posição dos caixas na parede

donibatera16

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Boa noite pessoal.
Faço parte de uma igreja que, como muitas, não pode ou não quer investir em sonorização.
Sendo assim, resta trabalhar com o que se tem.
Temos:
- 1 Yamaha 01v96i
- 1 Wattsom DBS 1500
- 2 Wattsom DBS 2000
- 1 Staner 1200T
- 10 Oneal Ob 620 passivos (sendo dois usados como retorno)
- piano
- órgão
- bateria acústica
- contra baixo (cubo Oneal ocb 400 120w)
- guitarra (cubo Oneal ocm 126 30w)
- microfones são de baixa qualidade... não vale mencionar
- e o coral...

Mas a dúvida, como o título do tópico já diz, é a posição dos caixas, e outras coisas mais...
1 - Os que entendem mais, poderiam dar alguma dica geral?
2 - Estão certos os caixas como estão?
3 - Os retornos estão posicionados corretamente?
4 - Os caixas que ficam logo abaixo da galeria poderiam ser tirados ou reposicionados?
5 - A acústica é TERRÍVEL... na verdade ela nem existe... O que pode ser feito para melhorar, visto que temos que trabalhar com investimento de R$ 0 ???
6 - A bateria deveria ser microfonada ou colocada num aquário? (sem microfone o baterista já toca com medo de fazer barulho, imagine microfonada...)
7 - O baixo pode ser ligado no som da igreja? (fica o medo de estourar os caixas... como fazer?)

Conto com a ajuda dos que puderem ajudar.
01.jpg 02.jpg 03.jpg 04.jpg 05.jpg 06.jpg 07.jpg 08.jpg 20180512_160418.jpg 20180512_160436.jpg 20180512_160530.jpg 20180512_160551.jpg caixa oneal ob620.jpg
 

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Primeiramente, seja bem vindo ao SAV!!

Sobre o que vc questiona, adianto que sem delay (utilizando um processador de forma adequada) vc está perdendo muito.... mas muito mesmo! O Cancelamento está elevado ao ponto de vc perder inteligibilidade.... o ideal seria apenas diminuir as fontes, ou até mesmo reposicionar as caixas para se ter acoplamento, mas não ficando no lugar que estão, e sim posicionando de forma que fiquem em FLY, na mesma linha do seu pulpito e a uns 2 ~ 2.5m da parede.... vc iria ganhar muito com isso.

Delay acima e abaixo da galeria só se for com o ajuste correto... caso contrario, melhor deixar sem.
 
Boa noite e bem-vindo ao SaV!

Você tem mais algum rack com equipamentos? Se possível, mande fotos da parte traseira da mesa de som e desse outro possível rack para entendermos a ligação.
Mande fotos também do posicionamento das coisas no palco, principalmente o retorno.

Sobre investir, recomendo que mostre esse vídeo à administração da sua igreja. Se quiser aproveitar e curtir minha página, rs

Sobre a quantidade e a qualidade dos equipamentos: Apesar de as caixas e amplificadores não serem os melhores, você tem em mãos uma mesa muito interessante. O que você está precisando no momento é um processador de 8 saídas, como por exemplo o DB Series 4x8, além de algum microfine de medição para processar o sinal.

Enquanto não acontece nada sobre o processador, é melhor deixar só as duas caixas da frente ligadas.
 
Primeiramente, seja bem vindo ao SAV!!

Sobre o que vc questiona, adianto que sem delay (utilizando um processador de forma adequada) vc está perdendo muito.... mas muito mesmo! O Cancelamento está elevado ao ponto de vc perder inteligibilidade.... o ideal seria apenas diminuir as fontes, ou até mesmo reposicionar as caixas para se ter acoplamento, mas não ficando no lugar que estão, e sim posicionando de forma que fiquem em FLY, na mesma linha do seu pulpito e a uns 2 ~ 2.5m da parede.... vc iria ganhar muito com isso.

Delay acima e abaixo da galeria só se for com o ajuste correto... caso contrario, melhor deixar sem.

A questão do delay tem ser via especialista, pois eu não sei nem pra onde vai... e a igreja não tá disposta a investir nada.

Mas a questão do reposicionamento em Fly, eu já tinha pensado a respeito... cheguei a pesquisar bastante... inclusive aqui nos fóruns... mas ainda tenho receio do som que chegará aos ouvintes que sentam em baixo da galeria. O som que chegará à galeria é tranquilo. Mas quem senta nos bancos que ficam em baixo da galeria, será que vão ouvir bem? Nas fotos 6 e 7 é mostrada a posição que ficam os caixas. Em fly ficará melhor doq ter esses caixa onde estão?

Desde já, muito obrigado por tudo. Vcs são muitos bons e estão nos ajudando bastante. Parabéns.
 
Boa noite e bem-vindo ao SaV!

Você tem mais algum rack com equipamentos? Se possível, mande fotos da parte traseira da mesa de som e desse outro possível rack para entendermos a ligação.
Mande fotos também do posicionamento das coisas no palco, principalmente o retorno.

Sobre investir, recomendo que mostre esse vídeo à administração da sua igreja. Se quiser aproveitar e curtir minha página, rs

Sobre a quantidade e a qualidade dos equipamentos: Apesar de as caixas e amplificadores não serem os melhores, você tem em mãos uma mesa muito interessante. O que você está precisando no momento é um processador de 8 saídas, como por exemplo o DB Series 4x8, além de algum microfine de medição para processar o sinal.

Enquanto não acontece nada sobre o processador, é melhor deixar só as duas caixas da frente ligadas.


Todo nosso equipamento está mostrado nas fotos que mandei. Não temos mais nada. A ligação da mesa com os amplificadores é simples. Da mesa pros amplificadores 2 e 3 que controlam todos os caixas, menos o retorno que está no auxilar 1 ligado no amplificador 1.

Sobre o processador DB series 4x8... pra que serviria? E o microfone de medição pra processar o sinal? Só quero lembrar que a igreja não está disposta a investir nada. Sendo assim, mesmo que necessários, esses equipamentos não serão viáveis.

Desde já, muito obrigado por tudo. Vcs são muitos bons e estão nos ajudando bastante. Parabéns.
 
Boa noite e bem-vindo ao SaV!

Você tem mais algum rack com equipamentos? Se possível, mande fotos da parte traseira da mesa de som e desse outro possível rack para entendermos a ligação.
Mande fotos também do posicionamento das coisas no palco, principalmente o retorno.

Sobre investir, recomendo que mostre esse vídeo à administração da sua igreja. Se quiser aproveitar e curtir minha página, rs

Sobre a quantidade e a qualidade dos equipamentos: Apesar de as caixas e amplificadores não serem os melhores, você tem em mãos uma mesa muito interessante. O que você está precisando no momento é um processador de 8 saídas, como por exemplo o DB Series 4x8, além de algum microfine de medição para processar o sinal.

Enquanto não acontece nada sobre o processador, é melhor deixar só as duas caixas da frente ligadas.


ESSE VÍDEO MATOU A CHARADA!!! É ISSO MESMO!!!
 
A questão do delay tem ser via especialista, pois eu não sei nem pra onde vai... e a igreja não tá disposta a investir nada.

Faz o seguinte, se já pensou em colocar as caixas em Fly, coloque 2 + 2 (uma do lado da outra mesmo, com os drivers acoplados lateralmente), não é o melhor dos mundos, mas vc terá o acoplamento adequado e com isso eliminará todas as outras fontes a
principio.

Converse com a diretoria sobre a necessidade de comprar um processador com 2in 6 outs, não tem necessidade de ser o mencionado pelo coleta acima (esse passa de 8mil reais um de boa qualidade), um DBX 360 venu já vai suprir.

mas ainda tenho receio do som que chegará aos ouvintes que sentam em baixo da galeria.

devido a tantas reflexões que existe no ambiente, o som chegará sim, logicamente que não da melhor maneira, mas chega sim.....

segue um video que da pra se ter noção do que to falando:


o que utilizei:
2x turbosound milan M15
1x mackie swa1501
 
Oi amigo!

Vcs têm 8 caixas tocando ao mesmo tempo sem ajuste de delay e sem medição para o posicionamento, e mais duas de retorno que também lançam reflexões no público, mais dois cubos de guitarra e baixo no palco, mais uma bateria acústica sem aquário... posso imaginar a dificuldade que estão sentindo!!!. Acho que o ideal pra vcs é a famosa regra: "menos é mais".

Cancelamento de fase deve estar muito intenso e de varias formas em lugares diferentes dentro da igreja; a inteligibilidade deve estar muito prejudicada (pior quanto mais ao fundo); os músicos devem ter a sensação de som alto e ao mesmo tempo ninguém se ouve...

Agora como resolver, ou amenizar, vcs têm que ver em que estão dispostos a mexer (em termos de equipamentos e posicionamentos), o que é viável, e fazer pelo menos mínimas medições e planejamentos in loco, que só alguém no ambiente com alguma experiência pode aferir. Só pelas fotos não é possível alguém te passar um "projeto". Só da pra ver que não deve estar bom.

Se não pode haver novo investimento, quem sabe vcs vendem/trocam, por exemplo, umas caixas, uma potência e os cubos e compram, no lugar, amplificador de fones de ouvido e fones pra monitoração pros músicos? Suprimem os cubos e ligam os instrumentos por meio de Direct boxes, ligando direto na mesa? Fazem o acoplamento com duas caixas de cada lado em fly, na frente, numa angulação bem projetada? Trocam a bateria acústica por uma eletrônica? (a maioria dos bateristas negarão até a morte rss). Enfim, tem que ser discutido e verificado no ambiente. Mas o certo, a meu ver, é que vcs estão com excesso de fontes sonoras e sem processamento! Nesse caso, é aquilo: menos vai ser mais pra vcs!
 
Boa tarde, a todos,

Grato por compartilhar seus problemas, incluindo as fotos que me fizeram lembrar bastante a igreja onde congrego.

Também tivemos problemas muito parecidos, com o que acabou reportando.

Parte do problema acabou sendo resolvido, quando os bancos de madeira foram trocados por bancos estofados, dando a impressão de 'abafar' parte da reverberação que havia. Não sumiu, mas 'aliviou um pouco'. E, devo dizer que ter uma bateria eletrônica ao invés de uma acústica, te permite 'ajustar a pegada' do batera, sem prejudicar a referência dele. Usar direct boxes e um powerplay, ajuda muito a reduzir a necessidade de amplificadores para guitarra, baixo, etc, sem comprometer o retorno que os músicos necessitam (ajuda na concentração do que precisam realizar, sem distrações). Ter boas caixas de som é imprescindível, assim como uma boa mesa de som (que você consiga dominar e não seja dominado por ela) e um bom equalizador (que poderia lhe ajudar a 'melhorar um pouco' o que sai nos PAs), cabos, conectores, etc. E estudar os artigos deste fórum, também é algo útil para lhe ajudar a compreender o que precisa ser feito.

Mas a maior parte do problema muitas vezes não está somente na qualidade dos equipamentos, mas naquela peça que está entre a mesa de som e a cadeira. Só passei a ter noção do que era necessário fazer (calibragem do sinal, timbrar as caixas, como aplicar o delay (algo que sua mesa até pode ter mas você nem sabe onde está) nos canais que vão até os PAs, para que aplicar a equalização corretiva e artística, onde utilizar os efeitos, etc). Dá para fazer algo com o que tem, no lugar onde você está. Quando voltei do CAM/SP, fui um dos poucos que sabia o valor de um bom alinhamento do sistema, usando o delay nas caixas das galerias (você passa a compreender o que é o "efeito Haas"). Só lamento que não somente você precisa convencer os líderes da congregação que está frequentando, mas precisa contar com um bom líder de departamento de som, pois 'chefes' e 'caga-regras' (termo que aprendi com um guitarrista, sobre pessoas que mais atrapalham com suas próprias 'achologias' e falta de experiência específica no assunto em questão) que tem aos montes, infelizmente. Ter um chefe de departamento que quer fazer tudo sozinho (porque não confia em ninguém e tampouco quer 'concorrentes nos eventos externos') e que só ele sabe como fazer (do tipo que fabrica as caixas de som usadas na igreja e corre o risco de fazer 'line-erreys'), é um problema sério e também pode explicar porque tem tanta igreja passando por problemas, em termos de sonorização.

Tive a oportunidade de trabalhar com uma mesa de som da Ciclotron modelo CSM 32.8, que foi substituída por uma Behringer X32. Pude aplicar as 'famosas' equalizações corretivas (tipo 'menos é mais'), tão recomendadas neste fórum. Apliquei o delay nas caixas das galerias (embaixo e em cima) e tive de 'duelar' com a equalização 'equivocada', 'produzida' pelo 'chefe do departamento' após retirar um equalizador Behringer de 31 vias (com o famoso 'sorriso', aplicado) entre a X32 e os equalizadores que alimentavam os PAs. Creio ter conseguido amenizar um pouco, pois passei a ter uma idéia do que e quando fazer, para poder manter um mínimo de inteligibilidade sem precisar abusar do volume, para manter o som 'poderoso o suficiente' (que a moçada adora).

Enfim, o problema não envolve somente a questão da qualidade dos equipamentos, mas principalmente a capacitação de quem os opera. Se você fizer um BOM CURSO, saberá ao menos identificar rapidamente (ao vivo e em cores) o que precisa ser corrigido, quando e onde. Sem capacitação, você certamente continuará 'perdido'.

Atenciosamente
 
SBleck, eu já tinha ouvido falar na utilização do efeito Haas em mixagem em estúdio, pra aumentar a sensação panorâmica no áudio estéreo. Agora fiquei encucado com isso que vc disse: vc está empregando delay nas vias de PA em configurações próprias para o efeito Haas ao vivo dentro da igreja?
 
SBleck, fiz uma rápida pesquisa e vi que eu não tinha o conceito de efeito Haas claro na cabeça. Eu o entendia como um "efeito" aplicado na mixagem apenas, sem saber que o conceito se aplica ao fenômeno físico propriamente também. Agora entendi sua colocação. Ok!!
 
Boa tarde, a todos,

Grato por compartilhar seus problemas, incluindo as fotos que me fizeram lembrar bastante a igreja onde congrego.

Também tivemos problemas muito parecidos, com o que acabou reportando.

Parte do problema acabou sendo resolvido, quando os bancos de madeira foram trocados por bancos estofados, dando a impressão de 'abafar' parte da reverberação que havia. Não sumiu, mas 'aliviou um pouco'. E, devo dizer que ter uma bateria eletrônica ao invés de uma acústica, te permite 'ajustar a pegada' do batera, sem prejudicar a referência dele. Usar direct boxes e um powerplay, ajuda muito a reduzir a necessidade de amplificadores para guitarra, baixo, etc, sem comprometer o retorno que os músicos necessitam (ajuda na concentração do que precisam realizar, sem distrações). Ter boas caixas de som é imprescindível, assim como uma boa mesa de som (que você consiga dominar e não seja dominado por ela) e um bom equalizador (que poderia lhe ajudar a 'melhorar um pouco' o que sai nos PAs), cabos, conectores, etc. E estudar os artigos deste fórum, também é algo útil para lhe ajudar a compreender o que precisa ser feito.

Mas a maior parte do problema muitas vezes não está somente na qualidade dos equipamentos, mas naquela peça que está entre a mesa de som e a cadeira. Só passei a ter noção do que era necessário fazer (calibragem do sinal, timbrar as caixas, como aplicar o delay (algo que sua mesa até pode ter mas você nem sabe onde está) nos canais que vão até os PAs, para que aplicar a equalização corretiva e artística, onde utilizar os efeitos, etc). Dá para fazer algo com o que tem, no lugar onde você está. Quando voltei do CAM/SP, fui um dos poucos que sabia o valor de um bom alinhamento do sistema, usando o delay nas caixas das galerias (você passa a compreender o que é o "efeito Haas"). Só lamento que não somente você precisa convencer os líderes da congregação que está frequentando, mas precisa contar com um bom líder de departamento de som, pois 'chefes' e 'caga-regras' (termo que aprendi com um guitarrista, sobre pessoas que mais atrapalham com suas próprias 'achologias' e falta de experiência específica no assunto em questão) que tem aos montes, infelizmente. Ter um chefe de departamento que quer fazer tudo sozinho (porque não confia em ninguém e tampouco quer 'concorrentes nos eventos externos') e que só ele sabe como fazer (do tipo que fabrica as caixas de som usadas na igreja e corre o risco de fazer 'line-erreys'), é um problema sério e também pode explicar porque tem tanta igreja passando por problemas, em termos de sonorização.

Tive a oportunidade de trabalhar com uma mesa de som da Ciclotron modelo CSM 32.8, que foi substituída por uma Behringer X32. Pude aplicar as 'famosas' equalizações corretivas (tipo 'menos é mais'), tão recomendadas neste fórum. Apliquei o delay nas caixas das galerias (embaixo e em cima) e tive de 'duelar' com a equalização 'equivocada', 'produzida' pelo 'chefe do departamento' após retirar um equalizador Behringer de 31 vias (com o famoso 'sorriso', aplicado) entre a X32 e os equalizadores que alimentavam os PAs. Creio ter conseguido amenizar um pouco, pois passei a ter uma idéia do que e quando fazer, para poder manter um mínimo de inteligibilidade sem precisar abusar do volume, para manter o som 'poderoso o suficiente' (que a moçada adora).

Enfim, o problema não envolve somente a questão da qualidade dos equipamentos, mas principalmente a capacitação de quem os opera. Se você fizer um BOM CURSO, saberá ao menos identificar rapidamente (ao vivo e em cores) o que precisa ser corrigido, quando e onde. Sem capacitação, você certamente continuará 'perdido'.

Atenciosamente


SIM. Com certeza um curso é algo que deve estar na pauta.
Muito obrigado por compartilhar suas experiências.
Aprender com quem já passou pelo problema ajuda bastante.
 
Faz o seguinte, se já pensou em colocar as caixas em Fly, coloque 2 + 2 (uma do lado da outra mesmo, com os drivers acoplados lateralmente), não é o melhor dos mundos, mas vc terá o acoplamento adequado e com isso eliminará todas as outras fontes a
principio.

Converse com a diretoria sobre a necessidade de comprar um processador com 2in 6 outs, não tem necessidade de ser o mencionado pelo coleta acima (esse passa de 8mil reais um de boa qualidade), um DBX 360 venu já vai suprir.



devido a tantas reflexões que existe no ambiente, o som chegará sim, logicamente que não da melhor maneira, mas chega sim.....

segue um video que da pra se ter noção do que to falando:


o que utilizei:
2x turbosound milan M15
1x mackie swa1501

Essa ideia de colocar os caixas em fly parece ser possível.
Agora... pra que o processador 2in 6 outs???
 
Oi amigo!

Vcs têm 8 caixas tocando ao mesmo tempo sem ajuste de delay e sem medição para o posicionamento, e mais duas de retorno que também lançam reflexões no público, mais dois cubos de guitarra e baixo no palco, mais uma bateria acústica sem aquário... posso imaginar a dificuldade que estão sentindo!!!. Acho que o ideal pra vcs é a famosa regra: "menos é mais".

Cancelamento de fase deve estar muito intenso e de varias formas em lugares diferentes dentro da igreja; a inteligibilidade deve estar muito prejudicada (pior quanto mais ao fundo); os músicos devem ter a sensação de som alto e ao mesmo tempo ninguém se ouve...

Agora como resolver, ou amenizar, vcs têm que ver em que estão dispostos a mexer (em termos de equipamentos e posicionamentos), o que é viável, e fazer pelo menos mínimas medições e planejamentos in loco, que só alguém no ambiente com alguma experiência pode aferir. Só pelas fotos não é possível alguém te passar um "projeto". Só da pra ver que não deve estar bom.

Se não pode haver novo investimento, quem sabe vcs vendem/trocam, por exemplo, umas caixas, uma potência e os cubos e compram, no lugar, amplificador de fones de ouvido e fones pra monitoração pros músicos? Suprimem os cubos e ligam os instrumentos por meio de Direct boxes, ligando direto na mesa? Fazem o acoplamento com duas caixas de cada lado em fly, na frente, numa angulação bem projetada? Trocam a bateria acústica por uma eletrônica? (a maioria dos bateristas negarão até a morte rss). Enfim, tem que ser discutido e verificado no ambiente. Mas o certo, a meu ver, é que vcs estão com excesso de fontes sonoras e sem processamento! Nesse caso, é aquilo: menos vai ser mais pra vcs!


Menos é mais! Captei vossa mensagem.
Muito obrigado!
 
Essa ideia de colocar os caixas em fly parece ser possível.
Agora... pra que o processador 2in 6 outs???

O processador serve para ajustar a diferença de distância entre as caixas, dividir os sinais entre as caixas, equalizar as diferenças entre as caixas e as interações das caixas com o ambiente, ajustar a frequência de corte entre o subwoofer e as altas frequências, limitar o volume das saídas...
 
SIM. Com certeza um curso é algo que deve estar na pauta.
Muito obrigado por compartilhar suas experiências.
Aprender com quem já passou pelo problema ajuda bastante.

Ok. Aproveito para recomendar que procure como alinhar as caixas através do recurso DELAY, só para saber se com o que tem já conseguiria resolver o seu problema:

- https://www.somaovivo.org/forum/threads/como-usar-delay-na-yamaha-01v96i.11269/
- https://***********.net/efeitos-pelos-subgrupos/

Quando tiver feito e caso tenha obtido algum resultado satisfatório, poste os resultados.

Deus abençoe.
Att
 
O processador serve para ajustar a diferença de distância entre as caixas, dividir os sinais entre as caixas, equalizar as diferenças entre as caixas e as interações das caixas com o ambiente, ajustar a frequência de corte entre o subwoofer e as altas frequências, limitar o volume das saídas...
Muito obrigado pelos ensinamentos. Estudarei mais a respeito.
 
Ok. Aproveito para recomendar que procure como alinhar as caixas através do recurso DELAY, só para saber se com o que tem já conseguiria resolver o seu problema:

- https://www.somaovivo.org/forum/threads/como-usar-delay-na-yamaha-01v96i.11269/
- https://***********.net/efeitos-pelos-subgrupos/

Quando tiver feito e caso tenha obtido algum resultado satisfatório, poste os resultados.

Deus abençoe.
Att
Vou estudar o assunto e tentar colocar em prática. Aviso se der certo... ou não!
 
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