JBL Selenium SPM 1503a - distorcendo

A. G. Rinaldi

New Member
Boa noite, meu nome é Artur, sou novo no forum.
Estou com um problema que persiste a algum tempo com relação a uma caixa ativa da JBL Selenium e gostaria de uma opinião dos que puderem me ajudar.
A caixa está em perfeito estado, eu utilizo ela ligada em uma mesa da beringher Xenyx e não da ruido algum de violão, voz ou qualquer outro instrumento que seja ligado em linha, a não ser teclados emulando piano.
Quando eu ligo um teclado ou um piano digital ela levemente distorce o som quando as teclas são tocadas mais fortes. Já tentei regular no ganho da mesa, no teclado e até mesmo liguei direto na caixa sem utilizar a mesa me o resultado é sempre o mesmo, um leve som distorcido, que quase passa desapercebido, mas que os músicos mais "chatos" me cobram muito no estúdio (e com razão) quando as teclas são tocadas mais fortes.
A caixa não acusa estar clipando, e não tem como estar pois o problema ocorre mesmo em volumes muito baixos. Já chequei o drive e também está intacto.
Alguém consegue jogar uma luz em cima dessa questão tão incomum?
 
Tenho um par ativo e passivo dessas caixas. Achei um pouco estranho, pois já aluguei para tecladista e o som da caixa estava normal, ou pelo menos nós não percebemos nada de mais. Tudo bem que eu acho que o cara não tocava o teclado a todo tempo, na maior parte estava usando apenas como playback ou coisa do tipo. Pode ser que o ganho do instrumento estava muito alto, ou que o volume na caixa esteja baixo, recomendo deixar flat e tentar. Faça um vídeo e post no fórum.
 
Seja bem vindo @A. G. Rinaldi !

Veja talvez a palavra chave seja "estúdio". Num ambiente assim as falhas e virtudes dos equipamentos ficam mais bem mais evidentes. Partindo do pressuposto de que a distorção que vc relata não seja do ambiente, devemos considerar que, na minha opinião, os 2 instrumentos que tem sinal mais forte em linha são o baixo e o teclado, mas em minha experiência o teclado ( ou mais corretamente o tecladista ) é o instrumentista que mais desafia a paciência do operador no que diz respeito a ganho excessivo e volume muito no instrumento. Se vc já verificou a estrutura de ganhos e certificou-se que esta tudo ok, pode ser realmente alguma deficiência da caixa na reprodução de alguma faixa de frequência reproduzida pelo instrumento. Já tive problema assim com as O`Neal mas era com o baixo, embora timbrar voz nelas tb fosse bem complicado.
Vc já testou um baixo nas mesmas condições em que usa o teclado? Vc usa a entrada de linha da caixa para conectar a mesa e os instrumentos ( quando usa direto na caixa)?
 
Boa noite pessoal.
O teclado eu uso plugado diretamente na mesa (para o teste eu tbm pluguei direto na entra de linha da caixa, nos dois casos o problema persiste).
Ainda não testei com baixo plugado direto, mas vou testar.
O som é realmente muito baixo e só incomoda os tecladistas mais "chatos".
Segue o som de teste abaixo.
Aumente bem o som pra escutar o ruido que aparece mais na ultima nota.
https://vocaroo.com/i/s0YlWutCscPL
 
Então meu querido, feliz ou infelizmente, ficamos apenas com uma possibilidade: é algo na caixa.
O ruído aparece nas notas mais graves, nas mais agudas ou em ambos os casos?
 
Me parece que este tipo de ruído, nos extremos de frequência , vc deveria conseguir resolver de maneira bem satisfatória atuando no equalizador da mesa. Experimenta usar o HPF do canal do teclado,e vá diminuindo a frequência central no potenciômetro de ajuste de HIGH.
 
Em ambos os casos, mais é mais notável nas graves.

Rinaldi, tenho experiência com distorções em amplificadores de baixa qualidade. Isso acontece com certa frequência naqueles amplificadores pequenos da Frahm e nas caixas amplificadas da O'Neal também é comum acontecer.

Isso sempre aconteceu ou começou de um tempo pra cá? Outras caixas do mesmo modelo também apresentam esse problema? Seria interessante fazer esse teste e nos mandar os resultados, afim de registrar
 
Eu possuo apenas essa caixa pra fazer o teste, mas uma coisa que notei é que o som da ativa que é enviado para a passiva (escrava) também chega distorcido nela.
O ruído parece que é gerado em alguma parte do circuito da ativa e é transferido para a passiva. Não me parece ser um defeito no falante.
Será que alguma oxidação no circuito pode estar causando isso?
 
A caixa está em perfeito estado, eu utilizo ela ligada em uma mesa da beringher Xenyx e não da ruido algum de violão, voz ou qualquer outro instrumento que seja ligado em linha, a não ser teclados emulando piano.
Caro @A. G. Rinaldi;

O ruído parece que é gerado em alguma parte do circuito da ativa e é transferido para a passiva. Não me parece ser um defeito no falante.
Será que alguma oxidação no circuito pode estar causando isso?

Me parece que estamos iniciando o ponto em que as opiniões e perguntas entram em loop sem nenhuma ação ter sido tomada. Faça os testes que recomendamos e se não resolver abra sua caixa e verifique, faça uma limpeza com limpa contato ( contatos elétricos ) em todos os potenciômetros da caixa ou leve a algum profissional que possa fazer isso pra vc caso não tenha segurança. Ele te dará um diagnóstico definitivo o qual nós ficamos absolutamente impedidos de emitir.
 
Pessoal, depois de muito bater cabeça descobri o problema! A tela de metal que cobre o falante maior está vibrando e causando o ruido. Isso acontece nas duas caixas.
É por isso que o ruido era tão baixo.
Agradeço a atenção de todos!! Um abraço galera!
 
Back
Topo