eu pensei o seguinte: se essas saídas das caixas amplificadas são paralelas, não dá no mesmo eu sair os cabos Y direto da mesa de som e aproveitar os cabos que já estão todos ali?
 
Como assim voltar com o sinal?

Do jeito que sugeri, você nem precisaria utilizar 3 saídas da mesa, apenas uma, e ligaria uma caixa na outra, dessa forma não seria necessário nenhum equipamento ou cabos em y, apenas cabos normais.
 
Oi Neyrohem,
Sim eu entendi a proposta. Quando disse em voltar o sinal, é porque as caixas já estão instaladas cada uma em seu local, com uma tomada de energia e com um cabo XLR que chega direto da mesa. Daí pra eu ligar da forma que você disse, eu precisaria passar mais um cabo por cada conduíte e ligar na saída da caixa 1 e levá-lo até a caixa 2. Daí o mesmo processo da caixa 2 para a caixa 3 e asim por diante.

Até aí, ok! Em último caso seguirei sua sugestão. Porém diante do meu cenário: 1 mesa com 3 saídas disponíveis e 6 cabos para mandar, gostaria ainda de tirar essa dúvida se um cabo Y na saída compromete alguma coisa. Sei que o cabo Y não deve ser usado em entradas por causa da impedância, etc. Mas, e na saída?

Daí aproveitei e descobri esse MX8000 (em média R$700) e pensei que pudesse vir a ser uma segunda alternativa. Será?


Ainda continuo com a dúvida no cabo Y e se, no caso de ser possível, se existe um limite.
 
Não se usa um cabo Y para dividir um sinal.
Você pode receber de um Y.
Mas dividir não.

Lembre que, cada linha tem sua tensão
Dividiu = baixou.
baixou = adicionou ruído se fundo.
Como baixou o sinal em sua origem, vai precisar dar ganho.
Mas agora o sinal está carregado com ruído de fundo.
Dai você dá o ganho e o ruído cresce.
 
Legal, DJ Garam!! Obrigado pela dica. Era justamente isso que eu queria saber, se teria ou não problemas em dividir o sinal. Inclusive acerca do ruído, eu pensei que, por o sinal ser balanceado, que o ruído seria anulado nas caixas, mas fiquei em dúvida se esse cancelamento de ruído funcionaria por ser um cabo Y.
 
Um cabo balanceado ajuda muito, mas não anula 100%.
Além disso, todos os equipamentos, que usamos, geram ruídos, somados as interferências de Ac e RF.
 
Obrigado pela ajuda pessoal. Passei novos cabos (deu um trabalhão!!), mas deu certo. E tirei minha dúvida sobre a divisão/multiplicação de sinais.
 
Não se usa um cabo Y para dividir um sinal.
Você pode receber de um Y.
Mas dividir não.

Poderia explicar melhor? Qual a diferença entre interligar várias caixas ativas em série usando a saída de linha de cada uma, já que essa saída é paralela com a entrada, logo é o mesmo que ter um cabo só alimentando da primeira até a última..... OU unir todas as saídas em paralelo na saída da mesa?.... Afinal dará no mesmo, ou seja, com o mesmo sinal da mesa você estará alimentando todas as caixas....
 
Back
Topo