Como ligar um divisor de frenquencia?

Leandro Marcos

New Member
Ola pessoal

Estou com uma enorme duvida, tenho duas caixas em minha igreja com fatante de 12" 150w, driver me parecem ser de 120w e super tweeter de 120w, uma delas esta com o tweerter queimado resolvi abrir

e observei que no tweerer e no drive a um resitor e um capacitador ambos ligados no negativo estudei um artigo no SAV e vi que eles são os divisores de frequencia e que tem a função de equilibrar a caixa mais a

a duvida é o siguinte esta ligação esta correta tanto o capacitador e o resitor ligado no negativa?
não teria que ser liga no positivo?
 
Olá Lendro Marcos. estou perto de você. Sou de Ribeirão das Neves.
Veja bem:
Capacitores ou resistores devem ser ligados no fio positivo.

Quanto a ligação do divisor.pela configuração da sua caixa você deverá comprar um divisor de 3 vias.
Lá ja vem te mostrando quais são os fios positivos e negativos
Normalmente vem escrito e Você liga assim:

LOW......... Alto falante
MID...........corneta de médio
HIGH.........super tweeter

E o fio onde você via ligar a entrada da caixa está escrito........INPUT ou IN

Pronto, Agora sua caixa não vai queimar reparos com tanta frequência
 
david gomes disse:
Olá Lendro Marcos. estou perto de você. Sou de Ribeirão das Neves.

O David quer dizer que nos somos vizinhos!

david gomes disse:
Quanto a ligação do divisor.pela configuração da sua caixa você deverá comprar um divisor de 3 vias.
Lá ja vem te mostrando quais são os fios positivos e negativos
Normalmente vem escrito e Você liga assim:

LOW......... Alto falante
MID...........corneta de médio
HIGH.........super tweeter

Entendi

Mais uma pergunta: Andei pesquisando na net e axei os divisores de frequencia, la tem varios modelos
cada um de acordo com os falantes no meu caso são alto falante 12" 150w, driver 120w e tweeter 120w
qual tipo de divisor eu devo usar?
 
Ola Leandro,

Como nosso amigo David disse, irá precisar de um divisor 3 vias ou seja, uma via, woofer, outra via, médio, outra via agudos.

Procure divisores da marca NENIS, é um ótimo custo/benefício.

Passe o modelo de seu woofer, de seu drive e twiter. Assim poderá verificar qual é o corte indicado para assim poder ver o melhor divisor.

Abraço
 
lucasoliveira disse:
Passe o modelo de seu woofer, de seu drive e twiter. Assim poderá verificar qual é o corte indicado para assim poder ver o melhor divisor.

Vai ai os caixas que nos temos, se poderem passar o modelo do divisor para eu não erra!

2 caixa do PA (woorfer 12" 150w, drive 100w e tweeter 120w)
2 caixa Delay (woofer 10" 150w e tweeter 120w)
2 caixa retorno (woofer 12" 150w e tweeter 120w)

Essas são as caixas que nos temos, qual o modelo de divisor da nenis eu devo comprar para cada caixa?
 
Divisor de frequência tem que ver qual o corte esta sendo usado, também tem 6db, 12 , 18 ,24db por oitava no caso de 12db por oitava e ligado invertido ( pq o filtro de 12db inverte a onda ) quanto maior o numero mais protegido vai ficar seu componente.

DSC01512.jpg
 
Aproveitando o Topico, estou com uma Pequena duvida na ligação de minhas caixas:
Estou com 2 Caixas de Retorno que são ligadas em Cascata e estão com 1Woofer de 12° cada (modelo: 12mi100 beyma) e vou colocar o DriverTI OVS244 fazendo o corte em 2Khz e atenuação de 9DB.

Duvidas:
Qual divisor eu compro para Cada Caixa ? pois o Woofer é de 450W e o Driver é de 80W!
Posso ligar 2 Divisores no mesmo Canal do Amplificador ? Sendo 1 em Cada Caixa
Já que as caixas estão ligadas em Cascata Paralelo (no mesmo canal do Amplificador), como vou fazer a ligação delas (com o divisor em cada) ?
E qual seria a Impedancia final que sairia pro canal do Ampli ?

OBS: As Caixas estão ligadas por cabo/conector 4Vias (Speakon)
 
Back
Topo