Duvida sobre a caixa SB850

Denny Santos

New Member
Tenho 8 caixas 2x18 da SB850, compradas na vitoria som, com os altofalantes wpu 1807 selenium 500w rms

Como ja queimaram todos, estou querendo substituir por SELENIUM 18SW3P 800w rms, pois nao encontrei mais os reparos da wpu 1807 para venda por ser muito antigo.

Alguma restrição? Alguem conhece esse modelo de caixa?
 
Trocar um falante de sua caixa é como jogar na loteria. Ou até mesmo pior, pois o dano também pode ser progressivo e você sempre estar em insegurança.
Tire as medidas de suas caixas com muito cuidado, procure um bom projetista, que possa ajustar sua caixa de acordo com as exigências do 18sw3p. Não se assuste, não sai caro, normalmente é o preço de apenas um reparo hoje em dia.
 
O que seria ajustar a caixa?
Não seria melhor encontrar um alto falante que casasse melhor com o gabinete?

Procure também quem usa caixa semelhante, e quais falantes usam. Já dá para lhe dar um norte
 
Tenho 8 caixas 2x18 da SB850, compradas na vitoria som, com os altofalantes wpu 1807 selenium 500w rms

Como ja queimaram todos, estou querendo substituir por SELENIUM 18SW3P 800w rms, pois nao encontrei mais os reparos da wpu 1807 para venda por ser muito antigo.

Alguma restrição? Alguem conhece esse modelo de caixa?


@Denny Santos, na área de download daqui faça o download do projeto PAS_p.pdf

Neste projeto, para caixa semelhante a SB850, a Selenium recomenda os falantes:
WPU1805
WPU1807
18 SW1P
18 SW2P

É preciso ver os parâmetros TS do 18SW3P, EBP = Fs/Qes e comparar com os parâmetros desses AF. Acredito que na época não existia o 18SW3P. Provavelmente, esse falante deve ser compatível com a sua caixa sim, supondo que a mesma foi devidamente projetada para o WPU1807.

Como ja queimaram todos, estou querendo substituir por SELENIUM 18SW3P 800w rms,

Ter que ver a causa disso, não é normal queimar tanto falante assim.
 
Última edição:
O que seria ajustar a caixa?
Não seria melhor encontrar um alto falante que casasse melhor com o gabinete?

Procure também quem usa caixa semelhante, e quais falantes usam. Já dá para lhe dar um norte

Seria ajustar a litragem de acordo com a exigência do novo falante.
Se precisar diminuir a litragem, basta adicionar reforços internos ou materiais que "roubam" volume como espuma feltro betumado ou manta de algodão.
Se precisar aumentar a litragem, basta usar os materiais que fazem o falante entender virtualmente uma maior área disponível, como acrylon, plumante, ou lã de vidro.
Acho eu que procurar uma falante que se adeque seja mais difícil, por conhecer esses caminhos e no final ter mais certeza do feito.
Agora procurar alguém com uma caixa igual e ver como os falantes se comportam é a mais fácil, desde que as caixas pesquisadas sejam com as mesmas medidas,
Mais uma coisa, parabéns pelas caixas seu fabricante é um dos melhores no brasil.
 
Tenho 8 caixas 2x18 da SB850, compradas na vitoria som, com os altofalantes wpu 1807 selenium 500w rms

Como ja queimaram todos, estou querendo substituir por SELENIUM 18SW3P 800w rms, pois nao encontrei mais os reparos da wpu 1807 para venda por ser muito antigo.

Alguma restrição? Alguem conhece esse modelo de caixa?
Se não me engano este projeto é original da Selenium.
 
Seria ajustar a litragem de acordo com a exigência do novo falante.
Se precisar diminuir a litragem, basta adicionar reforços internos ou materiais que "roubam" volume como espuma feltro betumado ou manta de algodão.
Se precisar aumentar a litragem, basta usar os materiais que fazem o falante entender virtualmente uma maior área disponível, como acrylon, plumante, ou lã de vidro.
Acho eu que procurar uma falante que se adeque seja mais difícil, por conhecer esses caminhos e no final ter mais certeza do feito.
Agora procurar alguém com uma caixa igual e ver como os falantes se comportam é a mais fácil, desde que as caixas pesquisadas sejam com as mesmas medidas,
Mais uma coisa, parabéns pelas caixas seu fabricante é um dos melhores no brasil.

Fora o volume (a.k.a. litragem) também é preciso ajustar a SINTONIA da caixa, mexendo nos dutos! SB tem dutos retangulares, o que complica um pouco o serviço.. mas nada absurdo!

O ideal é ter a caixa sintonizada na FS do falante, pois dessa forma, o ar que movimenta pelo duto se equipara ao ar do cone, e o duto acaba agindo como uma 'mola', segurando o cone do falante durante o programa musical. Sintonias acima da FS não tem tanto problema, desde que se suba o HPF do cross antes do amp! Agora já sintonias abaixo, é um pesadelo! Costuma descontrolar total o cone do falante e faze-lo sobre-excursionar, fazendo com que toque fora do x-max e aqueça a bobina desnecessariamente, facilitando a queima.

Eis a bronca de mexer no volume sem mudar a sintonia.. se a FS do WPU for abaixo do sw3p e a caixa estiver sintonizada na FS do WPU, a tendência é o SW3P queimar facin!
 
Back
Topo